Autor |
Mensagem |
I Shot the Sheriff do Eric Membro Novato |
# ago/14
Matec Tatus
Eu tenho feito alguns pedais, preamps de linha etc, todos com dobrador de tensão, porque nunca acho trafo de força com as especificações e com dois trafos e um dobrado sempre consigo 400v ou mais facil sem carga, agora estou fazendo uma fonte pra um projeto de um power valvulado e na hora me veio algumas duvidas que eu já tinho lido sobre isso inclusive aqui no forum...
Seu fumaça eu só não vfiz um dobrador de onda completa porque li em uma revista umaz vez que um dobrador bom era com um indutor pra dar uma "alinhada"
ele fala que o filtro fica comprometido? nao entendi
Ramsay E para a alta tensão que alimenta a placa, a grade auxiliar e o primário do trafo de saída, vc está usando um dobrador de tensão, certo?
Daí eu pergunto: Não é meio temerário utilizar um dobrador de tensão num amp valvulado para guitarra ou baixo, no qual um eventual defeito num capacitor eletrolítico ou num diodo possa energizar o chassis do amp, causando choque no usuário?
Isso ai sim eh o ponto principal do problema
Max W.Fillies
Então o Max disse que um trafo pequeno na entrada podia fazer essa segurança ou um isolador 127/127, mas ai fica complicado achar trafos bons que passem bem o audio, isso aumenta o custo tb.
Depois disso perdi a confiança nos meus equipamento valvulados, e não são poucos, fora algums amps que estou montando que são como os originais, com trafos indutores e trafos de força corretos.
|
JudasTristes Membro Novato |
# ago/14
· votar
I Shot the Sheriff do Eric
Eu tenho algumas montagem com dobrador, mas nunca tive problema nenhum, sempre usei bons capacitores e de tensão (500v).
Tem muita gente que acha isso perigoso junto com os capacitores que tinham nos gianini, mas onde está o pergio real disso e se tem como evitar eu não sei.
Eu tenho sempre ido atrás de transformadores de velhos de radio antigo pra evitar dobradores em amplificadores, as vezes comprando carcaça da pra aproveitar os trafos mas nem sempre hehehe, hoje comprei um e já to com problema no center tap que tem 13v se medido com o terra, se puder ajudar vai lá no tópico.
abs
|
Ramsay Veterano |
# ago/14
· votar
I Shot the Sheriff do Eric
É justamente isto. O trafo de força, tanto em amps. valvulados como em solid-state funciona como um isolamento entre a rede elétrica e você. Na falta dele, o defeito num componente da fonte, pode eventualmente energizar o chassis e te eletrocutar.
|
Matec Membro |
# ago/14
· votar
I Shot the Sheriff do Eric
Me parece que uma fonte bem projetada, com dobrador , não é um problema maior que uma outra, sem dobrador.
Porém, existe mesmo a necessidade de se utilizar peças de qualidade, capacitores de alto isolamento e confiabilidade. Isso aumenta os custos.
Aqui, já vi alguns modelos de amplis valvulados com dobradores na fonte. Como aqui é o país da economia malfeita, tinham capacitores de má qualidade e que não tinham a durabilidade de uma fonte mais tradicional. Depois de um tempo essas fontes davam defeito.
Aí vem a aversão da maioria das pessoas a esse tipo de fonte.
Em um projeto meu, eu não usaria. Já que vou comprar um trafo de força, prefiro comprar um específico para o projeto. Me basta ter o trafo com corrente e tensão certos. Não quero ter que calcular a reatância capacitiva para não ter perda de potência. Na frequência de 60Hz isso significa ter altas capacidades e altas tensões de isolamento, fora os capacitores de filtragem. Isso aumentaria meus custos.
Mas isso é minha opinião
Existem muitos projetos que utilizam dobradores, triplicadores, quadruplicadores de tensão. O motivo às vezes é aproveitar componentes. Se o custo compensar, o negócio é fazer funcionar.
Abs
|
JudasTristes Membro Novato |
# ago/14
· votar
Matec Ramsay I Shot the Sheriff do Eric
Não sei o I Shot the Sheriff do Eric mas eu uso trafos no meus projetos, geralmente dois trafos 220v > 12 > 12 > 220v isso não é isolamento da rede?
Esse problema só se aplica em fontes sem nenhum trafo de força certo? fontes chaveadas? mas dai é pedir pra toma choque mesmo
|
Matec Membro |
# ago/14
· votar
JudasTristes
Sim, essa configuração back with back, que sabiamente chamamos bunda-com-bunda, é uma boa maneira de se isolar o primário do secundário, e ainda providenciar alimentação para os filamentos de 12v, (poderia ser também 115 > 6,3 > 6,3 > 220).
Porém, o dobrador deve ser utilizado sim, com um transformador , que vai isolar a rede de energia do resto do circuito, evitando que o sujeito seja literalmente frito ao encostar na guitarra e em outro lugar qualquer, mesmo o chão.
Equipamentos sem transformador? Nem Pensar!
Abs
|
JudasTristes Membro Novato |
# ago/14
· votar
Matec
Vou dizer pros meus amigos que estou usando uma técnica bunda-com-bunda, ai vo apanha hahah... prefiro back with back
sem trafo desse jeito é pedir pra fica grudado mesmo, imagina guitarrista suado e da uma merda dessas ai fica grudado mesmo, aqui no RS uma vez um cara morreu assim, mas nao foi por causa do amp, pelo menos eu acho que não, parece que foi iluminação e estrutura metalica, mas imagina se uma coisa dessas acontece lá em outro equipamento e o todo o resto está com o mesmo terra ai ferro vai todo mundo toma choque, arrisca a vida do baixista e vocalista tb...
|