Dúvida sobre troca de válvulas

    Autor Mensagem
    diegomandala
    Veterano
    # abr/14


    Galera, semana passada eu estava tocando e de repente o som do meu amp baixou. Coloquei no stand by e vi que uma das valvulas do power tinha ido pro saco. O ampli é um cabeçote Fender Super Sonic 60w. As válvulas eram duas 6l6gc Groove Tubes. Comprei um par casado de 6l6gc JJ Tesla e coloquei pra testar e tudo funcionou bem. Todo mundo me falou para reparar se a placa ia ficar vermelha, entao eu toquei meia hora aqui e filmei! Queria a opinião de vocês se ta tudo ok e se é necessário regular o bias!

    Com a luz acesa: https://www.youtube.com/watch?v=oLqTFewCxTc&feature=youtu.be

    Totalmente escuro - https://www.youtube.com/watch?v=geHyhciWmD8&feature=youtu.be

    diegomandala
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    alguém?

    ogner
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Pra mim ta tudo normal! Aguardemos mais opinioes. :)

    pedrolake
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    è melhor da uma olhada no bias negativo, a fender usa as válvulas da philips/ rca, sung li e etc essa trabalham normalmente com -54V, já as JJ não suportam isso elas vão até -34V, somente as Teslas ou Sovteck que aguentam.

    diegomandala
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    pedrolake Mas aí a placa não ficaria vermelha?

    diegomandala
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    up

    SkyHawk
    Membro
    # abr/14
    · votar


    diegomandala
    Me pareceu tudo normal, realmente a placa não incandeceu e as válvulas estão com uma cor moderada (sem aparentar estarem sobre excitadas) mas minha expêriencia com valvulados é limitada aos meus 2 amps. Se alguém mais experiente pudesse comentar seria aprendizado para todos nós.

    diegomandala
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    SkyHawk verdade! Também tô esperando a opinião dos mestres!

    pedrolake
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Sim poderia ficar, por ter uma super drenagem de eletrons, isso pode perfurar a placa e matar a válvula em poucas horas de uso.

    MMI
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Em se tratando de válvulas, a luz emitida não é exatamente um parâmetro muito válido. A maioria das válvulas de amplificadores de guitarra acendem, mas isso não é obrigatório. Alguns rádio e TVs antigos, ao se olhar dentro, não se via a válvula acesa mas estava funcionando perfeitamente.

    O mesmo ocorre com algumas válvulas de amplificadores. Apesar de serem de um mesmo tipo, como 12AX7, 6L6 ou sei lá o que, a construção delas difere, como as placas internas e filamentos - por isso que podem soar diferentes. Algumas, como as Sovtek 12AX7LPS a luz é tão fraca que é difícil de ver.

    Esquece a luz da válvula, você até pode achar "bonitinho", mas não é a função das válvulas ficarem bem vermelhas. Quando se troca válvula de power, a não ser que o amp não precise de regulagem de bias, é bom que se dê uma checada para um funcionamento perfeito e ter o melhor da vida útil.

    diegomandala
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    MMI Então a intensidade da luminosidade das valvulas não é significado de um bom ou um mal funcionamento

    MMI
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    diegomandala

    Uma válvula estragada, que quebrou, não acende. Mas não é porque não acende que está estragada.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Válvulas de potencia apreentam sim algumas que podem mostrar algum problema ou no circuito ou no ajuste de bias, dissipação..

    - Porem apresentar vermelhidão nas placas, geralmente por execesso de corrente de placa.

    - Podem apresentar um tom azulado conforme o tempo da musica, isso pelo que já me falaram aqui mesmo, é normal, e faz parte de fenomenos físicos do seu funcionamento interno, sendo considerado normal.

    - Podem tb apresentar luminosidades nas grades, isso eu venho vivendo a algum tempo nos meus amplificadores, alguns dizem ser normal, outros nao, esse assunto vou voltar a discutir no meu antigo tópico sobre isso aqui no forum, mais trade eu posto lá algumas coisas.

    diegomandala
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Eu vou levar o amplificador em um técnico, mas onde encontro um esquema do super sonic com os valores para regulagem?

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    diegomandala

    Eu vou levar o amplificador em um técnico, mas onde encontro um esquema do super sonic com os valores para regulagem?

    Não precisa, pode levar tranquilo, desde que o cara seja um técnico que trabalhe com amplificadores valvuados,porque se não não adianta mesmo, se o cara é bom ele já vai medir as tensões e saber o ponto certo de ajuste do amp, pra dar um som bom e uma boa margem de segurança pra poder tocar muito tempo sem precisar trocar as válvulas de saida toda hora.

    Se o cara não souber ajustar certinho o bias suas valvulas não vão durar muito, mesmo que não aapresente vermelhidão nas placas, pois precisa conhecer o tipo de válvulas que está no amp, se é nova ou antiga, analisar o quanto ela aguenta e entao depois de medir tudo saber o quanto ajustar o bias, quem sabe el já troca um resistor torrado aqui ou um capacitor vazado ali, e assim já faz uma revisão completa, garantindo um amp bom e confiavel por um bom tempo.

    diegomandala
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Foi exatamente o que ele fez. Pra minha surpresa esse técnico trabalhou muitos anos na parte de valvulados da Gianinni. Me mostrou uns tremendões, dos anos 60 que ele ainda tem guardado. Enfim, pra quem for de Recife e tiver precisando levar o ampli em alguem de confiança, eu tenho quem recomendar. Só mais uma dúvida com vocês, minha caixa é uma carvin legacy 2x12 com Celestion V30 de 16 ohms cada um. Estão ligados em paralelo. Isso resulta numa impedância de 8ohms?

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Sim.

    entamoeba
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Aproveitando o tópico,

    Achei que o problema do meu amp que parou de funcionar poderia ser a válvula. Ele é um Valvestate, da Marshall. Só tem válvula de pré, né?! Abri e vi que a válvula está acendendo.

    1) Já posso descartar que o problema seja com a válvula?

    2) Se a válvula do pré queimar, o canal clean continuaria funcionando?

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    entamoeba

    Depende pq a válvula com defeito pode apresentar variações no funcionamento, só acender não quer dizer muit coisa, significa que está sendo alimentada, que os filamentos estão aquecendo, mas dentro dela existe várias peças internas que podem dar problema e desgaste.

    Qual o problema? vc tem só clean? eu não conheço o esquema desse amp, mas pode ser sim que a valvula esta com problema e por isso só tem clean no amp, pra isso ser verdade o circuito valvulado do teu amp teria que estar em paralelo (canais diferentes) ou ter dois potenciometros de controle de ganho tipo um pro estagio válvulado e um pro estagio clean, mas é muita especulação só sabendo mais informação.

    entamoeba
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits,

    Não tenho nem o clean. As vezes ele fala por alguns segundos e morre! Não uso ele muito, abri e não há nenhuma causa aparente, tipo, um fio solto ou cheiro de queimado. Como ele tem uns 15 anos, achei que pudesse ser a válvula.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre troca de válvulas