Passando a cola na suspensão do falante

    Autor Mensagem
    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # abr/14


    Mais uma nova pra mim, agora se isso funciona e presta eu não sei, dizem as más linguas que é bom passar cola de madeira nas borbas do papel do falante, na suspensão, pra aumentar a vida util e diminuir os graves

    Na teoria não é uma idéia tão ruin, aliás conheço essa cola eu tenho ela e já usei em alguns falantes em reparos e troca do centro de alguns.

    Se eu fizesse isso faria com pincel apenas colocando uma camada fina por vez e testando, tem alguns modelos de falante que ja vem assim de fabrica, então não deve ser tão absurdo isso.

    o que acham?

    obs. claro que pode mudar bem a resposta de frequencia do falante, principalmente tirar um pouco dos graves excessivos em alguns modelos, mas no resto nao deve mudar mt.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Sepulkrisiun

    Funciona sim....mas é necessário alguns cuidados e atenção à pequenos detalhes que fazem toda diferença.

    Cuidado com o que chama de "cola de madeira". Existem diversas colas para madeira, com uso e composição distintas. A CORRETA é a cola branca, aquela a base de PVA.

    Passe só na "fenda" da suspensão, a parte móvel do cone, e não no cone todo. E se já estiver muito ressecado não adianta. Têm que dilui-la bem, também, e ir passando com pincel, para que o papel a absorva e se torne mais "elástico", deixar secar muito bem e repetir, com uma outra camada menos diluída, porque senão, fica só uma película por cima, uma camada, que não serve prá nada.

    Quanto a "mudar a resposta de frequência", nos falantes onde fiz isso não foi significativo. Até porque, se você pensar que de um falante novo para um rodado houve um desgaste natural pelo movimento, ao fazer isso, teoricamente você "retornaria" seu falante para o mais próximo do estado de novo, por aumentar a resistência.

    Num osciloscópio deve ser bem perceptível..........na base do "orelhão", não creio.

    MMI
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Lelo Mig

    Lelo, isso é um tipo de gambiarra que eu diria para nunca se fazer, a não ser que se tenha um cone detonado e barato, para zoar com ele.

    Ao se encomendar alto falantes com os melhores handmades do mundo, pode-se discutir e acertar isso, que eles chamam de "dope" em inglês, não sei como é em português. Não é uma colinha de madeira, é algo que muda sim o funcionamento do falante, não é uma questão de deixar o falante "novo". Mesmo porque os falantes tem um período de "amaciamento" (break in period) quando novos e fazendo isso, supostamente vai ter um "break in period" novamente.

    Na Weber eles descrevem assim:

    Doping is the shiny goop you see on the surround of a speaker. Besides extending the life of the surround, it also acts as a shock absorber to help keep the cone under control at higher volumes. The downside is that it also dampens cone vibrations and therefore reduces the potential character and texture of the speaker. If you are going to bend/sustain notes in the area above the 10th fret on the high E string and at high volumes with heavy distortion, then you need the doping to help prevent ghost notes and cone cry that could result from the extreme cone vibrations. Othewise, I would get the speaker undoped. Many players prefer the raw, undamped tone of the undoped speaker and they learn to modulate their finger pressure when noting in the area that causes cone cry.
    Pre-Rola Treatment For this doping, the cone is artificially aged and chemically treated. Vibration dampner compound is also applied to the cone body and surround.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    MMI
    Lelo Mig

    E ae pessoal.

    Texto muito esclarecedor pra mim esse da weber, não tinha achado nada na net falando sobre isso, o que só me atiça mais ainda pra fazer isso.

    Minha intenção não é resgatar um falante até pq esses falantes q eu tenho são Legend gb128 novos, eu acho muito grave acho a borda deles muito fina o que faz esse falante ter um trabalho de cone muito forte, o unico defeito pra mim é esse, o timbre é muito bom, mas se forçar nos graves bah ai não tem solução mesmo, gravar baixo com esses falantes com meu JCM800 ai é pra detonar mesmo.

    Teste que fiz.. o que eu quero é apenas deixar essa parte do cone mais firme mesmo, andei passando a minha cola que está bem velha ou seja esta mais grossa, e passei assim mesmo em alguns cones velhos q tenho aqui que não estão mais nos falantes e a cola depois de seca deixou bem firme mesmo, gostei do resultado, ficou tipo emborrachado não sei explicar e tb dá pra perceber que penetrou no papel mesmo a colo assim mais grossa, pq deu pra ver mesmo depois de seca os detalhes do papel, tipo o trancado dele, ahh e detalhe passei com o dedo.

    Então se eu diluir essa cola em alguma solução pra penetrar melhor no papel o efeito de reforço e "secada" no falante vai ficar melhor ainda.

    Porque da forma que está não vai mt longe se abusar nos graves, só vi esse problema nos eminence, tenho varios falantes aqui de marcas nacionais e eles não são assim molengas na borda...

    abs

    SergioTrindade
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Dope aqui se chama dope mesmo. Não tem nenhuma semelhança com cola PVA. É uma cola transparente muito usada para colar fuselagem de seda em aeromodelos (por isso é fácil de encontrar nas lojas do ramo).
    O dope faz o cone ficar mais "rígido", é mais difícil de distorcer, mas na minha opinião, o som é bem melhor sem dope.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    SergioTrindade

    humm então essas colas de madeira são outra composição então, eu vou comprar uam dessas dope.

    sobre o som ser melhor, o que "piora" o som seria a perda de algumas frequencias medio graves apenas ou pq ao ficar mais rigido o falante vibra menos ou de forma diferente alterando todas as frequencias... pq se for isso eu nao vo passa essa cola, o q eu quero é apenas deixar mais firme a borda por causa dos graves, tentar conseguir um som mais de peso, não tanto de grave..

    Consigo esse "peso" facil com alguns falantes mais secos, tipo uns selenium que tenho com borda pequena ondulada com umas 3 ondulações e por sinal ja vem com essa cola.. que é diferente do eminence q tem só duas ondulações e bem maiores na borda e tb nao tem o dope.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    MMI
    SergioTrindade
    Sepulkrisiun

    Opa!!.......eu não estava falando em dope. E, relendo tudo, percebi que entendi o tópico de forma equivocada.

    Ele realmente quer mudar as características de um falante....e eu, pensei inicialmente, que ele queria aumentar a vida útil de um falante que não vale à pena ou não há como ser trocado.

    Situações bastante diferentes.

    Mas, vale frisar, tenho um par de monitores antigos, recondicionados por me, myself & I, inicialmente sem pretensões, onde fiz diversas experiências, entre elas reforçar a fenda de suspensão com PVA , entre outros "segredinhos". E o resultado foi bastante significativo e funcionando bem até hoje. Detalhe: feito com dedicação de artesão, com muita precisão e tempo, e não "qualquer nota". Porém, em caráter de experiência.........mas com resultado final bastante positivo.

    Obs: Estes monitores possuem falantes Jensen anos 60, impossíveis de conseguir iguais.......por isso a restauração.

    Adendo: Nem toda restauração é gambiarra e nem toda gambiarra é inevitável quando o objeto de "salvação" não pode ser reposto.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Lelo Mig

    quem massa.. quem bom que deu certo, ainda mais quando a gente mesmo faz..

    eu vou atraz dessa cola depois posto aqui o q achei.

    Yuri ycs
    Membro Novato
    # abr/14 · Editado por: Yuri ycs
    · votar


    Eu ja usei bastante cola branca nos falantes de amps hand made by "radiolaveia's" que eu mesmo fiz... E descobri isso sozinho, pq eu pegava radio velho, serrava a placa na a parte do amplificador e fazia meu "radiolaveia's" com alto falantes de radio mesmo ai o som na guitarra ficava uma BoStA GRAVAO... Ai eu pensei: "se eu passar cola nesse baguio vei?" Ai eu passei cola e adivinha como ficou... JCM 800 que se cuide (fala serio) ficou UMA BOSTA mas melhorou um pouquinho ;-) haiuahauiaioahauiauiahauiaoaiauah

    Yuri ycs
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    SERA QUE EU POSSO COLOCAR ISSO EM UM CURRICULUM E MANDAR PRA METEORO?

    Yuri ycs
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Mais alguem?

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Yuri ycs

    Quem sabe com essa descoberta que você citou acima e principalmente com os resultados obtidos nos testes do projeto, sem esquecer a sua bela forma de se expressar com o uso das palavras, com certeza você será contratado.

    Boa sorte.

    Yuri ycs
    Membro Novato
    # mai/14 · Editado por: Yuri ycs
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Quem sabe com essa descoberta que você citou acima e principalmente com os resultados obtidos nos testes do projeto, sem esquecer a sua bela forma de se expressar com o uso das palavras, com certeza você será contratado.

    Boa sorte.


    Não sei se você percebeu um tom de ironia e sarcasmo na "minha bela forma de me expressar com o uso das palavras" sobre a minha "descoberta" que citei acima, mas tudo bem.
    Sobre os "resultados obtidos nos testes do projeto," foram muito satisfatórios, pois a intenção foi apenas fazer algo com que eu pudesse estudar, e não fazer um Marshall JCM, ou um Mesa Boogie, ou um Fender, etc, etc.
    E sobre a sua sincera e humilde vontade vinda das profundezas do seu imenso coração (desculpe se eu usei hiperbole demasiadamente) de me desejar uma "boa sorte," Muito obrigado, quem sabe eu não chego lá...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Passando a cola na suspensão do falante