6L6GC, diminuir saturação sem perder volume?

    Autor Mensagem
    MacB0y
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: MacB0y


    Fala galera!

    Seguinte, estou tendo um problema um pouco chato, e que não sei se vai ter solução...

    Meu ampli é um Peavey 6505+ 112... Baita ampli, muito ganho, distorção animal, totalmente valvulado (5 12ax7 e 2 6l6GC, 60w), e quando estou no canal Lead dele, o volume 5 me satisfaz em Gigs de médio porte.

    Esse ampli não tem clean (O canal Rhythm tem uma leve saturação mesmo com o ganho do pré bem baixo), então solucionei isso comprando uma pedaleira com Send/Return... Faço a ligação do "4 Cables Method" e quando eu quero, desativo o pré dele na pedaleira e substituo por um dos prés da mesma, conseguindo um clean cristalino.

    O problema está quando dou volume... Mesmo com uma saida equivalente a metade do volume do canal lead usando o pré do ampli, o pré da pedaleira começa a saturar as 6l6 (O som ainda sai sem saturação da pedaleira, testei isso ligando em uma placa de som, mostrando que é o power que está saturando), resultando em um clean bem sujo, quase no nivel do clean do próprio ampli.

    Existe alguma forma de burlar essa saturação sem perder o volume? (Que é bem baixo comparado ao que consigo no canal lead)

    Abraços a todos!

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    MacB0y

    Já tentou ligar a guita direto no return do loop pra ver se fica bom? Liga ela sozinha pra ver, sem a pedaleira.

    MacB0y
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Iversonfr

    Fica limpo, porém como a guitarra não tem amplificação, fica quase inaudível...

    Ramsay
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    MacB0y

    É óbvio que vai saturar, porque vc está ligando o pré do amp em série com o pré da pedaleira.
    Afinal, vc está ligando a guitarra no amp ou na pedaleira?

    MacB0y
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Ramsay

    Cara, você conhece o "4 Cable Method"?

    Nesse método, você pode desabilitar a seção de pré do Ampli, e substituir por um pré da pedaleira...

    A guitarra entra na pedaleira, o send da pedaleira vai para o In, o Send do ampi vai pro Return da pedaleira, o Out da pedaleira vai para o return do Ampli.

    O pré está fora do circuito, então não vai saturar...

    mogicaqui
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    McBoy

    Tente usar uma válvula com menor ganho na posição V1, como a 5751 (12AX7 militar com 30% menos ganho). Provavelmente isto afetará ambos os canais (lead e rythym), mas o timbre deve ficar bacana. A posição V6 é o preamp dedicado ao canal rythym, você também pode tentar uma 5751 nesta posição. Outras válvulas com menor ganho não devem ficar tão boas (12AU7, 12AT7, etc.).

    MacB0y
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    mogicaqui

    Seria uma boa, mas o meu ampli é a versão combo, tem uma válvula a menos no Pré... Terei que estudar nos esquemas dele para saber qual válvula ficou fazendo a função da V6...

    Valeu pela dica, brother!

    Ramsay
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Cara, você conhece o "4 Cable Method"?

    MacB0y

    É claro que eu conheço, só que nunca usei.
    Tem gente que liga a guitarra na entrada frontal do amp e usa a pedaleira ligada entre o send e return do amp, notadamente se for usar só os efeitos de modulação da pedaleira.

    O que eu sugiro é que você construa uma caixa metálica com um pot de 1M log e dois jacks P10, ligada entre o out da pedaleira e o return do amp, como o mostrado no link abaixo.
    Essa caixa funciona como um controle de volume da entrada do estágio de potência do amp, permitindo que você consiga dosar a saturação das válvulas de saída.
    http://www.strat-talk.com/forum/attachments/amp-input-normal-bright/37 196d1332118179-hot-rod-deluxe-opinions-fender-hot-rod-master-volume-bo x.jpg

    MacB0y
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Ramsay

    É uma boa ideia, valeu pela dica...
    O meu problema é o seguinte... Eu preciso de volume quando uso o clean, e esse volume eu só consigo quando a potencia já está saturando (E é metade do volume que consigo usando o pré do ampli)...

    O meu ampli quando tem algo plugado no return, todos os knobs são desabilitados, então eu não tenho um controle de master do ampli... Os knobs de volume são só para o pré.

    boblau
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    MacB0y

    Dependendo de quanto volume vc precisa, duas 6L6 é realmente pouco mesmo. 60 watts pode ser absurdo de alto em um quarto ou para estudos, mas em banda ou palcos é pouco, precisa microfonar na maioria das vezes. E som clean é complicado mesmo.

    O que vc pode fazer é ligar mais alto falantes no mesmo ampli. Vc está hoje com 1x12, tente com 2x12 ou mesmo 4x12.

    Faça casar as impedâncias.

    A pressão sonora com mais alto falantes é maior e o volume aumenta bastante.

    (ninguém aqui está dizendo que estamos aumentando a potência, colocando mais potência de alto falantes, é só uma questão de pressão sonora...)

    Outra coisa é mudar a equalização do som clean. Tire o quanto puder das frequências baixas e aumente as médias e altas. As frequências baixas aumentam muito a saturação e consomem uma potência enorme.

    espero ter ajudado

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    MacB0y
    Boas! Estava de passagem pelo fórum e vi sua situação. Se me permite, vou dar um pitaco...
    Primeiro, há uma pequena confusão aí quanto ao termo saturação X volume.
    Vc quando satura, já passou do ganho máximo que obteria o clean, portanto não haveria como conseguir mais volume sem saturar.
    O que realmente ocorre com seu ampli, é que a pedaleira não esteja casando em impedância com a entrada do power. Isso pode ser constatado quando vc diz que na placa, o som fica clean. Um tanto lógico não? Solid state com solid state casa legal. Já com as válvulas fica um pouco diferente. Como vc tem a saida da pedaleira com impedância inferior à de entrada do power, vc tem que compensar isso dando mais ganho e com isso mais voltagem de sinal da saída da pedaleira. Quando a voltagem atinge o ponto em que compensa a queda de ganho pelo descasamento de impedância, está já em um valor alto para a grade da válvula e ela satura. O ideal a título de experiência seria conseguir uma DB box e ligar invertida na saída da pedaleira ou seja, onde vc entraria com a guitarra vc liga no ampli e a pedaleira na conexão balanceada que seria normalmente a saida da DB box. Essa DB tem que ser passiva, pois com as ativas não dá certo, OK? Bons testes!

    Ramsay
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Ramsay
    · votar


    carlos adolphs

    Me desculpe, mas, eu discordo da sua ponderação.
    A baixa impedância de saída da pedaleira ligada na alta impedância de entrada do amp valvulado nunca vai causar qualquer deterioração ao som e nem vai atuar na saturação.

    Simplesmente, porque baixa impedância de saída ligada em alta impedância de entrada, tradicionalmente, sempre funciona melhor que impedâncias casadas, tipo baixa->baixa ou alta->alta.

    Porque vc acha que a maioria dos fabricantes de pedais tenta manter a impedância de saída do pedal a mais baixa possível (através de buffers, ou mesmo seguidores de catodo ou emissor)??

    E a resposta é: para o som ser o melhor possível e haver a melhor transferência de som entre o pedal e o amp, seja ele valvulado ou não.

    macaco veio
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Ramsay
    Sem querer polemizar mas o casamento de impedancia algumas vezes eh importante, considere a seguinte condicao: um pedal com sua saida de baixa impedancia ligado numa entrada de alta de um ampli, agora va aumentando o ganho de volume do pedal e chegara a um ponto que os volts desse aumento de volume ira saturar o ampli e a impedancia continuou a mesma. Uma baixa impedancia de saida numa alta de entrada eh como um resistor desviando o sinal para o terra, se estiver muito baixa vai matar o sinal e tera que compensar no ganho do pre. Isso eh que a ponderacao do Carlos diz no meu entender.
    A baixa impedancia de saida dos pedais (na realidade nem eh tao baixa assim) assim como os captadores de guitarra e a maioria de saida que ira ser ligada em alguma alta impedancia eh porque sera ligado numa entrada de muita sensibilidade, se a impedancia for alta numa entrada de alta a chances de ruidos e captacoes indesejadas de todo tipo eh muito maior. La na frente do circuito geralmente ja vai haver um casamento melhor de impedancia entre os estagios do circuito porque ja nao esta tao sensivel, nao eh baixa com alta o tempo todo. A ideia do DB box que o Carlos se refere me parece uma tentativa de casamento de impedancia tipo os circuitos antigos a transistor onde se usava um trafo pra casar os estagios ja que sera ligado la na frente do circuito e nao no input do primeiro pre do valvulado. Pode dar uma melhorada mas a meu ver a pergunta do topico, diminuir saturacao sem perder volume? eh meio que fazer magica. (desculpe a falta de acentos detesto macs).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 6L6GC, diminuir saturação sem perder volume?