Autor |
Mensagem |
RoLP Veterano |
# fev/14
Fala ae galera....
Como sou um apaixonado por instrumento e guitarra...vivo tentando melhorar o meu som ao vivo inventando formas de ligar ou combinar equipamentos para soar mais nítido, pesado e sem perder o lance da pegada.
Tinha assistido uma entrevista de alguns artistas como Tremonti, Joe Bonamassa, Zakk Wylde, etc...dizendo que somam o drive de dois amplificadores completamente diferentes (e valvulados) para conseguir um resultado melhor...
Eu já fazia algo semelhante somando o meu amp + um overdrive, mas fiquei pensativo quanto a isto...como eu conseguiria ligar meus amps desta forma. Então conversei com o Pedrone e descobri que meu penta Switch pode controlar, além dos canais do meu amp principal e os pedais...e separar o loop por ele....ainda pode controlar mais de um amplificador neste tipo de ligação que montei. Sendo assim, vim aqui compartilhar com a galera que estava com essa dificuldade também.
A ligação é esta: Imagem da ligação utilizada
Na realidade vou fazer exatamente como está na imagem acima,...mas para o teste rápido em video, utilizei outro amp pq dá mto trabalho transporta o stack Marshall..então usei o blackstar que o outro guitarrista da minha banda usa ao vivo.
Sobre o áudio..pretendo gravar algo melhor...captei pelo celular mesmo...então perdeu bastante do som que ficou ao vivo..mas o intuito é mostrar a diferença que pode fazer essa ligação.
|
rafael_cpu Veterano |
# fev/14
· votar
RoLP
Cara, muito legal, hein?
Seu esquema gráfico, que por sinal está muito bem feito, vai ajudar muita gente com essa ligação. Valeu por compartilhar :)
Quanto ao som, é perceptível a diferença de um amp para o somatório dos dois. E é mais uma forma de usar o Penta-Switch (nunca passou pela minha cabeça utilizá-lo assim).
T+
|
AugustoPedrone Veterano |
# fev/14
· votar
rafael_cpu E é mais uma forma de usar o Penta-Switch (nunca passou pela minha cabeça utilizá-lo assim).
Extrapolando essa idéia...o Penta-5witch pode ser usado como A-B box de guitarras (ou A B C D E para quem tem até 5 instrumentos e precisa chavear entre eles sem precisar ficar plugando e desplugando).
Também pode ser usado como A -B box de amps, como fez o Rods Lacrima - ou ainda uma combinação de 2 guitas + 2 amps + pedal...
Outro ponto importante é que em testes percebemos como um pedal típico "delay dd-3" mostra perde de timbre quando em bypass, especialmente quando usado com guitarras de alta saída (HB) - o uso de um chaveador evita essa perda pois o sinal não passa pelo pedal desnecessariamente.
Abraços.
|
edalko Veterano |
# fev/14 · Editado por: edalko
· votar
AugustoPedrone
Se eu usar uma guita com tres amps, o PentaSwitch faz o controle deles?? Posso usar 1 amp, 2 amps ou os 3 amps ao mesmo tempo? Como fica aquela história de cancelamento de "ground loops"? O Pentaswitch tem?
Valeu
|
AugustoPedrone Veterano |
# fev/14
· votar
edalko
Se eu usar uma guita com tres amps, o PentaSwitch faz o controle deles?? Posso usar 1 amp, 2 amps ou os 3 amps ao mesmo tempo?
Sim, pode usar o Penta para chavear entre os amps - seja da forma que entra um e desliga o outro OU os amps vão somando o som a medida que entram.
O terra do Penta é único, que será o mesmo dos amps e da guita - não temos casos de ground loops aqui.
Ground loops podem ocorrer com pedais, a depender da fonte utilizada e dos cabeamentos de alimentação utilizados, já que o terra da fonte é o mesmo terra do sinal. Na prática pode-se minimizar os efeitos de ground loop mantendo a alimentação de cada pedal com seu cabinho dedicado, todos partindo do mesmo ponto da fonte.
|
edalko Veterano |
# fev/14
· votar
AugustoPedrone Li um artigo do Bonamassa em que ele fala que deve-se ter muito cuidado com os "terras" dos amps, pois como ele usa até 6 amps ligados ao mesmo tempo, se tal problema nao for corretamente resolvido, haverá ruídos infernais. Tanto que para chavear os amps ele usa produtos Lehle, que segundo o fabricante tem chaveamentos com reles sem os tais "ground loops". Há produto semelhante da Radial.
O único problema que veja, além do "ground loop",é o fato de eu deixar, por exemplo, uma amp no canal high gain, e outro amp de som limpo. Assim que eu uso o chaveador para o amp clean, o outro ficaria "rosnando", como se o cabo que vai no input do amp nao estivesse ligado na guitarra, fazendo aquele hummmm.
Isso não ocorre no Penta5witch???
Abraços
ps: desculpe tantas perguntas, mas é que estou muito interessado no seu produto, uma vez que tenho 3 heads que posso usar ao mesmo tempo.
|
Jeff.guitar Membro Novato |
# fev/14
· votar
RoLP Muito legal velho... eu tinha sacado a diferença e este ideia de dois amps, mas eu nunca utilizei, mas é uma ideia legal.
Mas uma pergunta para o RoLP e o resto do pessoa, nã lembro onde eu li isto, me venho a mente agora, que suas um amp timbrado do nosso jeito no solo, somando a um amp clean na hora do solo, da mais clareza a notas? True or false?
|
AugustoPedrone Veterano |
# fev/14
· votar
edalko
O perigo dos loops de terra ocorre quando vc tem 2 "caminhos" possíveis para o terra, ou duas referências para o mesmo sinal. Isso ocorre por exemplo quando se compartilha uma fonte, e a ligação do terra é feita ao mesmo tempo pelo polo negativo da fonte e pela blindagem do cabo de áudio. Para evitar isso pode-se usar baterias , fontes de saídas isoladas ou diferentes (ex. voodoo lab) ou usar cabos de áudio com a malha ligada apenas em um lado.
No caso de vários amps eles precisam sim ter seus terras interconectados, e não há neste caso perigo de loops de terra. Ele vai ocorrer sim se existirem pedais de efeito compartilhados entre eles com fonte comum a todos.
Em geral os loops de terra com pedais aparecem quando algum pedal tem consumo elevado (ex. delay digital). Neste caso uma solução fácil com benefícios ao timbre seria usar uma fonte em separado para esse tipo de pedal.
A saída de chaveamento auxiliar do Penta-5witch, que geralmente é utilizada para mudar o canal dos amps, é isolado do terra do áudio.
Grande abraço.
|
lemingue Veterano |
# fev/14
· votar
AugustoPedrone
Alguma chance de algum dia sair um Penta Switch com MIDI OUT para troca de programas?
ABs!
|
AugustoPedrone Veterano |
# fev/14
· votar
lemingue Alguma chance de algum dia sair um Penta Switch com MIDI OUT para troca de programas?
Em eventual fabricação de um modelo (bem) maior que o Penta, voltado para outro segmento de usuários, com certeza o recurso MIDI será bem vindo.
|
RoLP Veterano |
# fev/14
· votar
rafael_cpu Valeu Man!! A intenção era esta mesma. Só uma coisa...eu errei no desenho numa coisa. O Segundo amp tem que entrar pelo SEND do penta...e o Return ficar sem a ligação.... Fiz na pressa e acabei errando rs
|
RoLP Veterano |
# fev/14
· votar
edalko Olha...pelo menos comigo não tive grandes ruidos não. E olha que cheguei a testar ambos os amps com o ganho no máximo...e ainda alternei um pouco com um ts9 empurrando um deles. Acho que vai também do captador que vc usa na guitarra e a forma como é regulado o amp.
|
RoLP Veterano |
# fev/14
· votar
Jeff.guitar Valeu man!!
O Bonamassa utiliza um esquema assim também. Ele soma o Carolyn JB signature com o jubilee marshall e a nitidez é impressionante. Eu cheguei a mesclar com o marshall no canal limpo e o blackstar no canal sujo e gostei do resultado também....mas ficou menos pegada do que eu queria... Acho que a medida perfeita é vc timbrar o seu principal amp com bastante drive...e deixar o segundo amp como se fosse um crunch....e acertar a timbragem do segundo amp para completar o som do primeiro.
Mais ou menos na idéia do segundo amp ser um pedal de soma de drive como são os overdrives na maioria do caso.
Mas aí também vai de gosto.
|
RoLP Veterano |
# fev/14
· votar
Segue a ligação já corrigida!
Clique para ver o modo de ligação
|
dimi1822 Membro |
# mar/14
· votar
RoLP
Legal, estava procurando algo assim
Por exemplo o Switcher Box.
O penta, então consegue fazer essa ligação ? C:\Users\Dimitri\Pictures\blink182thomas1999sw9.gif
|