pOkiz Veterano |
# jan/14 · Editado por: pOkiz
Fala galerinha, tudo beleza?
Então, fiz um negócio aqui que achei interessante compartilhar com vocês, apesar de ser algo simples dá pra notar a diferença de som que as válvulas proporcionam no voicing do amplificador.
É o seguinte, troquei as válvulas do meu amp e quis sentir a diferença no áudio, então posicionei meus microfones, equalizei o amp, regulei o gain e o master e mãos a obra. Então o amplificador está com a msm configuração, a posição dos microfones identicas... a unica diferença mesmo foi a troca das válvulas. No caso saiu duas RUBY 12AX7AC5 HG (Made in China) e entrou duas JJ ECC83S (Made in Russia).
Os equips:
Amp: Randall RD5 Head. Falante: Alien Ace Microfones: Arcano 57 (R), AKG Perception 420 (L) Guitarra: Jackson Dinky com captação passiva.
Não foi usado pedal algum, somente GUITARRA > AMP
Não há edição de áudio nas tracks.
O primeiro take é das válvulas JJ e o segundo da RUBY.
O que eu senti na mudança:
JJ: Um som mais dark, maior peso, maior definição, saturação mais cremosa (ou seja, menos granulação), um pouco mais de ganho.
Ruby: Som mais aberto, maior granulação, menos ganho, menos definição, um "fizz" irritante as vezes e é uma válvula mais "dura".
Enfim, essas são minhas impressões, comentem o que acharam.
PS: Eu sou um pseudo-produtor, não sou um guitarrista, o intuito disso é mostrar a diferença entre válvulas, então não me crucifiquem na execução ok? hahaha
https://soundcloud.com/pokiz/pre-tubes-shootout-jj-ecc83s
|