Review - Giannini G65

    Autor Mensagem
    Anthony Smith
    Membro
    # jan/14


    E ai galera! Depois de passar a febre com o amp novo, vou fazer um review de um equipamento que eu nem sabia que existia e me surpreendeu com a qualidade.

    INTRODUÇÃO
    Na esquina de onde eu trabalho tem uma loja de música (uma das únicas duas que tem aqui em Lençóis Paulista, que por sinal, é onde são feitos os equipamentos da Landscape). Eu dei uma fugida do trampo pra comprar cordas e chegando lá, não tinha as que eu costumo usar e como os donos da loja são meus amigos, fiquei conversando um pouco com eles. Já ia saindo da loja quando vi um amp camuflado da Laney que me chamou atenção. Muito bonito, falante de 12'' da Celestion, Reverb e tal e como estava procurando um amp novo para comprar, perguntei o preço: R$1.700. Já desanimou. Ao lado dele tinha um Classic T da Giannini e os dois mil e pouco que tava valendo eu nem me interessei.
    Aí vi escondido entre esses dois, um outro da Giannini, o G65 em questão. Então o dono da loja comentou as especificações (falarei delas mais adiante) e eu imaginei que o preço seria semelhante ao Laney e quando ele me disse que custava R$850,00 eu tive que fingir não me importar muito pra não levar o amp sem ao menos testar. Falei pra ele que ao final do dia, voltaria com a minha guitarra para testá-lo.
    Terminada a introdução, vamos ao que interessa:

    CONSTRUÇÃO
    Eu gostei, achei bem bonito, mas isso varia muito do gosto da pessoa. Ele é preto com todo o contorno com alguma coisa parecida com couro. O painel dele é simples e intuitivo, com todos os controles marcados com linhas, indicando o que pertence a quem.
    É leve, cerca de 13 kg e apesar de grande, é fácil de transportar.
    Seguem duas fotos para ilustrar.
    Frente:
    http://www.mundomax.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/05/G65.jpg
    Trás:
    http://bimg1.mlstatic.com/amplificador-giannini-g65-novissimo_MLB-F-42 88190652_052013.jpg

    CONTROLES
    Ele possui dois canais (clean e drive), reverb, chorus, uma única equalização para os dois canais, volume independente de clean e de drive, além de um volume master e finalizando a parte frontal, uma entrada (P10) para fones de ouvido. Um detalhe sobre essa entrada: Quando o fone está plugado, ele tira o som do falante, mas ainda assim é possível escutar, mesmo que bem baixo, o som vindo do próprio amp, mas não é nada que incomode, vc pode tocar as 4 da manhã com o fone, que ninguém vai escutar o som do falante mesmo que vc coloque o master no talo.
    (Continua no próximo post)

    Anthony Smith
    Membro
    # jan/14
    · votar


    CONTROLES PARTE 2
    Continuando a parte dos controles, mas agora a parte traseira. Lá temos uma entrada RCA para colocar músicas do celular, aparelho de som ou similares (Como nunca testei essa entrada, vou ficar devendo pra vcs). Também tem o loop de efeitos o qual eu uso um chorus da Behringer e um delay da Landscape e não rouba nada de sinal. Pra mim, esse loop é muito útil, pq meu drive é 100% do amp.
    Ao lado, tem duas entradas para footswitch, uma para o Clean/Drive e outra para acionar os efeitos. E é aí que mora a única coisa que não gostei no amp. O foot para acionar os efeitos, não permite que vc acione só o Reverb ou só o Chorus, ou vc aciona os dois ou nenhum deles e como eu sempre uso o reverb ligado, fica impraticável usar o foot pra poder acionar o chorus, pois isso implicaria em usar os dois efeitos juntos. É uma pena, pois gostei muito do chorus do amp e tive que comprar um pedal para suprir minha necessidade. E outro detalhe é que não vem nenhum foot acompanhando o amp, é preciso comprar a parte.
    Além disso, ainda tem um line out (muito útil para mim para gravações, já que uso essa saída no Guitar Link e no Reaper uma simulação de gabinete) e também uma saída para caixa externa de 8 Ohms a qual também nunca usei.

    EFEITOS
    Pro meu uso, está ótimo. Uso pouco reverb, mas sempre deixo ligado e apesar de ter gostado muito do chorus, o problema que descrevi anteriormente do foot me fez comprar um pedalzinho e usar no loop. Se for tocar um tipo de som com bastante regulagens, acredito que os efeitos não sejam apropriados e será necessário usar pedais, pois só tem um knob pro reverb e um pro chorus. Quanto mais pra direita, mais efeito vc terá. Pro meu uso, está ótimo.

    EQUALIZAÇÃO E OUTRAS CARACTERÍSTICAS
    Uma coisa que senti no amp é que ele tem uma tendência a ser agudo, e como minha guitarra tem essa mesma tendência, uso o agudo dele no 3. O falante é de 12'' da Giannini. Gostei dele, dá uma boa pressão sonora. O fato do amp ter 65w ajuda muito, ensaio com um baterista cavalo e o falante responde bem. O drive é bem dinâmico, se vc socar a mão nas cordas, vai sair um som bem porrada, mesmo com um ganho mais moderado e o inverso também é verdadeiro, pois vc tocando com pouca força, vc mal precisa diminuir o pot de volume da guitarra pra tirar (não totalmente, no caso de vc estar usando o ganho no talo) o drive. Uma coisa que gostei muito é que nos ensaios, eu uso o volume com mais ou menos 75% do total e ele quase não dá microfonia e com o clean, ele não distorceu até esse ponto.
    Gravei vários sons de formas diferentes para poder ilustrar melhor o que escrevi. Seguem ae:
    Obs 01.: Todos os sons limpos foram gravados com o captador do meio e os drives todos com o captador humbucker da ponte da Peavey Predator I. Obs 02.: Usei o Line Out do amp e uma simulação de falante de 1x12 de traseira aberta para deixar o mais parecido possível com o real e sinceramente, tá muito próximo do som real do amp.

    Clean Sem Efeitos:
    https://soundcloud.com/anthony-felipe-1/clean

    Clean + Reverb na Metade
    https://soundcloud.com/anthony-felipe-1/clean-reverb

    Clean + Reverb + Chorus na Metade
    https://soundcloud.com/anthony-felipe-1/clean-reverb-meio-chorus

    Clean + Reverb + Chorus (Os dois no talo)
    https://soundcloud.com/anthony-felipe-1/clean-reverb-chorus

    Drive no Mínimo
    https://soundcloud.com/anthony-felipe-1/m-nimo-drive

    Drive no 3 (No total de 11)
    https://soundcloud.com/anthony-felipe-1/drive-no-3

    Drive na Metade
    https://soundcloud.com/anthony-felipe-1/drive-na-metade

    Drive no 9 (75%)
    https://soundcloud.com/anthony-felipe-1/drive-75

    Drive Total
    https://soundcloud.com/anthony-felipe-1/drive-total

    Gravei o solo do Adrian Smith na Dance of Death só para ilustrar como funcionam os efeitos em um solo. O Reverb estava em uns 60% (é como eu uso normalmente, tanto no clean quanto no drive) em ambas as gravações e o chorus em 40%.

    Solo Reverb
    https://soundcloud.com/anthony-felipe-1/solo-reverb

    Solo Reverb + Chorus
    https://soundcloud.com/anthony-felipe-1/solo-reverb-chorus

    Continua no próximo post

    Anthony Smith
    Membro
    # jan/14
    · votar


    CONCLUSÃO
    Gostei muito do amp, atendeu perfeitamente o que eu estava procurando, que era um amp pra metal, desde Iron até Slayer e que tivesse um clean bom.
    Serve pra tocar rock clássico, jazz, pop e outros estilos? Serve, com certeza. Sabendo equalizar, é possível tocar muitos estilos diferentes nele. A única resalva é quanto ao drive. É preciso tomar cuidado se for tocar com pouca distorção, pq o mínimo de drive, já é suficiente para tocar AC/DC e é aí que entra a dinâmica que citei anteriormente, se vc tocar com pouca força, vai praticamente limpar o som e se descer a lenha, vai sujar bastante, mesmo com o ganho no mínimo.
    O preço dele foi R$850,00 e achei justo. Ele vale esse preço. Não estão metendo a faca como outros por aí com menos recursos e as vezes, menos qualidade.
    Tentei detalhar o máximo possível para os interessados nesse amp ou para pessoas que estejam procurando um amp novo e não possam gastar muito, por isso o review ficou tão grande.
    Se tiverem dúvidas, estou a disposição!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/14
    · votar


    Anthony Smith

    Ótimo review! Sonzeira!

    Obrigado!

    :)

    ps. no clean, parece que as cordas estão trastejando na sua pegada. Não sei, eu faria um ajuste da tensão, mas isso é gosto!

    Anthony Smith
    Membro
    # jan/14
    · votar


    MauricioBahia

    Obrigado!!

    Sim cara, estão mesmo. As cordas estão velhas e como estão bem baixinhas, tá trastejando. Não chegaram por aqui ainda, mas vou trocar assim que chegarem!

    Valeu!

    nenemjonas
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Anthony Smith

    Parabéns pela aquisição.

    Também acho muito honesto o valor desse amplificador.

    Eu não esperava esse drive todo desse amplificador, muito bom hem.

    Anthony Smith
    Membro
    # jan/14
    · votar


    nenemjonas

    Valeu cara!

    Então, me surpreendi tbm. E ele responde muito melhor no drive quando está com um volume mais alto. No 3 já dá pra incomodar que estiver no cômodo ao lado, mas o drive já fica muito melhor do que em volume mais baixo, parece que aparecem mais frequências.
    Gostei demais!

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Comprei um desses a duas semanas. O volume dele é BEM alto, e o falante de 12 polegadas dá uns graves legais.

    Paguei R$ 660,00 no meu porque era peça de mostruário. Valeu muito a pena pra mim. Na teodoro dá pra arrumar por R$ 750,00 um novinho, na caixa. É só saber barganhar e estar disposto a pagar à vista.

    Considerando que na mesma faixa de preço só se acha amplificadores de 30W e falantes de 8 polegadas, vale bastante a pena pegar esse giannini pra quem quer um amplificador melhor.

    Ponto positivo pra ele ainda por vir com chorus e reverb no próprio amp. O seletor de frequências médias também dá mais possibilidades de timbre.

    Anthony Smith
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Jonas F. L.

    Realmente cara. Fala muito alto mesmo. Não sei se existe outro amp que tenha características ao menos parecidas com esse (falante de 12'' e uma potência parecida, no mínimo) por esse preço. Sem contar que tem muita qualidade.

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Pra quem quiser, tá aqui o link do manual dele: Manual

    O Reverb e o Chorus são digitais, e podem ser ligados por footswitch. O ampli ainda tem a opção de ligar um falante externo, dando a possibilidade de usar ele como um 2x12, além do loop de efeitos, saída Line Out pra mesa de som, etc.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Pessoal,

    Adquiri um amplificador igual a esse zerado com um lojista do mercado livre. Estranhei o seguinte: o reverb quebra bem o galho, já o chorus, quando no zero é tranquilo, a partir do momento que começo a girar o potênciometro para adicionar um puco de chorus, aparece um "hum" característico que, creio eu, não deveria aparecer.

    Isso acontece no de vocês?

    Abraço!


    Kleber Blacklock

    Frankie
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Comprei esse amp. Depois de muitos anos investigando bom amp por um bom preço, esse me pareceu o ideal. R$ 600,00 no ML.

    Curti ele porque me lembra muito os Frontman!

    Mathers
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Mathers
    · votar


    tenho um com uma LTD viper 10 e gosto muito do som de ambos, acredito que vou ficar com ele por bastante tempo, só me faltará ,mais pra frente, uma pedaleira xD

    -detalhe, paguei só 615$ nele a vista no Mercado Livre

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Voltando ao tópico depois de algum tempo com meu giannini, reitero a qualidade dele. Até agora nenhum problema.

    Porém com o tempo, acabei achando o clean do ampli meio "flat" demais, talvez por causa das características do pré-amplificador dele.
    Alguém tem alguma dica de como conseguir um clean mais no estilo "fender"?

    Cheguei a pensar em simuladores de ampli no estilo SansAmp e em pedaleiras digitais. Alguém aqui que tenha o G65 e utilize com algum destes pedais/pedaleiras pode dar alguma opinião e quem sabe até postar gravações?

    Grato!

    Will Bejar
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Anthony Smith
    Classic T da Giannini e os dois mil e pouco
    Tá caro, hein!!!

    Vou ouvir os sons. Interessante o review!!!

    Anthony Smith
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Will Bejar
    Cara, como a cidade aqui é pequena, só tem duas lojas de instrumentos, aí os caras aproveitam e sobem muito mesmo os preços.
    Vi o pessoal comentando aqui no fórum e nesse tópico mesmo que compraram o G65 por R$ 615,00! Eu paguei R$ 850,00 no meu, isso mostra que até oq eu comprei foi bem mais caro.

    Jonas F. L.
    Eu só uso o clean dele em uma passagem de uma única música, então, pra mim tá ótimo.
    Mano, eu posso até gravar pra vc com a pedaleira, maaaaas, a que eu tenho aqui é uma 505II, não sei se vai te interessar kkkkk
    Se vc quiser, fala aí que eu gravo. Diz tbm se prefere no loop ou no input!

    Uzumaki Naruto
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    UP!

    Eai tudo bem? eu comecei a tocar a mais ou menos um ano e gostaria de trocar meu equipamento , eu pretendo pegar um amp desse , ele é bom para tocar em ensaios ou até mesmo em pequenos shows?

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Ressuscitando o tópico!

    Bom dia, amigos.

    Tenho um amplificador desse. Algo estranho está acontecendo com ele. Percebi que, após um período ligado, o volume começa a diminuir. O engraçado é que, se eu desligo e ligo novamente o amplificador, ele volta a funcionar normalmente, até que o volume diminui novamente.

    Alguém já passou por isso e tem idéia do que pode ser?

    Agradeço a todos.

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    UP!

    Eai tudo bem? eu comecei a tocar a mais ou menos um ano e gostaria de trocar meu equipamento , eu pretendo pegar um amp desse , ele é bom para tocar em ensaios ou até mesmo em pequenos shows?


    Agora já deve até estar com um valvulado, mas sim, estou com o meu a pouco mais de um ano e ele aguenta até shows pequenos (acho que até umas 100 pessoas em um espaço médio), e em ensaios consegue passar facilmente a bateria.

    Ressuscitando o tópico!

    Bom dia, amigos.

    Tenho um amplificador desse. Algo estranho está acontecendo com ele. Percebi que, após um período ligado, o volume começa a diminuir. O engraçado é que, se eu desligo e ligo novamente o amplificador, ele volta a funcionar normalmente, até que o volume diminui novamente.

    Alguém já passou por isso e tem idéia do que pode ser?

    Agradeço a todos.


    Não tive este problema com o meu. O que ocorreu algumas vezes foi um chiadinho pequeno, creio que causado pela rede elétrica, que sumia em pouco tempo e não chegou a me atrapalhar muito.
    Te recomendo levar o amplificador a alguma assistência técnica autorizada (se estiver na garantia) ou em alguma loja que faça manutenção de eletrônicos.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Jonas F. L.
    Então, o meu chia um pouco quando coloco um pouco de chorus do próprio amplificador, por isso nem uso ele.
    E esse problema do volume está me deixando com a pulga atrás da orelha. O foda é que precisarei dele com um pouco de urgência, se eu levar em alguma autorizada ficarei um mês sem amplificador.
    Valeu!

    Roger328
    Membro Novato
    # jul/18
    · votar


    Ressuscitando o tópico mais uma vez...
    Já havia tocado com o Giannini G65 num estúdio a um bom tempo atrás. Gostei muito do amp. Porém na época estava satisfeito com o que eu tinha. A pouco comprei um G65 com 4 anos de uso. Muito bem conservado, era utilizado pra tocar numa igreja. Eu ainda não pude testar ele no talo mais pelo que vi está 100%. Recomendo este modelo como uma boa relação custo × benefício em termos de amp. SS, uma pena estar fora de linha atualmente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review - Giannini G65