Falante eminence no JCM , no talo, no volume 8, 9 fica "trabalhando" demais o cone!

    Autor Mensagem
    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # jan/14


    Hj eu tirei a tela da frente da minha caixa 1x12 e começei a prestar mais atenção no movimento do cone, sempre uso falantes eminence nessa caixa.

    O amplificador é um JCM 50W com preamp baseado no modelo 1987, com resistor de 820ohms + cap de 0.33uf no catodo do primeiro stg, no catodo do segundo stg é um resistor de 2k7 com cap de.68uf, e no terceiro só o resistor de 820ohms...

    Meu captador humbucker , eu regulo a altura dele sempre de forma plana em relação as cordas... ou seja, as cordas grossas ficam perto do cap.

    Eu venho notando que a caixa queria sair andando conforme tocava um som mais grave, um abafado e tal...

    Já testei varias combinações da caixa, com traseira aberta, com meio aberta com totalmente fechada sem duto etc, o som que mais me agradou foi o com ela totalmente fechada sem duto nenhum, fica muito melhor de controlar os graves.

    Porem hj eu notei que o falante está "pulsando" ele fica trabalhando demais o cone, ele vai e volta de um forma que da pra ver de longe.. mas noto isso tb com a caixa toda aberta, então não é pela condição da caixa sem dutos e isso só some quando o pot do grave fica no 2 tipo, no 3 já fica com "muito grave".

    Eu gosto do som do jeito que tá só que to com dó do falante, parece que tá sofrendo o coitado, ele é de 50W e o amp é bem capaz de dar até mais que isso.

    Sempre toco com ele no volume 8 , 7, claro que no 3 diminui esse "balancê" kkk, mas quero tocar com ele no volume 8 e 9 e tirar uns timbres mais brutais.

    Eu chuto que pode ser o cap muito alto nas cordas graves, o circuito do pré, ou pode ser que esse trabalho dele indo e vindo seja normal e eu esteja meio cagão com o lance.

    O q vcs acham?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Sepulkrisiun

    Eu creio que realmente ele esta sendo forçado, seu amp tem 50W e o falante tmb tem 50W, com o volume no 8,9 o amplificador pode estar em clip no power, isso pode levar seu falante a queima... bem rápido!

    dimi1822
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Sepulkrisiun

    Cara, pelo que eu sei
    para ''trabalhar'' em segurança amplificadores de 50w para cima teria que usar no minino em 2x12.

    acho melhor, parar de tocar em altos volumes, pois se não seu falante ira queimar, como disse o Alex guitar man..

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # jan/14 · Editado por: Sepulkrisiun
    · votar


    Alex guitar man

    dimi1822
    Eu vou comprar essa semana mais um de 12, vou fazer uma caixa de 4x12 angulada, porem com apenas 2 falantes um em cima no lado direito e outro em baixo no lado esquerdo.

    Eu sei que a maioria da galera sempre fala que em altos regimes de volume seria melhor ter uma folga pra margem de segurança do falante mas então como fica as caixas de 4 x12 de 25w em um amplificador de 100w? pelo que eu tenho visto por ai é muito usada com amplificadores de 100w, eu inclusive conheço um cara que sempre arregaça o volume e usa uma caixa com 4 celestions de 25w em um amp 2203 de 100w, anos de estrada e nada de porblema.

    agora tb regulei o captador de varias formas, mas nao muda muita coisa, peguei uns sinais de guitarra que tenho no pc de algumas gravações, e via interface joguei no amp os sinais de guitarra gravada com varios captadores diferentes e o som é bem normal, então acho que o problema nao é meu captador.

    Se eu "regular" o trabalho do cone, pelo volume do amp, pra não ficar pulsando desse jeito vou ter que deixar no 3 ou diminuir muitos os graves, tipo graves no 2 e volume no maximo no 4, um combo de 50w com 1 falante de 50w é assim mesmo então? to achando pelo em ovo então.

    Matec
    Membro
    # jan/14 · Editado por: Matec
    · votar


    Sepulkrisiun

    Essa solução de 4x12 vai salvar seu som, vai ficar muuuiito alto (he he!). Mas talvez esse falante já esteja com a suspensão amolecida demais, e não fique bom junto dos outros. Faça testes se vc perceber que o cone continua saltando muito, pode ser melhor trocá-lo também,(ele deve ficar bom num ampli de 10w valvulado).
    Abs

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Matec

    Fala parceiro.. vo experimentar sim..

    sobre o falante ele ficou muito pouco nesse vai e vem do cone.. não sou muito de forçar ele, só agora que fizemos umas gravações, espero espero nao ter detonado ele, em baixos volume ele fica igual quando era zerado.. mesmo som..

    mas realmente nao imaginava que um falante de 50w fosse tão pouco pra um amp desses, quem sabe acho uma caixa usada 4x12 com dois celestion.. vamo ve.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Sepulkrisiun

    Ih, cara... Acho meio complicado usar um falante só de 50w, com um m de 50w, com volume bem alto da maneira que você. Acredito eu que isso possa danificar o falante com o passar do tempo. Um amigo meu tem o mesmo amp que eu, um Alien Monster, de 50w. Ele usava com uma 1x12 com um falante de 80w, com o volume alto também. Em alguns meses de uso ele queimou o falante... hehehehe

    Eu uso o meu com uma 2x12 com dois falantes da Eminence, um de 75w e um de 50w. Quando fui perguntar pro pessoal da Alien se poderia fazer uma 1x12 só com o de 75w (pra ficar mais leve de carregar) eles aconselharam usar um de pelo menos 100w.

    Achei uma folga meio exagerada... Mas...

    Bem, devo estar encomendando daqui a uns meses uma 1x12 com esse falante de 75w com a Rox Stage. Vamo ver no que dá.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Ainda não consegui comprar os falantes pra fazer a caixa que eu quero mas por enquanto to usando um outro falante em serie pra dividir a potencia entre eles, assim fico com "25W" pra cada falante, perde um pouco de volume eu acho, mas deve ser alguns dbs apenas, um é de 150w de 15" e outro de 12" 50w, o som ficou bom até, levando em conta o falante de 15" q não é o bicho, esse set fico em caixas separadas.

    Agora comprei um resistor de 50W 8ohms e vou ligar o eminence em serie com o resistor, e assim fico com um som de melhor qualidade que virá só do eminence.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Não sei não, será que da pra confia nesses resistor de potencia?

    Liguei ele (8r2 50w) em serie com o falante 8 de 50w e tocando no low com o amp no volume 8 a 9 toquei uns 5 ou 3 minutos e fiquei cuidando o quanto ia esquentar o resistor e o desgraçado esquenta mesmo, no inicio até da pra segura na mão de boa mas depois toquei mais um pouco e chegou a fede..

    antes com os dois falantes de 8 parecia que dividia melhor a potencia sei lá, agora o falante em serie com resistor fica pulsando como antes quando soco grave, do mesmo jeito quando ligava só um falante..

    vou voltar a usar os dois falantes em serie, mesmo que um deles não tenha um timbre tao bom.

    napalmer
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    junte sua energia para pegar um ampli mais parrudo. tudo indica q sua guitarra ( qual eh sua guitarra?) ou seus pedais estao covardemente bagacando seu falante. 50 w nao eh pra tirar os graves q vc quer tirar. experimente um peavey 5150

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Fender Showmaster com captação Emg single no braço e um kent armstrong na ponte

    A saida desse captador da ponte é bruta, da uns 2.5vpp medido no osciloscopio tocando que nem macho e o do braço tb não fica atraz muito bom, tira um timbrão bonito.

    O amp é um JCM 800 50W to com pré baseado no modelo 1987.

    Os pedais q eu uso mesmo, são um Ds-1 Boss e um Cry baby gcb95 original USA com fasel vermelho, ta pra chegar um fuzz face eric J., mas gosto de tocar muito sem pedal nenhum, quando faço isso ligo direto sem passar por eles.

    Toco muito metal com esse amp, mas claro respeitando o som q consigo tirar com ele, mas timbrando com calma e usando um pedal q eu fiz fica muito bom, fica muito parecido com um high gain, mas ai vem aquela chiadeira e tal, bom tb não da pra querer tocar tudo com esse set.

    Um dia ainda compro um 5150 e um Marv V mas enquanto não dá a grana não é sempre que sobra uns 15 pau pra gasta com amp e caixa.

    Cabos 5 metros Sparflex com p10 santo angelo.

    Valvulas tenho centenas delas aqui, uso no pré JJ Ecc83s e no power tb JJ EL34, todas selecionadas, tenho outras melhores mas pra testes e dia a dia uso essas.

    Eu tiro graves bons até demais em sons clean é mt grave só que acaba judiando do falante, ja tentei com caixa fechada lacrada e parece que melhorou um pouco, mas nao sei, na duvida voltei e abri denovo..

    Minha caixa era de um amp staner gs150 ou 120 eu acho de 15", sei que ela eh meio grandinha pra um falante de 12 mas como ela tinha o compartimento pro amplificador da staner e uso ela abert, ela é forrada e tal, eu ja tinha uma placa em mdf com furação pra 12 que dava certinho nela então to usando ela até fazer minha 4x12..

    Mas não consigo acreditar que o falante trabalha tanto assim só por causa dessa caixa.. ainda mais q é aberta, sei lá, queria poder tocar em outras caixas pra ver.

    Eu tenho umas placas de mdf ali que da certinho pra fazer, amanha até faço uma caixa 4x12 bem na coragem mesmo só pra ver a diferença no som, ai coloco um de 15 em baixo e o de 12 em cima na parte angulada, mas pra isso preciso de bastante inentivo da galera ai, pq depois se trabalhar o dia todo fazendo a caixa e ainda fica com esse problema, bah ai vai triste.

    espero q o cone nao tenha ido pro saco e ta meio ampolecido q nem o Matec falou ali em cima.

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # jan/14 · Editado por: Sepulkrisiun
    · votar


    o pedal SD-1 e nao ds-1 como coloquei acima o ds-1 acho meio tosco..

    hj voltei pro set de duas caixas.. 12" + 15"..

    Liguei a guita direto no amp no low e já lacrei o volume no 6, 7,
    ai toquei,hendrix, SRV e eric j. e o timbre lindo demais mesmo com o falante de 15" nao tem um timbre muito bom, é meio abafado, e o som ficou bem bom com graves na medida.. porem o pot de grave quase no minimo!!!

    Vo abrir o amp e da uma olha no pot pode ser q meu pot de grave tá me tirando pra loko e eu achando que é outra coisa, ele ta mt suspeito tb, pelo q eu sei é um pot log no grave, mas ele tá muiot linear..

    Editado.. abri e é log mesmo.. enfim, vou tenta faze um video.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Falante eminence no JCM , no talo, no volume 8, 9 fica "trabalhando" demais o cone!