Qual fica mais em conta? Blackstar HT5R e Marshall DSL 15C

    Autor Mensagem
    messi10
    Veterano
    # out/13


    Alguém que já experimentou ambos ou algum dos dois poderia fazer alguma comparação ou falar sobre eles, sei que há reviews mas eu queria mesmo era a comparação de ambos lado a lado. No meu estado não há nemhuma loja que trabalhe com a marca blackstar, há apenas o marshall, então fica um pouco difícil testar esse...
    A diferença no preço é de aprox 400 (com o marshall na frente), toco mais em casa e eventualmente em estúdio e ambientes abertos. Não sei se é um fator de grande influência mas vou deixar sobre a guitarra: SX SST 57 / 2 Malagoli Alnico Blues / Hot stack na ponte. É uma compra importante, portanto toda opinião é bem vinda.

    alfacorrea
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Se vc não vai ter como testar os 2 lado a lado, aquela questão de qual timbre te agrada mais vai ficar meio de lado, né?!

    Assim sendo, eu iria de Marshall DSL15C que possui 15 Watts ao invés do BlackstarHT5R que só tem 5 Watts. Para tocar em casa os 2 vão servir muito bem, mas quando vc tocar em locais abertos, como vc diz que eventualmente toca, vc teoricamente vai precisar dos 15 Watts valvulados que o Marshall vai te oferecer.

    messi10
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Infelizmente só indo pro RJ ou SP... realmente tem a questão da potência, embora esteja levando mais em consideração o timbre por que passo mais tempo tocando em casa por hora, porém é válido lembrar que a caixa será um investimento pra muito tempo pelo fato de ser dispendioso, mas se o timbre do blackstar tiver uma qualidade melhor, iria nele, por que acredito que apesar dos 5W ele fala bastante, pelo que vi em comentários...

    ALF is back
    Veterano
    # out/13
    · votar


    messi10
    Fala cara!
    Eu não conheço o.marshall, mas tenho o blackstar...tive um problema com ele devido a sobrecarga de tensão (apesar de vir com uma etiqueta dizendo que é 127v, ele é 120v)
    É um produto importado...dificilmente virá de fabrica pra 127v...entao é necessário o uso de um regulador de tensão, seja transformador, estabilizador, condicionador...qq coisa q regule a tensão pra faixa dos 110~120v já resolverá...nessas categorias de reguladores, tem uns q adicionam ruídos ou não protegem de picos (um estabilizador comum, por exemplo...ele não proteje de altos picos de energia pois é lento demais ao regular a tensao), outros otimizam a energia pra trabalhar com áudio, como os condicionadores...mas tudo tem um preço....rs
    Apenas aviso q vc vai precisar regular a sua tensao e um estabilizador de PC, embora não seja o ideal por alguns motivos timbristicos, é o mais barato e funcional...lembrando q a rede elétrica de nosso pais do futebol é extremamente instável, oscilando pra cima e pra baixo...entao os 127v são meramente virtuais...estamos falando ai de 135v, 120v, picos repentinos de 125 pra 135, q vão martelando seus aparelhos...e um eletrônico sobrecarregado, q mal suporta os 7w a mais, não aguenta as pauladas mesmo...
    Quanto a qualidade do amp, não tenho o q falar...o amp é espetacular, principalmente se vc gosta de Drive! O clean dele fica devendo considerando que ele é classificado como um amp valvulado...se tem algo bom no clean, é o headroom, q tem muito folego, até mesmo comparando com outros modelos valvulados de baixa wattagem...mas eu acho o clean dele muito sem vida e prefiro usar o canal Drive com pouco ganho...pra uma apresentação, vc sabe q o clean ta lá pra ser usado, mas pra gravação, prefiro o Drive low gain regulado na pegada e na guitarra...agora, no Drive meu amigo, sai da frente! Modelos muito mais caros não tem a mesma definição high gain moderna q ele tem...se é tua praia, impossível se decepcionar com o Drive dele...recomendo!
    O reverb é digital e stereo...legal...soa mto bem numa base pesada, não embola fritando...é um reverb pra se usar com distorção mesmo...ja pro clean, o reverb não cai tão legal...se for suave pra não deixar o timbre seco, blza...mas se vc quiser um reverb bem grosso, com baixo decay, duradouro, pra usar com um clean pra tocar tipo vultures, John Mayer, ele não fica bom não...mesmo no talo, o reverb morre rápido...recomendo q pague menos por um ht5 sem reverb neste caso, e use um bom pedal no loop de efeitos...
    Quanto a volume, não creio q teria problemas não...primeiro q de 5w valvulados pra 15w valvulados nem há tanta diferença assim...inclusive, se sua alternativa de 15w tiver pouco headroom, o ht5 vai até falar mais alto, pq no Drive ele destrói a casa, e no clean ele tem mto, mas muito folego mesmo. Pra saturar o Power precisa de um cap com muita saida, descer o braço com o volume no talo...
    Segundo que se vc realmente quiser agradar seu publico, tera q microfonar seu amp no show de qualquer jeito...seja um amp de 0.5w num Maracanã, ou um crate 600w com 16x12 num buteco...a qualidade e homogeneidade do timbre jogado num bom sistema de som distribuído é infinitamente superior, pois não submete o publico a variações de timbre e volume dependendo da localização na pista...um cara q fica de frente pro seu falante só vai ouvir sua guitarra, e bem aguda...o outro q ta um pouco do lado mal vai ouvir sua guitarra, mas quando ouve, sentira ela grave...é uma bosta...kkkkkk
    Então microfonar por microfonar, melhor não se preocupar mto com potencia...claro q tem q ter bom senso...se vc já tem planos pra usar o amp em grandes shows, não vai pegar algo de 5w...até pq um amp de baixa wattagem tem mto menos recursos q um amp maior, com varias chaves e canais, algo mais equipado pro q der e vier...
    A má noticia q posso te dar é q não acho Prudente comprar amp nenhum sem testar, a menos q seja um handmade...o blackstar, como falei, tem um clean meio porco se comparado até com amps mais baratos...talvez seja algo q vc realmente não goste e por isso não recomendo a compra sem testar...se vc tem dificuldades pra encontra-lo onde mora, talvez seja melhor descartar sua compra...
    Falando em handmade, já pensou em um? Com a grana de um ht5 vc compra 2 pedrones Titan, 2 alien mars, 1 alien revenge, 1 acedo 290 (nossa, esse é covardia...mto mais amp q o ht5, sem duvida nenhuma), 2 acedos 276 e muitos outros bons amps handmades!

    messi10
    Veterano
    # out/13 · Editado por: messi10
    · votar


    ALF is back
    Primeiramente, obrigado aí pela resposta e pelo texto sanando muitas dúvidas! Por um lado você me animou a comprá-lo falando do drive, por outro me desanimou pela nota dada ao clean, pois é o canal que mais uso!! Vou dividir aqui 2 perguntas:
    - a diferença do ht5r pro ht5c(sem reverb) é realmente apenas a presença do reverb?
    - dos handmades que voce citou, algum se sobressai no clean e não deixa a desejar no drive? é sempre bom manter uma versatilidade
    No mais, vou ver se alguém aparece falando sobre o marshall, e dar uma pesquisada nesses handmades que voce falou.

    edit: assisti a um video do acedo290, confesso que achei muito bom, tanto o clean quanto o drive!

    ALF is back
    Veterano
    # out/13 · Editado por: ALF is back
    · votar


    messi10
    sobre a primeira pergunta, sim, massssss....funciona assim:
    O pessoal fala em ht5c (combo) e o ht5h (head)...e cada um desses tem com e sem o "r" de reverb (ex. Ht5r combo, ht5r head)
    Mas sim, a diferença é q se tem o "r", ele tem o reverb, q é digital...é só essa a diferença, seja ele combo ou cabeçote...

    Quanto a segunda pergunta, de fato, se vc usa mto clean, esquece o blackstar...o clean dele é muito inferior a modelos mais baratos valvulados...se vc usa o canal Drive pro clean fica mto melhor, mas praticamente vc só tera um canal nesse caso...nao Vale nem um pouco a pena!
    O ht5 é bem versátil...querendo ou não, tem um clean legal (mas inferior a outros modelos), tem um Drive foda, equalização completa, reverb, loop, saída emuladora, mp3 line in, falante de 12 e volume extremamente cavalo, mas se vc usa mto clean, vai de handmade!
    Não posso te dizer qual é melhor, mas q o 290 é foda, não tenho duvidas! Veja bem, não sei se vc sabe da diferença entre push pull e single ended..dentro de minhas limitações, vou tentar explicar brevemente.
    um amp valvulado tem o pré amp e o Power (potencia).
    O Power recebe o sinal preamplificado do pré e o amplifica mais. No sistema push pull, o Power trabalha com 2 valvulas, "distribuindo" o serviço. Por isso amps de alta potencia sempre serão push pull. O Power single ended trabalha com só uma válvula na saída. Por isso, amps single ended possuem menos potencia. Só q no push pull, existem pequenos cancelamentos de fase q eliminam alguns harmônicos do som, pois uma válvula cancela harmônicos da outra...o single ended não tem 2 válvulas trabalhando, portanto não tem nenhuma perda de harmônicos...ai dizem que SE tem o som puro da válvula...isso tudo é teoria...provavelmente, todos os timbres tops q vc tem como referencia saíram de um amp push pull...mas confesso q nunca ouvi um SE soar mal! A boa noticia é q normalmente são valvulados mais baratos, pois tem pouca potencia, poucos recursos, e um sistema mais simples, salvo o acedo 290, q tem 20w, 3 canais e um boost de médios, um amp bem versátil por ser um SE...acaba sendo uma grande alternativa!
    O problema dos SE é q tem uma válvula apenas trabalhando e por isso ela fica meio q sobrecarregada, distorcendo facilmente o Power (q é uma distorção animal, por sinal) mas vc tem menos headroom...as vezes, são amps de apenas um canal...a galera se vira bem com eles, pois nao existe timbre feio ali...são menos versáteis q um blackstar ht5, mas com cleans mto melhores! O AA 290 não é fantástico apenas por ser um SE de 20w, pois vc vai ver q valvulado, mesmo de baixa wattagem, rende muito mais em volume...(meu blackstar 5w engole sem dó meu meteoro Thor Plus 30w solid state) e 20w pra tocar no quarto é impraticável...com volume no 3 o ht5 aqui já ta tremendo janela...a grande vantagem mesmo do 290 na minha opinião é q trata-se de um single ended completo, com vários canais e recursos...outros single endeds com mais de 1 canal sao o alien mars e o Titan, sendo que este ultimo tem na verdade uma especie de boost no canal limpo...nao chega a ser um canal de drive...mas de qualquer forma, vc tem clean e Drive em um single ended...custo beneficio incrível esses 2 amps q citei...ai vai mais de gosto mesmo, pq os 2 vai entregar timbres animais, sem duvidas!
    uma curiosidade. Apesar do ht5 ter só 5w e só uma válvula no power, ele trabalha push pull, pois essa válvula de saida é uma dual tríodo (uma valvula de pré amplificador) q faz a função alternada de um sistema push pull...é uma das coisas q ajudam o amp a ter tanta saturação mesmo usando apenas 2 válvulas...
    Não sei se vc já pensou nisso, mas uma vantagem legal de amp single ended é q tem uma válvula a menos pra queimar (e valvula de Power queima mais rápido)...só tenha sempre uma válvula igual e nova a pronta disposição, pois se queimar, para tudo! Hehehehe...do contrario, o q seria uma vantagem, torna-se desvantagem!
    Quando queima, não precisa nem ajustar bias, já q não precisa casar a válvula, sendo uma só...

    messi10
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Não cheguei a pensar nisso não, por que seria a primeira aquisição de um valvulado, e meu conhecimento não é tão amplo assim, depois do que voce disse sobre o blackstar, talvez eu desista de um valvulado, embora o principal mesmo era ter um amp 12"! Esse ano não pude dar contínuo aos estudos na música e é uma pretensão retomá-los ano que vem, então será necessário um amp que aguente mais tranquilo em casa, por que com toda certeza vou passar mais tempo com a guitar em casa, e eu nao sou de colocar o volume no talo, então a potência deles seria sinistra p o modo que toco, o que queria era uma melhoria no timbre mesmo... mas diga lá, seria muito difícil utilizar o A290 em casa utilizando atenuador? Como disse, é uma aquisição pra longo prazo, então com esse amp já estaria preparado pra muita coisa que eu possa vir a fazer futuramente.
    Valeu!

    ALF is back
    Veterano
    # out/13
    · votar


    messi10
    olha cara...o 290 com atenuador vai continuar sendo muito bruto pra se tocar em um quarto...a diferença é q vc terá menos headroom, podendo dar um pouquinho mais de volume nele (nada muito esperançoso) pra ter uma saturação de power...só q o atenuador mina muito o timbre do amplificador...nao sei se é uma boa ideia...comprar um 290 pra tocar bem baixinho e mais pra frente poder usa-lo em banda também não é tão legal, pois vc terá um monstro enjaulado na sua casa e só saberá do potencial dele muito depois...nesse periodo, pode ser q vc até desanime com ele, pois claro, só estaria usando ele baixo, sem saber do q seria capaz...
    na minha humilde opiniao, se vc nao faz questão de dar muito volume, compre logo uma interface USB bacana, tipo um guitar link, e use programas emuladores...vc gastaria nem 10% do q gastaria com o amplificador e teria uma qualidade muito proxima para estudo...ai quando for comprar algo pra usar com volume mesmo, terá mais noção do q vai te atender ou nao...nesse meio tempo, junte grana e teste produtos diferentes!
    é a minha sugestão!

    messi10
    Veterano
    # out/13
    · votar


    ALF is back
    Beleza então, devo partir p algo mais leve mesmo, vai ficar meio fora do comum tocar com esse monstrinho no quarto, ainda mais pra mim que não tenho nem noção da potência.. valeu ai pelas respostas!

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # out/13
    · votar


    messi10
    Se me permite uma indicação, veja o Alien Mars. Tem 10w, dois canais, single ended, você pode escolher versão EL34 ou 6L6, dois canais, tals... Tem um material dele no Youtube e um colega do fórum que tem um, o Shapu.

    O meu é o Alien Monster, tem 50w e atenuador no amp. Como o ALF disse, atenuador muda um bocado o timbre da guitarra, e eu acabo nem usando, porque eu prefiro o timbre nos 50w.

    Bem, eu uso esse meu de 50w em casa, tranquilamente, mas eu uso com o volume baixo. Então, o que o ALF falou sobre não conhecer todo o potencial do amp se aplica a mim, visto que depois que coloquei os falantes Eminence na 2x12, no máximo usei com o volume na metade. É muito alto mesmo! Agora tipo, pode ser que varie de amp pra amp, ou seja uma opinião bem pessoal mesmo, mas eu curto demais o timbre do meu amp, mesmo com o volume antes de 9H. Fica show de bola, pelo menos pra mim.

    Mas a dica que o ALF deu de usar programas emuladores pode ser uma boa também, pra estudar. Depois de um tempo, conforme a necessidade, você pode comprar um amp legal. Agora eu acho a pegada outra coisa. Demorei um pouco a me acostumar quando migrei pro valvulado.

    messi10
    Veterano
    # out/13
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho
    Devo continuar com o peavey rage 158 que eu tenho mesmo, tem um mundo de amp aí fora e eu não tenho conhecimento nemhum sobre eles, do quão grande é o potencial de um valvulado (ainda mais em um quartinho), e deixar p comprar quando a necessidade se tornar mais frequente, daí eu pego um maneiro logo! O site da alien não tá funcionando, não dá pra ver o preço e especificações no site deles.
    É uma pena que o atenuador altere o timbre, iria ajudar muito, embora eu nem saiba como é! Então é como voce disse, pode entrar muito a questão do gosto.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # out/13
    · votar


    messi10
    O site da Alien tá em reforma desde o ano passado... hehehe

    Tem material no facebook deles e uns vídeos no Youtube.

    Sua escolha é uma opção bem sensata. Enquanto espera, poderia ir testando alguns amps valvulados em lojas, ou de amigos, talvez. Eu gostaria de ter tido chance de testar uma cambada de amps, mas onde moro não tem loja especializada de música, é cidade de interiorzão mesmo. Além disso nenhum colega guitarrista que conheço tinha amp valvulado pra eu testar.

    Se tiver essa chance, aproveite. Assim você confere como é o som de um valvulado, como é a sensação de volume, timbre, pegada e tudo mais.

    Abraço!

    ALF is back
    Veterano
    # out/13
    · votar


    messi10
    GuitarristaDoNickEstranho
    o problema do volume é eterno...além das válvulas precisarem de um Mínimo de volume e temperatura pra trabalharem, tem a questão dos falantes
    Os falantes são dispositivos q trabalham de forma muito Mecânica e nada até hj conseguiu substituir essa tecnologia centenaria...eles recebem o sinal elétrico e convertem para sinal sonoro a partir de uma movimentação específica do cone, q desloca o ar e gera o som...imagina a precisão de um bom falante para gerar o som...cada falante é feito para trabalhar com um máximo de potência, tendo sua faixa ideal de potencia para trabalhar..quando vc coloca um sinal muito a baixo dessa faixa, não é suficiente para deslocar o pesado cone do falante (basicamente, um falante feito para trabalhar com muita potencia terá muito mais massa, muito pesado). Aí, o q se movimenta são as regiões mais leves e finas do cone, q geram mais agudos...enquanto as partes pesadas, q dao corpo e graves, ficam imóveis...ai vem um e anuncia q o cabeçote de 200w tem atenuador e te possibilita usar a potencia em 20w e 2w, e ainda coloca: "toque no Maracanã ou no seu quarto de madrugada"...
    Ahhhh tá bão então!
    Só pra nao fugir muito do assunto, o ht5 vem com falantes firebird, próprios da blackstar...pois é difícil (portanto, caro) encontrar falantes celestion (lembrando q o ht20 vem com celestions) de baixa potencia...ai fizeram esse falantinho de baixa potencia q certamente é muito mais funcional q um greenback de 200w, pra trabalhar com os 5w do amp...
    Pra valer a pena um upgrade de falantes nesse amp, deve-se tomar muito cuidado com a potencia q vai colocar!
    Não sei dizer se esses firebird sao bons, precisaria tirar eles e colocar outro pra comparar...posso dizer q funcionam muito bem, tendo muitos graves (o ht5 é um amp de voice grave) e muita definição...se um dia eu precisar trocar os falantes, procuro uma marca bacana e vejo se tem muita diferença pra melhor...

    messi10
    Veterano
    # out/13
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho
    Com certeza, quando tiver uma oportunidade vou testar!!
    abraço!

    ALF is back
    falando em celestion, o marshall vem com esse daqui: "Celestion G12E-60"
    é celestion.. mas é bom?

    ALF is back
    Veterano
    # out/13
    · votar


    messi10
    cara, não sei! não conheço esse!
    se for como um celestion g12H, por exemplo, é excelente! essas letrinhas na frente q embananam a cabeça...
    eu nunca testei o G12T, q é um falante polêmico, q muita gente nao curte, mas o G12H é um senhor falante, do tipo sonho de consumo pra muitos! então tem q tomar cuidado com as nomenclaturas...de qualquer maneira, independente se é o celestion top ou o mais humilde, é sempre legal testar...com esse G12E nao é diferente!
    mas de fato, não é pq é celestion q é bom!

    messi10
    Veterano
    # out/13
    · votar


    ALF is back
    entendi, valeu cara!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual fica mais em conta? Blackstar HT5R e Marshall DSL 15C