Adaptação de footswitch em amplificador.

Autor Mensagem
    Bill_GBS
    Membro Novato
    # out/13

Olá pessoal.
    Sou novo no fórum e estou com uma dúvida a algum tempo. Eu tenho um amplificador Mackintec Maxx 10 (não gosto dele), mas estou sem $$ no momento para comprar um novo,e gostaria de saber se tem como adaptar um footswitch nele para poder estudar sem ter que ficar parando para ligar/desligar o drive. Alguém tem conhecimento do assunto??

HortaRates
    Membro
    # out/13
    · votar

Bill_GBS
    Cara, ter até tem. Como o amplificador não tem entrada para footswitch, o jeito seria abrí-lo, e fazer uma gambiarra com um jack para você poder usar um footswitch. Mas não recomendo vocÊ fazer e nem pedir ninguém pra fazer por você.

Por que você não pega um pedalzinho? giannini Axcess, Landscape, Danelectro FAB, tem pedais para todos os bolsos.

strinbergshredder
    Veterano
    # out/13
    · votar

Bill_GBS
    Conforme eu te respondi lá no outro tópico, mas acho que vc nem viu..rs

Um técnico de amps me disse que nesse caso, seria necessário trocar a chave "botãozinho" por um relê, que faz a mesmíssima função de chavear, porém o botão se chaveia por acionamento mecânico, já o relê é por meio de impulso elétrico. Dessa forma, quando se ativasse o footswitch, o impulso/corte elétrico acionaria o chaveamento do relê e faria a mudança de canal.

O porém disso é que tambem teria de se checar a disponibilidade de, em caso de realmente trocar uma peça pela outra, de espaço na placa para isso e espaço para o jack no painel do amp...

Mas que dá pra fazer, dá!

A propósito, tenho um Crate FW15R com esse mesmo problema de ausência de footswitch e de troca de canal com um botão no painel, e também estou querendo fazer essa mesma modificação nele!

Ismah
    Veterano
    # out/13
    · votar

strinbergshredder

Um técnico de amps me disse que nesse caso, seria necessário trocar a chave "botãozinho" por um relê

Caramba... Vc quer colocar correntes em lagartas, para ter ainda mais tração.

PARA QUE diabos o relé? Aí para acionar o relé vc precisaria de um pulso X, que precisaria de um circuito e...

Não recomendo fazer VC essa modificação se não tiver alguma experiência (se bem que experiência só vem com prática, assim... vc acaba tendo que arriscar a dar o primeiro passo algum dia)...

Provavelmente a chave em questão é algo semelhante a uma chave DPDT, assim vc só faria uma substituição. Estudaria a forma de colocar um Jack mono ali (não usaria necessariamente um P10, mas é algo a ser estudado).

Claro que não é tão simples, teria que visualizar para entender como funciona, mas em suma é uma chave que joga o sinal para o circuito de drive, ou que joga direto para o power amp.

Falei bobagem?! Alguém me corrige então! Fui baseado em alguns mapas elétricos que vi.

strinbergshredder
    Veterano
    # out/13
    · votar

Ismah
    hehehe....

Bom, fiz técnico em eletrônica no ensino médio, e tanto entendi o que o técnico quis dizer com a explicação como quais seriam as modificações a se fazer nesse caso, mas EU mesmo não arriscaria mexer...

A propósito, já perguntei ao dono de um estúdio que é meu amigo sobre algum outro técnico de amps, pra ver o que ele diz sobre a situação..rs

No caso do Footswitch, seria justamente isso, uma chave DPDT, mas não sei se ela vai acompanhada de algum circuito...

Ismah
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Ismah
    · votar

fiz técnico em eletrônica no ensino médio

To na peleia para terminar meu ensino médio ainda (rodei só 3 vezes no 3º ano, por causa de cair na estrada), to só pelo ENEM.

já perguntei ao dono de um estúdio

Cuidado que esses caras geralmente querem ver a coisa funcionando, independente se denegri ou não o timbre.

EU mesmo não arriscaria mexer...

E o curso vc fez pra que diabos?! ashuaushuhasuhas
    Pow tem que meter a cara... Tem gente que sabe menos que vc (a começar por mim) que se arrisca bem mais...

Já o Bill_GBS, realmente não aconselho, antes de estudar e descobrir qual lado se segura o soldador.

No caso do Footswitch, seria justamente isso, uma chave DPDT, mas não sei se ela vai acompanhada de algum circuito...

Não só o Footswich, mas é assimtbm o botão que vc aperta... mas essa provavelmente é de 4 polos e não 6.

Circuito não vai*. SE for como falei seria como um pedal de drive, ligado no loop, a distorção do amp... Mas mais uma vez digo que tem que se ver isso primeiro.

*Salvo se for querer soldar numa placa, mas é dispensável. OU se usar o relé que vc mencionou, seu footswich vai precisar de fonte também.

EM RESUMO o "circuito" do amp seria assim:

Circuito de drive
    ↑ ↓
    Guitarra → Pre-amp → chave A/B ----→ Eq → Power-amp → Speaker

Circuito de drive
    ↑ ↓
    Guitarra → chave A/B ----→ Pre-amp → Eq → Power-amp → Speaker

Essa chave A/B pode ser qualquer chave de 4 ou mais polos.

NOTA: Não to com nenhum programa pra desenhar um mapa elétrico.
    ----------------
    Dá uma olhada nesse link que ensina à fazer um True By Pass

http://vintagemusicware.wordpress.com/2011/03/07/true-bypass-sera/

Bill_GBS
    Membro Novato
    # out/13
    · votar

HortaRates
    Desculpe a demora para responder, mas estava ocupado. Não é necessário uma entrada de pedal para os tais?
    strinbergshredder, eu não tinha visto sua outra resposta, obrigado.
    Ismah, obrigado pelas explicações, embora não tenha entendido muito.

Ismah
    Veterano
    # out/13
    · votar

O que a chave de acionamento do drive faz é mandar o sinal ou para um lado (circuito de drive*) ou outro (power amp)

*pode ser que o sinal passe primeiro pelo circuito de drive (que é um circuito elétrico que gera a distorção) e depois pelo pre amp (mais provável), ou primeiro pelo pre amp, e depois pelo circuito de drive.

Bill_GBS
    Membro Novato
    # out/13
    · votar

Entendo... Obrigado, acho que vou comprar um amp novo msm... Os hand made são muito caros? Dizem que tem melhor qualidade

strinbergshredder
    Veterano
    # out/13
    · votar

Bill_GBS
    eu não tinha visto sua outra resposta, obrigado.

=D

Entendo... Obrigado, acho que vou comprar um amp novo msm... Os hand made são muito caros? Dizem que tem melhor qualidade

Então cara, aí ja depende de alguns fatores, como potência desejada, se é head ou combo, se já vai vir com caixa junto, qual o falante da caixa, quantidade de canais, e vários outros fatores...

É mais proveitoso se você der uma pesquisada em alguns modelos que estejam mais proximos do tipo de som que vc quer, e a partir deles fazer algumas cotações e orçamentos com alguns handmakers, como o Pedrone, o Paulo da Acedo Amps, o Ronaldo da Alien Amps, o Max Fillies, e outros...

Ismah
    Veterano
    # out/13
    · votar

Bill_GBS

Ainda acho que um pedal compensaria mais.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Adaptação de footswitch em amplificador.