Fender Bassman 59 - Qual ampli tem um timbre semelhante ?

    Autor Mensagem
    F_Rizzo
    Membro Novato
    # out/13


    Pessoal, tudo bem?

    Vocês saberiam me informar qual ampli (inferior a 2500 reais, novo ou usado) tem um timbre mais próximo ao Fender Bassman 59??? *** Timbre limpo!

    Timbre limpo, cristalino, bem definido:
    http://www.youtube.com/watch?v=Y0r1kVXSX3Q

    Eu testei N amplis... o Epiphone Blues Custom Combo 30 achei muito semelhante!!! Com 2 falantes Eminence Lady Lucky de 12". Esse, usado, achei por 3800 reais.

    Testei também 2 amplis transistorizados que me surpreenderam muito! O Roland Cube XL80 por 1700 reais e o BlackStar ID60 por 2600 reais. Ambos simulam amplis, porém o Blackstar também simula válvula! Tudo de forma analógica.

    Já testei vários amplis que não achei nada próximo:
    - Fender Blues Jr.
    - Giannini Classic T
    - Epiphone Valve Senior

    - Marshall Valvestate VS102R (tenho esse)

    - Fender Frontman 212R
    - Fender Princeton 65
    - Fender Mustang II V1
    - Fender Mustang III V1
    - Fender Mustang III V2

    Obrigado!

    Soultunes
    Membro
    # out/13
    · votar


    Lindo o timbre né ?

    Os vídeos deste cara tirando uns sons do Hendrix com esse amp são de cair o queixo (pra não falar outra coisa heheh).

    Seguinte... me parece que você curtiu bastante o timbre limpo e tal, mas a Fender foi mudando os circuitos ao longo dos anos.

    Esse amp do vídeo é um tweed 59, são amps que se colocar acima do volume 4, já ficam super altos e com um crunch lindo.

    O primeiro Marshall foi baseado exatamente neste amp ai (o JTM45).

    Tem bassman lançado na serie silverface e na blackface também, estes possuem circuito para soar bemmm limpo.

    Na linha fender, a família reverb e tremolux/vibrolux tem amps com esse som clean lindo e cristalino que você citou no começo do teu post.

    Bom... abaixo de 2500 num fender valvulado é bemmmm difícil, só os de baixa potencia mesmo (blues jr, pro jr e afins).

    Você pode tentar algum handmaker, mas creio que amps deles acima de 40w você vá pagar acima deste valor também, mas nessa vibe Fender você encontra o Sr. Luis Uilana (Horse Power), o Serrano Amps, o MG Music e o Pedrone.

    Boa sorte na procura e se puder te sugerir, tenta ficar com um valvulado mesmo. A dinâmica é bem melhor na minha opinião.

    Bog
    Veterano
    # out/13
    · votar


    F_Rizzo

    Não tenho a resposta para a sua pergunta, mas gostaria de dizer que:

    1. O Cube também "simula válvula". Na verdade, todos os amplificadores com simulações, de uma forma ou de outra, simulam válvulas.

    2. Tanto o Cube quanto o Blackstar são digitais. Não que isso seja um problema - você mesmo não parece ter notado no som nada que "entregasse" este fato.

    Drinho
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    pedrone super clean

    os outros semelhantes sao importados e custam em alguns casos o dobro de um fender....

    mais barato que um pedrone sera um meteoro e sinceramente se for mais barato pq eu acho que nem isso é, e é um meteoro.....

    nem cogite outro amplificador para esta aplicação, vá de pedrone!

    nao va de valvestate para isso, eu tenho um e a distorção dele até engana, mas o limpo deste amplificador eu nao desejo nem para o meu pior inimigo......

    para isso que voce quer um amplificador baseado em fender com alta potencia e este pedrone super clean proporciona isso.....

    dimi1822
    Membro
    # out/13 · Editado por: dimi1822
    · votar


    F_Rizzo

    Tem o Pedrone super clean........ se eu não me engano, ele é baseado no fender twin....

    esse é para quem quer ter um puta timbre limpo e bonito alto..... para usar com pedais.


    segue : esses 2 videos que demosntram o timbre do Pedrone super clean










    neste, ele comenta sobre como é o ampli, como usa-lo etc



    boblau
    Veterano
    # out/13
    · votar


    F_Rizzo

    Eu tenho um Duovox 120g 1978 que é bem a praia dos Fender. O meu nunca foi mexido, só regulado e muito pouco tocado. Sou segundo dono dele desde 1984.

    Vc encontra, se procurar bastante, amplis destes, na faixa de preço que vc quer, e ainda tira uma onda vintage... Mas precisa testar em volume alto por pelo menos meia hora para ter certeza do timbre a das condições dos trafos e válvulas.

    Com este dinheiro vc pode encontrar algum fender Hot Rod. usado de alguém que precisa vender (grana na mão, sabe como é...).

    é isso, espero ter ajudado

    F_Rizzo
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Agradeço em geral a todos pela ajuda!!!

    Assim que adquirir algum dos amplificadores posto aqui meu parecer!

    Abraços!!!

    F_Rizzo
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Pessoal, acabei de comprar um Epiphone Valve Senior, usado, por R$ 1.700,00 a vista no Cash!

    "Parece" que estou gostando! rsrsrs

    Depois eu posto aqui minha opinião sobre ele, primeiro preciso pegar minha guitar no Luthier!

    Abraços!

    Digão00
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Digão00
    · votar


    EDITADO

    F_Rizzo
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    EDITADO???

    Victorblues
    Veterano
    # out/13
    · votar


    F_Rizzo
    boa compra meu amigo...mas e o timbre como é?

    Digão00
    Veterano
    # out/13
    · votar


    F_Rizzo

    EDITADO???

    Vi o seu post, quis ajudar no amp, mas depois que postei vi que ja tinha comprado um :/

    F_Rizzo
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Digão00

    Meu amigo, diga ae!! Rsrs
    Fiquei curioso!!!

    Tenho amigos querendo comprar ampli tambem, posso indicar a eles!!!

    Abrasss

    Digão00
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Digão00
    · votar


    Então, ia falar do outro modelo do Blues Junior. O que voce testou devia ser o tolex (o pretinho). O modelo Blues Junior NOS, com acabamento em tweed tem um falante Jensen C12-N que deixa o timbre bem mais clean e brilhante, quando comparado com o BJ preto. Sente nesses sons, o primeiro, ainda, o cara faz uma comparação entre os dois:





    Inicio do ano que vem compro o meu!

    WolfAudio
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Beleza?

    Tanto o Fender Blues Jr quanto o Giannini Classic T usam a mesma topologia pushp pull das EL84 (outros que usam essa mesma topologia: Vox AC15, Vox NightTrain15, Orange AD15, Orange Tiny Terror e o meu Volverine 15)

    Se não se importar com emulação tem o pedal da Boss que é o '56 Bassman que me pareceu chegar mais proximo ao amp original, mas fica parecido com algo em que microfonou o amp original da Fender e o som é tipico de um sampler.

    Todos estes amps baseados em válvulas europeias como as EL da vida não são ideais. O que é o mais correto é usar válvulas com nomeclatura americana como as 6V6, 6L6.

    Em breve eu vou lançar um modelo que usa as 6V6 justamente para aqueles que gostam do timbre do blues americano.

    Mas quanto ao AF, recomendo usar configuração de 4 x 10 de preferencia o da Jensen, mas também o Eminence lil' texas de 10 é uma boa pedida.

    abraços,

    Fernando M.

    F_Rizzo
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    WolfAudio

    Mas quanto ao AF,
    O que seria AF? rsrsrs

    Então, acabei comprando um Epiphone Valve Senior que usa 2 valvulas 6V6 e 1 falante Eminence Lady Lucky de 12". Consegui me aproximar muito do timbre que eu procurava com este ampli!

    Abraços!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    F_Rizzo
    AF imagino que ele queira dizer alto-falante... hehe.
    Parabéns pelo amp!

    F_Rizzo
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    BrotherCrow

    Muito obrigado man! hehehehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fender Bassman 59 - Qual ampli tem um timbre semelhante ?