Tube Rectifier vs Diodo? Qual melhor?

    Autor Mensagem
    Drive30
    Veterano
    # ago/13


    Então amigos, não vi nada muito especifico desse tema aqui, então resolvi lançar.

    Sou um grande felizardo proprietário de um Mark V. Como sabem ou se nao sabem vou explicar, ele possui a opção de escolher entre retificação a válvula ou a diodo na opcao 45W. Com exceção ao canal 3 (high gain) que é automaticamente em diodo.

    O ponto é , eu quase sempre toquei com ele , no modo retificação a valvula para os canais de menos ganho, esperando um som mais vintage e tal, entretanto, resolvi ultimamente tocar com a chave para diodo e me surpreendi com o som, principalmente em volumes mais altos.

    Com a retificação a valvula, em volumes mais altos, o som começa a perder um pouco de nitidez em comparação a diodo, fora os graves que sao menos definidos e mais sujos um pouco (lembrando até um pouco um fuzz) , nao estou falando que o drive é ruim, mas nesse modo a percepção do drive que tenho é essa, principalmente em volumes mais altos.

    Já com diodo, ele fica um crunch redondinho, nitido pra cacete, mais para overdrive mesmo, que é o que eu curto. Gostei mais nesse modo, mesmo para opções low-gain.

    A pergunta? essa percepção é valida mesmo? tem algo de errado? O que o pessoal dos valvulados aqui do FCC preferem?

    Finus_SuperBarulhento
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    A percepção é válida sim.

    Vou resumir aqui o que rola em outros tópicos e o que está acontecendo:

    O lance com retificação a válvula em volume alto - é exatamente quando mais se precisa de energia...então a válvula não consegue retificar o suficiente...e por isso é que dá uma "pipocada na missão" e não entrega a corrente suficiente. Há um termo técnico para isso mas não me lembro agora.

    Com diodos:
    O lance é que mesmo com volume alto o diodo é constante, e não tem queda de rendimento. Aí quando mais precisamos de energia, o cara entrega o que precisa e então as válvulas de saída podem render o que se espera.

    É basicamente isto, mas o que importa é se atende ao som que vc está fazendo.

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Drive30
    Finus_SuperBarulhento
    Boas! O termo técnico é SAG . É uma limitação da corrente que passa pela válvula retificadora em função de sua resistência interna. Assim sendo, vc vai ter uma natural compressão da potência fazendo com que o power sature sem dar mais potência. Muitos apreciam o efeito , principalmente os blueseiros. Quando vc coloca o diodo, fica como um Fender, bem clean no power.

    Finus_SuperBarulhento
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    carlos adolphs
    Exatamente, fechou com chave de ouro.

    Acho que está bem explicado e num jeito fácil de pescar a idéia.

    Drive30
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    carlos adolphs
    Finus_SuperBarulhento

    valeu pessoal, provavelmente usar no modo com valvula retificadora requer outra timbragem no ampli, ainda vou explorar melhor isso.

    Schenker
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    sem esquecer que o próprio feeling do ampli muda muito quando em RV. fica mais "loose ", na falta de palavra melhor.

    no meu stiletto eu gosto de usar a retificação a valvula no modo crunch quando quero adicionar ganho sem necessariamente aumentar o knob de ganho.

    nos limpos eu não gosto não. o som fica meio "bouncy". meio que oscilando. quando calha da nota grave ser tocada quando esta volta está no "alto" é uma beleza, redondinho, lindo. mas quando não, o grave p#$ida que só . . . muito louco.

    WolfAudio
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Bem... o efeito SAG típico de retificação valvulada é até desejável para alguns estilos em que em volume mais alto acaba "comprimindo" os picos do sinal de áudio, ou seja, dá uma achatada nos picos sendo comparável ao efeito de um compressor leve com um timbre saturado, porém tal saturação é precoce em relação ao que usa retificação a silício. a MesaBoogie usa por exemplo nos modelos Dual Rectifier duas válvulas retificadoras em paralelo para dar um gostinho do efeito SAG porém com menos perda de potencia uma vez que reduziu pela metade a resistência interna da válvula retificadora.

    Ramsay
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    WolfAudio
    Que coisa curiosa!! eu pensava que o Dual Rectfier só utilizava uma 5U4 e só o Triple usava duas, erro meu...

    Mas, de qualquer forma, em termos de peso, o melhor som é sempre obtido com a retificação com diodos solid-state e não com as válvulas retificadoras.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    Ramsay

    WolfAudio

    Schenker

    Drive30

    Finus_SuperBarulhento

    carlos adolphs


    Eu to prestes a vender um amp q montei recentemente, e logo vou montar um novo q farei a retificação valvulada, já to com algumas válvulas na mão...

    Mullard Gz34 com base de metal, 5u4gb Toshiba, RCA 6CA4, e uma holandesa q é EZ81, acho q é mullard tb, pela escrita meio apagada, é a mesma 6CA4, to em busca de outras se vcs tiverem alguma dica sobre algum outro modelo.

    Peguei umas fotos na net das válvulas.

    Mullard GZ34

    5U4GB igual a essa com bulbo grande

    RCA 6CA4

    EZ81 (acho que são iguais a essa pq consigo ver na minha dois tracinhos acho q é do Mullard)


    No JCM q montei notei q a saturação do power não é tanto como pensei q fosse, eu queria ter um controle maior ou pelo menos uma opção como tem no mesa, então decidi montar o novo jcm com retificação valvulada pra poder experimentar essa compressão, quem sabe coloco até um Trafo de saída do plexi.

    Até tinha pensado em colocar a RCA 6CA4 no JCM q montei e usar o mesmo trafo de força da lynx q tem nele, já q pra usar corretamente essas gz34 ou 5u4gb teria q ter um outro Trafo de saída com um secundário maior correto? mas como to com negógio praticamente fechado com esse amp, só falta resolver umas coisinhas, vai ficar pro próximo amp, mas será q essas EZ81, 6CA4 tem esse mesmo efeito?? será que não são mais "duras" que as cavalona das 5u4GB??

    abs a todos

    Finus_SuperBarulhento
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits

    Bacana a iniciativa....nos conte depois as impressões e tals.

    Schenker
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits


    deixa ver se entendi direito . . .vc vai usar vários tipos de válvulas retificadoras no mesmo projeto??

    dá certo???

    pq, até ondeu eu sei dos meus parcos conhecimento de eletrônica, o tipo de válVula retificadora depende das válvulas de power e potência do ampli, que vão influenciar a tensão dos filamentos nos trafos.

    por exemplo EZ81 / 6CA4 / GZ 34 / 5AR4 para amplis de menor potência

    e 5u4 para as de maior potência.

    Pra exemplificar, eu tenho 2 amplis que são retificados à valvula:

    - non master volume de 38 watts com 4 x el84 e 2 x 6v6 retificados por uma 5AR4

    - master volume de 100 watts 4 x EL34 retificado por um par de 5u4 (1 pra cada par de el34).

    to pensando certo ou to totalmente errado??

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Finus_SuperBarulhento

    Claro.. dificil vai ser conseguir tempo pra fazer, n'ao to com tempo nem pra tocar no amp q fiz recentemente.

    Schenker

    Claro muda toda fonte.

    Mas nos filamentos nao influencia nao, bom se trocar o trafo sim, porque ai o trafo teria q fornecer corrente suficiente pra alimentar 3 12ax7 mais as 2 el34.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Finus_SuperBarulhento

    Claro.. dificil vai ser conseguir tempo pra fazer, n'ao to com tempo nem pra tocar no amp q fiz recentemente.

    Schenker

    Claro muda toda fonte.

    Mas nos filamentos nao influencia nao, bom se trocar o trafo sim, porque ai o trafo teria q fornecer corrente suficiente pra alimentar 3 12ax7 mais as 2 el34.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Finus_SuperBarulhento

    Claro.. dificil vai ser conseguir tempo pra fazer, n'ao to com tempo nem pra tocar no amp q fiz recentemente.

    Schenker

    Claro muda toda fonte.

    Mas nos filamentos nao influencia nao, bom se trocar o trafo sim, porque ai o trafo teria q fornecer corrente suficiente pra alimentar 3 12ax7 mais as 2 el34.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Finus_SuperBarulhento

    Claro.. dificil vai ser conseguir tempo pra fazer, n'ao to com tempo nem pra tocar no amp q fiz recentemente.

    Schenker

    Claro muda toda fonte.

    Mas nos filamentos nao influencia nao, bom se trocar o trafo sim, porque ai o trafo teria q fornecer corrente suficiente pra alimentar 3 12ax7 mais as 2 el34.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tube Rectifier vs Diodo? Qual melhor?