Conversão: amp de guitarra > amp de baixo

    Autor Mensagem
    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/13


    Olá, caros.

    No momento estou tocando baixo em uma banda e não tenho grana para comprar o amp de baixo que eu quero. Tenho um Marshall Valvestate de 65 watts e não quero me desfazer dele, porque também toco guitarra e gosto de seu som.

    Será que tem como eu trocar o falante dele num que segure os graves do baixo sem prejudicar o amplificador? Não quero usar o falante original porque já li aqui que ele não é feito para suportar frequências muito baixas e eu afino o baixo em si, pra piorar.

    No futuro, pretendo comprar o amp de baixo do meu gosto e devolver o falante original do Marshall. Mas até lá queria usar ele como amp de baixo (testei com o falante original, em volume baixo, com overdrive, e ficou "no jeito")

    Detalhe. O falante original é de 70W a 8 Ohms. Tem como colocar um falante de 4 ou de 2 Ohms para "subir" a potência do som?

    O que acham?

    alfacorrea
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Concordo que existem opiniões e possibilidades divergentes, mas diante de conhecimentos de principiantes, vamos lá:

    JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS, JAMAIS mude a impedância do alto-falante sem ter algum conhecimento de eletrônica.

    Nunca mude a impedância para valores menores do que o recomendado!!!
    Nunca mude a impedância para valores menores do que o recomendado!!!
    Nunca mude a impedância para valores menores do que o recomendado!!!

    Se o seu amplificador trabalha com 8Ohms vc somente poderia ligar impedâncias "maiores", o que seria um falante de 16Ohms e resultaria na metade da potência saindo pelo falante.

    Mas o contrário não é verdadeiro, se vc tiver um amplificador que trabalha a 8Ohms e vc ligar um falante de 4Ohms, vc vai queimar o amplificador. Teoricamente vc dobra a potência, mas o circuito do amplificador não vai resistir e vai queimar. Nem tente, pelo amor de Jimmy Hendrix !!!

    Minha opinião, já que vc quer fazer a "cagada" mesmo e quer que esta "cagada" seja a menos impactante possível:

    Os falantes de amplificadores de guitarra, normalmente são da classe "woofers" que objetivam uma reprodução de uma ampla faixa de frequência, que deve ir de 20Hz a 20.000Hz. Ocorre que estes falantes normalmente não têm a borda de espuma e a reprodução de graves fica um pouco prejudicada. Se vc largar um MIZÃO forte vai rasgar o falante.

    Para reprodução daqueles gravões poderosos, quem aguenta esta faixa de frequência reclamando menos são os sub-woofers, que têm a borda emborrachada e são mais "liberados" para deslocamentos de bobina mais longos (baixas frequências)

    Compre um falante do tipo "sub-woofer" de aproximadamente 250 Watts RMS e com os mesmos 8Ohms de impedância.

    Dar certo é questão de sorte, mas dar errado, acho que não vai.

    juanlmendes
    Membro
    # ago/13
    · votar


    entamoeba
    cara, eu faço essa gambiarra de tocar baixo em amp de guitarra
    vai faltar grave e a equalização não fica tão atuante no som do baixo e nem pense e um usar a distorção

    ps:antes que chegue um mane me chamando de burro por fazer isso , estou pouco ligando se meu amp estragar pois arrumo ele de volta

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    alfacorrea

    Obrigado pela opinião. Jamais mudaria a impedância antes de pesquisar e acho que os fóruns ajudam bastante nesse aspecto. Enfim, acho que os 65W do meu amp devem segurar a onda nos ensaios, já que o batera não tem a pegada muito forte.

    Tomando as precauções citadas, você ainda considera uma "cagada"? Mudar o falante para um Subwoofer de 8Ohms não basta? Ainda estarei prejudicando o meu equipamento?

    juanlmendes
    O uso da distorção é importante para o timbre que eu quero chegar. Aliás, elá dá até uma comprimida no som, o que é bom, já que não conto com pedais de efeitos para esse fim.

    Já essa coisa de "arrumar de volta" não é comigo. As peças de reposição raramente tem a qualidade das originais e o amp sempre volta pior do conserto. Se você tiver um amp tosco, vá lá. O meu não é dos melhores, mas é importado da Inglaterra e tal. É "bem-feitinho".

    juanlmendes
    Membro
    # ago/13
    · votar


    entamoeba
    se quiser testar(e por sua conta e risco) ligue o baixo no seu amp num volume bem baixo ,mas cuidado com o volume mesmo,se ver que o falante ta sofrendo pare o teste na hora na hora

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/13 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Então, juanlmendes. Como eu disse lá em cima, testei com o falante original, em volume baixo, com overdrive, e ficou "no jeito"

    Eu toco notas de baixa frequência por causa da afinação, mas eu tiro muito do grave na equalização para não embolar, devido a falta de condições acústicas do espaço que ensaio. Até pensei em usar a caixa de guitarra mesmo, mas um si de baixo tem o quê? Uns 30 hz?! Por isso achei pouco prudente abrir o volume.

    Nem estou muito preocupado com a "qualidade" do som. Me interessa experimentar. Só que o que me preocupa são os riscos que tal mudança traz ao equipamento.

    juanlmendes
    Membro
    # ago/13 · Editado por: juanlmendes
    · votar


    entamoeba
    se vc não quer modificar nada do amp, use uma caixa externa com um falante para baixo
    mas e muito dificel de dar problema no amp pq ligou o baixo

    strinbergshredder
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    entamoeba
    Cara, um amp combo pra guitarra foi feito para guitarra. O falante, as dimensões da caixa, tudo projetado pra gama de frequências inerentes à guitarra.

    Se vc realmente gostou do som do seu Marshall pra aplicar no baixo (e realmente, os Valvestate VS65 e VS100 são maravilhosos!), e não é só vc, por exemplo, esse senhor aqui também!

    Aconselho então o que o juanlmendes recomendou, se vc não quer modificar nada do amp, use uma caixa externa com um falante para baixo!

    alfacorrea
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    ENTAMOEBA,

    tá bom... "cagada" não vai ser...

    "cagadinha" talvez...

    o pior de tudo é que vc pode dar a sorte de comprar um sub-woofer que seja "free-air" e que acabe trabalhando bem com uma caixa aberta na parte de trás e tudo pode acabar dando certo. Na sorte, vc pode acabar até chegando a um "bom" amplificador de baixo.

    JJJ
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Bom, já falaram, mas eu vou enfatizar:

    NUNCA USE FALANTE COM IMPEDÂNCIA MENOR DO QUE O ORIGINAL.

    Ok, dito isso... Recentemente eu precisei de algo parecido. Como estou tocando baixo numa banda, mas sou guitarrista, só tinha um amplizinho de baixo para estudo, pequeno, para casa. Aí precisei de um maior para tocar com a banda num showzinho numa festa (que ainda vai rolar). Como não queria comprar mais um ampli, resolvi usar o que tenho, mas com um gabinete maior, pra, pelo menos, dar uma "abertura" no som e poder jogar mais volume.

    Daí, ao invés do falante de 8 polegadas original, comprei um de 12 com 200 watts, na mesma impedância e com o entorno do cone mais rígido, como é o normal para instrumento. Coloquei numa caixa automotiva, dei uma guaribada na coisa toda, com grade, alças, pezinhos e tal. Acho que ficou bacana, mas o teste pra valer vai ser só quando ocorrer o show. Seria este sábado, mas furou. Deve ser no próximo.

    Quando (se) eu tiver certeza que a coisa funciona, eu crio um tópico aqui explicando tudo direitinho! Se funcionar, vai ser muito interessante, porque o custo é mínimo, perto de um gabinete pronto. Mas só vou recomendar, depois de ter certeza.

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    strinbergshredder

    Quando vocês falam em "caixa externa", estão falando de uma caixa ativa? Isso é muito caro. Ligar o line out do meu amp para usá-lo como um pré não me interessa.

    Se estiverem falando de uma caixa passiva, é mais fácil substituir o falante, não? O original do meu Marshall é de 12", tamanho típico de Subwoofers. Claro, os amps de guitarra são abertos, mas se ficar ruim eu parafuso uma chapa de MDF atrás e 'cabou.


    alfacorrea

    Estou apostando nisso. Obrigado pela ajuda! Foi muito importante!


    JJJ

    Quantos watts tem esse amp de estudo? Não vai ficar muito fraco não? Aguardo seu tópico sobre os resultados.

    A cada minuto tenho me animado mais com a possibilidade e já estou convencido que o caminho é este mesmo. Enquanto não faço, continuo aberto para mais opiniões.

    JJJ
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    entamoeba
    20w e o falante original era até 80w, se não me engano. É um Meteoro Demolidor FWB20. Em casa, ele conseguiu empurrar o falante de 12". Mas preciso testá-lo em condições "reais".

    alfacorrea
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    entamoeba,

    Como falei acima, para caixas "abertas" existem alguns sub-woofers que são do tipo "free-air", ou seja, trabalham bem com caixas de litragens maiores, ou até mesmo no tampão da mala do carro.

    Mais vc vai acabar arriscando mesmo, porque um sub-woofer, para se extrair o máximo de sua capacidade e o timbre ficar "redondinho" é necessário que a caixa que abriga este falante seja projetada especificamente para ele.

    É um tanto quanto difícil, ou até mesmo impossível, acertar na compra de uma falante onde a caixa já está pré-definida. Normalmente a pessoa compra primeiro o falante e depois monta a caixa com base nas especificações do falante.

    De qualquer forma, acho que vc deve direcionar suas escolhas para "errar menos".

    1) Não compre um falante muito caro, pois se der errado, a perda financeira é pequena. Acredito que até uns R$100,00 ou R$150,00 vc deve encontrar coisa razoável por aí.

    2) Procure um falante com a borda bem reforçada ou até mesmo espumada. Considerando que vc vai ter que compensar o projeto da Marshall, acredito que vc vai acabar reduzindo naturalmente os agudos e médios e vai largar o dedo nos graves. Vc precisa de um falante que aguente a porrada. Lembre-se que 65Watts na faixa de frequência de médios e agudos (guitarra) é uma coisa, estes mesmos 65Watts tocando nas faixas de 100Hz até 200Hz podem danificar um falante mais humilde.

    3) Para compensar as perdas de timbre, vc já deu um bom caminho das pedras.

    a) Vc pode fechar a sua caixa atrás e fazer o que se chama de caixa selada, ou caixa vedada. Nestas hipóteses, sugiro grampear um acolchoamento por dentro da caixa para criar uma "litragem infinita". Não sei pra que serve, mas serve!

    b) Vc pode fechar a caixa (caixa-selada) mas deixar um pequeno buraco de uns 5cm de diâmetro, tipo como são as caixas de som dos micro systems de hoje em dia. Esta seria a "caixa dutada" caseira. Este duto reforça uma determinada faixa de frequências dependendo do diâmetro do duto e da comprimento do duto. Como o seu vai ser somente um buraco (pode fazer com uma serra-copo), vai na sorte.

    c) Vc pode fazer a caixa aberta mesmo.

    No mais, é colocar a mão na massa e te desejo muito boa sorte...

    juanlmendes
    Membro
    # ago/13
    · votar


    entamoeba
    estamos falando de caixa passiva, pode parecer que mais facil so trocar o falante, mas vai faltar grave por causa da construção da caixa, eu recomendo caixa externa que vc não modifica nada no amp e vai continuar usando ele pra guitarra traquilamente

    entamoeba
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Muito obrigado a todos pelas respostas! Mas a cada passo surgem novas dúvidas.

    Vejo que as especificações dos falantes, mesmo aqueles que foram feitos para o baixo, não batem com a tessitura do instrumento.

    Raro achar algum falante que abranja em sua faixa de resposta a frequência de um Si (30,87Hz).

    Por exemplo, um Selenium 12PW7 tem sua resp. frequência entre 40 a 4.500Hz

    O que isso implica?

    JJJ
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    entamoeba
    Acho que esse selenium é automotivo. Eu tinha visto o 12PW5, semelhante a esse, mas mas barato, um pouco mais modesto.

    Como não achei na minha cidade, acabei comprando um no ML, mas outra marca (com menos "grife" que a Selenium), mas razoavelmente semelhante a estes.

    Antes de fazer o gabinete eu dei uma estudada no assunto, perguntei ao Bertola, etc. O negócio é o seguinte: pra fazer caixa direito, há uma ciência por trás. Cálculo de dimensões, litragem, tamanho e comprimento do duto (se tiver), vários parâmetros do falante, tipo e tamanho da madeira, material e quantidade de forro, etc e tal.

    Logo vi que, se eu quisesse fazer uma coisa realmente "top" ia sair caro e eu teria que fazer um doutorado em cálculo de gabinetes em Harvard. Daí resolvi ir pelo caminho mais fácil e muito menos trabalhoso: peguei uma caixa automotiva pronta (tipo desses caras que gostam de botar o sub-grave do carro pra simular terremoto) e botei um falante de 12" mais potente (10 x o valor da potência do ampli) e com borda rígida, mantendo a impedância do original.

    Tá falando! E muito mais grave que o original de 8". O único problema que eu prevejo, no meu caso, é esse lance de privilegiar (ou esconder) algumas frequências. Se isso ocorrer, talvez eu consiga melhorar, dando uma furada no fundo da caixa, pra servir de duto. O problema é que isso não pode ser no chute, senão pode até piorar a situação. E eu não sei como calcular tamanho, posição e comprimento desse duto...

    Seria melhor comprar um gabinete de marca 1x12 prontinho? CLARO! Porém, o custo seria MUITO maior! No meu caso, não valeria a pena.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conversão: amp de guitarra > amp de baixo