Ampli de um so canal, como mudar do clean para o dirty ?

    Autor Mensagem
    Tulio1578
    Membro
    # ago/13


    Então galera, estou querendo entrar no magico mundo dos valvulados e depois de muito pesquisar fiquei realmente interessado no Orange Dark terror, mas ai vem a duvida: se ele só tem um canal como que eu toco alguma coisa parecida com Welcome home sanitarium? Eu posso usar algum pedal pra isso ou só seria possível se eu parasse de tocar, regulasse de novo? Por ultimo se alguém tiver mais alguma coisa pra acrescentar sobre esse ampli vai ser bem vindo, vlw!!

    brunowebguitar
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: brunowebguitar
    · votar


    ...

    HortaRates
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Tulio1578

    É mais ou menos isso que você falou, ou você pára e regula ou usa um pedal, que pode ser um pedal de boost mesmo.

    brunowebguitar
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: brunowebguitar
    · votar


    ...

    HortaRates
    Membro
    # ago/13
    · votar


    brunowebguitar

    Eu não falei besteira. você falou um jeito e eu falei outro, os dois dão certo. O cara pode deixar o ganho do pré no 1 e usar um pedal de boost limpo pra saturar o pré e conseguir o high gain que esse amp proporciona. Tube Screamer não é a única a opção do mundo pra aumentar ganho de amp.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    HortaRates
    Concordo com o Bruno. Se for pra deixar no mínimo e usar pedal, melhor nem usar valvulado. O teu jeito pode até funcionar, mas está longe de ser o ideal.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    HortaRates
    Outra coisa: se ele usar um boost limpo com o ganho do pré baixo, provavelmente vai ter um aumento de volume, e não de drive. Boost limpo serve pra dar drive só quando o amp já está saturado.

    Drinho
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Tulio1578

    tá.... o pessoal já te ajudou mas vamos tentar complementar....
    antes de entrar no mundo mágico de qualquer coisa que você não conheça é interessante que você conheça suas necessidades por completo e saiba buscar seus resultados da forma mais eficiente possível.....

    amplificadores de um canal atendem algumas pessoas, outras não....

    amplificadores valvulados limpam diminuindo o volume da guitarra....

    mas como é esse limpo que você quer?

    o consagrado marshall jcm 800 limpa abaixando o volume, mas a resposta desse limpo desagrada muitas pessoas também.....

    você, até pela sua pergunta aparenta vir do costume atual de trabalhar com TUDO CHAVEADO.....

    então a resposta desta pergunta é a que os amigos deram, se faltar distorção enfia um pedal (eu não acredito que seja necessário porque a sensação de frequências que esses amplificadores saturados dão é muito cheia com muita presença de modo que muitas vezes você acaba nem sentindo necessidade de obter mais saturação via pedal) e o som limpo você obtém abaixando o volume da guitarra, é a mesma coisa que abaixar o pre amp do amplificador, porém sem ir até ele....

    mas pelo que você está falando que está precisando eu sugiro trabalhar com um amplificador de pelo menos dois canais, acredito que seus resultados serão mais efetivos e sua forma de trabalhar vai ser mais controlável.....

    NÃO ESTOU FALANDO QUE SÃO MELHORES, AMPLIFICADORES DE UM CANAL SÃO MARAVILHOSOS.... mas eles necessitam que você trabalhe com "malandragem" e abra mão de sons muito específicos na mesma situação....

    se você for desencanadão de frescurinhas, ai parte pro um canal e abaixa o volume mesmo, eu acho bem legal mexer assim....

    e outra coisa, pra você ter resposta de som limpo legal abaixando o volume da guitarra o amplificador tem que tá fritando, se ele tiver sendo usado de forma contida nem o limpo nem a distorção vão soar de forma grandiosa e pra isso acontecer o amplificador tem que estar alto

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Tulio1578
    Tudo isso que o Drinho falou tá certo... e vc tem que levar em conta que 15 watts valvulado pra saturar é bastante volume! Não sei em que altura esse amp cruncha, mas é bem provável que não seja legal pra usar em casa.

    brunowebguitar
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: brunowebguitar
    · votar


    ...

    Tulio1578
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Obrigado pessoal, vcs ajudaram muito :) obrigado msm

    Led Zé
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Led Zé
    · votar


    brunowebguitar
    Bom, no dia que você puder parar uma música no meio pra mudar a configuração do amp, ai pode ser válido o que você disse, em qualquer outra ocasião, você falou besteira sim!!
    Da pra colocar o boost antes sim, mas é perda de tempo e dinheiro! Você pode simplesmente abaixar o volume da sua guitarra e ter o som limpo, e subir o volume da guitarra e ter todo o drive do seu amp!


    Falou besteira não, velho. Ele tá certo. Um boost na frente pode funcionar como um segundo ou terceiro canal. Você pode deixar o amp com um overdrive, limpar no pot para os cleans e usar um boost para uma distorção, quando todos os controles de volume da guita estiverem abertos e você quiser mais drive. E não tem esse esse negócio de não usar drive vai estar desperdiçando o amp. Isso é mentalidade de brasileiro que não tem oportunidade de estar sempre com um valvulado e acha que qualquer coisa que usar além do drive do amp é desperdício. Te pergunto: que drive você vai tirar de um Fender Twin? Nenhum. Então quer dizer que se eu meter um pedal na frente de um Twin eu vou estar desperdiçando o amp? Claro que não. Um pedal num bom amp valvulado vai soar infinitamente melhor do que num SS boqueta. Mesmo que fosse um amp com um drive legal. Dificilmente você vai tirar todos os timbres num Plexi. Se quiser que saia um Master of Puppets ou vai ter que meter um pedal nervoso ou boostar o amp para dar mais ganho. Ou talvez o amp , como a maioria dos Fenders, não tenha um drive que agrada ( NMHO) mas um clean lindo que também serve de base para bons pedais.

    HortaRates
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Tulio1578

    Eu não sei se você conhece o Dark Terror, mas você pode ver uns vídeos no youtube. Ele é bem High Gain, e com o ganho no meio dá pra você tirar um thrash tranquilo. O problema é que ele não tem controle de master volume, então pra usar no quarto, o volume no meio pode ficar bem alto.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Led Zé
    Concordo em parte com vc, cara. Realmente, com um Fender Twin ou um Deluxe Reverb você não está atrás do drive do amp. Mas pela minha experiência todos os valvulados soam melhor em volume alto. Mesmo que vc esteja tocando limpo, sem drive, tem uma grande diferença entre o limpo "quente" que vc consegue com um volume legal e o limpo bem menos articulado que vc consegue em volumes baixos. E no caso específico desse Orange, ele é relativamente high gain e deve ter pouco headroom.

    Por isso disse que o que é desperdício é usar valvulado com volume baixo, e não usar valvulado sem o drive. São coisas diferentes. E o que eu disse vale: boost limpo num amp valvulado com o volume baixo não vai dar um drive legal; vai dar uma baita diferença de volume antes de o drive começar a chutar de verdade. Em vez de boost limpo, melhor usar um overdrive ou distorção logo de uma vez. E mesmo que estejamos falando de pedais de distorção/boost/overdrive ligados em amps limpos, o volume faz uma diferença monstruosa. O maior exemplo que me passa pela cabeça é a maneira como o Gilmour usa Big Muff nos amps Hiwatt. O som do amp é limpo, mas se ele usasse o amp num volume baixo o Big Muff soaria muito diferente.

    Drinho
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Concordo em parte com vc, cara. Realmente, com um Fender Twin ou um Deluxe Reverb você não está atrás do drive do amp.

    hummmmmmmmm ......

    isso é uma discussão interessante também..... assim como quem compra uma jcm pelo senso comum nao está atrás do limpo....

    mas ainda sim é muito relativo!

    o fender twin ok! é dificil rachar ele mesmo que fica muito alto, não é a proposta, eu toquei uma vez só neste amplificador, e ele é a coisa mais linda do mundo e realmente EU, não consegui obter drive mas já ouvi historias de cabras machos que saturaram essa porra kkkkk se são veridicas eu ja nao sei....

    agora o deluxe .... não procede... é um amplificador pra sujar sim, 22 watts de som característico... o kotzen no brasil, como ele não pôde usar os fenders vibrofrescura que ele gosta usou um fender grande pro limpo (nao lembro se era o super reverb ou o twin reverb) e um deluxe reverb pro sujo, quer dizer rodou o amplificador realmente no talo... e é tranquilão... claro é aquele drive bem, digamos arcaico mas é a cara do amp, e acredito que ele ainda enfiou o pedal e continua som de fender sujo.....

    claro que existem as melhores opções de som pelo senso comum pra obter derivados tipos de som e eu tambem concordo com elas... mas no fundo tudo pode e no meio do barulho soa legal até o "som limpo" de um jcm kkkkkkkk

    os fenders 60's que basicamente são o deluxe reverb, super reverb e twin reverb são basicamente a mesma coisa o que muda é a hora que cada um vai sujar.... uns antes outro depois...

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Drinho
    Pois é, citei o Deluxe não pela potência, mas porque ele sempre é visto como uma ótima plataforma pra pedais. A maioria da galera gosta de rodar ele limpo; tanto que a maioria dos demos de pedal do ProGuitarShop são feitos em um Deluxe Reverb Reissue (DRRI para os íntimos).

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Tulio1578
    eu ia te responder mas o Drinho ja falou tudo.
    Cara, pelo que vc ta querendo, compre um de 20 a 30w de 2 canais.
    15w é bastante sim e é suficiente na maioria dos casos, mas com um canal só, depois que satura mermão, é dificil conseguir um clean desse que vc ta querendo, tem que usar muito na maciota, e se vc precisa de muita flexibilidade, aí vc vai se lascar. Não é um amp pra se usar com uma banda de bailes
    O que é necessário entender é que amps valvulados tem sons bem característicos e diferentes uns dos outros. É mais dificil vc moldar esse som com um pedal, como nos solid state.

    Nefelibata
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Drinho

    Concordo. O drive que se tira saturando um deluxe reverb é único. Tem uma penca de guitarristas fazendo isto. Me lembro agora do Tab Benoit e sua tele fuderosa e do SRV.

    O pessoal é q tem q entender as possibilidades do amp e utilizá-las, pq acreditam q fender é sinônimo de clean... e não é bem assim. O contrário tb é verdadeiro... JCM + strato solta um clean tesão se o sujeito quiser... tudo vai da proposta. Acredito q concorde comigo nisto.

    BrotherCrow

    Sim, boa plataforma para limpos tal qual o primo pobre Hot Rod Deluxe 3. Mas te digo, pois tenho um, o headroom do HRD3 é questionável no clean pq a partir do vol 5 ele já dá um drive com single coils... e vai até o 12. Qdo uso humbuckers então a partir do vol 4 já tem um tanto bão de drive, daí pra frente soh aumenta até virar um quase fuzz.

    Então, amigo Tulio1578, veja q as vzs pode não ser tão simples assim. O kra pode pegar um fender pra som sujo e um marshall pra limpo. Vai da intenção do caboclo em relação ao timbre.

    abraço

    Drinho
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    JCM + strato solta um clean tesão se o sujeito quiser... tudo vai da proposta. Acredito q concorde comigo nisto.

    claro que concordo e eu acho o som disso de foder, mas não vamos chamar isso de clean, vamos chamar de clean meio from hell né kkkkkk... eu já testei stratos em fenders classicos e em marshalls

    tá o fender é lindo, gordo, cheio grave, brilhante, eu teria muito fácil, acho muito legal....

    mas mesmo pros sons mais calmos eu ainda acho o marshall mais legal pelo fato dele apitar nas orelhas mesmo, é o qe falei em outro tópico sobreo show do richie kotzen uma vez eu vi ele de plexi e outra de fender, cara ele com o plexi e aquele teleca vá pro inferno....

    o fender é muito bonitinho e o marshall é o demônio e eu amo este amplificador desde que aprendi a fazer pela primeira vez o acorde de G... acredito que fender e marshall são amplificadores que ou o sujeito ama ou odeia nada tem mais personalidade do que esses caras

    Drinho
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Então, amigo Tulio1578, veja q as vzs pode não ser tão simples assim. O kra pode pegar um fender pra som sujo e um marshall pra limpo. Vai da intenção do caboclo em relação ao timbre.


    isso é uma velha vontade minha, infelizmente o bolso nao ajuda

    Nefelibata
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Drinho

    No set dos meus sonhos tem um deluxe reverb fritando pro drive e um jcm bitelão pro clean...

    edalko
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    A melhor maneira de usar esse tipo de amp é deixar o som dele levemente crunchado.
    Se quiser limpo, abaixa um pouco o volume na guita que ele limpa bem.
    Se quiser um crunch, aumenta o volume na guita.
    Se quiser distorção from hell, adicione um pedal de boost (overdrive, distorção ou boost clean).

    Não recomendo usar ele no clean, pois como o Dar Terror é mais porrada, ter um clean (limpo mesmo!) só com volumes muito baixos.

    ALF is back
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: ALF is back
    · votar


    Tulio1578
    amp valvulado de 1 canal
    Um amp de guitarra tem 2 estágios de amplificação: o pré amp e o Power (potencia) e cada um deles possuem válvulas (no nosso caso, que estamos falando de valvulados)
    num sistema tradicional de amplificação, o knob de gain será o volume do pré...a medida q vc aumenta ele, vai saturar o sinal, sujando, distorcendo..ao fazer isso, o volume final não aumenta significativamente, pois há um outro botao de volume, q é o master (volume master, do power)...ou seja, vc aumenta o volume do sinal no pre e satura a válvula, mas segura o volume final com o master...se vc aumentar o master gradativamente, tbm vai satura-lo, mas isso vai aumentar mto o volume...vai ficar alto...vai ficar alto pra caralho! Como estamos falando de amp valvulado, ao aumentar o master no talo, vc vai obter saturação da sua válvula também (um sistema transistorizado tbm satura, mas a saturação de Power transistorizado costuma ser bem feia, chamada de clipp)
    Por isso valvulados tem essa fama de não soarem bem em baixos volumes...a válvula de Power é sedenta por volume e passa a trabalhar bem apenas quando tem um bom nível de sinal...Essas são as possibilidades q vc tem pra saturar um amp de 1 canal...se vc usa um pedal de Drive plugando a saída dele no input do valvulado, vc meio q "ganha" um canal...nao é bem isso, mas considere q seja...vc passa a ter controle do Drive a seus pés...o pedal vai saturar o sinal dentro dele e já entrar saturado no pré, q vai saturar um pouco mais, sendo empurrado pelo pedal...perceba então q o uso de um pedal com componentes sólidos NAO desperdiça o amp, pelo contrario, ele interage com as válvulas...nao é atoa q o TS chama tube screammer...é isso mesmo q ele faz, a válvula grita...
    Se vc entendeu q qualquer distorção de válvulas, seja de pré ou de Power, consiste na saturação do sinal com excesso de volume, então entende q se vc configurar o valvulado numa distorção mais suja e trabalhar com o knob de volume de sua guitarra, tera condições de controlar a distorção sem precisar parar de tocar pra ir até o amp girar botõezinhos...vc não perde tanto volume diminuindo o por da guitarra pq esse Drive todo no preamp comprimi o sinal, ai o Power amplifica e acaba que a diferença de volume não tende a ser grande

    Drinho
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Tulio1578

    agora, se você for muito playboy eu posso compartilhar com você um setup que eu sonhei no final de semana, sai no sabado pra tocar com o pessoal, depois fui no boteco e voltei chapado pra casa e quando dormi sonhei com isso aqui....

    Stratocaster Maléfica com um deathbucker na ponte e srv like no meio e no braço, cabos george l's, wah vox 846, hughes and kettner tube man indo para um plexi 59 com uma caixa cinza com os greenbacks


    FODÃO OU NÃO?
    DIZ PRA MIM!

    os bons timbres das boas escolas junto á um equipamento enxuto, eficiente e caro pra cacete.

    rock n roll all night long \m/

    kkkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ampli de um so canal, como mudar do clean para o dirty ?