Pedais de modulação depois do power amp com atenuador

Autor Mensagem
z1919
Veterano
# ago/13 · Editado por: z1919


Já usei a busca e não encontrei nenhum resultado...

Tenho um amp valvulado e gosto do som desses amps com o volume no máximo, estou pensando em futuramente pegar um mais potente, porém para tirar saturaçao do power para ensaios em lugar fechado ou até mesmo em casa eu precisaria de um atenuador.
Estava pensando nesse na versao 50w:

https://taweber.powweb.com/weber/minimass.htm

uma vez que usando a saturação do power NO TALO mesmo pra gerar a " distorção " de power gostaria tambem de usar as modulaçoes depois do estágio de potencia.

Dúvidas:
1° - Eu poderia ligar as modulações entre o atenuador e o falante?

2º - Se eu ligar um boost limpo no loop de efeitos eu estaria obtendo MAIS saturação do power?



Obrigado.

boblau
Veterano
# ago/13
· votar


z1919

Eu comprei um desses e de acordo o fabricante, tem algumas dicas:

1- Compre um atenuador com pelo menos o dobro da potência do seu ampli, se a intenção for tocar com o ampli no talo para criar distorções mais hi gain saturando válvulas. Eu comprei esta versão de 50W para o meu Egnater Rebel 30.

2- Eles têm relatos de pessoas que usaram o atenuador nestas configurações e válvulas de amplis novos duraram apenas alguns dias.

3- Eles tb têm relatos de pessoas que compraram atenuadores e usaram o ampli notalo e não só as válvulas acabaram em poucos dias, mas também os transformadores.

Se vc ler o manual de um valvulado (pelo menos nos que eu li) , lá indica claramente que os amplis não devem ser usados com os controles no talo, somente em algumas ocasiões. O paralelo seria vc comprar um carro e somente andar com ele em velocidade máxima 100% do tempo. Vai andar, mas o desgaste é muito maior.

Portanto cuidado. O atenuador pode sim aumentar o seu prazer em ouvir o som de válvulas de power saturando, mas vc estará desgastando suas válvulas e transformadores muito mais rápido.

Quanto às suas dúvidas:

1- Não. Não ligue nenhum efeito entre o ampli/atenuador/falante, vai danificar os efeitos.

2- Pode sim. É muito usado. Só que vai desgastar ainda mais as válvulas do power....

espero ter ajudado

Ramsay
Veterano
# ago/13
· votar


z1919

1- Se vc fizer isso vai queimar as modulações e possivelmente o amp.
2- Pode, mas tudo o que vai obter é um aumento no volume do amp.

z1919
Veterano
# ago/13 · Editado por: z1919
· votar


boblau

Eles tb têm relatos de pessoas que compraram atenuadores e usaram o ampli notalo e não só as válvulas acabaram em poucos dias, mas também os transformadores.

Talves isso tenha ocorrido pelo fato de usarem tudo no talo sempre, ou seja se estivessem mesmo sem o atenuador e "castigassem" o amp da mesma maneira o mesmo poderia ter acontecido?

Pode sim. É muito usado. Só que vai desgastar ainda mais as válvulas do power....

Quanto a isso eu jah imaginava, estava preocupado em saber se causaria algum outro tipo de dano, pois nao me importo em trocar as valvulas com mais frequencia, gosto de ver elas trabalhando.

Obrigado.

z1919
Veterano
# ago/13
· votar


Ramsay

[u]Se vc fizer isso vai queimar as modulações e possivelmente o amp.


Alguma alternativa para ligar as modulações depois do power amp usando o atenuador? dummy load antes do atenuador? ( nao tenho a menor ideia de com isso iria funcionar)

Pode, mas tudo o que vai obter é um aumento no volume do amp.

Porque eu não estaria obtendo saturação das valvulas de power dessa maneira?
EU achava que se ela já estivesse saturando se eu mandar mais sinal ( nao sei o termo correto) para elas elas iriam saturar ainda mais porque nao conseguem mais amplificar o som.

Obrigado.

Led Zé
Veterano
# ago/13
· votar


z1919
Porque eu não estaria obtendo saturação das valvulas de power dessa maneira?
EU achava que se ela já estivesse saturando se eu mandar mais sinal ( nao sei o termo correto) para elas elas iriam saturar ainda mais porque nao conseguem mais amplificar o som

É isso mesmo. Tá certo.

z1919
Veterano
# ago/13
· votar


Led Zé

Então, sendo que eu estava pensando de maneira correta, dessa forma ( ligando boost limpo no loop ) eu conseguiria saturação desejada das valvulas do power sem abrir tanto o volume?
Isso danificaria menos as valvulas do que usar sempre no volume 10 ou daria tudo na mesma a respeito da conservação das valvulas?

brunowebguitar
Veterano
# ago/13
· votar


z1919
Da na mesma, pois as valvulas vão saturar do mesmo jeito. O que estraga elas é a saturação constante, visto que elas não foram feitas pra isso. Elas saturam pois passaram do ponto de trabalho para o qual foram projetadas.

z1919
Veterano
# ago/13
· votar


brunowebguitar

Ok, se eu ficar quase sempre tirando o maximo delas, terei que trocar elas mais seguidamente... de quanto em quanto tmpo possivelmente estamos falando ?

Isso danifica algo mais além das valvulas?

brunowebguitar
Veterano
# ago/13
· votar


z1919
Ai eu já não sei cara, teria que ver com algum cara que manja, tipo o Pedrone, o macaco veio e etc.

z1919
Veterano
# ago/13
· votar


brunowebguitar

Obrigado ae cara.


Então... Reformulando minhas duvidas:
1° Como ligar modulações após o power amp usando um atenuador?

2° Usar o amplificador no " talo" por muito tempo danifica a níveis em que eu deva me preocupar algo mais além das valvulas?

Obrigado.

boblau
Veterano
# ago/13
· votar


z1919
Talves isso tenha ocorrido pelo fato de usarem tudo no talo sempre, ou seja se estivessem mesmo sem o atenuador e "castigassem" o amp da mesma maneira o mesmo poderia ter acontecido?


Sim, porém vc só não castiga o alto falante, mas as válvulas e transformadores vão desgastar mesmo sem o atenuador.

Quanto a isso eu jah imaginava, estava preocupado em saber se causaria algum outro tipo de dano, pois nao me importo em trocar as valvulas com mais frequencia, gosto de ver elas trabalhando.


A princípio não causa outro tipo de dano.

Então, sendo que eu estava pensando de maneira correta, dessa forma ( ligando boost limpo no loop ) eu conseguiria saturação desejada das valvulas do power sem abrir tanto o volume?

Não, o sinal para saturar as válvulas vem do pré ou do boost, independente se o sinal é limpo ou não. Portanto é a intensidade (volume) de sinal na entrada do power que definirá a saturação das válvulas.

Isso danificaria menos as valvulas do que usar sempre no volume 10 ou daria tudo na mesma a respeito da conservação das valvulas?


Dá na mesma, porque o boost irá "emular" o volume do pré no 10.

Ok, se eu ficar quase sempre tirando o maximo delas, terei que trocar elas mais seguidamente... de quanto em quanto tmpo possivelmente estamos falando ?

Isso danifica algo mais além das valvulas?


Dependendo da qualidade da válvula, de acordo com o fabricante do MiniMass, os danos podem ocorrer em poucas semanas se a saturação for muito intensa.

E pode desgastar os transformadores.

z1919
Veterano
# ago/13
· votar


boblau

Bah vlw ae cara!

Então, ligando o boost no loop vai gerar mais saturação pois a valvula que jah esta sendo saturada não consegue amplificar mais o som... é ai que eu quero chegar, maximizar a saturação do power...

e quanto a primeira duvida ... Alguém conhece alguma solução?

Drinho
Veterano
# ago/13 · Editado por: Drinho
· votar


z1919

o unico amplificador que eu conheco que dá essa opção é o soldano que tem um overdrive no master..... mas bicho nem encana com isso porque a saturação de power é um efeito bonito demais mas não é uma distorção violenta, quem manda a distorção violenta é o pré.... e se sua vontade é trabalhar com o amplificador pegando fogo você tem que optar por amplificadores de mais baixa wattagem.... todo mundo aqui vive discutindo wattagem de amplificador alegando mil coisas com referencia em tocar em apartamento, o que é um grande erro até porque qualquer radinho fica barulhento num apartamento, quando a questão é muito simples...

quer uma boa reserva de som limpo use um amplificador grande
quer distorção use um amplificador pequeno... (não quer dizer que não seja possivel obter distorção com um amplificador grande também, é que realmente fica muito barulhento só isso)

quer os dois, compre um amplificador moderno e grande, que você consegue obter distorção fácil e consegue limpar bem também....

a questao de quantidade de volume pouco importa, hoje em dia qualquer lugar microfona um amplificador de 1 watt... não é o problema

eu só acho que forçar a potência de uma forma que o manual não específica é procurar sarna pra se coçar.....

afinal o loop se chama Effects Loop e não Boosters Loop... no input você pode fazer a festa, pode enfiar até uma banana nele, mas na boa, não mexe aonde não deve....
a distorção do power é tranquila, não há a necessidade de por efeitos depois dela....
como diria o mestre carlos adolphs... "não invente ligações mirabolantes"

pra voce clipar o power você precisa quase que abrir o amplificador inteiro, não tem segredo só precisa ter bago pra aguentar o barulho e tem muito amplificador de cinquentinha que você vai achando que é um olocausto e depois que voce abre ele num lugar um pouquinho maior voce fica decepcionado pensando "nossa e eu achando que era o maior barulho do mundo por causa da galera do fcc".....

boblau
Veterano
# ago/13 · Editado por: boblau
· votar


Uma opção de ligar efeitos na saída do power é usar um ampli que tenha saída DI. Aí vc acrescenta efeitos no sinal emulado do amplificador. O Rebel 30 tem esta saída.

Mas acho que ficaria uma m*****.... e sem atenuador.

Ramsay
Veterano
# ago/13 · Editado por: Ramsay
· votar


z1919

Conforme eu disse antes, usar modulação ligada entre a saída do amp e a caixa não é possível sem queimar a modulação e/ou o amp.

Isso porque os pedais de modulação trabalham com sinais de pequena intensidade e baixíssima corrente enquanto que os sinais que estão presentes na saída de um amp e que são entregues ao alto-falante são de alta intensidade e alta corrente, o que torna inviável este tipo de ligação.

Usar as válvulas de potência sempre no talo, apenas encurta a vida útil delas.
O trafo de saída é mais resistente e costuma não dar problema, há não ser que as válvulas entrem em curto.

E o Egnater Rebel 30 não tem saída DI (nunca ouví falar desse tipo de saída), mas apenas uma saída line-out para gravação.

Nefelibata
Veterano
# ago/13
· votar


z1919

Cara eu tenho um minimass 50 watts que uso em um amp de 40watts e o que o boblau disse é correto.

Se vc quer atenuar de verdade um amp de 50watts vai precisar de um weber de 100watts.

No meu caso, atenuador de 50 em amp de 40 a atenuação não é suficiente e se jogar o controle de atenuação do dois pra frente o som racha. Então, na prática, só consegui diminuir um pouco o volume clean, mas para começar a saturar o volume ainda é absurdo para um situação de quarto.

boblau
Veterano
# ago/13 · Editado por: boblau
· votar


Ramsay
E o Egnater Rebel 30 não tem saída DI (nunca ouví falar desse tipo de saída), mas apenas uma saída line-out para gravação.


tem razão. É uma saída Record Out tipo XLR que emula um microfone e um alto falante. Eu confundi com uma saída D.I. que tb não sei o que significa, que tem no meu rack ART.

z1919

O Mini Mass tem um line out e liguei agora meu rack de efeitos nesta saída para testar e do rack na mesa de som. Não vi nada de muito diferente em volume baixo e não testei em volume alto. O sinal é BEM MAIS ALTO do que o da guitarra ou do loop de efeitos, mas no rack eu consigo regular esta entrada e regulei para não clipar a entrada dos efeitos digitais e não usei o pré e os efeitos analógicos. Acionei o chorus, reverb e delay.

Por que vc quer fazer isto?

Até agora, a melhor forma para mim, foi Guitarra ->.efeito > pré> power->atenuador->caixa.

z1919
Veterano
# ago/13 · Editado por: z1919
· votar


Drinho
eu toco com um tiny terror, porem nao me acerto mt cm ele, no ultimo ensaio da minha banda fui brincar no amplificador do otro guitarrista um meteoro mgv30 ( nao confio na meteoro porém... ) com o ganho baixo e com o volume no 10 deu um timbre que me agradou mais do q o que eu consigo com o tiny terror que sempre tenho que dar ganho no pré e eu axo meio embolado nesse amp... brevemente vou pegar um handmade 50/25w, pra ensaiar beleza, mas pra saturar power 25w em casa por exemplo jah nao da...


sobre a possível necessidade de usar modulação depois do power eh que eu nao preciso de uma " distorção violenta de pré" e usando o boost no loop (pra chegar a saturação desejada ) fiquei em duvida se poderia usar as modulações depois do power pois nao usarei pedal nenhum e nem vou saturar o pré, e nao gosto de modulação antes da "distorção"

no meu ponto de vista nao parecia nada mirabolante isso hehe

Ateh

z1919
Veterano
# ago/13 · Editado por: z1919
· votar


boblau


Por que vc quer fazer isto?

porque a saturação do power seria a minha unica fonte de distorção, e nao gosto de modulação antes da distorçao. Apenas isso, tive uma duvida e postei aqui ... nao é pra isso que serve o forum?

abraço

z1919
Veterano
# ago/13 · Editado por: z1919
· votar


Nefelibata
O proximo amp que vou pegar tem uma chave que corta a potencia pela metade ai eu poderia usar o miniMass 50w rodando ele em 25 e ficar bom, porem talvez teria que em algum momento atenuar ele em no modo 50w, ai jah tenho que pensar...

Axei na internet também um falante da eminence que tem um " atenuador " nele, ele foi projetado para saturar o power sem ninguem ficar surdo mesmo, axei bem interessante e seria bem menos " parafernalhoso"


vlw

Nefelibata
Veterano
# ago/13
· votar


z1919

porque a saturação do power seria a minha unica fonte de distorção, e nao gosto de modulação antes da distorçao.

Mas cara, tem muita diferença uma modulação no loop, com power distorcendo, de uma modulação no imput com um preamp de alto ganho distorcendo.

No primeiro caso costuma ficar bom sim.

Ramsay
Veterano
# ago/13
· votar


boblau

A atenuação do Mini Mass não atua no line-out que apresenta um baixo nível de saída a fim de ser ligado na entrada de uma mesa de som ou gravador e fornece um nível de saída de sinal constante, independente de que posição esteja o potenciômetro de atenuação.

Ramsay
Veterano
# ago/13 · Editado por: Ramsay
· votar


Post duplicado

Drinho
Veterano
# ago/13 · Editado por: Drinho
· votar


z1919

bom se a sua vontade é a clipar valvula de power use o atenuador de potencia no caminho pra caixa e use efeitos no loop e abra o amplificador.....

isso é possível e normal....

as valvulas nao devem durar muito, mas ai é só trocar tbm....

mas nao vá enfiar booster no loop nem efeito depois do amplificador....

você tá querendo considerar que o seu drive vem do power e você seguindo o conceito de sequencia de elementos poderia colocar um delay no caminho pros falantes, não está certo....

som de guitarra é som de PRÉ, o power é ou deveria ser uma coisa plana, que nem deveria clipar para modificar o som, é que tudo que é legal da guitarra veio de defeitos e coisas sem propósito entendeu que ninguem imaginou, ai viram que ficava legal e tudo isso é seguido até hoje.... você tá tratando o power da forma que se trata o pré... este pensamento esta errado... eu não tenho conhecimento técnico pra te falar qual a desgraça que vai acontecer se voce fizer isso mas eu tenho certeza que alguma desgraça vai acontecer....

você tem que buscar o seu timbre via pré, sempre, nem que você tenha que comprar um pré fodidão de rack, tipo aqueles triaxis, jmp1 ... sei lá... mas o negócio é PRÉ!

tanto é que eu vejo um monte de gente massacrando os amplificadores hibridos, eu sinceramente acho o som deles muito legal, e de semelhança sim com os valvulados..... som de guitarra é som de pré, e no pré tem valvula... já melhora bem!

a gente tem que pensar que NÃO EXISTE DISTORÇÃO DE POWER.....

tá, eu sei que existe

MAS ELA NÃO EXISTE kkkkkk...

sacou?

z1919
Veterano
# ago/13
· votar


Drinho

saquei cara o que tu quis dizer, mas o caminho que busco eh outro, a galera falou que nao tm problema eu vou tentar ligar um equalizador da boss no loop como boost, fui pesquisar em foruns gringos a mesma pergunta e vi várias pessoas fazendo isso, e obtendo bons resultados, teve ateh um cara eu nao sei porque ligou um overdrive signature do zakk wylde no lopp... DIZ ELE que fico bom kkkkk

quando eu for "grande" eu monto meus racks...

Obrigado amigo.

Drinho
Veterano
# ago/13 · Editado por: Drinho
· votar


z1919

bom pode ficar.... só nos resta saber quanto tempo vai durar funcionando, eu nao sei se eq's são bem vindos no loop..... se conselho fosse bom a gente vendia!

PARA DE SER TEIMOSO E LEIA A PORCARIA DO MANUAL DO AMPLIFICADOR SE O FABRICANTE DIZ QUE NAO HA PROBLEMA DE COLOCAR ESSAS PARAFERNALHAS NO LOOP OK, do contrario voce vai foder o amplificador

enfim, o ampli é teu e voce faz o que bem entender com ele kkkkk

Iversonfr
Veterano
# ago/13
· votar


z1919

A única coisa que posso ajudar é dizer que no seu lugar consideraria comprar o MassLite 100w ao invés do MiniMass50. Acho muito válido se esforçar mais um pouco e pagar a diferença de U$60, pois possibilita no futuro usar um amp de 50w tranquilamente, potencia essa que voce mesmo comentou que pretende adquirir. Digo isso pois passei por essa dúvida há alguns anos atrás e o próprio pessoal da Weber fez essa sugestão, que acabei acatando. Abs!

boblau
Veterano
# ago/13
· votar


z1919A única coisa que posso ajudar é dizer que no seu lugar consideraria comprar o MassLite 100w ao invés do MiniMass50. Acho muito válido se esforçar mais um pouco e pagar a diferença de U$60, pois possibilita no futuro usar um amp de 50w tranquilamente, potencia essa que voce mesmo comentou que pretende adquirir. Digo isso pois passei por essa dúvida há alguns anos atrás e o próprio pessoal da Weber fez essa sugestão, que acabei acatando. Abs!

+1

z1919
Veterano
# ago/13
· votar


boblau
Iversonfr


A única coisa que posso ajudar é dizer que no seu lugar consideraria comprar o MassLite 100w ao invés do MiniMass50. Acho muito válido se esforçar mais um pouco e pagar a diferença de U$60, pois possibilita no futuro usar um amp de 50w tranquilamente, potencia essa que voce mesmo comentou que pretende adquirir. Digo isso pois passei por essa dúvida há alguns anos atrás e o próprio pessoal da Weber fez essa sugestão, que acabei acatando. Abs![i][/i]

considerarei!

obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedais de modulação depois do power amp com atenuador