Review detalhado: Peavey Valveking 112 e seu comportamento com a Boss GT8 e Pedais

    Autor Mensagem
    amilanezi
    Veterano
    # mai/13


    Bom moçada, após uma semana de testes, é hora de falar sobre minhas impressões sobre o ampli Peavey Valveking 112 e o que eu percebi das características dele, bem como o casamento dele com a GT8 e pedais.

    Após cerca de 20 horas já tocadas no ampli, consigo relatar o que percebi.

    A idéia deste tópico é subsidiar com informação de forma detalhada pra quem possa estar interessado em adquirir um ampli desse modelo.

    Especificações técnicas da criança:
    * 50 Watts into 16 Ohms
    * Two 6L6GC and three 12AX7 tubes
    * Two independent footswitchable channels
    * Separate EQ for each channel
    * Footswitchable gain/volume boost on lead channel (não vem com o ampli, mas já encomendei um handmade compatível pelo ML, pois é imprescindível esse controle)
    * External speaker capability
    * One 12" Valve King speaker
    * Spring Reverb with level control
    * Buffered effects Loop
    * Resonance switch for tight or loose cabinet response
    * New, patent-pending Texture variable Class A/B simulation control

    1- Primeiramente, pode-se dizer que este ampli tem como público-alvo os Rockeiros que gostam de som mais pesado, HardRockeiros e Metaleiros, ele não é um amplificador concebido especificamente para som mais “vintage”, tipo um Blues ou um Rock mais leve, apesar de que com ganho do canal de drive quase zerado ele até leva de boa esses estilos ou então no canal clean com um TS ele também faz esse papel, mas repito….Não é a proposta desse equipo. O canal Lead dele lembra um meio-termo entre um Marshall e Mesa Boogie, o que pra mim é ideal pela flexibilidade.

    2- Canal Clean: Cristalino, brilhante e bem definido, incusive tocando no volume 1 (moro em AP e acredito que dificilmente poderei passar do volume 1-2 sem ser expulso do condomínio…hehehe). Os controles de EQ permitem boa flexibilidade, mas no meu caso, a tendência é usar Graves=7 a 8, Médios=4 a 5, Agudos=6 a 7. Possui botão bright que da um boost de 6dB @~3,5kHz que dá um brilho extra e dá aquela “estralada” no som. Acredito que a partir do volume 7-8 que o canal Clean começe a saturar no power dando aquele crunch característico, mas isso só vou poder testar num palco, pois nesse volume é linchamento na certa pra quem mora em AP.

    3- Canal Lead: Aqui é que está o ponto forte desse ampli, o drive dele realmente me encantou, pra quem gosta de drive pesado e definido sem deixar de ter aquele som aveludado de um drive valvulado, ele é ideal, não chega a ser um “High Gain from Hell”, mas com um booster externo chega fácil nesse patamar. Com ganho em 50% o o som do drive fica bem ao estilo Hard Rock e nos 70-80% de ganho já chega mais perto das distorções mais modernas, com bastante punch. Possui dois botões de boost que dão ainda mais flexibilidade ao Canal Lead, Boost de Ganho, que pelo que vi adiciona praticamente o dobro de drive no canal, aí sim, chegando bem perto de um “High Gain” quando colocado no “talo”, além de um Boost de Volume, que adiciona entre 3 a 5 dB de poder sonoro (conforme se almenta o volume principal do canal). Em resumo, um “orgasmo cerebral” pra quem curte um drive pesado e bem definido. Ele tem um botão chamado "texture", que alterna entre classe “A” e “A/B”. Não testei o ampli o suficiente para avaliar esse controle, mas pelo que consta no manual, além de variar a característica sonora amaciando bastante o drive, ele serve como uma espécie de atenuador de potência quando o knob está voltado para a posição “A” e na posição “A/B” ele estaria usando a potência toda do ampli (se alguém que tiver esse ampli e puder explicar melhor essa função…).

    4- Reverb: Reverb de mola com som muito bonito, percebi que adiciona um leve ruído quando perto do máximo tipo “Humm” quase imperceptível, lembrando que testei somente em volumes baixos, e só é possível ouvir estando bem perto do falante, mas nada que atrapalhe. Pra mim esse reverb vai ficar em torno de 30 a 40%.

    5- Design: O design me agrada bastante, bem bonito esse ampli, com design moderno e posicionamento dos controles bem funcional, O logo da Peavey bem posicionado dá um charme (aquele par de asas característico). Os knobs são bem firmes e bonitos, as entradas do send e return do loop de efeitos localizadas na parte dianteira (não gosto dos amplis que trazem estas entradas na parte trazeira, pois dificultam o acesso e exigem cabos mais longos para ligação). Acabamento bem feito com material de boa qualidade.

    6- Construção: Achei ele bem robusto e bem construído, bom peso e madeiramento firme, porém é preciso testar ele no “talo” pra ver se realmente a carcaça é forte pra manter ele no chão em volumes mais altos, pois 50W de valvulado fala muito alto e a pressão sonora é grande.

    7- Falante: A meu ver, esse ampli merece um upgrade no falante num futuro próximo, apesar de que fiquei bem satisfeito com o falante que veio com ele. O falante é parte importante do equipamento e representa grande parte do valor, e pelo fato de este ampli não ter um falante top é que ele tem um preço mais acessível, mas nada que comprometa seu desempenho. É possível colocar um Celestion nele e deixar ele ainda melhor, mas tudo em seu tempo.

    8- Preço e custo x benefício: Esse ampli no Mercado nacional custa entre 2400-3000 reais, o que para um amplificador combo All Tube de 50W é um custo x benefício muito bom. Chorando bastante na loja ganhei 250 reais de desconto e paguei 2400 “na borracha” e estou 100% satisfeito, pois o equipo atendeu totalmente minha espectativa quanto à qualidade e sonoridade.

    Agora minha impressão sobre o “casamento” com a Boss GT8 ligada direto no input do ampli.

    Eu logo de cara percebi que o mito de que “pedaleira estraga o som de valvulado” é uma baita de uma besteira (acho que é desculpa de quem não têm paciência ou definitivamente não sabe timbrar esse tipo de equipamento).

    Tanto as simulações de preamps, quanto OD/Dists ficaram muito boas, bastando apenas uma equalizada de “leve” para dar um toque final.

    O que existe, de fato, é uma grande sensibilidade na resposta sonora dos valvulados com a variação dos parâmetros de pedaleiras digitais, frente aos amplificadores transistorizados. Isso é de extrema importância, pois 10% a mais de ganho, ou 3 dB de boost em uma deternada frequência, por exemplo, pode deixar o timbre final uma “bosta”.

    Como consequência, eu preciso refazer todos os patches que estavam setados para amplificado transistorizado, principalmente baixando os ganhos de preamps, níveis de equalização e quantidades de ambiência que ficaram muito mais “aparentes” no valvulado do que apareciam no ampli transistorizado.

    Ainda não fiz o teste com a GT8 ligada com 4 cabos no loop de efeitos do ampli, mas pelo visto também vai ficar bom, ou quem sabe até um pouco melhor, porém aqui, novamente será preciso mudar todos os patches usados para ligação direta no imput, mesmo que de forma sutil, considerando a sensibilidade na resposta sonora.

    Comportamento do ampli com pedais (OD/Dist/Fuzz) ligados direto no input.

    Com pedais, esse ampli também se comportou muito bem.
    Testei nele o TS 808 (clone joyo), DS-1 (Boss), Distortion (Axcess) e Fuzz (Axcess) e todos se comportaram muito bem, respondendo bem aos controles. Destaque para o TS 808 e Distortion da Axcess que definitivamente casaram muito bem. Mas senti falta de um equalizador para ajustar as frequências de forma mais fina.

    Pra minha surpresa, o GDI-21 da Behringer, ligado no modo de simulação de Fender clean deu um brilho e uma equalizada muito boa no som, dando ainda mais flexibilidade no conjunto e to pensando seriamente em deixar ele no set, pelo menos enquanto eu não dispor de um equalizador.

    Espero que esse review ajude a quem está com dúvidas na compra desse amplificador e caso tenha algo que eu possa ter esquecido de comentar, fiquem à vontade para questionar.

    o/

    Edu_Afram
    Veterano
    # mai/13
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    bem legal o review, eu comprei o valveking faz um tempinho e gostei muito dele, não tenho do que reclamar..

    realmente ele é muito alto!!! moro em ap e o volume não sai do 1 e não fica baixinho não.. o amilanezi pode confirmar.

    o lance do "texture" pude perceber que quando esta em classe A, o som fica mais quente, um pouco mais granulado no estilo de um single edge(muito boa essa opção). O classe A/B é um som mais pesado, com mais graves.

    Um detalhes, testei efeitos de modulação no loop e fica perfeito! até me surpreendi pois estava acostumando a jogar tudo no input no meu amp velho. Quando liguei no valveking ele não embola em nada.. usei a distorção do amp com o ganho no talo, e um delay super forte e fica limpinho, impressionante!!

    a unica desvantagem que percebi foi no footwitch. Até queria a ajuda de alguem pra me confirmar: eu consegui um footswitch de duas chaves da meteoro. o primeiro esta acionando o booster de ganho da distorão e não de volume como queria, a segunda chave adiciona a troca de canais.

    mas resolvi ligando um booster limpo no loop. Até fica mais dinâmico, podendo aumentar o volume do canal drive e pelo footswitch dando mais ganho.

    quero fazer um review com audio

    Edu_Afram
    Veterano
    # mai/13
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    outro detalhe, você se diverte muito só com a guitarra + amp. nessa hora percebe que tem um monte de pedais desnecessarios rs.

    timbre loco!!!!!

    amilanezi
    Veterano
    # mai/13
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    Edu_Afram

    Um detalhes, testei efeitos de modulação no loop e fica perfeito! até me surpreendi pois estava acostumando a jogar tudo no input no meu amp velho. Quando liguei no valveking ele não embola em nada.. usei a distorção do amp com o ganho no talo, e um delay super forte e fica limpinho, impressionante!!


    Boas notícias então, pois penso em usar as modulações da GT8 no loop e sabendo que alguém já teve uma boa esperiêcia com isso é legal.

    a unica desvantagem que percebi foi no footwitch. Até queria a ajuda de alguem pra me confirmar: eu consegui um footswitch de duas chaves da meteoro. o primeiro esta acionando o booster de ganho da distorão e não de volume como queria, a segunda chave adiciona a troca de canais.

    Então...o foot original dele não gostei, achei "paia" demais o design.
    Comprei um HandMade via ML e deve tá chegando hoje final de tarde.
    Se for bom eu recomendo por aqui.

    outro detalhe, você se diverte muito só com a guitarra + amp. nessa hora percebe que tem um monte de pedais desnecessarios rs.

    timbre loco!!!!!

    Verdade, primeira vez que toquei nele fiquei 3 horas direto só guita plugada nele....timbrão!

    o/

    Edu_Afram
    Veterano
    # mai/13
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    amilanezi
    Comprei um HandMade via ML e deve tá chegando hoje final de tarde.
    Se for bom eu recomendo por aqui.


    Depois me fala o que cada botão do footswitch esta acionando, ahh detalhe que para funcionar vc deve deixar o booster e canal drive selecionado.

    Abraço!!!

    amilanezi
    Veterano
    # mai/13
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    Edu_Afram
    Depois me fala o que cada botão do footswitch esta acionando, ahh detalhe que para funcionar vc deve deixar o booster e canal drive selecionado.

    Mas é pra deixar o Boost de ganho ou de volume acionado? O canal Lead tem esses dois boost.

    Que o canal de drive tem que estar selecionado no Canal Lead pra funcionar o foot eu sabia, mas os boosts eu não sabia...ia ficar quebrando a cuca até descobrir...valeu a dica!

    o/

    amilanezi
    Veterano
    # mai/13
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    Que o canal de drive tem que estar selecionado no Canal Lead pra funcionar o foot eu sabia, mas os boosts eu não sabia...ia ficar quebrando a cuca até descobrir...valeu a dica!

    hehehe...Pelo que descobri ontem testando o foot que chegou é que o botão de boost do footswitch funciona boostando o ganho ou o volume do canal Lead, dependendo do que estiver acionado...

    Ou seja, se vc quiser que o boost no canal Lead seja dado no ganho, deve-se deixar ativado o botão de boost de ganho no ampli e se quiser boost no canal Lead seja dado no volume, deve-se deixar o botão de boost de volume ativado no ampli.

    o/

    amilanezi
    Veterano
    # mai/13
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    Galera, quando aciono o canal Lead do ampli tem um delay entre o som dos canais que é pequeno, mas perceptível.

    Provavelmente algum capacitor que pode até ser trocado para diminuir esse delay...alguém sabe a manha?

    Assim que sair da garantia eu queria ver a possibilidade de trocar esse capacitor para diminuir o delay.

    Se alguém puder ajudar, fico grato.

    o/

    amilanezi
    Veterano
    # mai/13
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    Alguém, que já tenha aberto um ampli desses, pode dar alguma dica sobre esse delay na troca de canal?

    Cadê os mestres das válvulas pra dar um help?

    o/

    amilanezi
    Veterano
    # jun/13
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    nada?

    marfu
    Membro
    # set/16
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    opa
    sim. Este amp tem um chaveamento pro reverb via rele. em paralelo tem um capacitor que pode sim causar o delay.
    É o C124 22uF x 50V.
    Mas se retirar o amp não vai funcionar bem...

    Ismah
    Veterano
    # set/16
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    Não seria um capacitor anti-pop?

    marcog
    Membro
    # set/16 · Editado por: marcog
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    Boa tarde pessoal, estou interessado em um amplificador valvulado, meu antigo amplificador era um Bandit 112, passei vários anos com ele, e acabei me desfazendo dele. Agora estou a procura do meu primeiro valvulado, os primeiros nomes que conseguir me interessar foram Marshall DSL40C ou o DSL15C, Acedo 290 e o Peavey Valveking 112, que é um amp que tenho olhado a vários anos, porém gostaria da opinião de pessoas que o possuem, vi o review e achei muito interessante, realmente oque procuro em um amplificador, boa construção, drive versátil, e marca confiável. Não me prendo a um estilo, quero poder tocar desde um blues até algo mais high gain, nada muito pesado, mas também que não me deixe na mão caso queira tocar. Tenho por volta de 2.500 reais para gastar, dentre esses que mencionei, o Valveking 112 conseguiria se sair bem? Algum outro modelo nessa faixa de preço que me indicariam? Agradeço a ajuda, obrigado!

    amilanezi
    Veterano
    # set/16 · Editado por: amilanezi
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    marcog
    Cara, pela descrição, o VK 112 se encaixa bem na tua necessidade...a versatilidade ele tem realmente, apesar de não ser caracterizado9 como um drive leve, o drive dele vai de um blues mais choroso até uns metal from hell...

    Lembro que o melhor upgrade em termos de custoXbenefício pra esse apli é a troca do falante...eu coloquei um Eminence Man o' War nele e ficou muiiiito melhor...

    o/

    marcog
    Membro
    # set/16
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    Valeu amilanezi!

    Mas que beleza então, eu realmente preciso de algo bem versátil, que também tenha um Clean em volumes altos. Para efeitos uso uma Zoom G3X, mas queria um amplificador com um drive bom, vou dar uma melhor olhada como está o valor dele atualmente, obrigado pela ajuda! Quanto aos outros amps sabe algo sobre eles?

    marfu
    Membro
    # set/16
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    Srs. Minha opinião sobre o valveking VK100/VK112.

    É um bom amplificador, mas tem um projeto meio arriscado, como segue:

    - Circuito de media tensão, alimenta reles, semicondutores e os filamentos das valvulas.
    - filamentos das valvulas ligado em série, requer maiores cuidados em caso de substituição.
    - circuito retificador de media tensão usa 1N4007 em ponte, para alimentar os filamentos de 03-12AX7 e 04-6L6.
    - fusíveis internos soldados na placa, sendo 01 para alta, 01 para media, e 01 para bias.
    - bias fixo
    - potenciometros de difícil reposição em caso de pane.

    - timbre é ótimo;
    - zero ruído 60Hz.

    UM AMP MUITO BOM até pifar...

    Ismah
    Veterano
    # set/16
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    marfu

    Vi que tu mexe em amps, então pode ser útil te dizer que 60Hz é raro em amp... O mais comum é o 240Hz (60 * 4 por causa da ponte retificadora de ciclo completo), e mesmo o referido como "Hum" geralmente é 120Hz, por retificação de meia ciclo.

    Ramsay
    Veterano
    # set/16
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    marfu
    filamentos das valvulas ligado em série, requer maiores cuidados em caso de substituição.
    Não sei de onde vc tirou isso!!!
    Eu nunca ví na vida amps valvulados (do tipo que usam muitas válvulas) com os filamentos das válvulas ligados em série, simples assim...

    Os únicos amps valvulados que usam filamentos em série são aqueles chamados de "rabo quente" que são de baixa potência e que por não utilizar transformador de força, usam válvulas cujas tensões de filamento somadas se equivalem a da rede elétrica.

    Leonardo Braga
    Veterano
    # set/16 · Editado por: Leonardo Braga
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    Cara eu também tenho um e comprei por esse mesmo valor usado 2500, te falar esse lance de amp pra blues e metal não existe, um amp pode funcionar bem para uma guitarra, pedais e outro pode não funcionar tão bem e é por isso que em studios se tem muitos amps, é um amp bom tem muito volume, o drive e o clean são bons acho só que ele é um amp com caracterisca muito aguda tu tem que tirar o agudo dele e por isso ele não vai casar bem com alguns setup, vai depender para que uso você quer o amp.

    Ismah
    Veterano
    # set/16
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    Ramsay

    Realmente, o comum é usar os filamentos em PARALELO, junto com a lâmpada piloto. Não lembro também de um caso onde seja me SÉRIE... Até porque seria viável muita corrente no secundário para pouca corrente no primário...

    marfu
    Membro
    # set/16
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    Srs.
    Trabalho a muito tempo com equipamentos eletronicos, em especial audio, que de Hobby espero que torne-se aposentadoria.
    ontonces..

    Ismah.
    60hz mencionado é 60mesmo, ruído chato que aparece por indução.
    te confirmo a frequencia, pois vi ( no scope, filtrado DC e sincronizado com a rede) isso em alguns valvulados e a dificuldade de retirar esta componente.
    espero que vc tenha entendido.
    tem uma "portadora de 60Hz" em alguns amps de tão forte que é a oscilação!!!
    foi mencionado, pois o amp é limpo.

    marfu
    Membro
    # set/16
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    marfu
    filamentos das valvulas ligado em série, requer maiores cuidados em caso de substituição.
    Não sei de onde vc tirou isso!!!
    Eu nunca ví na vida amps valvulados (do tipo que usam muitas válvulas) com os filamentos das válvulas ligados em série, simples assim...

    Os únicos amps valvulados que usam filamentos em série são aqueles chamados de "rabo quente" que são de baixa potência e que por não utilizar transformador de força, usam válvulas cujas tensões de filamento somadas se equivalem a da rede elétrica.


    Ramsay.
    Tirei dos meus olhos, do esquema, do manual de serviço e do multimetro, pra confirmar algo que nunca tinha visto.

    Coloquei minha opinião justamente por isso.

    marfu
    Membro
    # set/16
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    Como posso enviar o manual para o forum?

    Matec
    Membro
    # set/16
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    Também já vi alguns amplificadores com filamentos em série. Tanto no pré como no power. Se não me engano até uma série dos amplis da Meteoro também tinha os filamentos do pré em série.

    Abs

    marfu
    Membro
    # set/16
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    O MCK da Meteoro.

    Tem algumas séries deste amp, que possuem jumpers para adaptar o circuito dos triodos de pré, para utilização de 6BQ5 ou 12Ax7 (6V ou 12V).

    Mas nesse caso do peavey é bem diferente.

    Alguém tem maiores informações sobre esta topologia?

    Matec
    Membro
    # set/16
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    Na minha modesta opinião não melhora em nada. Só atrapalha.

    Alguns dizem que é para passar menos corrente nas trilhas das PCIs e assim não estragá-las.
    Acho que é só uma maneira de fazer algo diferente naquilo que já estava bom.

    Abs

    marfu
    Membro
    # set/16
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    Na minha modesta opinião não melhora em nada. Só atrapalha.

    Alguns dizem que é para passar menos corrente nas trilhas das PCIs e assim não estragá-las.
    Acho que é só uma maneira de fazer algo diferente naquilo que já estava bom.

    Abs

    Concordo também...
    Os fabricantes, empregam um corpo de engenharia tremendo para desenvolver um produto ( valvulas).
    Pra mim, filamento é 6,3 e pronto.
    Só fica a ressalva quanto alimentar com DC , que acho muiiito interessante.

    Ismah
    Veterano
    # set/16
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    marfu

    Não duvidei de ti, não me pareceu amador... Mas aí vai de erro de projeto normalmente... São bem raros os casos desse problema, quando o mais comum é ruído de rede.

    marfu
    Membro
    # set/16
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    Pessoal.
    Estou com o VK a disposição para fotos, duvidas etc.
    Pedi ao cliente trazer e estarei com ele até amanha a noite.
    Ontonces se alguem quiser tirar alguma dúvida.
    Como posso colocar aqui o manual de serviço dele?
    boa noite a todos.
    m_vp2@yahoo.com.br

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