Potencia de amplificador

    Autor Mensagem
    hcunha
    Veterano
    # mar/13


    Pessoal, eu tocando em ensaio aqui percebi que meu meteoro nitrous drive de 30w é mais potente que um amplificador (esqueci a marca) com 125w!!! como isso é possível?

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13
    · votar


    hcunha

    "amplificador (esqueci a marca)"....esse é top!...hehehe

    Cara, isso é muito relativo. Tem muita mutreta nesse ramo....neguinho escreve quantos Watts ele quiser na frente do ampli, isso não quer dizer que ele realmente tenha. Isso é eletrônica/fisíca/áudio complexo...a galera se impressiona com o número estampado na embalagem.. o que não significa muito.

    De maneira geral...As especificações de potência dos amplificadores de áudio comerciais usando valores de pico, PMPO, e outros têm por finalidade dar a impressão que um produto é melhor que o concorrente pois tem maior potência de saída. melhor maneira de se conhecer a potência real de um amplificador é medindo com um multimetro e algum conhecimento de cálculos eletrônicos.

    Já vi amplificador que seu fabricante apregoava ter uma potência de 100 watts e que no entanto, pelo próprio folheto de características técnicas, drenava uma corrente de 2 ampères quando alimentado por 12 V.

    Ora, se o aparelho "consome" 2 x 12 = 24 watts como ele pode fornecer 100 W?

    Na natureza não se pode criar nem destruir energia e no entanto, graças a artifícios de especificações (ou desonestidade mesmo) o amplificador tinha uma potência muito maior que a real. Supondo que o amplificador em questão fosse dos melhores que podemos imaginar, convertendo uns 80% da energia em som este amplificador não teria uma potência rms ou real maior do que 20 watts!

    A indicação mais correta para a potência de um amplificador é dada por valores rms (root mean square). Mas mesmo nesse caso pode haver má fé de alguns fabricantes.

    Para quem não manja muito de eletrônica aconselho "ouvir" mesmo...ligar, meter volume e usar da experiência empírica ou chutométrica.

    hcunha
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    hmm. bem que eu desconfiei que o "esqueci a marca" tava de sacanagem! 1 ponto para o meteorozinho!

    valeu o feedback!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potencia de amplificador