Lelo Mig Membro
|
# mar/13
· votar
hcunha
"amplificador (esqueci a marca)"....esse é top!...hehehe
Cara, isso é muito relativo. Tem muita mutreta nesse ramo....neguinho escreve quantos Watts ele quiser na frente do ampli, isso não quer dizer que ele realmente tenha. Isso é eletrônica/fisíca/áudio complexo...a galera se impressiona com o número estampado na embalagem.. o que não significa muito.
De maneira geral...As especificações de potência dos amplificadores de áudio comerciais usando valores de pico, PMPO, e outros têm por finalidade dar a impressão que um produto é melhor que o concorrente pois tem maior potência de saída. melhor maneira de se conhecer a potência real de um amplificador é medindo com um multimetro e algum conhecimento de cálculos eletrônicos.
Já vi amplificador que seu fabricante apregoava ter uma potência de 100 watts e que no entanto, pelo próprio folheto de características técnicas, drenava uma corrente de 2 ampères quando alimentado por 12 V.
Ora, se o aparelho "consome" 2 x 12 = 24 watts como ele pode fornecer 100 W?
Na natureza não se pode criar nem destruir energia e no entanto, graças a artifícios de especificações (ou desonestidade mesmo) o amplificador tinha uma potência muito maior que a real. Supondo que o amplificador em questão fosse dos melhores que podemos imaginar, convertendo uns 80% da energia em som este amplificador não teria uma potência rms ou real maior do que 20 watts!
A indicação mais correta para a potência de um amplificador é dada por valores rms (root mean square). Mas mesmo nesse caso pode haver má fé de alguns fabricantes.
Para quem não manja muito de eletrônica aconselho "ouvir" mesmo...ligar, meter volume e usar da experiência empírica ou chutométrica.
|