Review - amplificador hand made NV (Nelson Verdura) valvulado 60W

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# jan/13
· votar


Kleber Blacklock

Me informa uma coisa: Que marcas brancas são aquelas que aparecem no Trafo?

Keith.Scott
Veterano
# jan/13
· votar


Fábio Santiago
Kleber Blacklock

Valeu caras!!!
Agora to com medo dessa GAS me endividar! rs!

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/13
· votar


Ramsay
Me informa uma coisa: Que marcas brancas são aquelas que aparecem no Trafo?
Aparentemente marcas de batida, agora não me pergunte como algo pode ter batido tantas vezes nesse trafo. Eu conversei com o sr. Nelson sobre a revisão do amplificador e ele explicou que há doze anos, época em que esse amplificador foi construído, os clientes levavam peças diversas para serem aproveitadas nos amplificadores como, por exemplo, falantes. Enfim, na época ele não seguia um padrão de peças específicas, o cliente levava algumas peças, ele completava o restante e fazia o melhor possível para agradar ao cliente. Hoje em dia é diferente, ele monta o ampli e dá o preço, falantes Celestion e peças de qualidade, ele dá o preço e compra quem quer.

Como pode perceber, o falante desse amplificador não é dos melhores (Novik), tanto que na revisão que ele fará provavelmente esse falante será trocado, será que esse trafo não foi peça reaproveitada, por isso as batidas? Não manjo nada, nem sei se daria para aproveitar um trafo, é só uma hipótese.

Keith.Scott
Cara, sem querer atiçar sua GAS, ele comentou que atualmente tem modelos mais completos, meu ampli é só clean, ele disse vender com dois canais, acabamentos diversos, só indo até a oficina dele para saber.


Kleber Blacklock

joao b.
Veterano
# jan/13
· votar


Kleber Blacklock

Parabéns pelo brinquedo!

Caramba, olhando as fotos tive a impressão de estar olhando para um crocodilo...

rsrsrsrsr


Visual muito legal, timbre bonito... Belo amp, parabéns!

Ramsay
Veterano
# jan/13
· votar


Kleber Blacklock

Ah, agora entendí. O amp tem 12 anos. Eu estava pensando que ele fosse 0 Km e, se fosse o caso, um trafo com aquelas marcas, num amp novo, seria inaceitável.
Com certeza, há 12 anos atrás ele não tinha aquelas marcas.
O Nelson Verdura tá reformando o amp pra vc, certo?
E, parabéns pelo brinquedo!!

Keith.Scott
Veterano
# jan/13
· votar


Kleber Blacklock
Mas o fato de ele apenas possuir um canal clean, de alto headroom, foi exatamente o que despertou meu interesse!!!
Minha praia é usar um amp assim, como apenas um canal, 3 controles de EQ, e que demoro bastante pra crunchar por si só! Isso pq eu distorço o amp com meus pedais.... Assim como o LeandroP ressaltou, a versatilidade neste uso é incrivel!

Kleber Blacklock
Veterano
# jan/13
· votar


joao b.
Sério, pessoalmente parece ser couro de verdade. É muito bonito mesmo.
Valeu pelos parabéns!

Ramsay
Pois é, é bem antigo, hehe. Ele ainda não está arrumando, provavalmente na quinta-feira da semana que vem levarei para ele, já está meio que acertado, aí ele fará a revisão e modificações necessárias.

Keith.Scott
Mas o fato de ele apenas possuir um canal clean, de alto headroom, foi exatamente o que despertou meu interesse!!!
Então, e é isso que me decepcionou um pouco, hehe. Sempre acreditei que todo valvulado possuísse canal saturado, quando descobri que esse não possuia fiquei meio chateado. Uma coisa é certa: ele possui 50W de potência (não 60 como informado pelo vendedor), porém, aumentando o volume no último, fico praticamente surdo, e o crunch que ele dá é mínimo, isso com uma Les Paul, com uma strato acredito que ele seja imperceptível.

Abraço!


Kleber Blacklock

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


Kleber Blacklock

Não sei se estou dizendo alguma bobagem. Os caras mais experientes em circuitos de amplificadores podem me corrigir se eu estiver errado.

Seu amplificador possui um canal pré-amplificador limpo, um loop de efeitos (send/return) e o estágio de potência. Pode ser que exista neste circuito, logo após o loop de efeitos (depois do return), um filtro de volume ou coisa parecida que limite o volume que sai do pré e vai pra potência. Resta saber também como é o loop do amplificador, se o sinal do loop e do pré estão ligados em série (um após o outro) ou em paralelo (um do lado do outro, misturados no final). Se tiver a oportunidade de conversar com o fabricante e perguntar, seria interessante. Tendo essa informação você poderá entender melhor como se dá a cadeia de sinal, com o seu amplificador, seus pedais.

Veja este vídeo de um modelo de amplificador do Pedrone, a proposta do amplificador dele (por pouco não comprei ele):

Super Clean 50watts
http://www.youtube.com/watch?v=sYePDlvUQUQ

Kleber Blacklock
Veterano
# fev/13
· votar


LeandroP
Putz, valeu pela dica!

Acho que a solução é única, levar para o sr. Nelson verificar e me explicar detalhadamente os pormenores do amplificador, aí já aproveito e troco o falante e faço o que mais for necessário.

OBS.: sugeri por telefone ao senhor Nelson se haveria a possibilidade de instalar no amplificador a chavinha que faz com que o amplificador fique com metade da potência para aproveitar melhor as válvulas, já que 50W é muita potência para usar em casa, ele me informou que esse procedimento não é muito funcional, apesar de diversos hand mades venderem amplificadores com essa opção. Ele explicou que o amplificador que adquiri possui o potenciômetro de volume e o de master. Para aproveitar bem as válvulas eu diminuo o master e aumento o volume. É isso mesmo ou entendi errado?

Valeu!


Kleber Blacklock

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


Kleber Blacklock

Com master baixo, a única saturação que você pode ter é saturação de pré. Mesmo que você colocasse uma chave pra reduzir a potência à metade, o volume ainda seria alto, pra enlouquecer a casa. Pra curtir em casa uma saturação de power, recomendo um amplificador single-ended de uns 7watts.

Em situações de apresentação ao vivo, principalmente se for num lugar aberto, ou numa casa muito grande e com muita gente, a potência de 50watts estará na medida do som que você deseja. Fora isso tem que se contentar mesmo com uma distorção de pré-amplificador, seja com um pedal analógico, pedal valvulado, na entrada ou no loop do amplificador.

Kleber Blacklock
Veterano
# out/13
· votar


Buenas, amigos.

Conforme descrito no tópico, esse amplificador foi fabricado há mais de 10 anos. Ele é handmade e, nesse época, o sr. Nelson montava amplificadores com as peças fornecidas pelos clientes, ou seja, o falante desse meu ampli é um Novik.

Surgiu a oportunidade de trocar o falante por um Eminence Legend. O que esperar dessa troca? Os resultados seriam aparentes? Positivos ou negativos? Toco hard/heavy com esse ampli e uso pedais para o drive, já que o amplificador só possui canal clean.

Agradeço desde já e aguardo retorno (se meu tópico não for bloqueado, claro).


Kleber Blacklock

LeandroP
Moderador
# out/13 · Editado por: LeandroP
· votar


Kleber Blacklock

Cara, eu acredito que o som ficará aberto e dinâmico também, devido a sensibilidade deste auto-falante. Não sei o que mudaria exatamente poque não conheço este Novick pra guitarra.

Por que seu tópico seria bloqueado?

Kleber Blacklock
Veterano
# out/13
· votar


E aí, mestre LeandroP, tudo em ordem?

Cara, é o que estou procurando, som mais aberto, acho que acabarei por comprar esse falante. Na pior das hipóteses, terei um falante novo no lugar de um Novik com 13 anos de existência. Farei uma gravação ao estilo "antes e depois" para servir de modelo para o pessoal.

OBS.: sobre o bloqueio do tópico, ando numa maré de falta de bom senso... todo tópico que crio entra na leva de "repetidos". No meu entendimento são situações pontuais e específicas, porém, a moderação entende que daria para aproveitar outro tópico. Essa dúvida do falante, por exemplo, como são falantes distintos (Eminence e Novik num amplificador específico que no caso é meu handmade), criei um tópico específico que foi bloqueado. Eu não quis aproveitar esse tópico para tirar essa dúvida porque o título dele nada tem a ver com minha dúvida, o que julguei que afastaria as respostas. Enfim, é só "mimimi" de minha parte. Mas que fui advertido por criar o tópico, isso fui...

Valeu, mestre!


Kleber Blacklock

LeandroP
Moderador
# out/13
· votar


Kleber Blacklock

Você considera outra marca/modelo de auto-falante? O meu amplificador (Acedo Audio) tem auto-falante do mesmo fabricante do amplificador, com material importado. Acho ele muito bom, tanto é que estou pensando em mais uma caixa com o mesmo auto-falante. A vantagem também é o preço. Fale com o Paulo Acedo. É mais uma boa opção.

Quanto a sua advertência, ela deve estar devidamente assinada pelo papai e pela mamãe (rsrsrsrsrs)... Brincadeira! Tem muitos tópicos sobre este auto-falante, e embora a sua dúvida seja com relação ao seu amplificador especificamente, dá pra aproveitar os tópicos a respeito do Eminence. E não precisa ser necessariamente no tópico do seu amplificador. Este modelo Legend é muito popular, fácil de encontrar informações a respeito dele. Quanto a comparação com o Novick, talvez você seja a melhor pessoa pra dar uma luz no assunto (depois de trocar, claro). Acredito que deve haver uma em um trilhão as pessoas que fizeram esta troca especificamente.

Já que você pretende substituir o Novick, considere outras marcas e modelos, como Jensen, Celestion ou mesmo Sellenium.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# out/13
· votar


Kleber Blacklock
Curte sons com um pouco mais de médios? Eu tenho uma caixa 2x12 com dois falantes da Eminence, um The Governor e um Cannabis Rex. O The Governor é o meu favorito. Tem um timbre um pouco mais puxado pros médios, que eu gosto muito. No meu amp fica show pra hard rock e até pra metal acho que rola. A combinação que eu fiz com o Cannabis também foi muito boa porque deu mais versatilidade ao som. O Cannabis tem um corpo de graves muito bom e bons agudos também, mas bem controlados, nada em excesso. No final, a combinação ficou excelente.

Acho que são duas boas opções pra você dar uma pesquisada também. Não custaram caro na época que comprei. Tem as outras marcas também.


Abraço!

Kleber Blacklock
Veterano
# out/13
· votar


LeandroP

Então, considerei outras marcas sim, porém, só para ficar claro minha escolha, esse falante sairá para mim por R$259,00 zerado, já um Celestion, por exemplo, sairia por aproximadamente R$700,00. Outra coisa: no caso do Eminence Legend consigo na pronta entrega. Dei uma olhada no youtube em diversos comparativos de falantes, o Eminence realmente pareceu mais aberto que o Celestion, não importando o modelo. Essa característica para mim é de grande valia, já que gosto mais desse timbre hard rock do que o timbre mais scooped que caracteriza o heavy metal (veja só, tudo isso é minha opção de gosto pessoal). Só não sei como soaria em meu amplificador, espero que fique melhor que meu velho Novik, hehe.


GuitarristaDoNickEstranho

E aí, belezinha? Então, pensei no Eminence mais pensando em melhorar o timbre sem gastar muito, o Eminence é "trocentas" vezes mais barato que um Celestion. Acha que vale?


Kleber Blacklock

Kleber Blacklock
Veterano
# out/13
· votar


Putz...

Eu e essa mania de não saber esperar... falante comprado!

Assim que chegar faço duas gravações, uma com o falante antigo e outra com o falante novo.

Abraços!


Kleber Blacklock

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# out/13
· votar


Kleber Blacklock
hehehehe

Grava sim, velho. Espero que curta. Eu mesmo optei pelos falantes Eminence, tanto pelo gosto quanto pelo preço. Como eu disse ali em cima, o The Governor tem um timbre um pouco aberto (não muito) e com bastante enfoque nos médios, que é o grande lance do meu som. Graças a esse falante, associado com o Eminence Cannabis Rex, o som do meu amp melhorou consideravelmente, e eu pude finalmente encontrar o meu som de guitarra.

Vou esperar os sons pra ouvir a diferença dos falantes.

Abraço!

ratcarpet
Membro
# out/13
· votar


muito melhor que esses clones lancheiras com design fundo de quintal que enganam a galére do fórum. isso aêê.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review - amplificador hand made NV (Nelson Verdura) valvulado 60W