Dúvida sobre amplificador valvulado! (eu usei a busca mas não encontrei o que queria)

Autor Mensagem
maidenman
Veterano
# dez/12


Então, eu estou prestes a comprar um Meteoro MGV 30 (edição nova com 12ax7) mas antes eu tinha desistido de comprar um amplificador valvulado por conta das coisas que eu li sobre ele. Então eu tenho algumas perguntas a fazer (eu usei a busca, inclusive antes de me cadastrar no fórum eu sempre tentava entender só que sempre ficava algumas dúvidas :P):

1 - O choque que um valvulado pode descarregar em você é o suficiente pra você "torrar"?

2 - Dependendo da potência do amp (100w as válvulas trabalham com mais voltagens, 50w já diminue e 30w acredito que n deve ser tanta voltagem nos soquetes), o choque pode ser menor, dando só um susto?

3 - Eu lí que o aterramento pode falhar se eu ligar outro aparelho no terra (algo assim). Vamos dizer que eu liguei uma fonte num estabilizador (aterrado) e o ampli em outra tomada do estabilizador. O aterramento vai pro espaço? (expliquem direito isso)

Abraço a todos!

maidenman
Veterano
# dez/12
· votar


Up.

InsanidadeSC
Veterano
# dez/12
· votar


1 - não, se for um choque foda, queima o ampli antes

2- pelo que eu sei a voltagem as valvulas é a mesma oque aumenta o "volume" é a quantidade de valvulas, nao tem nada a ver com elas.

3- n sei

4- não compra um MGV, ja tive incomoda, é aquela coisa, buguera e meteoro eles economizam muito, junta 2 conto e compra um acedo 290

Single ended de 20w, cheio de harmonicos pares, é um baita ampli

maidenman
Veterano
# dez/12
· votar


Vlw por ter respondido. Apesar do Paulo Acedo ser um grande handmaker, eu prefiro o Pedrone para handmades mas já sai do meu orçamento o Lemarc e o Pégasus g.g e eu gostei do MGV pra caramba. Só leia meu review do pedal Groovin DS 200 pra saber o motivo q eu curti ele kk

dani_guitar5
Veterano
# dez/12
· votar


amigos estou querendo comprar um cabeçote valvulado de até 5000 para tocar metal já faz algum tempo,e hoje,andando na teodoro vi 3 amplis que atendem o que eu queria praticamente,os modelos vistos foram:Randall RT503h,Laney Ironheart 120w,e um bugera 333 xl infinium.
A conclusão que tirei rapidamente do meu teste é que o bugera,em termos de distorção pesada apavora os outros.
Gostaria de saber a opinião de vocês,e se vcs tiverem alguma outra sugestão.agradecia.
Abraços

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# dez/12
· votar


dani_guitar5

Curte handmade? Tem paciência de esperar uns 45 a 60 dias pra ele ficar pronto?

Caso as respostas sejam sim, te indico o Alien Monster 50w (2500 reais) ou o Alien Evolution, de 100w (3500 reais).

Ambos os cabeçotes vem com atenuador de potência de fábrica, dois canais, loop valvulado...

E o Evolution ainda tem a equalização separada por canal.

Ambos têm a opção de escolher as válvulas de power, se quer EL34 ou 6L6.

dani_guitar5
Veterano
# dez/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Mano,então não teria nenhum problema de pegar um handmade desde que tenha um bom nome no mercado,eu procurei o pedrone faz um tempo mais até agora não me responderam o email,enfim,esperar 60 dias agora pra um ampli não iria rolar...tá foda,mais valeu ae

maidenman
Veterano
# dez/12
· votar


Que eu saiba o tópico é para sanar minhas dúvidas...

ogner
Veterano
# dez/12
· votar


maidenman
todas suas duvidas serão sanadas usando a busca do forum. mas te culpo pq a busca do forum ta uma merd@!!

maidenman
Veterano
# dez/12
· votar


ogner

Eu usei a busca g.g mas eu n entendi nada. Po alguém me ajuda.

maidenman
Veterano
# dez/12
· votar


Não, sendo os transformadores isolados, se você tocar no positivo, o B+, e estiver em contato com o terra da Terra, não vai tomar choque. MAS, se algum pedal ou sei-lá-o-que estiver aterrando na Terra o terra do sinal, um abraço, você sai da Terra, e te cobrirão com terra.
O risco de tomar um choquito com ou sem fio terra no valvulado é praticamente o mesmo.



Eu n entendi isso g.g

dani_guitar5
Veterano
# dez/12
· votar


maidenman
pow velho não queria foder suas dúvidas nem nada,mais excluiram meu tópico porque falaram que já tinha algum similar.....

maidenman
Veterano
# dez/12
· votar


Devia aparecer o carlos adolphs agora pra ajudar .-.

brunowebguitar
Veterano
# dez/12
· votar


dani_guitar5
Vai tocar onde?? Esses amps que você falou tem uma potência alta, pra tocar dentro de casa nem rola. Se vai fazer shows em lugares grandes, ai pode até valer a pena, mas mesmo assim, acho que investir em um valvulado menor é melhor. Procure pelos Blackstar, tem um timbre hi gain animal pra metal. Se preferir handmade, procure pelos novos modelos da Alien, também são animais pra metal, e tem atenuador, ou seja, da pra tocar dentro do quarto e também da pra fazer shows grandes!!

maidenman
Veterano
# dez/12
· votar


Vou tocar em lugares variados. Depende do progresso da banda. Mas eu queria um bom retorno sem precisar usar toneladas de monitores e PAs. E tudo bem pra mim usar em casa. Meu SS 15w fica quase no talo e ngm reclama. Só n fica no talo msm porque distorce o som mas lá em casa é assim msm. Tudo é alto e q se dane a vida kkkkkkk claro, 30w é MUITO mais alto que 15w mas td bem. E outra q eu tinha testado na loja o MGV e o som n tava tão alto lá na loja. Dava pra escutar bem e tava bem barulhenta a loja. Tinha gente testando bateria até '-'

dani_guitar5
Veterano
# dez/12
· votar


brunowebguitar

Pretendo montar uma banda o ano que vem,assim como pretendo gravar em estúdio.....os modelos da blackstar já conheço todos,os modelos series one,que eram os que atendiam a o que eu queria são muito caros,e tão escassos no mercado,pesquisei hoje hahahaha
Vou dar uma olhada nesse alien ae,só que o site deles não está ativo,só não queria esperar 2 meses para ter o ampli
Mas valeu ae velho

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# dez/12
· votar


dani_guitar5

A Alien é uma das empresas de handmade mais renomadas do país... Tem até muito gringo que compra coisas deles.

E o prazo deles é na faixa dos 45 dias, o menor de todos que já vi. Pedrone são 120 dias.

Dá uma pesquisada a respeito.

maidenman
Veterano
# dez/12
· votar


Pedrone demora msm '-' eu nunca tive um amp Pedrone mas pelo que eu leio o tempo de espera vale a pena. Mas... nada de me ajudarem com a dúvida?

Drinho
Veterano
# dez/12 · Editado por: Drinho
· votar


maidenman


Velho, você leva o que você paga

Existem equipamentos de ótimo custo beneficio sem dúvida, mas eu nao compro meteoro nem a pau, nem com válvula nem sem válvula... hoje em dia há alternativas de baixo custo com muito mais confiabilidade, como por exemplo o t miranda

tive a oportunidade de tocar no seu amplificador mais simples acredito eu que era o t clean, com um pedal de distorção... o amplificador era coisa de nem 2 mil, era algo tipo 1600, 1700 reais.... o bixinho é rebelde velho... pra nenhum músico profissional botar defeito sem dúvidas, hoje em dia não há necessidade nenhuma de ficar preso a meteoro, há alternativas ótimas...

o pedrone também é uma boa alternativa pra quem gosta de mesa boogie e jcm por exemplo que em vez de pagar 10 mil nos originais gastam 4 com o pedrone

mas os amplificadores do pedrone oferecem mais recursos, acredito que ele não faça algo simples a ponto de custar menos de 2 mil, o t miranda já oferece um amplificador simples com um timbre fantástico que te permite colocar um pedal e derrubar a casa gastando muito pouco.... quer dizer um custo beneficio maravilhoso sem dúvidas....

todo mundo xinga boss metal zone, ds1 e por aí vai....

mas nesse t miranda tenho certeza que até esses pedais soariam animais....

maidenman
Veterano
# dez/12
· votar


Eu já toquei num Pedrone. N é bem dele, foi idealizado por ele (o circuito) junto com os caras da Borne. Cara, que crunch! E o visual matador tb.

Borne Clássico T7 head.

maidenman
Veterano
# dez/12
· votar


Up.

maidenman
Veterano
# dez/12
· votar


Alguém pfv.

boblau
Veterano
# dez/12
· votar


maidenman

deixa eu tentar te ajudar. Vc está com medo de choque elétrico em um amplificador valvulado? Não sabe como funciona um aterramento e acha que a falta dele pode causar um choque elétrico enquanto vc está tocando?

Se for isso, relaxa. O aterramento serve para que em caso de uma descarga elétrica (tipo raios) que eventualmente causem transientes, ruídos e variações possam ser direcionados da carcaça de um dispositivo elétrico para um terra. Em alguns casos, onde o aterramento é muito bem feito, ele pode diminuir o "humm" dos aparelhos de áudio em geral.

De resto, tudo o que vc leu e postou aqui está falando de uma situação onde o amplificador está aberto (sendo consertado, ou coisa que o valha). Quanto a um equipamento aterrado estar ligado a outro equipamento não aterrado, em tese, se o aterramento for muito bom, aquele que foi ligado sem aterramento irá "aproveitar", utilizado o neutro do cabo de ligação, o terra.

Mas no Brasil, nunca foi norma para ligações domésticas o terra. Fazia quem queria e os equipamento elétricos vinham com plugues de dois pinos e as tomadas eram de dois pinos. Agora recentemente é que a ABNT introduziu de forma compulsória o plugue de três pinos com aterramento.

Portanto, se você não estiver tocando na chuva, ou com equipamentos molhados, não estiver fuçando dentro do equipamento com ele ligado, não fizer modificações sem saber exatamente o que elas causam, vc estará seguro. O que acontece de vez em quando é vc tomar um pequeno choque quando encosta em um instrumento que não é o seu, por exemplo: vc está tocando (com as mãos nas cordas) e encosta nas cordas do baixo. Isto ocorre muitas vezes porque as fases estão invertidas e não há aterramento, por isso, em amplis antigos havia uma chavinha de inversão de fase.

Se for para tocar na chuva ou na beira de uma piscina com risco de cair, não vai ser o aterramento que vai te salvar.... É mesmo risco de vc secar o seu cabelo com um secador na banheira....

Quanto a um bom ampli para vc, procure também um Jet City de 20 watts, um Tweaker de 15 w, mas lembre-se, tudo o que dissermos aqui, vc não estará "sentindo" o timbre do ampli com a sua guitarra. São somente sugestões de quem escutou e gostou, o que não significa que vc irá gostar tb!!!

abraço!


Roberto

alfacorrea
Veterano
# dez/12
· votar


Acrescento às informações dadas pelo amigo aí de cima.

A chance de vc tomar um choque enquanto toca guitarra não são grandes. É muito improvável que vc tome um choque e, se isto acontecer, pelo que eu entendo, esse choque só vai ser de 110 volts, o que só vai te dar "um grande susto". Sendo assim, nada que seja motivo determinante para não usar um valvulado.

Minha opinião pessoal: se vc optar por não comprar um valvulado pelo simples fato de ter medo do choque dele, vc realmente não merece ter um valvulado!!!

O que pode ocorrer com mais frequencia é: quando vc está tocando guitarra e encosta o lábio na grade do microfone, pode haver uma pequena descarga elétrica.

Como já foi dito acima, isso pode acontecer quando as fases onde os equipamentos estão ligados estão invertidas e ocorre um fechamento de linha, com o "aterramento" sendo feito por você. Mas esse choque é só um susto, não vai morrer por causa disso, a não ser que vc use um marca-passo e seja proibido por médicos de aproximar-se da eletricidade.

Pode acontecer também se os equipamentos estiverem molhados. Se vc estiver fazendo um show em local aberto e começar a chover, eu sugiro que pare o show e desligue os equipamentos elétricos. Mas isso é meio óbvio, não?! Além disso, vc não deixaria sua guitarra na chuva, não é mesmo?!

Quanto à potência do amplificador, eu acredito que isso não tem nada a ver com o choque que vc poderia tomar. O que vai determinar a voltagem aplicada nas válvulas é o transformador (acredito eu) e isso não faria diferença alguma.

É provável que exista um amplificador de 30 Watts que tenha um transformador que empurre 500 volts para as válvulas e é provável que exista outro determinado amplificador que tenha 100 watts mas que seu transformador só mande 350 volts para as válvulas. Acho que é possível.

O choque que vc toma de um amplificador é bem semelhante ao choque de encostar na parte de metal de uma geladeira velha. Dá aquele sustinho e nada demais.

Agora... Vc não está pensando em pular na piscina abraçado com seu amplificador ligado na tomada, não é mesmo?! Assim vc morre!!!

maidenman
Veterano
# dez/12
· votar


Vlw pelas respostas! Entao cantores como James Hetfield, os 3 ex Beatles (Paul, George e Lennon) e varios outros vocalistas-guitarristas fazem o show levando choque mesmo? Se nao, qual o segredo da ligaçao dps equips deles?

elciosouza
Veterano
# dez/12
· votar


o segredo é R$ investido em equipo de qualidade e seguro...desde cabo a fontes. as pessoas pensam que não, mas tudo o que está ligado na sua cadeia de sinal conta e eles precisam te oferecer segurança. em relação a microfones, vai depender de muitos outros fatores que diz respeito a PA e entendo menos ainda.

maidenman
Veterano
# dez/12
· votar


Sim. Dinheiro é o principal fator mas vcs, musicos: fazem shows levando choque msm?

maidenman
Veterano
# dez/12
· votar


Sim. Dinheiro é o principal fator mas vcs, musicos: fazem shows levando choque msm?

elciosouza
Veterano
# dez/12
· votar


cara, nunca levei choque.

boblau
Veterano
# dez/12
· votar


maidenman

isso aí é TOC ou é síndrome do pânico?

Meu amigo, é uma excessão acontecer de levar um choque. E isto pode acontecer com valvulado ou SS, microfone, baixo, teclado...

Ninguém normal gosta de levar choques, mas, em se tratando de equiptos elétricos pode acontecer. SE tem muito medo mesmo, toque sempre calçado com sola de borracha e compre um multímetro. Coloque em AC e meça suas cordas contra microfone e outros instrumentos. Depois meça em CC. Se der algum valor, inverta os pólos da tomada do instrumento que der algum valor e meça de novo. Dando zero não tomarás nenhum choque.

Tem receituário azul para isso... rsrsrsrsrs

abraço!

Roberto

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre amplificador valvulado! (eu usei a busca mas não encontrei o que queria)