Troca de alto-falantes num Rx-100 Meteoro

    Autor Mensagem
    Garcia xD
    Veterano
    # nov/12


    Bom, como o título diz, preciso trocar o falante de um Super Rx-100.
    O Falante único (medindo do centro até o fim da curvatura do cone) tem 10 polegadas. Emitindo 100w RMS?!
    Não me pergunte como, mas essa é a potencia declarada.

    Ao comparar esse amp com qualquer outro noto uma qualidade de som inferior. Um agudo bem mais estridente, e quase nada de punch nos graves. O Som não fica "definido", de uma forma geral. Levando em consideração que o modelo já saiu de linha há anos, e o falante parece ser bem velho, considero trocar ele.

    Porém não pretendo trocar por outro de 10' (Acredito que medi da forma errada, deve ser um de 12'). Penso na verdade em colocar 2 ou até três auto falantes de tamanho menor, ganhando mais em watts RMS. Acho que posso estar errado quando a isso, mas que não quero continuar com um falante único, tenho certeza.

    Por qual autofalante eu devo/posso trocar?
    Penso em um par de Celestion ou até Selennium pelo que falam da qualidade emergente dos Selennium.

    Enfim amigos, não sei exatamente daonde partir, por favor me ajudem.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    o teu é o de guita, baixo ou teclado?

    (medindo do centro até o fim da curvatura do cone) tem 10 polegadas. Emitindo 100w RMS?!
    você não está relacionando 10 polegadas X 10 = a 100W?

    medida de falante é em diametro, pega uma fita metrica, regua.... e coloque em um lado e veja até quanto dá até o lado oposto
    se você mediu do centro, então não dá nunca 10" porque você mediu o raio que é metade de um diametro, 10 polegadas de raio dá 20 de diametro

    Penso na verdade em colocar 2 ou até três auto falantes de tamanho menor, ganhando mais em watts RMS. Acho que posso estar errado quando a isso, mas que não quero continuar com um falante único, tenho certeza.

    se você reclama que tem um agudo bem estridente e nada de grave, com 4 falantes pequenos isso vai soar um radinho a pilha
    sem contar o trampo que vai ter
    trocar a madeira da frente, mandar cortar, comprar 4 falantes
    não entendo muito de ligações eletricas, potencias e tal, mas acho que você vai fritar a potencia ou os falantes querendo tirar som de 4 falantinhos
    ----------------------------------------------------

    os RX 100 são o primeiro projeto da meteoro (ou um dos) quando não se tinha muito essa cultura de amplis como se tem hoje

    aqui eu tenho 2, um de 12" para baixo e um de 10" para teclado, foram meus primeiros amplis, e para esses instrumentos até que serve bem
    e cada um é cada um, já tive outro que roubaram e tinha o timbre diferente destes dois

    pra guitarra não sei, mas lembro de alguns amigos meus que tinham mas isso era nas décadas de 80/90

    trocar falante eu só trocaria se o mesmo estivesse ferrado, por algum igual
    do resto é tentar escavar areia pra procurar diamante

    Garcia xD
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    A relação de Watts não foi 10 polegadas x 10.....
    Pensei lógicamente

    Alguns amps de 1x8' = 20w
    ... de 1x10' = 50w
    ... de 2x10' = 100w
    ... de 2x12' = 160w

    Mas isso são coincidências que achei em outros amps por ai....

    Sendo de acordo com o de cima, seria estranho extrair 100w de um de 10'

    -------------------------------------------------------

    É o de guita.

    --------------------------------------------------------

    Medi de um lado ao outro (me equivoquei ao dizer que medi o raio, pois não fiz assim), mas não sei se devo considerar as bordas ou só o cone.

    -------------------------------------------------------

    Enfim amigo..... Depois que eu postei li alguns artigos pela net, e descobri também o fator litragem (volume) da caixa que interfere e bastante na ressonância e o aproveitamento dos falantes. Depois de ver o tamanho do bixo considero trocar os falantes só nessa ocasião que você falou. Provavelmente trocarei/comprarei outro amp se eu quiser mecher alguma coisa nessa parte.

    Grato ;D

    kaskudo
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    vc não vai ganhar nenhum watt trocando altofalante. altofalante suporta potencia, não gera potencia. se seu amp é de 100W ele vai continuar sendo de 100W com falante de 10W ou de 1000W.

    um falante de qualidade vai te dar mais volume, e um timbre bem melhor. os falantes meteoro são uma porcaria, sem sensibilidade e sem agudos. qualquer falante decente p/ guitarra que vc colocar no lugar vai soar melhor.

    a medida é a total do falante. um de 12" tem 30cm de diametro externo e cerca de 11" de cone (27,5cm)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de alto-falantes num Rx-100 Meteoro