Devo ou não microfonar?

    Autor Mensagem
    g.wilhelms
    Veterano
    # out/12


    Estou pesquisando para decidir qual amplificador vou comprar agora no final do ano, mas sou praticamente leigo nesse quesito e estou em dúvida com algumas questões. Minha intenção é tocar ao vivo com banda, a princípio em locais de pequeno e médio porte (e quando que o princípio não é assim?), e então almejando um ampli que pudesse cobrir a bateria, pensei em algo tipo o Fender Frontman 212R (é só um exemplo, o tópico não é sobre se tal ampli vale a pena ou não), que tem 100W e 2 falantes de 12, o que pelo que ouvi falar, fala bem alto. Mas também "ouvi falar" (sou leigo no assunto, repito), que um ampli de uns 30W a 50W já fala bem alto, e então andei pensando em algo tipo o Fender Mustang II (é só um exemplo...), este de 40W e 1 falante de 12. Eu usei dois amplis como exemplo mais para falar das potências e dos falantes que dos amplis em si. Agora as dúvidas: um ampli (bom) na média de uns 100W de potência daria conta das apresentações sem ter necessidade de ser microfonado, estou correto? E quanto a um ampli (bom) entre uns 40W e 60W, ele dá conta de apresentações de pequeno ou médio porte sem precisar ser microfonado? No caso, com um ampli desse eu microfonaria quando houvesse necessidade e é ai que surge outra dúvida. O que basicamente eu precisaria para microfonar além do microfone? Vejam se eu estou correto, eu microfonaria o ampli, plugaria o microfone numa mesa de som que por sua vez seria ligada em caixas, ou em uma caixa (dae existem as passivas e as ativas). É uma visão bem leiga, mas é esse realmente o caso, rsrs. Grato desde já. Abraços.

    g.wilhelms
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Alguma bondosa alma?

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12
    · votar


    Cara, depende muito da situação e local da apresentação.

    Amplis grandes é conceito ultrapassado, ao menos que você seja guitarrista profissional, que toque direto e de preferência tenha roadie prá carregar o "trambolho".

    O conceito hoje, são amplis pequenos, onde a única preocupação seja a qualidade do timbre e microfonar em locais grandes.

    Locais grandes, sempre se aluga o som, com retornos, P.A.s, etc, o técnico de som vai microfonar o ampli ou liga-lo em linha na mesa.

    Tocar em locais que você mesmo tenha que microfonar e etc, implica em equipos e trabalho desnecessários ao guitarrista.

    Hoje em dia, não toco mais em locais que não ofereçam um mínimo de condições para um som decente...mas aí é questão pessoal.

    g.wilhelms
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Lelo Mig

    Valeu cara, já me deu uma boa clareada. Não sou guitarrista profissional, mas pretendo montar banda e começar a tocar ao vivo em breve... Realmente, o lance de carregar o trambolho é um ponto contra, bobiar tem que carregar mais coisa que o batera, rsrs. Dentro do conceito de amplis pequenos, tem muitos bem interessantes incluindo esse Mustang que citei. Um ampli de 40/50W com falante de 12, será que dá conta de apresentações para um público de umas 200 pessoas no máximo? Isso sem ser microfonado é claro... Abraço.

    g.wilhelms
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Mais alguém?

    kiki
    Moderador
    # out/12
    · votar


    g.wilhelms
    eu recomendo no minimo 50w (ok, 40w e 50w na pratica é a mesma coisa), mas se pudesse ser 100w era mais garantido.

    depende do seguinte:
    - qual cabe no seu bolso? depende do quanto voce ta disposto a gastar.
    - qual voce consegue carregar melhor? ser for muito grande, tem que ver se voce aguenta, se tem carro disponivel, etc.
    - qual tem mais qualidade? aí é pesquisar e confiar no povo pela net, com cuidado com os chutadores e xiitas. eu nao sei opinar sobre a qualidade.

    E quanto a um ampli (bom) entre uns 40W e 60W, ele dá conta de apresentações de pequeno ou médio porte sem precisar ser microfonado?
    depende do som que voces tocam e do que é um lugar medio ou pequeno.

    se o som de voce é muito pesado, precisa de mais potencia. se for mais leve, da pra encarar (a bateria determina muito o volume geral).

    eu chuto que pruma apresentação num lugar ate umas 200 pessoas um ampli de 50w daria. mas depende muuuuuuuuuito do lugar e do som de voces. um de 100w seria mais garantido.

    No caso, com um ampli desse eu microfonaria quando houvesse necessidade e é ai que surge outra dúvida. O que basicamente eu precisaria para microfonar além do microfone? Vejam se eu estou correto, eu microfonaria o ampli, plugaria o microfone numa mesa de som que por sua vez seria ligada em caixas, ou em uma caixa (dae existem as passivas e as ativas).
    ai depende de onde voce vai.

    pra um lugar grande, da mesa de som pra frente voce esquece. vai ter um PA (que é esse kit da mesa com as caixas) e um tecnico que cuida disso.
    só nao sei se voce precisaria ter o mic, ou se o PA vai ter.

    g.wilhelms
    Veterano
    # out/12
    · votar


    kiki

    É, também to achando que um de 100W seria uma opção melhor. No meu caso eu pretendo tocar coisas mais pesadas também, então é melhor mais potência mesmo. Tenho outra dúvida também, ainda dentro das apresentações pequenas e sem microfonar, eu precisaria de um ampli exclusivo para ligar o microfone? Pois no caso não teria uma mesa a disposiçao... Valeu pela ajuda cara.

    guitarluiz
    Veterano
    # out/12
    · votar


    kiki

    É, também to achando que um de 100W seria uma opção melhor. No meu caso eu pretendo tocar coisas mais pesadas também, então é melhor mais potência mesmo. Tenho outra dúvida também, ainda dentro das apresentações pequenas e sem microfonar, eu precisaria de um ampli exclusivo para ligar o microfone? Pois no caso não teria uma mesa a disposiçao... Valeu pela ajuda cara.



    Uma alterntiva boa , http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437499723-amplificador-meteoro- nitrous-drive-gs-160-watts-rms-cubo-_JM

    Não ia faltar volume , com Qualidade Boa , não sei opniar sobre sonoridade , Já toquei num 212 r , não gostei ,mais é questão de gosto , não tive muiiiito tempo pra testar

    BJAofficial
    Veterano
    # out/12
    · votar


    g.wilhelms

    olha cara, eu acho a voz a coisa mais importante da banda..
    seria bom investir um pouco mais do que usar um mic plugado numa caixa multiuso.. desculpa se nao foi isso que tu quis dizer, mas foi o que eu entendi..

    guitarluiz

    cara, desculpa criticar a tua dica, mas embora eu concorde que a potencia vai ser suficiente, a parte da qualidade boa vou ter que discordar.. tenho um amigo que tem esse amp, já vi ele usar em alguns shows, e testei uma vez, e é beeem ruinzinho mesmo, o timbre em si..

    g.wilhelms
    Veterano
    # out/12
    · votar


    guitarluiz

    Valeu pela dica, esse ampli inclusive tem pra vender numa loja que eu costumo frequentar por aqui, mas não sou muito fã de meteoro, já tenho uma longa experiência com um e acho que a marca peca em qualidade.

    BJAofficial

    Na verdade eu havia pensado em um ampli próprio para o microfone (se é que isso existe), e não caixa multi-uso que para esses fins eu pessoalmente acho uma porcaria, rsr. Acho que o ideal será comprar uma mesa e uma caixa, mas é ai que entra a dúvida pois sou leigo ainda nessa parte, e então o que não sei o que teria que comprar além da mesa, uma caixa amplificada? Uma caixa acústica? No caso da caixa acústica ela poderia ser passiva ou ativa certo? No caso se eu comprar ativa não precisarei comprar potência é isso? Então nesse esquema me bastará uma mesa + caixa acústica ativa?

    BJAofficial
    Veterano
    # out/12
    · votar


    g.wilhelms

    nao conheço cubo pra microfone, mas deve existir sim.. haha

    bom, a palavra acustica é desnecesária.. vamos usar só 'caixas ativas e passivas'.. haha
    o teu sinal que sai do microfone pode sim ser enviado diretamente à uma caixa ativa digamos, o problema é que, caso ela nao tiver, a tua voz vai ficar sem pré amplificaçao.. a funçao de uma mesa é misturar os sinais, o que significa que se é só um mic, nao precisa de uma mesa, só precisa de um preamp..
    ao meu ponto de vista, o mais em conta, e mais pratico pra ti sao caixas ativas.. e alias, algumas delas já vem com preamp.. nao sei como estao os preços aí no brasil hoje em dia mas nao deve ser mto caro nao uma mais ou menos.. alias, seria melhor 2 pequenas do que 1 grande.. e se por acaso nao tiver pre amp, tem pra vender uns preampzinhos pra mic, e nao sao nada caros..
    qualquer coisa, é só falar.
    abraço

    brunowebguitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    g.wilhelms
    Cara, primeiro, qual amp você vai pegar??? Se pegar um amp de 50w pra cima, só vai precisar microfonar em lugares grandes, e esses lugares geralmente já tem sistema de PA, com mesa, caixas, e tudo mais que for necessário. Acho completamente desnecessário você corar um sistema desses, por mais basico que ele seja, pois você não vai usá-lo. Se pensa em pegar um amp menor, ai começa a fazer sentido, mas pra um amp grande como você citou, com 100w, completamente desnecessário pensar em adquirir um PA!!!

    g.wilhelms
    Veterano
    # out/12
    · votar


    brunowebguitar

    Sim, mas me refiro ao microfone, qual seria a melhor maneira de ligá-lo em shows pequenos, rss. Acho que vou seguira dica de nosso amigo...

    BJAofficial

    Então no caso me bastaria uma caixa ativa e um pré-amp caso ela não tenha?

    brunowebguitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    g.wilhelms
    Em shows pequenos você não precisa de microfone, é isso que estou dizendo!!! Pensa comigo, um amp de 100w, com distorção, falando alto pra caramba, dentro de uma casa pra 300 pessoas, um lugar relativamente pequeno, todos vão escutar o seu som, talvez escutem mais o seu som do queo resto da banda, entendeu??? Colocar um microfone nessas ocasiões é desnecessário. Em um show grande, é outra história, tem mesmo que microfonar pra distribuir bem o som pelo local, mas pra pequenos shows, é desnecessário!!!!

    g.wilhelms
    Veterano
    # out/12
    · votar


    BJAofficial

    Ah, quanto a mesa, eu esqueci de falar mas não seria só para o mic, "talvez" eu usa-se ela para plugar um violão tbm, já que usar ampli de guitarra para violão não parece ser o ideal e comprar um ampli só para o violão eu acho que seria um transtorno e um gasto supérfluo.

    g.wilhelms
    Veterano
    # out/12
    · votar


    brunowebguitar

    Acho que você não entendeu, hshuas. Não falo de usar um microfone para microfonar o ampli, mas sim um microfone para a voz mesmo.

    brunowebguitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    g.wilhelms
    Ahhhhh bom, o mic de voz, achei que você ainda estava no mic do amp. Bom, pro mic de voz creio que uma caixa ativa dê conta. Se quer usar um violão junto, uma mesinha pequena dá conta, só pra juntar voz e violão e jogar na caixa ativa.

    pOkiz
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Pra mim isso de microfonar é relativo, depende mais do lugar onde toca do que o próprio ampli.

    Se você ta numa casa de show de 500m² você pode ter um Valvulado de 100W, se você aumentar pra ouvirem até la atrás na frente vai ficar muito alto, então sempre vai ter falhas no som.

    O negocio é microfonar pra ter um som nivelado em todos os cantos do local, sem desvalorizar ninguém, essa é minha opinião.

    Claro que se for tocar num lugar de 10m² não precisa microfonar. É tudo muito relativo.

    BJAofficial
    Veterano
    # out/12
    · votar


    pOkiz

    concordo totalmente..

    g.wilhelms

    entao, se vai ligar mais de uma coisa, compra uma mesinha, nada demais, 2 canais pre amp já dao.. ou entao uma mesa ativa, e dai pega caixas passivas.. aí é contigo.. tanto faz..
    só cuidado, essas mesas que dizem ter varios canais, eu tenho uma xenyx da berhinger que uso nos ensaios.. ela tem supostamente 12 canais, só que só 2 deles sao preamplificados.. ou seja, só poso ligar 2 mics nela..
    enfim, uma tipo essa que eu tenho é o suficiente pra ti, liga ela numas caixas ativas e ta beleza..

    guitarluiz
    Veterano
    # out/12
    · votar


    guitarluiz

    Valeu pela dica, esse ampli inclusive tem pra vender numa loja que eu costumo frequentar por aqui, mas não sou muito fã de meteoro, já tenho uma longa experiência com um e acho que a marca peca em qualidade.

    guitarluiz

    cara, desculpa criticar a tua dica, mas embora eu concorde que a potencia vai ser suficiente, a parte da qualidade boa vou ter que discordar.. tenho um amigo que tem esse amp, já vi ele usar em alguns shows, e testei uma vez, e é beeem ruinzinho mesmo, o timbre em si..

    Depende de quanto tem pra gastar ..... mas nessa potencia e nesse preço é bem dificil achar algo tão fodão assim

    g.wilhelms
    Veterano
    # out/12
    · votar


    BJAofficial

    Mas no caso de usar mais de uma caixa junto a mesa qual seria a melhor combinação, duas ativas ou uma ativa e outra passiva? Grato.

    pOkiz

    Concordo também, mas de início creio que não será preciso microfonar.

    guitarluiz

    O ampli eu pretendo comprar mais para o fim do ano, lá pra Dezembro mesmo, dae quero juntar uma grana legal nesse tempo para comprar algo que não me dê dor de cabeça mais tarde. Valeu por comentar.

    kiki
    Moderador
    # out/12
    · votar


    g.wilhelms
    recomendação, o que da pra voce fazer pra voz:

    compre primeiro uma caixa ativa que tenha controles minimos, tipo volume e equalização.
    alguma coisa tipo uns 200w mais ou menos (pense que tem que ser compativel com o restante dos equips).
    e compre um mic de voz e plugue direto. vai funcionar mais ou menos como um ampli de baixo ou guitarra.

    depois voce compra uma mesa, e usa ela com essa mesma caixa.

    dependendo da caixa que voce comprar, ela permite puxar outra caixa passiva. se for o caso, ai voce compra mais uma caixa. se nao, compre uma outra caixa ativa.
    é bom ter duas caixas pra "espalhar" o som.
    isso exige um pouco de pesquisa, e de definir quanta grana voce tem disponivel.

    isso é primordial pra ensaios (se voces nao ensaiam em estudio), mas nao sei se é pra apresentações.
    todos os lugares que eu fui ate hoje (poucos) sempre tem um PAzinho (mesa + caixas e mics), mesmo que bem ruinzinhos.

    g.wilhelms
    Veterano
    # out/12
    · votar


    kiki

    Cara, valeu mesmo pelas dicas, já me deu uma boa clareada. Quanto a todos os lugares terem um PAzinho, também já notei isso, rsrs. Abraço

    xmarcelox
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Cara seja onde for eu microfono meu ampli sempre....distribui o som muito melhor sem sombra de duvidas.....concordo com nosso amigo pOkiz
    .....

    g.wilhelms
    Veterano
    # out/12
    · votar


    xmarcelox

    O que você usa para microfonar (além do microfone é claro)? Mesa, caixa ativa, caixa passiva, mesa amplificada, potência...? Por enquanto minha preocupação é o ampli, mas quando for investir em caixas e mesa para mic e violão, vou ver se pego uma mesa maiorzinha pro caso de julgar necessário microfonar mais alguma coisa, tipo o meu ampli. Mas no momento um PA não é minha preocupação.

    BJAofficial
    Veterano
    # out/12 · Editado por: BJAofficial
    · votar


    g.wilhelms

    cara é como oq disse nosso amigo kiki

    dependendo da caixa que voce comprar, ela permite puxar outra caixa passiva. se for o caso, ai voce compra mais uma caixa. se nao, compre uma outra caixa ativa.
    é bom ter duas caixas pra "espalhar" o som.
    isso exige um pouco de pesquisa, e de definir quanta grana voce tem disponivel.


    e a última combinaçao seria uma mesa ativa com 2 caixas passivas..
    mas isso tudo em geral nao sai muito barato nao, voce vai gastar, eu imagino uns 1500 como minimo numa coisa dessas..
    uma pergunta, é vc que canta?

    g.wilhelms
    Veterano
    # out/12
    · votar


    BJAofficial
    uma pergunta, é vc que canta?

    A princípio, será eu sim.

    BJAofficial
    Veterano
    # out/12
    · votar


    g.wilhelms

    entao já aviso, fica como dica.. se eu fosse vc, me preocuparia mais com a voz do que com a guitarra..

    g.wilhelms
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Vou usar esse mesmo tópico pois já se refere a minha dúvida. Dentro das necessidades que descrevi, uma caixa ativa JBL JS121A de 150W daria conta? Ouvi tanto falar bem quanto falar mal dessa caixa, mas como fazer investimentos baseado só no que ouviu falar é estupidez.... Grato

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Devo ou não microfonar?