Ruído amplificador (já li vários tópicos sobre este assunto)

    Autor Mensagem
    maxalves77
    Veterano
    # jun/12


    Boa noite,

    Tenho um amplilficador Peavey Bandit 112 e uma guitarra Fender American Standard. Ligando a guitarra diretamente no amplificador no prédio do meu irmão (prédio novo e aterrado) e o amplificador não apresenta nenhum ruído.

    No entanto moro em uma casa e a rede elétrica da casa existe há 30 anos e não era aterrada. Por isso pedi a um eletricista que fizesse um aterramento pra tomada do meu quarto e, inclusive, ele também trocou a fiação colocando fios de 6mm (mais grossos que os antigos).

    Sobre o aterramento ele puxou o terra do padrão da rua e ligou (passando direto na parede, que foi quebrada, e os fios puxados para o meu quarto estão sozinhos sem encostar em outros fios). Ele colocou também a tomada de 3 entradas (positivo, negativo e neutro). Como minha casa tem voltagem 220v estou ligando o peavey Bandit 112 num estabilizador (desses de ligar em PC mesmo).

    Mesmo com esse trabalho fazendo o teste de ligar a guitarra direto no amplificador ainda persistiu o ruído alto. Li em outros tópicos sobre interferência, mas fiz o teste longe de televisão, computador, liguei no estabilizador somente o amplificador e depois liguei somente o estabilizador na tomada e mais nada.

    Quais os motivos que vocês acham que pode ser?
    Li em alguns tópicos sobre blindagem dos fios, mas precisaria ter certeza que a blindagem resolveria o meu problema para trocar novamente toda a fiação. Existe alguma de saber com certeza? Vocês acham que pode ser a rede elétrica da rua que fornece energia já problemática ou nada a ver?


    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    ALF is back
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    maxalves77
    po cara blindagem pode ajudar...mas se vc falou q no predio do seu irmao nao tem ruido, entao creio q ainda seja alguma coisa na rede...nao sei como te ajudar...vamo espera alguem q manja responde pq de eletrica eu só manjo troca lampada!

    marcioguita
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Ele deve ter usado o terra q vem do poste, cheio de ruido.
    |Os predios novos tem melhor eficiencia devido a corrosao do cobre das casas antigas. O ideal e fzr um terra caprichado,caso more em local q
    permita. usando tomadas de 3 pinos. Aqui tbm e f#@*,moro alugado n posso fzr nada.

    marcioguita
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: marcioguita
    · votar


    Duplo post

    Azian
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    maxalves77

    Cara, passo pelo mesmo problema, aonde ligo meu Marshall é tambem, num lugar aonde a fiaçao é antigona mesmo, aí uso um establizadores desses bem porrradão, pra proteger das quedas de luz e tal. Aí tem dias que tá tudo bem e outros que o ruído vem forte, mesmo com o estabilizador fortificado. O eletrecista veio aqui e fez a mediçao de cada tomada, se tava vindo a tensão certa, em umas tava um pouco acima (o que é perigoso), e na que eu uso (ainda bem) tá normal. Ainda não foi aterrado aqui, até por esse motivo ando usando esse amp. pouco, (receio né?). Só compartilhando que não é só tu que tem o mesmo problema. Chama o cara que fez o aterramento de novo e pede pra ele conferir, é o que eu faria, ou mais, pede uma ''segunda opinião'' pra outro eletrecista. Mas o bom é que tu sabe que o problema não ta no amp. (isso é uma ótima notícia) e sim nas tomadas e fios que sempre enchem o saco.

    Cristhyano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Mesma coisa aqui. To esperando chegar um filtro de linha e um cabo novo pra guitarra pois o meu é um santo angelo de uns 5 anos. Vamos ver o que dá.

    Bruninho92
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    maxalves77

    Amigo duas coisas: Uma o cara que fez deve ter feito o aterramento totalmente errado, porque aterramento bem feito NÃO precisa de blindagem de cabos, porque cabos elétricos já vem blindados de fábrica. Eles possuem o condutor de cobre, geralmente, uma camada de isolamento, uma camada de blindagem e mais uma camada de isolamento. Cabo elétrico não gera ruído, aterramento mal feito gera.
    Ele tem que medir a resistência do aterramento, porque aterramento quanto mais perto de zero melhor, para que a corrente elétrica passe por ele. Isso é problema da sua parte elétrica.
    Segundo: Velho, quanto é a potência do seu amplificador, porque 6mm² é fio pra caraca... Cara duvido que seu amplificador consuma mais energia que o chuveiro elétrico na posição inverno do seu banheiro que consome 5,4kW e usa fio de 6mm² ou antigos que eram 4,4kW e era fio de 4mm².
    Cara na minha opnião, o cara te cobrou por um serviço horrível, desnecessário. Vale ressaltar o seguinte. Ele colocou cabo de 6mm², isso significa mais corrente, ou seja, a sua rede elétrica pode fornecer mais potência que seu amplificador pode receber. Isso também gera ruído, sei disso porque tinha um AMP Marshall MS-4 que consumia 1 W, nem fonte de pedal servia nele porque ela gerava mais potência que o AMP precisava então ele ficava dando ruído.
    Enfim, sinceramente, chama outro eletricista porque o que você chamou não fez um bom serviço.


    FONTE: Sou técnico em Eletrotécnica, por isso sei Muito sobre instalações elétricas.

    Bruninho92
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Fui até pesquisar o Pevey na internet.

    O seu amplificador gera míseros 100 watts. Isso um cabinho de 2,5mm² que pela regra é o mínimo de tomadas no Brasil suporta e muito bem.

    Sugiro novamente troque de eletricista;

    Curiosidade você mora onde?

    Outra coisa, você corre sério risco de ter o tópico fechado por não estar no lugar certo, era para ter criado o tópico na sessão de Amplificadores.

    Cristhyano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Aproveitando. Como faço pra aterrar em uma casa que não tem quintal pra enfiar uma barra de cobre?

    Bruninho92
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cristhyano

    Sua casa tem com certeza vergalhões onde o cara colocou as pilastras. ou então a sua casa é muito velha igual a minha que não se usava pilastras. A minha não tem... enfim... Tente achar um vergalhão na sua casa e ligue o fio terra nele... depois cubra com cimento reforçado.

    Abraço

    Cristhyano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    A casa não é antigona não.
    Pra isso teria que quebrar a parede, né? Vai ser o jeito.

    Bruninho92
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cristhyano

    Vc não tem um espaço nem que seja cimentado na sua casa?

    se tiver um espaço cimentado, igual aqui em casa, vc pede para o cara cavar um pouquinho e faça uma Caixa de aterramento.
    Só isso. depois passe o fio até o quadro de disjuntores, terá de ter uma BArra de terra que é onde estão os fios verdes. Abraço

    Cristhyano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cimento não tem, é tudo piso. Mas acho que da pra fazer sim na frente. Se com a troca do filtro e do cabo não melhorar vou providenciar.

    FelipeLou
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Esses problemas de rede elétrica são de fato difíceis de serem resolvidos. É aquela velha história quando um aparelho queima, o técnico faz o reparo e o coloca em funcionamento novamente, já quando é um problema específico, ruído, mau funcionamento, as coisas são muito mais difíceis de serem solucionadas porque o técnico precisa ter essa sensibilidade ou já ter visto esse tipo de problema anteriormente e no meio dessa brincadeira toda gasta-se dinheiro. Falo disso porque lembro de um valvulado que tive, um JCM2000 DSL em questão, com aquele problema clássico de aquecimento que por ter um problema específico foi e voltou muitas vezes do técnico e me fez gastar horrores em dinheiro.

    Bruninho92
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    FelipeLou

    Mas no caso dele o problema não é no amplificador é na rede elétrica.

    É algo que todo equipamento eletrônico pode sofrer.

    Se ele ligar uma televisão nessa tomada com cabo de 6mm² a televisão pode vir a queimar. Se ele continuar ligando o Amp pode ir embora.

    maxalves77
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: maxalves77
    · votar


    Galera,

    Pedi a um eletricista que colocasse duas hastes de cobre no jardim da casa fazendo o aterramento. Agora a tomada do quarto não está ligada no terra do padrão mas sim na haste.

    Reduziu em 80% o barulho. Só percebo o barulho se ligo o Bandit 112 no volume 10 o que é muito pouco provável já que ele possui 80Watts e eu costumo tocar em lugares médios a pequenos.

    Quanto a fiação que o eletricista colocou (ele exagerou e colocou fios de 6mm²) não tenho como trocar porque foram muitos metros gastos sem falar que o pedreiro já colocou massa na parede que tinha sido quebrada só pra passar esse fio.

    Apesar de ter funcionado bem existe ainda uma curiosidade. Com fios menos espessos vcs acham que o ruído sumiria por completo?

    marcioguita
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Nao, qt mais espesso menor a resistencia.(guardadas as devidas proporcoes).

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Ruído amplificador (já li vários tópicos sobre este assunto)