Amplificador acústico para violino ?

    Autor Mensagem
    Stoltzen
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Stoltzen


    Olá!
    Comecei a tocar violino em uma banda e agora estou pensando em comprar alguns equipamentos. Uso violino acústico com captador externo e tenho um pedal (yamaha Magic Stomp). Pretendo comprar uma caixa de som mas estou na dúvida com relação a isso. Os amplificadores acústicos parecem ser uma boa opção, pois além da praticidade para carregar/manusear, posso usar nos ensaios e em apresentações estilo voz e violão (no meu caso é voz, violão e violino, rs) ou como retorno em outras apresentações . . . Mas, em termos de qualidade, será que é a opção mais adequada? Como não ha (pelo menos acho que nao né) caixa específica para violino, não sei ao certo quais características fazem um amplificador, PA, etc, ser mais ou menos indicado para o meu caso.
    Deixarei algumas especificações técnicas sobre o som do violino. Talvez possa ajudar.
    "Um violino emite notas entre G3 e E6 (200 a 1300 Hz) com harmônicos mais importantes que vão até uns 10 kHz. Recomenda-se ser captado com um bom microfone de condensador. Sua resposta deve ser plana, em especial nas faixas de 300 Hz, 1kHz e 1200 kHz, onde o violino melhor mostra seu timbre."

    Creio que a maioria aqui não tenha passado por uma experiência prática com amplificadores e violinos, mas qualquer teoria (desde que tenha fundamento é claro) será muito bem vinda.

    Stoltzen
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Up

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Stoltzen

    Qual a potencia que vc quer?

    Acho que um amplificador de violão serve, um meteoro V40 ou algo assim

    Stoltzen
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Alex guitar man

    Obrigado pela atenção.Com relação a potência ainda estou pensando a respeito. Talvez algo por volta de 60w rms, pois apesar de não precisar de algo tão potente, estarei tocando em uma banda de rock-pop e pretendo utiliza-lo em apresentações acústicas. Mas antes de pensar sobre isso, preciso resolver a questão inicial que é o que seria mais adequado visando a qualidade. Como meu conhecimento ainda é muito pequeno, gostaria que alguém com mais conhecimento pudesse me explicar o que seria (pelo menos teoricamente) mais adequado para que eu possa ter uma referência e, a partir daí, começar o procurar a melhor opção.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Stoltzen

    mais adequado para que eu possa ter uma referência e, a partir daí, começar o procurar a melhor opção

    Procurar um amplificador com resposta Fullrange (que abrange a maior parte das frequências) e Resposta Flat (resposta plana, ele não modifica o som).

    Stoltzen
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Alex guitar man

    Hummm obrigado, vou começar a pesquisar sobre o assunto para saber mais a respeito.

    MMI
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Stoltzen

    Bom, eu já microfonei violino mas tenho pouca experiência, acho que pouquíssimos aqui já fizeram isso. Mas eu fiz para gravação.

    Eu recomendo plugar na mesa, sem amplificador, isso vai no PA se for ao vivo. No seu caso, é pegar o som captado sem colorir muito num amp.

    Nesse caso é um condensador mesmo, se for gravar em estúdio. Eu iria de um condensador de diafragma pequeno apontado para o centro do corpo se o instrumento não for dos mais agudos. Se tiver muito brilho posicionaria mais para a lateral do corpo.

    Essa demo foi gravada com um condensador de diafragma grande plugado na mesa.

    Stoltzen
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    MMI

    Muito obrigado pela colaboração. De fato esse é um assunto em que a maioria não possui muita experiência e as vezes só com a prática mesmo pra saber o que fica melhor.
    Bonita gravação, ficou bem legal. Captação com microfones específicos (como o que vc citou) realmente parece a melhor opção para manter a fidelidade do som do violino, pena que em uma banda fica complicado, já que há vários instrumentos sendo tocados ao mesmo tempo. Além disso, em algumas músicas eu gosto de usar alguns efeitos leves da pedaleira pra ficar mais legal.
    Eu sempre usei ligando diretamente na mesa, mas andei fazendo umas experiências, ligando em amplificadores (um Meteoro GS 160 e um simples Wattsom Ciclotron de 50W) e apesar de não serem ideais para o violino os resultados até que agradaram. A partir daí comecei a cogitar a possibilidade de usar com um bom amplificador acústico, mas realmente não sei.Talvez seja questão de saber regular bem as coisas. Ruim não fica, mas tenho receio de investir em algo, assim . . ."desnecessário".

    MMI
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Stoltzen

    Talvez seja questão de saber regular bem as coisas. Ruim não fica, mas tenho receio de investir em algo, assim . . ."desnecessário".

    É minha impressão. Mas nunca mexi com violino em palco.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplificador acústico para violino ?