Mini Ampli Ruby - Dúvida

    Autor Mensagem
    rafamoraes
    Veterano
    # mar/12


    Pessoal recentemente montei um mini ampli de cerca de 1watt que é o Ruby.

    O resultado foi bem bacana, funcionou legal, coloquei uma saída para fone e um jack comum para falante. Coloquei também um switch liga/desliga simples, que serve tb para economizar a bateria. Adicionei também um jack para fonte externa 9V.

    Acontece que com o falante comum de 4" que comprei na loja de eletrônica ficou muito ruim, pouquíssimo volume e som bastante agudo, o que até era de se esperar pelo tamanho do falante. Com o fone de ouvido o volume é ótimo, chega até a ser exagerado, o problema é que fica muito estridente.

    Plugando o ampli no falante de 12" do meu Blues Junior (desplugando o falante do Blues Junior, é claro) aí sim vem um timbre decente, equilibrado. Não tem tanto volume, mas ao menos o timbre ficou ótimo. Inclusive quando usei meus pedais de drive, chorus, etc.

    Mas o pior problema é que praticamente não consigo distorção nenhuma no mini ampli, seja lá qual for o falante que eu use. O pot de gain praticamente atua como um controle de volume adicional, ou um "presence", mas não ajuda a criar distorção.

    Quero saber se alguém sabe o que estaria ocorrendo, pois no site do runnofgroove o autor diz que o ampli gera overdrive a medida em que se aumenta os pots, e alguns vídeos no Youtube tb mostram o Ruby com um drive natural bacana. Há algum componente que eu possa trocar;acrescentar para equilibrar melhor as frequencias usando o fone, e para conseguir a distorção natural?

    Abraço

    Ramsay
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    rafamoraes

    Humm, não sei não cara, mas, pelos vídeos que ví no Youtube do Ruby, o overdrive obtido em 2 dos 3 vídeos que ví é bem leve, quase inexistente, sendo que ninguém garante que o que tinha overdrive acentuado, não tinha um pedal de overdrive empurrando!!
    O que há por trás desses vídeos do Youtube, nunca se sabe!!

    Pessoalmente falando, eu acho difícil um único transistor, seja Fet ou não, ter um fator de amplificação suficiente para saturar o circuito integrado de potência.
    Em todo o caso, sugiro que troque o MPF-102 por outro igual e ver o que acontece, e digo isso porque esses transistores, principalmente os FET são sensíveis e costumam dar defeito, do nada.

    rafamoraes
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Ramsay

    Hum. Bom, segundo o próprio site, inclusive os samplers, ele distorce sim. Mas obrigado.

    Mais alguém???

    Alex guitar man
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    rafamoraes

    Não da pra colocar uns entra power e falante? Pra quando chegar no volume alto distorcer o som? (diodos de silício, o germânio vai diminuir o volume..)

    rafamoraes
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Galera hoje levei meu Ruby na casa da minha namorada e liguei uma SG epiphone do meu cunhado nele. Ficou muito show, mesmo usando o falantezinho de 4" ! Incrível, a distorção enfim apareceu, e o som estridente sumiu... Isso me leva a crer que o problema era minha strato, provavelmente os single coils dela nao são suficientes para distorcer o ampli satisfatoriamente, além disso, por ser strato (som mais agudo), acabava por ficar estridente o som.
    Dessa forma, concluo que falta um controle de tonalidade ao Ruby, pois assim daria pra equilibrar melhor as frequencias de acordo com as caracteristicas da guitarra em uso (Strato/SG/LP/Tele).
    A solução então pode ser acrescentar ao circuito uma chave para seleção de 2 ou 3 capacitores de saída com valores variados, estou correto? Assim daria pra selecionar o capacitor que casasse melhor o timbre de acordo com a guita que se estiver usando.
    Aguardo dicas dos mestres da eletrônica/handmades.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mini Ampli Ruby - Dúvida