Troca de válvulas el34 por KT88

    Autor Mensagem
    Litttle Big Hendrix
    Veterano
    # mar/12


    Gente, tenho um amp handmade estilo marshall plexi/jcm800 e gostaria de substituir as válvulas el34 dele por kt 88?

    Quais os ajustes deverão ser feitos? Será que fica caro?

    Valeu.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Litttle Big Hendrix
    Boas!Chiii, da Bahia...Vais arrumar sarna pra te coçar...
    Primeiro, deixe eu lhe colocar à par do que é "modificar"um projeto eo que é modificar um ampli montado.
    -Quando vc modifica um projeto na prancheta, isso é possível, pois vc ainda não montou o bicho, nem fez os transformadores, então aproveita o mesmo esquema e só troca valores de projeto, de resistores e voltagem, e confecciona os trafos conforme necessita.
    -Quando vc tem um ampli montado, isso já está fixado, ou seja, as voltagens dos trafos são imutáveis, assim como as correntes admitidas e as potências envolvidas.Vamos então para as diferenças:
    -Para valer a pena a troca, vc precisa de um aumento de 3 dB no som ou seja vc precisa do dobro da potência.Cartão vermelho!Seus trafos não foram feitos para aguentar o dobro da potencia.Poderíamos parar a conversa por aí...Mas vamos adiante, item por item.
    - Para dar plena potencia com duas EL34, no circuito de JCM800, a potência será de 50W, com 520V na placa, 480V na segunda grade, primário do trafo de saída de 5800 ohms PP e -37V na primeira grade, com sinal AC nas grades das power de 33V aproximadamente.Isso é o que vc tem, usando uma 12AT7 com inversora.Guarde bem as voltagens citadas.
    -Vamos agora para as condições da KT88.Para dar a máxima potencia de 2 válvulas em configuração semelhante, vc precisará:560V nas placas, 550V nas grades 2, primário do trafo de saída de 4500 ohms PP, -80V na primeira grade, com sinal AC de 60 V.
    -Nas condições acima , das EL34, elas drenam 85mA por válvula, na corrente de placa e + 25 mA na grade 2, o que dá um total de 110mA por válvula ou 220mA totais.
    -Nas condições da KT88, vc terá um total de 150mA por válvula ou 300mA totais(80mA a mais para a fonte fornecer, o que dá 45W de consumo a mais), só nas power.
    - As 12AT7 só podem fornecer no máximo 48V de sinal AC, que dá e sobra pras EL34, mas vão faltar 12 volts para excitação adequada às KT88.
    -A fonte de bias do seu ampli deve no máximo, chegar à -60V(as el só precisam de -37), mas as KT88 precisam de -80V.
    As KT88 nas condições acima, Vão dar 100W, Mas seu ampli terá que trocar o Trafo de alimentação, o trafo de saída, resistores de grade 2, resistores de grade 1, válvula inversora e seus componentes associados, modificação dos componentes da fonte de bias.
    Pelo preço da mão de obra e componentes necessários, vc desembolsaria aproximadamente R$ 1500,00.
    Lembre-se que a troca pura e simples da válvula, funcionaria por um breve tempo, mas em seguida queimaria o trafo de saída e/ou o trafo de força, devido ao aumento de corrente sobre eles, fazendo com que vc tenha que desembolsar a verba, de qualquer maneira.
    Abcs.

    Litttle Big Hendrix
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Litttle Big Hendrix
    carlos adolphs

    Pois é, e ainda vou substituir os atuais eminence GB12 por 02 Celestion V30. Fora os knobs chikenfoot que vou substituir por marshall. Vai valer a pena. Obrigado.

    Filipe Reis
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    carlos adolphs
    Mestre mas o projeto original do JCM800 não usa 12ax7 como inversora ?

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Filipe Reis
    Tanto faz, usei apenas como exemplo a 12AT7, já que o circuito dele não é original.Ser for 12AX7, pior ainda.
    Litttle Big Hendrix
    Cara, acho que vc não entendeu nada do que escrevi.Tudo que escreví foi para dizer que não vale a pena.Venda seu ampli e junte mais uns 1500,00 e compre outro com KT88.Para fazer essa sua modificação, vc vai ter que trocar tudo no seu ampli.Trafo de força, de saída, circuito e válvula inversora...Práticamente vai usar o chassis e os soquetes, só, e uma pequena parte do pré.Creio que eletrônica não seja seu forte.Trocar os GB12 que tem 101,7 dB de sensibilidade por V30 que tem 100,2 dB, não é upgrade, pelo contrário, vc vai perder sonoridade.Por tudo que vc quer fazer, vai gastar dinheiro à toa.Abc.

    Litttle Big Hendrix
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    carlos adolphs

    Eu sei, kra, mas estamos no campo, no fim das contas, da arte e não da eletrônica pura. E arte, portanto, não é ciência exata. Logo, a inversão da lógica é algo bem saudável.... obrigado pela atenção.

    carlos adolphs
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Litttle Big Hendrix
    Up to you, my friend!Abcs.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de válvulas el34 por KT88