Identificando distorção do pré e power.

    Autor Mensagem
    Mr.mojo
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Mr.mojo


    Eae galera não encontrei resposta exata para minha duvida então resolvi criar um tópico:
    Tenho um ampli blackstar studio 20w todo valvulado e Hi gain.
    20 watts (RMS)
    • Duas válvulas ECC83 e duas EL34
    • Falante Celestion de 12''
    • Dois canais com uma EQ para ambos
    • Controle de Tone para o canal Clean
    • Loop de efeitos
    • Controle ISF (Patent-Applied for Infinite Shape Feature)
    • Reverb Digital
    Se eu colocar no canal drive mesmo com o volume do canal baixissimo e com o volume master baixissimo só aumentando o gain consigo uma distorção extremamente suja, bem forte msm,queria saber se essa distorção que estou atingindo é a do power ou do pré?
    Essa é a verdadeira distorção do ampli? tipo todo o potencial dele?Se não, como atingir a distorção verdadeira de amplis valvulados? A distorção do pré é akela conseguida atraves do aumento do GAIN?
    E tipo porque falam que a maioria dos ampli Hi gain usam basicamente distorção de pré?isso procede?
    Se eu colacar o master no talo o volume do canal no talo e gain no talo,qual distorção estarei atingndo?
    Desculpe pela infinidade de perguntas mas é importante pra min...

    Vlw a todos aew um abraço.

    kem69
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: kem69
    · votar


    Essa distorção que você ouve é distorção de pré.
    Distorção de power somente no volume maximo ou perto dele. Mesmo assim em amplis hi-gain o pré ja estara distorcendo muito quando você chegar a um volume o suficiente para distorcer o power, por isso dizem que nesses amplis o que você ouve é distorção de pré.

    E dificil distorcer 2 EL34 dando só 20W...

    Led Zé
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Mr.mojo
    No caso do seu amp, só abrindo o MASTER .

    Tomasini
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Tomasini
    · votar


    Mas tipo não é por ser Hi gain que vc não vai ter uma distorção caracteristica de power é?

    ogner
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    forum.cifraclub.com.br/forum/10/228120/

    kem69
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Mas tipo não é por ser Hi gain que vc não vai ter uma distorção caracteristica de power é?
    Não, mas quando você conseguir saturar o power, ja vai ter muita saturação de pré...

    Mr.mojo
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Então tipo o pre eu controlo pelo volume do canal, e pelo gain...
    Então se eu aumentar os knob de volume no maximo e do gain tbm vou conseuir uma distorção conjunta do pre e do power,certo?
    ogner

    kra eu vi os video, mas eu sou meio ruim em ingles, ams deu pra sacar a comparação do pre e do power é muito diferente, vc podia me explicar oque ele falou dos Hi-gain no primeiro video?

    Led Zé
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Led Zé
    · votar


    Mr.mojo
    Então se eu aumentar os knob de volume no maximo e do gain tbm vou conseuir uma distorção conjunta do pre e do power,certo?
    Não. Vai conseguir só pré. Power é só MASTER. Já tinha falado isso no post anterior.

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Mr.mojo
    Led Zé
    Aí garotada, deixem eu meter o bedelho...Tenham sempre em mente que todos os powers de amplis valvulados são projetados sob o conceito de fidelidade.Por isso, por exemplo, o cara que consegue uma distorção de power num Fender, por exemplo, é por que seu estágio de saida já esta com alguma defasagem de ganho entre as válvulas ou bias fora.Não foram feitos para distorcer além do característico das válvulas(em média 2% para 6L6 e 5% para EL34).São construidos com válvulas inversoras(os Push-Pull) ou drivers(os classe A SE), que não atingem os níveis de voltagem necessário(de áudio, claro, não de alimentação), para saturar a valvula(s) de power.Um exemplo que uso é que um inversora normalmente usada, a 12AT7, satura com certa facilidade uma EL34, mas não uma 6L6.Por isso os amplis com 6L6 são mais "clean" que os com EL34( vejam a diferença Fender/Marshall).A saturação do power só ocorre quando vc ultrapassa a máxima voltagem AC de grade e a máxima corrente de grade da válvula.O problema é que isso pode até ocorrer, mas as prés já saturaram à muito antes disso e a inversora ao atingir a saturação, não tem como mandar mais voltagem para as grades das powers.Saturação é isso, quando a válvula não tem como aumentar mais sua voltagem de sinal na saída, mesmo que vc aumente a voltagem de placa, o que impede o aumento de voltagem de saída é um parametro chamado Transcondutância ou MU(mho), que é ohm ao contrário, pois a válvula começa a conduzir com resistencia alta e a medida que aumenta o sinal de grade, essa resistencia interna vai diminuindo até chegar ao mho máximo, que é a máxima transcondutância da válvula.Se quiserem distorção de power sempre, tem que desequilibrar o estágio final.Antigamente os amplis valvulados de alta potencia tinham um medidor de corrente de catodo que selecionado mediante uma chave seletora, media a corrente de cada válvula de power.Isso era usado para determinar quando a válvula estava fraca(dizia-se"cansada"), ajustar o bias e determinar a Saturação(sim, a escala tinha um ponto verde pintado que servia para medir a corrente de repouso e ajustar o bias e mais acima, no ponto máximo de corrente que a válvula deveria ter sem distorcer, tinha uma marca amarela de depois logo em seguida uma vermelha, que era a marca da saturação).Então o técnico de som chegava, esquentava os PAs, media a corrente das válvulas, deixava tudo no verde, sem sinal, depois injetava um sinal de 1000Hz e dava volume até chegar na faixa amarela, esse era o ponto máximo sem saturação.Algum tempo depois é que apareceram os medidores de VU, calibrados em dB, em que vc deve ajustar o máximo volume em 1000Hz de maneira que o medidor de VU indique 0 dB, acima disso era distorção, conceito até hoje usado.A distorção de power, tão "endeusada" por alguns, é na prática, destrutiva, pois ao saturar o power, vão aparecer picos de corrente, que sobreaquecem as bobinas móveis dos alto-falantes, e que são os maiores responsáveis por queimas de alto-falantes.Sim, altofalantes, 90% das vezes queimam por excesso de distorção do power, e não por excesso de potencia, pois o RMS permanece um pouco mais alto que o normal, mas não o suficiente para queimar.É bem interessante notar isso.Aconteceu comigo em um show, quando um guri lesado conseguiu extender o braço e acessar o pot de master do canal esquerdo do power que controlava as caixas de side-fill.Essas caixas aguentavam o dobro de potência que o ampli mandava.Com cerca de uma hora de show, o som do side esquerdo que tava meio estranho, parou, por queima do Woofer, foi então que notei o pot no máximo.Como era show de heavy metal e vc não nota a distorção do power pois o som como um todo estava distorcido, o altofalante pagou o pato.A outra caixa nada sofreu, pois o VU estava em 0dB e o ampli na potencia máxima, o canal que queimou tava clipando com +15dB a a saída em Watts era a mesma.Medindo a saída com o osciloscópio, o canal direito levemente clipava o topo da onda senoidal enquanto o esquerdo achatava muito acompanhado de cristas de corrente(causa da queima do alto falante).Cuidado, portanto com "distorções de power".Sabendo usar será sua amiga, se abusar vai levar um tapa na carteira.Abcs.

    Led Zé
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    carlos adolphs
    Compreendido, mestre. Mas o que eu disse está correto,não é? Ele só irá saturar as vávulas do power amp se abrir o MASTER, correto?

    Cuidado, portanto com "distorções de power".Sabendo usar será sua amiga, se abusar vai levar um tapa na carteira.Abcs.


    E nos casos de amps low watt, de 1 a 5w, sem master, tipo o Marshall Class 5? Não devemos abrir todo o volume?

    carlos adolphs
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Led Zé
    Sim, está correto.No caso dos Low Watt, geralmente são classe A, SE, e que por características próprias do circuito, saturam mais fácilmente e não tem tanto problema com isso, pois as correntes envolvidas estão bem aquém do máximo dos altofalantes.No caso dos Marshall Class 5 tem que abrir, sim, o volume todo.Vc dá volume master ou geral e depois controla subindo o gain bem lentamente(ou pot de volume da guitarra ou pedal de volume.)Abcs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Identificando distorção do pré e power.