Autor |
Mensagem |
Mr.mojo Veterano |
# fev/12 · Editado por: Mr.mojo
Eae galera não encontrei resposta exata para minha duvida então resolvi criar um tópico: Tenho um ampli blackstar studio 20w todo valvulado e Hi gain. 20 watts (RMS) • Duas válvulas ECC83 e duas EL34 • Falante Celestion de 12'' • Dois canais com uma EQ para ambos • Controle de Tone para o canal Clean • Loop de efeitos • Controle ISF (Patent-Applied for Infinite Shape Feature) • Reverb Digital Se eu colocar no canal drive mesmo com o volume do canal baixissimo e com o volume master baixissimo só aumentando o gain consigo uma distorção extremamente suja, bem forte msm,queria saber se essa distorção que estou atingindo é a do power ou do pré? Essa é a verdadeira distorção do ampli? tipo todo o potencial dele?Se não, como atingir a distorção verdadeira de amplis valvulados? A distorção do pré é akela conseguida atraves do aumento do GAIN? E tipo porque falam que a maioria dos ampli Hi gain usam basicamente distorção de pré?isso procede? Se eu colacar o master no talo o volume do canal no talo e gain no talo,qual distorção estarei atingndo? Desculpe pela infinidade de perguntas mas é importante pra min...
Vlw a todos aew um abraço.
|
kem69 Veterano |
# fev/12 · Editado por: kem69
· votar
Essa distorção que você ouve é distorção de pré. Distorção de power somente no volume maximo ou perto dele. Mesmo assim em amplis hi-gain o pré ja estara distorcendo muito quando você chegar a um volume o suficiente para distorcer o power, por isso dizem que nesses amplis o que você ouve é distorção de pré.
E dificil distorcer 2 EL34 dando só 20W...
|
Led Zé Veterano |
# fev/12
· votar
Mr.mojo No caso do seu amp, só abrindo o MASTER .
|
Tomasini Veterano |
# fev/12 · Editado por: Tomasini
· votar
Mas tipo não é por ser Hi gain que vc não vai ter uma distorção caracteristica de power é?
|
ogner Veterano
|
# fev/12
· votar
forum.cifraclub.com.br/forum/10/228120/
|
kem69 Veterano |
# fev/12
· votar
Mas tipo não é por ser Hi gain que vc não vai ter uma distorção caracteristica de power é? Não, mas quando você conseguir saturar o power, ja vai ter muita saturação de pré...
|
Mr.mojo Veterano |
# fev/12
· votar
Então tipo o pre eu controlo pelo volume do canal, e pelo gain... Então se eu aumentar os knob de volume no maximo e do gain tbm vou conseuir uma distorção conjunta do pre e do power,certo? ogner
kra eu vi os video, mas eu sou meio ruim em ingles, ams deu pra sacar a comparação do pre e do power é muito diferente, vc podia me explicar oque ele falou dos Hi-gain no primeiro video?
|
Led Zé Veterano |
# fev/12 · Editado por: Led Zé
· votar
Mr.mojo Então se eu aumentar os knob de volume no maximo e do gain tbm vou conseuir uma distorção conjunta do pre e do power,certo? Não. Vai conseguir só pré. Power é só MASTER. Já tinha falado isso no post anterior.
|
carlos adolphs Veterano
|
# fev/12 · Editado por: carlos adolphs
· votar
Mr.mojo Led Zé Aí garotada, deixem eu meter o bedelho...Tenham sempre em mente que todos os powers de amplis valvulados são projetados sob o conceito de fidelidade.Por isso, por exemplo, o cara que consegue uma distorção de power num Fender, por exemplo, é por que seu estágio de saida já esta com alguma defasagem de ganho entre as válvulas ou bias fora.Não foram feitos para distorcer além do característico das válvulas(em média 2% para 6L6 e 5% para EL34).São construidos com válvulas inversoras(os Push-Pull) ou drivers(os classe A SE), que não atingem os níveis de voltagem necessário(de áudio, claro, não de alimentação), para saturar a valvula(s) de power.Um exemplo que uso é que um inversora normalmente usada, a 12AT7, satura com certa facilidade uma EL34, mas não uma 6L6.Por isso os amplis com 6L6 são mais "clean" que os com EL34( vejam a diferença Fender/Marshall).A saturação do power só ocorre quando vc ultrapassa a máxima voltagem AC de grade e a máxima corrente de grade da válvula.O problema é que isso pode até ocorrer, mas as prés já saturaram à muito antes disso e a inversora ao atingir a saturação, não tem como mandar mais voltagem para as grades das powers.Saturação é isso, quando a válvula não tem como aumentar mais sua voltagem de sinal na saída, mesmo que vc aumente a voltagem de placa, o que impede o aumento de voltagem de saída é um parametro chamado Transcondutância ou MU(mho), que é ohm ao contrário, pois a válvula começa a conduzir com resistencia alta e a medida que aumenta o sinal de grade, essa resistencia interna vai diminuindo até chegar ao mho máximo, que é a máxima transcondutância da válvula.Se quiserem distorção de power sempre, tem que desequilibrar o estágio final.Antigamente os amplis valvulados de alta potencia tinham um medidor de corrente de catodo que selecionado mediante uma chave seletora, media a corrente de cada válvula de power.Isso era usado para determinar quando a válvula estava fraca(dizia-se"cansada"), ajustar o bias e determinar a Saturação(sim, a escala tinha um ponto verde pintado que servia para medir a corrente de repouso e ajustar o bias e mais acima, no ponto máximo de corrente que a válvula deveria ter sem distorcer, tinha uma marca amarela de depois logo em seguida uma vermelha, que era a marca da saturação).Então o técnico de som chegava, esquentava os PAs, media a corrente das válvulas, deixava tudo no verde, sem sinal, depois injetava um sinal de 1000Hz e dava volume até chegar na faixa amarela, esse era o ponto máximo sem saturação.Algum tempo depois é que apareceram os medidores de VU, calibrados em dB, em que vc deve ajustar o máximo volume em 1000Hz de maneira que o medidor de VU indique 0 dB, acima disso era distorção, conceito até hoje usado.A distorção de power, tão "endeusada" por alguns, é na prática, destrutiva, pois ao saturar o power, vão aparecer picos de corrente, que sobreaquecem as bobinas móveis dos alto-falantes, e que são os maiores responsáveis por queimas de alto-falantes.Sim, altofalantes, 90% das vezes queimam por excesso de distorção do power, e não por excesso de potencia, pois o RMS permanece um pouco mais alto que o normal, mas não o suficiente para queimar.É bem interessante notar isso.Aconteceu comigo em um show, quando um guri lesado conseguiu extender o braço e acessar o pot de master do canal esquerdo do power que controlava as caixas de side-fill.Essas caixas aguentavam o dobro de potência que o ampli mandava.Com cerca de uma hora de show, o som do side esquerdo que tava meio estranho, parou, por queima do Woofer, foi então que notei o pot no máximo.Como era show de heavy metal e vc não nota a distorção do power pois o som como um todo estava distorcido, o altofalante pagou o pato.A outra caixa nada sofreu, pois o VU estava em 0dB e o ampli na potencia máxima, o canal que queimou tava clipando com +15dB a a saída em Watts era a mesma.Medindo a saída com o osciloscópio, o canal direito levemente clipava o topo da onda senoidal enquanto o esquerdo achatava muito acompanhado de cristas de corrente(causa da queima do alto falante).Cuidado, portanto com "distorções de power".Sabendo usar será sua amiga, se abusar vai levar um tapa na carteira.Abcs.
|
Led Zé Veterano |
# fev/12
· votar
carlos adolphs Compreendido, mestre. Mas o que eu disse está correto,não é? Ele só irá saturar as vávulas do power amp se abrir o MASTER, correto?
Cuidado, portanto com "distorções de power".Sabendo usar será sua amiga, se abusar vai levar um tapa na carteira.Abcs.
E nos casos de amps low watt, de 1 a 5w, sem master, tipo o Marshall Class 5? Não devemos abrir todo o volume?
|
carlos adolphs Veterano
|
# fev/12 · Editado por: carlos adolphs
· votar
Led Zé Sim, está correto.No caso dos Low Watt, geralmente são classe A, SE, e que por características próprias do circuito, saturam mais fácilmente e não tem tanto problema com isso, pois as correntes envolvidas estão bem aquém do máximo dos altofalantes.No caso dos Marshall Class 5 tem que abrir, sim, o volume todo.Vc dá volume master ou geral e depois controla subindo o gain bem lentamente(ou pot de volume da guitarra ou pedal de volume.)Abcs
|