Amplificador zumbindo, como resolver?

    Autor Mensagem
    osmar85
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: osmar85


    Quando uso o amplificador, após um tempo ele começa a zumbir, desligo e ligo de novo e o zumbido some temporariamente, será que isso é problema de aterramento? Até hoje não instalei o fio terra na caixa, o terra é um ganchinho que fica atrás do amplificador, a tomada de energia só tem dois pinos. Como instalar o terra? Será que isso resolve o problema do zumbido? Meu amplificador não tem distorção e o som está ótimo, o problema é só o zumbido. Como resolver? Espero não precisar levar o amplificador para consertar.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    osmar85
    Não parece ser diretamente terra.Ruidos que aparecem depois de tempo e somem ao ligar/desligar, geralmente são associados a duas coisas:Sobreaquecimento por voltagem alta de rede e maus contatos por soldas frias(malfeitas) ou oxidações, que irão variar também em função de temperatura.O sobreaquecimento é muito comum em aparelhos de procedencia estrangeira, ou antigos, em que a energia de rede requerida é 110 ou 120 Volts, pois hoje nossas redes entregam entre 127 e 133V volts, que causa sobrecarga do trafo da fonte.

    osmar85
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    carlos adolphs

    Mas a tensão aqui é normal (118 V), e as soldas parecem estar ok, eu uso a caixa faz bastante tempo, só queria saber se tem risco de queimar a caixa por causa do zumbido? O zumbido é baixo, quando aumento o volume do som esse zumbido é praticamente imperceptível.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    osmar85
    Então só postando uma gravação pra saber.O que é zumbido pra vc pode ser um ronco para um técnico, os efeitos e causas são diferentes, em função da descrição correta.

    osmar85
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    carlos adolphs

    Tem razão, é mais para um ronco, mesmo.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    que amp é?

    osmar85
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: osmar85
    · votar


    Alex guitar man

    Wattson Ciclotron. É praticamente igual a esse.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    osmar85
    Provávelmente vc tem problema de diminuição de capacitância dos capacitores eletrolíticos da fonte(dependendo da qualidade, deterioram com o tempo).

    osmar85
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: osmar85
    · votar


    Então não tem muito a ver o fato de instalar ou não o terra?

    macaco veio
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    na minha opinião seu amplificador esta fugindo do ponto de estabilização de corrente quando os transistores de potencia se aquecem, ai o ruidozinho chato de trafo fica audivel, eu funcionaria ele aberto colocando a mão nos transistores pra ver se é isso. Mas pode ser uma porção de coisa, tambem não acho que seja terra.

    osmar85
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Mas pode ser uma porção de coisa, tambem não acho que seja terra.

    Alguém poderia me citar o que poderia ser essa "porção de coisa"?

    osmar85
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ninguém mais para me ajudar?

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    osmar85
    Para continuar, qual seu exato conhecimento de eletronica, para podermos falar em coisas mais específicas?

    osmar85
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Para continuar, qual seu exato conhecimento de eletronica, para podermos falar em coisas mais específicas?

    carlos adolphs

    Bem pouco.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    osmar85
    Realmente, senti isso, pois relatei para vc verificar os capacitores da fonte e vc não os mediu, pelo visto.Para que possamos fazer uma pesquisa de seu problema, vc terá que atuar, pois não temos como mexer com seu ampli, só vc.Dizer então qualquer coisa para prosseguir depende de seus atos de observação e teste.Na atual situação se seu conhecimento não o ajuda, proponho que vc o leve a um técnico, pois de nada adiantará prosseguirmos.Desculpe a franqueza, meu amigo, mas não posso iludí-lo a prosseguir, pode ser arriscado para vc.Um abraço!

    osmar85
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Fazer o quê?

    Fechando...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Amplificador zumbindo, como resolver?