Falante do amp estragado?!

    Autor Mensagem
    cauebret
    Veterano
    # dez/11


    Salve galera, êis o problema:
    Meu amp Meteoro V40 acoustic caiu no chao, uma bela pancada... Agora sai um zumbido muito grande, que aumenta quando aumento o potenciometro do Master Volume, somente ( do gain esta normal). Percebi que o zumbido sai em apenas um dos falantes, o da direita, inferior. que é o falante no qual o circuito da placa se conecta primeiramente, distribuindo dele para os outros 3. Quando ligo o line out em PA, o som sai normal. Outro detalhe eh q dando uns tapas no amp, as vezes ele volta a funcionar normal, mas logo q toco ele volta, principalmente se tocar forte. Então minha duvida: Será problema no potenciometro? no falante especifico? se sim, o q fazer com esse falante?

    obrigado galera!

    juninholiveira
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    pelo visto, provavelmente é no falanta, a primeira coisa é mandar pra assistencia técnica.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    cara se vc dá uns tapa e volta não creios q seja no falante pq:

    quando o falante estraga a centragem do mesmo se desloca ou entorta, ficando ruin, isso vc pode verificar desmontado o mesmo da caixa e com a mão segure de cada lado do cone no meio e o movimente pra frente e pra traz, movimentos grandes, se o mesmo arranhar em algum movimento o mesmo estragou, é melhor mandar recondicionar,

    se ao movimentalo está normal, o problema esta no amp:

    possivel coisas que podem ocorrer ao vc dar um tapa e voltar:

    capacitor se soltou da placa e quando bate ele volta na mesma
    o reverb pode ter estragado
    um dos jacks podem ter se soltado da placa
    o transformador pode ter estragado e estar ocilando
    agum tipo de fio terra que liga o chassis a placa pode ter se soltado

    abraç.

    cauebret
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Fábio Santiago
    Valeu as dicas, mas, quanto aos problemas no amp que vc citou, acredito que se fosse isso daria o mesmo som por todos os 4 falantes, não? ou na saida do line out que mencionei?

    Fiz o procedimento que vc falou no falante, apertei e puxei o cone, parece normal...

    quando abri o amp logo apos a pancada, umas das molas do reverb tinham soltado, e botei ela de volta no lugar ( acredito eu hehe ).

    vou tentar resoldar os capacitores

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    cauebret
    Pela descrição da pane, o seu ampli estava sobre algo, caiu de frente no chão.Com isso bateu com os potenciômetros no chão e deve ter rachado o circuito impresso onde está soldado o potenciometro do Master volume.Isso se comprova pelo fato do line out , cujo sinal é tomado antes do pot de master volume, estar OK.Quanto ao primeiro alto falante, ele pode ter rachado o suporte dos terminais, verifique, mas creio que seja só impressão.Abcs.

    cauebret
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    carlos adolphs
    Line out é tomado antes do master volume? mas se aumento o master volume o line out aumenta tb.. estranho. Mas se for, confirma minha suspeita de que seja o potenciometro do master, pois o do gain não esta dando essa barulheira ( que me parece um mal contato no circuito ). a caixa caiu de pé mesmo hehe.
    valeu!

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    cauebret
    Então pode ser o falante sim, mas o impresso pode ter rachado, de qualquer forma.Estranho line out comandado pelo master...Não é uma coisa comum, mas Meteoro é Meteoro.Justamente se manda o line out para o PA e regula-se na mesa, para o guitarrista fique a vontade com o seu volume, sem que o master interfira.Mas...vale a pena dar uma inspecionada pois o G aplicado em pancada pode chegar a valores acima do que a placa aguenta.Abcs.

    cauebret
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    pois eh, meteoro... heheh. o line out aumenta tanto com o ganho qnd com o master volume.

    entao, sintomas.. dps de resoldar os capacitores, testei e continuou o problema, mas verifiquei q mexendo no cabo de força o problema para por uns momentos. Pelo jeito nao eh o falante mesmo, o ruido esta saindo no PA sim, talvez eu nao tivesse ouvido antes pois a entrada do pc estava muito baixa ( estou ligando no line in do pc para testar ). dando um tapa bem de leve ( mesmo!) o problema fica oscilando, funcionando e nao funcionando... agora esta parecendo problema de aterramento, mas o fio terra do circuito esta bem preso na carcaça. quando ponho a mão no ferro do potenciometro do master volume dah o mesmo zumbido. no ferro dos outros potenciometros nao dah nada. parece um problema de aterramento só do potenciometro do master volume, tem como isso?! eita ferro!

    carlos adolphs
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    cauebret
    Isso é característico de impresso rachado.Tente ressoldar os terminais do potenciômetro na placa.Verifique também, com uma lupa, as trilhas do impresso ao redor dele.Abc.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Falante do amp estragado?!