Univox 1236 sem voltagem de placa

    Autor Mensagem
    fraalex
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: fraalex


    Novamente estou aqui para tirar uma dúvida técnica. E agradeço aos amigos.

    Adquiri um UNIVOX 1236 por 50 dólares. Lógico que era "as it is". Porém o amiricano lá disse que ligava e fazia som. Ele é da década de 60 e está cosmeticamente muito bom.

    Quando chegou, liguei e vi que tinha um hum de capacitor, esse era alto, diferente do meu Duovox. E tb percebe que depois da metade do volume distorcia e o som não tava legal. Baixei o esquema e abri ele.

    Os filtros e choque não aparentam nada de anormal, mas um cap do pré está melado. Deve estar tudo velho mesmo. Vou recapear tudo.

    Ele funciona em 117 v segundo o esquema, mas liguei em 127 mesmo para os testes.

    Quando fui medir a voltagem das válvulas de power percebi que uma estava com 740v (mais alto que no esquema por estar em 127v) e outra, ZERO v. Medi o screen nas duas e estavam ok - acho que em torno de 400v, já que, como no duovox, ele trabalha com metade da voltagem da placa no screen. O control grid estava perfeito, cravado em -40v, nas duas. Está mais alto que no esquema, pq nitidamente alguém trocou o resistor do bias por um de outro valor.

    No esquema, o tap do secundário do trafo de força, responsável por essa carga, passa por uns caps - devem ser filtros - e depois vai direto pro primário do trafo de saída. Lá a carga é distribuída e jogada em dois taps, um laraja e outro amarelo, para uma e para a outra válvula de power. Só sai carga no laraja. O amarelo tá zerado.

    Bom, como o trafo de força é ligado direto no de saída, mesmo tendo caps no caminho, o problema só pode ser trafo de saída, já que a carga do trafo de força tá saíndo. Se não tivesse chegando carga ao trafo de saída, este nao poderia estar alimentado uma das válvulas. Correto?

    O que pode estar acontecendo?

    Muito obrigado

    e um abraço a todos

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    fraalex
    O trafo de saida está com uma seção aberta, vai ter que mandar bobinar.O trafo é de 10Kohms placa a placa, secundários de 4 e 8 ohms/75W.Cuidado, não ligue em 127V que os eletrolíticos da fonte não aguentam.Troque todos os capacitores eletrolíticos e todos os resistores alterados.Para bobinar, se for vc mesmo, conte bem as espiras ao desmanchar o trafo.O ideal é medir a perna central e a altura do empilhamento e comprar ferro GO, pois ao desmontar, fatalmente vai mexer no verniz de isolamento entre placas e o trafo não vai ficar legal.Se vc tiver paciencia pode envernizar as placas com verniz especial para trafos.Abcs.

    fraalex
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Carlos, mais uma vez obrigado.

    Existe um cara na Taquara, aqui no Rio, que sabe mexer bem em trafo.

    Só queria mesmo confirmar, pq não faço isso. E esse trafo parece blindado. É todo liso, até nas laterais, sabe? Não dá pra ver as placas. Isso dificulta ou é como consertar qq trafo?

    De qq forma tenho q levar nele.

    gnd abraço novamente.

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    fraalex
    Isso é só acabamento.Tem que desmontar para chegar às placas.Uma vez peguei um assim, e ao abrir, o fio do outro enrolamento, que estava aberto, estava partido junto ao ponto de solda do fio de saida.Foi só ressoldar e o trafo funciona até hoje.Abcs.

    fraalex
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: fraalex
    · votar


    Poxa, legal. Tomara que seja só isso tb.

    mas se for algo mais sério, o trafo fica igual depois de cosertado? O timbre permanece o mesmo de qndo era original?

    abraço

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    fraalex
    Isso vai depender da habilidade do construtor.Trafos de áudio tem ciência na construção.Não é fio direto e pronto.O que define o timbre é a capacitância distribuida do primário.Para isso tem que intercalar camadas do primário e secundário tipo "triple king burger"( pão-carne-pão- carne-pão), capiche?É isso aí!

    Ramsay
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Ramsay
    · votar


    fraalex

    O curioso é que esse Univox usa na fonte um dobrador de tensão pra se atingir a tensão de 660V que alimenta o center tap do trafo de saída. Eu nunca tinha visto isso, há não ser em tvs antigas.

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Ramsay
    O Univox dobra e os Duovox dividem, mas os dobradores funcionam bem sim, desde que se use a capacitância correta para a corrente pretendida.O Univox tem tendencia a Hum acentuado, pois para as placas o dobrador é de onda completa, mas para as screen, fica 1/2 onda, então o ripple é maior.O sistema da Giannini funciona melhor, pois é onda completa sempre.No início os Giannini eram Univox também, mas os caras processaram e virou Duovox.Existem raros Giannini Univox, mas tem!Abcs.

    fraalex
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Ouvi dizer que esse univox 1236 japonês tem um bom timbre. E tem cara de antigo mesmo.


    Volta e meia aparece um univox da Gianinni para vender. Tem o mesmo layout do duovox, mas com logo univox.

    Acho que no site da Gianinni ou em outro lugar tem essa história. Não chegou a rolar processo. Mas a Univox do japão era vendido pela mesma empresa que importava os Gianinnis nos EUA. Aí a Gianinni mudou o nome por razoes óbvias.

    Naquela época nego lá fora não tava nem aí pra gente do terceiro mundo. Tanto que a gianinni copiava os projetos de amplis e instrumentos descaradamente e nunca enfrentou processo por isso. Até porque era tudo muito fechado, no Brasil nem entrava importado. Não havia gerência de fora na justiça brasileira. E ainda não há, mas agora o brasil depende da inserção internacional e segue os tratados e acordos para não levar sanção. Antigamente os milicos não tavam nem aí.

    Hj a coisa mudou muito. A Tagima fez essa gracinha e levou um pau da Fender. Globalização.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Univox 1236 sem voltagem de placa