hum 150b duovox

    Autor Mensagem
    fraalex
    Veterano
    # nov/11


    Oi, mais uma vez recorro aos amigos aqui para uma dúvida.

    Percebi um Humm bem baixo no meu ampli, mesmo no volume 0. Esse hum só pára se vc ligar o stand by.

    Pré não é. Não deve ser da válvula do power já que o volume está no 0.

    Deve ser trafo de saída ou algum capacitor após as válvulas. Pode ser uma característica do equipamento já que é bem baixo o ruído.

    Estou certo no palpite?

    Obs. Apesar de ser baixo o hum do 150b, nem meu bassman nem meu traynor yba, tb valvulados, produzem qq tipo de ruído na saída, sem volume.

    agradeço dsd já

    abç

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    fraalex
    Hum com volume zero é filtragem de fonte.Os eletrolíticos podem estar com capacitância alterada.Abcs.

    fraalex
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: fraalex
    · votar


    Adolphs, pelo que entendi então podem ser capacitores? São aqueles grandes, cinzas, do tamanho de uma válvula, que ficam sbre o chassi?

    Tem algum teste simples que eu possa fazer?

    Lembrando que meus conhecimentos são limitados. Mas aprendo fácil.

    abraço

    macaco veio
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    bom, eu arriscaria mais 3 hipoteses.
    -desbalanceamento na tensão de filamentos , alguns amplis tem tipo um potenciometro pra ajustar o humm ali.
    -muitos terras alem do ponto estrela, com pots no zero ai que o humm aumenta mesmo.
    -trafo de força mal blindado internamente, ai não tem que humm que desapareça.

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    fraalex
    São eles mesmo, para fazer um teste teria que ter um capacímetro, ou troca direto.Se são os originais, já tá na hora de trocar mesmo, pois com o aquecimento interno do ampli, ao longo dos anos, eles deterioram mesmo.
    macaco veio
    O ampli dele tá original, e não tem o pot para balanceamento dos filamentos.Creio que sejam só os capacitores mesmo.Abcs.

    macaco veio
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Capacitores é realmente a primeira hipotese, mas tem que observar se o humm aumentou recentemente ou se ja havia de a muito tempo e so agora foi melhor percebido comparando com os outros dois amplis que ele tem. Se o hum é baixo e ja havia, talvez seja um julgamento de fabrica que aquele nivel de humm passaria batido. Se for este o caso pode ser que trocando os caps, (talvez ate por valores mais altos resolva), mas em alguns casos de alguns amplis (ja aconteceu comigo) não tinha capacitancia que resolva, sempre ficava um hummzinho chato la no fundo mesmo reduzido amperagem de estabilização. Geralmente vinha do trafo não tao bom (mesmo com as placas E I coladas com araudite), sem valvula nenhuma dava pra escutar o humm so de encostar o ouvido no chassi. Mas isso foi a muito tempo. Desejo que seja apenas caps.

    fraalex
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Macaco veio,

    Meu 150B nào tem hum balance. Quem tem é o meu Bassman.

    Eu realmente acredito que um ampli nacional poderia vir de fábrica com hum, pq é baixo mesmo.

    Não sei se o hum é recente. Só reparei pq tava testando timbres de válvulas 12 ax7 diferentes com muita atenção

    Adolphs,

    os caps são originais. Fico triste em trocá-los. Esse capacímetro vende fácil?

    Outro meio seria medir as voltagens que saem dos caps com ampli ligado? Sabe quais seriam as voltagens?

    abç

    macaco veio
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    a meu ver penso que seria possivel encostar um capacitor extra fazendo um paralelo com o primeiro capacitor (soldar momentaneamente um fazendo um paralelo), desde que geralmente os caps são uma associação, isso faria aumentar a capacitancia geral sem tirar os originais, entao escutar o humm. Não me lembro o circuito do duovox (teria que olhar), O Carlos poderia opinar melhor se daria certo este teste. Penso que apenas medir voltagens não daria certo porque um aumento ou diminuição de capacitancia nem sempre altera voltagem, apenas piora a qualidade da retificação.
    A qualidade da montagem dos gianinnis nunca foi das melhores por isso penso q esse humm pode ser antigo. Lembro por exemplo que soldavam o terra do pot de volume direto no chassi, poxa vida o ponto estrela ta no outro extremo do chassi.

    carlos adolphs
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    fraalex
    macaco veio
    A série Duovox não tem problemas de hum.Mas uma coisa me chama a atenção agora,"experimentou" timbres.Vc pode ter colocado uma válvula com fuga filamento/catodo.Tira as prés fora, deixa só as powers e a inversora(deve ser uma 12AU7, qualquer outra vai causar hum por excesso de amplificação).A 12AU7 é a original do esquema, ela está lá?Se não estiver, providencie, senão vc perde potencia e aumenta o Hum, devido a baixa capacidade de corrente da 12AX7.Voltando ao caso e se a 12AU7 está lá, com as prés fora escute se o hum aparece, meça o bias e verifique se está em -52V.Esse valor deve estar em cima, devido a maior tensão de placa do 150.Não ajuste nada nem meça nada se não estiver com o ampli alimentado por 220V ou 110V com estabilizador
    Abcs.

    fraalex
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Queria entender uma coisa: Se o humm aparece com o volume no 0, nada que venha antes volume master (ele n tem volume de pré) no caminho do audio vai interferir no som, certo?

    Por este princípio, não pode ser válvula de pré, inversora nem power, certo?

    O teste de timbre era com válvulas Miniwatt sem uso nenhum, NOS. A inversora 12 au 7 tb está lá. Uma miniwatt zerinha.

    Ele está em 220 por trafo, para cravar a voltagem


    abç.

    fraalex
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Carlos, matou a pau: descobriu o problema!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Era a válvula do pré do canal 1, 12 ax7

    Vou descrever aqui o problema a quem interessar. Não é muito curto:

    A válvula de pré do canal 1 estava ruim, emitindo hum em volume alto. Era uma Miniwatt, acho que a original.

    Comprei diversas 12 ax7 NOS - GE, Miniwat, Sylvania etc. Troquei a válvula do canal 2 por uma Miniwatt nova e passei a que estava no canal 2 para o canal 1. Troquei tb a 12 au 7 por uma miniwatt nova, que tb comprei num lote.

    Ficou ótimo!!!

    Troquei tb as duas 12 ax7 SOVTEK e a 12 au 7 ELETRO HARMONIC do meu Traynor yba 200 por 2 GE 12 ax7 e 1 GE 12 au7

    Qndo vi o preço das 12 ax7 NOS subirem muito nos últimos meses resolvi economizar e:

    Botei de volta no 150B a MINIWATT usada do canal 1 para o canal 2, coloquei a SOVTEK no canal 1 (que nunca uso) e guardei de volta a MINIWATT nova, para economizar.

    Liguei e escutei o hum. Zerei o volume e o hum continuou. Descartei a culpa das válvulas já que o volume estava no 0 e eu supus que nada anterior ao BOTÃO DE VOLUME PODERIA INFLUIR NO SOM, nesse caso.

    Mas pode, sim

    Retirei, depois que li o que o Carlos falou, a SOVTEK e coloquei só para ver a MINIWATT nova. O HUM SUMIU!!!!!!

    OBS: as 2 SOVTEK 7025, que deveriam não apresentar ruído por serem 7025, são novas e eram as que equipavam o Traynor, de 2010, com pouco uso. Tanto uma como a outra dão o ruído mesmo sem volume nenhum no 150B e se vc aumentar o canal 1 a casa treme. Isso não ocorria no traynor. Vai explicar ...


    CASE CLOSED

    TX A LOT

    fraalex
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Agora queria tirar duas dúvidas:

    POSSO NÃO USAR NENHUMA VÁLVULA NO CANAL 1?

    POSSO TIRAR 2 VÁLVULAS DO POWER DO 150 B E TRABALHAR COM A METADE DA POTÊNCIA, RESPEITANDO O AUMENTO DE IMPEDÂNCIA DE SAÍDA, COMO PODE NO BASSMAN 100?

    abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a hum 150b duovox