Duvida Cruel! X watts = x decibeis

Autor Mensagem
edioceratineto
Veterano
# out/11


Pessoal, eu nao entendo muito disso de caracteristicas do som, curvas do som, etc e tal. Mas eu sei q para descobrir os decibeis q um amp pode produzir se leva em conta a potencia do amp e a distancia q vc se encontra. Portanto um amp de 1w na sua orelha pode ser mais prejudicial q um amp de 300w no lado oposto ao seu em um estadio. Entao como eu faço pra saber quantos decibeis podem chegar a meu ouvido vindos de um amp de 60 watts, falante de 12 e tocando a 3 ou 4 metros do amp? (3 ou 4 metros eh a distancia dos cabos q possuo).

MMI
Veterano
# out/11
· votar


edioceratineto

Existe um aparelho que se chama decibelímetro que serve para isso. Como geralmente o investimento não vale a pena, existem aplicativos para celular que fazem isso. Na linha Apple, para iPhone e iPad tem o programa "Decibels" que dá uma noção. Tem similares para outros aparelhos também, mas não espere precisão absoluta nisso para um aparelho celular.

oldschoolgod
Veterano
# out/11
· votar


Para que você quer saber isso?

Magrinho123
Veterano
# out/11
· votar


não é só a potência do amplificador que define a intensidade do som, é também a acústica do ambiente, a quantidade de falantes, a sensibilidade desses falantes e alguns outros fatores que não lembro de cabeça.

edioceratineto
Veterano
# out/11
· votar


MMI

vou conferir

oldschoolgod

estou em duvida se eu posso comprar um amp do jeito q descrevi para tocar em casa

MKazan
Veterano
# out/11
· votar


Tem um fator que ninguém leva em consideração mas que é super importante para este seu raciocínio que é a Sensibilidade do falante ou da caixa acústica usada.

quando você olha os parâmetros de um alto-falante, verá: Impedância, Diametro, Fs, Vas, etc...
um destes parâmetros, muitas vezes deixado de lado, é a Sensibilidade.

A Sensibilidade de um alto-falante é o que determinará a pressão sonora (volume) que este falante produzirá quando receber uma determinada potência a ele aplicada.

Funciona assim:
O fabricante aplica uma frequência constante com potencia de 1W a este alto-falante e mede a pressão sonora a 1m de distância.
Oque ele medir, será a sensibilidade deste falante.
É comum vermos falantes com grandezas do tipo 90dBWm, 93dBWm, 100dBWm, etc...

Agora, para entender como isso influencia no volume, precisa entender um pouco sobre dB.
A escala de decibéis é uma escala logarítmica utilizada para comparação entre grandezas. Por não ser linear e sim logarítmica, ela se comporta de maneira bem peculiar.
Ao se dobrar a grandeza de comparação, o valor em dB aumenta cerca de 3dB. Ao se dividir pela metade a grandeza de comparação, o valor em dB diminui cerca de 3dB.
Para calcular é simples: G = 10*log(A)
onde A pode ser uma grandeza qualquer a ser comparada com um fator unitário ou pode ser A= U1/U2 , onde U1 está sendo comparado com U2.

Voltando ao alto-falante...
Se eu tiver um alto-falante A de 90dB de sensibilidade e aplicar 1W, terei 90dB de pressão sonora a 1metro.
Se ao mesmo alto-falante eu aplicar 2W, terei 93dB a 1metro de distância.
Se aplicar 4W, terei 96dB a 1 metro.
Se aplicar 0,5W, terei 87dB a 1 metro de distância.

Se substituir o falante A por outro falante B de 93dB de sensibilidade, obterei com o falante B volumes equivalentes ao falante A com o dobro de potência aplicada.

Acho que isso responde em parte a questão do tópico.
Quanto a parte de calcular o volume a distância, aí a coisa já complica um pouco.
A atenuação do espaço livre no ar é exponencial e, como trabalhamos com escala logarítmica acredito que haja alguma tabela de atenuação do ar em -XdB*m. Onde você poderia subtrair a atenuação referente a distância, mas eu nunca pesquisei muito sobre isso. Fica aí uma boa dica para pesquisa.

MKazan
Veterano
# out/11
· votar


A propósito...
60 Watts é alto pra caramba em qualquer cenário, porém os amplificadores têm botão de volume.
A não ser que você queira um amp valvulado e vá tocar com drive de power, pode comprar o seu amp de 60W sem problemas pois você não é obrigado a tocar com o volume todo aberto.

edioceratineto
Veterano
# out/11
· votar


MKazan

eh q varios "veteranos" ja pegaram no meu pé por causa da potencia.
Agora, sobre amp de 60 watts e falante de 12 faria (vamos supor q a sensibilidade seja 90db, entao se fosse 1 watt, eu teria 90 db de pressao sonora a 1 metro, entao 60 watts, seguindo pela logica:
1 watt = 90 db a 1 metro
2 watts = 93 db a 1 metro
4 watts = 96 db a 1 metro
8 watts = 99 db a 1 metro
16 watts = 102 db a 1 metro
32 watts = 105 db a 1 metro
64 watts = 108 db a 1 metro

Como meus cabos tem 4 m, eu teria q dividir 108 db por 4? entao daria 29 db !? Ué, mas q eu saiba, a fala humana em volume normais tem de 40 a 50 db, entao essa conta q eu fiz nao tem logica, entao, qual seria a conta correta? E outra, segundo a conta, 64 watts da 108 db a 1 metro, mas isso no volume maximo ou no minimo?

MKazan
Veterano
# out/11
· votar


você acertou até o ponto de ter 108dB a 1 metro.
na verdade, com 60W você teria 107,78dB a 1 metro.

mas viajou na parte de dividir por 4 metros.
a atenuação do ar é beeeeeeem menor.
na verdade, para um espaço de 4 metros, a atenuação é tão pequena que você pode continuar considerando os cento e tantos decibéis.

64W nessa configuração dariam 108dB a um metro e ponto final. Esse seria o volume.
não entendi de onde você tirou essa de máximo / mínimo.

a questão é que a potencia máxima do amp não é entregue o tempo todo, isso só valeria para um sinal constante.
O sinal que sai de uma guitarra aumenta e diminui de amplitude em função de o que e como você está tocando, o amplificador vai acompanhar isso.

Agora... me explica uma coisa...
porque você está tão preocupado? Você pretende tocar com o botão de volume no máximo?
Quando você abaixa o volume, está abaixando a potência.
O que te impede de baixar o volume até a altura de uma conversa normal?

MKazan
Veterano
# out/11 · Editado por: MKazan
· votar


o som se atenua 6dB com o dobro da distância.

então, no exemplo que você deu, se você tem 107,78dB a um metro, terá 101,78dB a 2 metros e 95,78dB a 4 metros.

edioceratineto
Veterano
# out/11
· votar


MKazan

eh q eu nao tinha certeza se os 108 db seriam com potencia maxima ou metade da potencia. Com esse amp eu vou tocar com o volume baixo, mas se algum dia eu querer testar o maximo dele, 108 db nao vai me ensurdecer por tocar 5 minutos, vai?

Spect
Veterano
# out/11
· votar


edioceratineto
mas se algum dia eu querer testar o maximo dele, 108 db nao vai me ensurdecer por tocar 5 minutos, vai?

Se você chegar ao ponto de ter um volume que cause danos mesmo com uma exposição por curto período de tempo, você mesmo vai perceber isso pois simplesmente não vai aguentar ficar perto.

Para se chegar ao ponto de ter danos irreversíveis sem notar logo de cara, só com anos e anos de abuso.

MKazan
Veterano
# out/11
· votar


Não sei, acho que não.
aí, só perguntando para o médico. rs

mas tenho certeza de que meu baterista toca mais alto que esses 108dB aí. kkkkkk

Mas cara, olha só.
eu tenho alguns amps, de todos os tipos e qualidades.
Um deles, o meu preferido, é um ampzinho de 5W que eu fiz com uma EL84 na saída.
Mesmo com 5W eu raramente abro todo o volume, das vezes que abri ficou alto pra caramba!

edioceratineto
Veterano
# out/11
· votar


MKazan

caramba! mas eu so to pegando um amp mais poderoso pq eu toco com distorções muito pesadas e ampzinhos nao conseguem produzir um som bom. Mas pra clean, um ampzinho vai bem, nao sei se vc gosta de tocar com clean, mas se for o caso...

Spect
Veterano
# out/11
· votar


edioceratineto
Mas pra clean, um ampzinho vai bem, nao sei se vc gosta de tocar com clean, mas se for o caso...

Cara, valvulados de baixa potência são o que há de melhor (ao menos para mim) para saturar as válvulas. Ótimas distorções sem precisar estar num volume absurdo.

MKazan
Veterano
# out/11
· votar


Cara, a potencia não tem nada a ver com o timbre da distorção.
Não é porque gosta de som pesado que precisa necessariamente de um amp potente.

aliás... o aumento da potência do amp favorece o clean a baixos volumes.

edioceratineto
Veterano
# out/11
· votar


Spect

bom, aí sim. Phoda mesmo eh saturar um amp de 300 watts, com 4 falantes de 12... #TENSO

edioceratineto
Veterano
# out/11
· votar


UP

MMI
Veterano
# out/11
· votar


Se você chegar ao ponto de ter um volume que cause danos mesmo com uma exposição por curto período de tempo, você mesmo vai perceber isso pois simplesmente não vai aguentar ficar perto.

Não é isso não. Se for ver, 95 a 100 dB é lesivo mas facilmente suportável. Ao ouvir música com fones de ouvido, o pessoal passa disso facilmente e aguenta numa boa.


a potencia não tem nada a ver com o timbre da distorção.

Em amplificadores de guitarra acaba tendo muito a ver a potência com o timbre. Geralmente os de baixa potência tem as EL-84, que tem um som característicamente mais agudo. As EL-34 dão mais potência, enquanto as KT-88 dão uma potência mais alta e distorcem bem mais dificilmente. Além de que cada uma tem seu timbre.

Spect
Veterano
# out/11
· votar


MMI
Não é isso não. Se for ver, 95 a 100 dB é lesivo mas facilmente suportável. Ao ouvir música com fones de ouvido, o pessoal passa disso facilmente e aguenta numa boa.

Mas só se começam a ter danos irreversíveis em curta exposição (30mins, uma hora no máximo) à partir de uns 110 dB, não? Nunca realmente pesquisei sobre isso à fundo, mas nas reportagens que já vi, 100 dB causam danos sim, mas só por exposição contínua.

carlos adolphs
Veterano
# out/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar


Spect
Pela Lei Trabalhista, exposição a mais de 96 dB, contínua, dá aposentadoria especial, comprovado 8 horas diárias.Se a garotada tem mais tempo que isso todo dia com seus fones de I-POD, I-PHONE, I-Meu Deus...dentro de 20 a 30 anos teremos uma geração de surdos.Abcs.

M.Kazam- Excelente explicação, parabéns!

MMI
Veterano
# out/11
· votar


Spect
carlos adolphs

É bem difícil se estabelecer um limite preciso. Existe uma variação de pessoa para pessoa, a suscetibilidade pessoal.
O limite é bem abaixo disso, a partir de 85 dB já é possível ocorrer danos à audição e por isso ambientes de trabalho com ruído contínuo acima disso pela lei é exigida protetores auditivos. Quem tiver a curiosidade e pegar esses programinhas que falei, vai ver que este limite é muito baixo e não existe banda que toque abaixo disso. Num bar ou restaurante, sem nenhum som amplificado (seja tv, rádio, som ambiente), sem música ao vivo e sem estar lotado, o ruído ambiente estará próximo desse limite, geralmente uns 80dB. Numa rua ou avenida, caminhando, ao passar carros, ônibus, caminhões e buzinas, esse limite passa muitas vezes.
Ocorre que acabamos por nos "acostumar" com ruídos excessivos, sons amplificados etc., mas o ouvido não foi feito para isso. Pode constatar, na natureza dificilmente este limite é atingido. Quando ocorre uma fonte natural de som acima de 85 dB, como uma cachoeira grande por exemplo, os animais não vivem ali, podem até passar ou caçar, mas não fazem ninhos e tocas.
Portanto, invariavelmente estamos expostos a ruídos lesivos continuamente desde o nascimento (ruído é um problema já nas incubadoras das maternidades). Quem tiver interesse, pode ler este texto do Ministério da Saúde. Neste texto há uma tabela de tempo permitido a estas exposição ao ruído, sendo que a 95 dB, no máximo se pode ficar exposto 1:45 min. Quero ver banda de rock que toque neste limite...

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


MMI
Boas!De fato, vc tem razão em tudo que expos.Inclusive minha esposa está com dificuldades em se aposentar(comissária de bordo), pois foi retirado da lei de aposentadorias especiais a figura de insalubridade do ambiente de vôo.Agora é só por ruido, e com 96 dB ou 93db, não tenho certeza agora.Eu aposentei quando o ruido era 83 dB.No meu estúdio, quando o decibelímetro chegava a 115 dB, eu fazia o pessoal dar uma pausa, de 10 min, fazia uma exposição dos prejuizos à saúde e geralmente o pessoal baixava o volume( isso depois de amarrar e amordaçar o batera, é claro).Claro que haviam os chamados " picos de empolgação" que chegavam aos 125 dB( valvulado Giannini Tremendão não tem dó de decibelímetro), aí eu sacaneava o pessoal, fingindo que estava falando, fazendo mímica com a boca e apontava o ouvido perguntando a eles se estavam ouvindo.Ficavam mudos, olhando um pro outro, até cair a ficha...Não estavam escutando nada...ehehe!Abraços!

MMI
Veterano
# out/11
· votar


carlos adolphs

Só uma recomendação e alerta para vocês e todos os outros colegas... No questionário médico de peritos do INSS, quando se avalia a perda auditiva, laudos ambientais, nexo causal e elegibilidade de aposentadoria especial existe uma pergunta importante, especialmente para nós. É exigido que se responda se a pessoa toca algum instrumento musical e mais especificamente, se este instrumento é amplificado. Tal questionamento é necessário porque, como você disse, os abusos são absolutamente normais e cotidianos. E devido a isso o juiz pode negar o pedido. Não recomendo que se conte mentiras para a justiça (como negar que se toque guitarra ou no seu caso que se trabalhe em estúdio), mas é algo para se pensar.

Abç

Leomju
Veterano
# out/11
· votar


Cara, use o amp, de acordo com a ocasião... se a banda ou playback estiverem baixos, use baixo... se estiverem altos, use um pouco mais alto!

Tenha um volume agradável e compreensivo em qualquer lugar... não existe volume padrão...
Depois, vc pode ir tomar um sorvete ao invés de ficar grilado com essas coisas de decibéis e watts!

Valeu!

edioceratineto
Veterano
# out/11
· votar


Pessoal, entao eu acho q estou fazendo algo de muito errado. Meu amp de 15 watts (tranzistor) chega a 100 db pela aquela conta. E eu sempre uso ele no talo (Gain e master no maximo), a guitarra no volume 10, o pedal de expressão no maximo, ainda jogo booster e tal. Entao eu estou causando prejuizo a minha audição? Mas nunca fico com dor de ouvido e nem estou surdo.

edioceratineto
Veterano
# out/11
· votar


UP

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


edioceratineto
Calma, vc chega lá, só mais uns aninhos...KKKK.Assim como as valvulas vão enfraquecendo, os sensores internos do ouvido vão "queimando" a cada porrada que tomam, e como as células do cérebro, não são repostos.Tem bastante, mas vai chegar o dia em que se tornarão insuficientes.Abcs.

MMI
Vc tem razão, até pra mim não pega, já estou aposentado pela especial desde 1996(25 anos de serviço, sempre em regime especial), mas a gurizada tem que se ligar.O ouvido vai pro brejo mesmo.Muitos não acreditam.Vc trabalha no INSS ou é da área de segurança do trabalho?

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


edioceratineto
Calma, vc chega lá, só mais uns aninhos...KKKK.Assim como as valvulas vão enfraquecendo, os sensores internos do ouvido vão "queimando" a cada porrada que tomam, e como as células do cérebro, não são repostos.Tem bastante, mas vai chegar o dia em que se tornarão insuficientes.Abcs.

MMI
Vc tem razão, até pra mim não pega, já estou aposentado pela especial desde 1996(25 anos de serviço, sempre em regime especial), mas a gurizada tem que se ligar.O ouvido vai pro brejo mesmo.Muitos não acreditam.Vc trabalha no INSS ou é da área de segurança do trabalho?

edioceratineto
Veterano
# out/11
· votar


carlos adolphs

Meu Amp até hj: gain 10; master 10
Meu amp hj: gain 2; master 5

#TOCOMMEDO

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvida Cruel! X watts = x decibeis