Marcelo KPZ Veterano |
# out/11
Oi pessoal, tudo bom?
Eu sou DJ aqui no Rio de Janeiro e costumo fazer festas para públicos de 80-120 pessoas, em média, tanto em lugares fechados (apartamentos) e abertos (casas). Atualmente tenho um PA composto de 2 caixas de 12" passivas (cada caixa com um falante de 300W da Oversound e o driver de TI de alguma marca que eu não me lembro, e cada caixa pesa uns 23 Kg) e um amplificador Cygnus SA-5 de 1500W RMS (deve pesar uns 50 Kg).
Estou querendo trocar por um SETUP que seja um pouco mais LEVE e COMPACTO, e também que ao mesmo tempo me proporcione um GRAVE um pouco mais FORTE que o que eu tenho atualmente. Minha idéia é poder continuar fazendo festas pequenas (para 80 pessoas), mas agora também poder "flexibilizar" um pouco e poder eventualmente colocar um som (adequado) para até 150 pessoas.
Desta forma, gostaria de saber se trocando tudo isso (as 2 caixas + o amplificador) por 2 caixas de 15" ATIVAS (ou seja, sem SUB adicional) o fator qualidade já sofreria uma grande diferença. Meu objetivo é usar só 2 caixas de 15" ATIVAS, sem precisar utilizar também um SUB no conjunto.
Se fosse o caso, então, quais seriam as caixas de 15" ATIVAS no mercado com o melhor resultado em termos de grave, mas que ao mesmo tempo também proporcionem bons médios/agudos como as de 12"? Qual a marca/modelo de 15" que proporciona maior potência/volume de som? Estou aberto a criticas e sugestões de qualquer tipo, mesmo porque sou bem leigo no assunto.
A princípio não tenho restrições orçamentárias pré-definidas, mas acredito que o custo dessas duas caixas de 15" não ultrapassem R$ 7 mil, e um sub (eventualmente surgir em uma das soluções propostas pelos colegas) não ultrapasse R$ 3.5 mil. O total seria R$ 10,5 mil. É só uma referencia máxima, um alerta, mas não um teto fixo.
Obrigado, Marcelo KPZ www.marcelokpz.com
|
carlos adolphs Veterano
|
# out/11 · Editado por: carlos adolphs
· votar
Marcelo KPZ Ok.Compreendo sua preferencia por equipo mais leve, mas posso dizer por experiência, que os graves que vc quer, não tem jeito de obter sem o uso de subs.Eu aconselho vc a manter o equipo que já tem, comprando apenas 2 subs ativos( a Hayonik acaba de lançar na Expomusic alguns modelos muito bons e bastante em conta)e um equalizador Behringer FBQ3102.Use as saidas normais do EQ para o Cignus com as caixas de 12" e saida adicional que ele tem para sub, ligada aos dois subs com cabos de entrada em paralelo.Assim vc usará as suas caixas normais como full-range e os subs em separado, dando o peso que vc quer, sem muito investimento.Vc terá uma gama muito grande de ajuste para as full range, em função do EQ, assim como a adequada saída para os subs.Creio que vc não gastará mais que uns R$ 4.000,00 nessa parada, sendo que ainda, os subs vem com um encaixe para um mastro que vc usa para encaixar as full range sobre eles.Fica muito bom, posso afirmar.Abcs.
|