Problemas tecnicos com Mesa Boogie Dual Rectifier

Autor Mensagem
jigo__
Veterano
# out/11


Ola pessoal, tenho escrevido para o pessoal que conhece de amp valvulado (zé fonseca etc...) e agora pergunto pra vcs

comprei recentemente um mesa boogie dual rectifier 100W solo head e estou com um problema com ele e gostaria da opnião do pessoal entendido no assunto...

estava ensaiando e o amp "apagou" do nd, tentei de td mas tive q voltar pra casa.

na minha cabeça existem duas causas possiveis para isso ter acontecido:

a primeira e a pior das hipoteses é q o jack onde conecta o cabo do cabeçote para a caixa estava meio solto e o cabo p10 por sua vez não estava 100% dentro do jack da caixa, meu medo nesse caso seria ter queimado a saida/ trafo, por outro lado nos 10 min q eu toquei estava saindo o som perfeitamente e o som cortou "do nada" se o jack não estivesse conectado a caixa não sairia o som por sua vez, então não sei se queimou a saida ou não...

a segunda hipótese e a mais leve é q como eu tive q ligar meu amp, pedais, amp de baixo e pedais de baixo na msma tomada e alem de td estava chovendo eu poderia ter tido problemas com a corrente eletrica, uma sobrecarga talvez, falando com meu luthier ele pediu pra eu conferir o fusivel do amp, e este por sua vez estava queimado...

hj troquei o fusivel e o amp ligou, porem com um certo ruido (hmmm) qdo tirei do stand by o amp simplesmente "apagou" novamente e queimou o novo fusivel, gostaria de saber se isso pode ser problemas com a valvula ou se queimou a saida ou trafo??

Ainda não levei na assistencia pois moro a 500 Km de Sp ficando dificil de levar o amp em uma autorizada (q nem sei se existe no brasil) e tenho mto trabalho ainda essa semana...

tenho algumas perguntas pro pessoal:

gostaria de saber se qq tecnico (um q tenha certa experiencia com valvula) poderia me ajudar a saber onde esta o problema??

seria caro se o trafo/saida tiver queimado?? qto ficaria um serviço desse? é comum a queima de algum componente do amp??

uma valvula queimada poderia ficar queimando o fusivel (parece q uma das rectificadoras esta queimada, pois esta meio cinza a capsula)??

alguem conhece algum tecnico no interior de SP q possa dar jeito nisso?? moro em votuporanga...

abçs e obrigado!!

Magrinho123
Veterano
# out/11
· votar


jigo__

ja vou te adiantando que meu conhecimento na area é pequeno...seria caro se o trafo/saida tiver queimado??
Se for só o trafo, não fica caro, aproximadamente uns 100 conto... Porem, normalmente quando o trafo queima, varias coisas queimam junto, não que fique caro os componentes em sí, mas o trabalho pra arrumar toda essa merda é grande, então a mão de obra pode ficar cara.

uma valvula queimada poderia ficar queimando o fusivel (parece q uma das rectificadoras esta queimada, pois esta meio cinza a capsula)??
SIM, isso pode acontecer... a valvula queima, o circuito se comporta de maneira diferente e fica queimando fusível ao ligar o equip. Já aconteceu com o meu Meteoro (SS). Mas seila, nunca vi uma valvula queimada, mas não sei se o fato de ela estar cinza queira dizer que ela queimou.

Não da pra saber ao certo o que aconteceu com o amp sem pegar pra analisar de perto o circuito, mas como vc trocou o fusivel e ele se manteve ligado antes de apagar de novo, meu palpite é que queimou algum componente da saída do amp, normalmente quando um trafo queima ele fede bastante.

Flw!

Jandira
Veterano
# out/11
· votar


jigo__
Fala cara, qual é a voltagem do seu amp? Já tive um problema parecido, a resposta no meu caso foi simples: O meu amplificador tem voltagem de 110v no input, só que nossa 'excelente' rede elétrica no brasil é 127v nominal, digo nominal pois ela varia muito, quando ela variava para cima, o fusível não aguentava e queimava. Tive que comprar um regulador de voltagem para garantir que não teria mais esse problema, comprei e funcionou!

A 2ª dica que eu dou pra você, é dar uma tirar e colocar as válvulas, uma válvula mal colocada pode dar esse problema.

Valeu e boa sorte!

jigo__
Veterano
# out/11
· votar


Magrinho123
então eu preciso ver diretinho as valvulas pra ver como esta...

Jandira
o amp é 120 V, o outro guita tb tem um dual e ele esta sem ter problemas, vou dar uma checada nelas

hj a tarde vou ver se levo ele em alguma eltronica...

abçs

Magrinho123
Veterano
# out/11
· votar


jigo__
Jandira
Tinha esquecido desse detalhe... realmente a rede elétrica brasileira é um lixo, temos variações inacreditáveis na tensão das tomadas, mesmo o amp sendo 120V, surgiro que compre o regulador de tensão, mas mesmo assim dê uma checada com um multímetro que vc vai ver, em um dia tá um pouco mais, no outro ta um pouco menos... fora os surtos de tensão, se vc analisar a longo prazo verá que nossa rede elétrica as vezes tem alguns segundos em tensões absurdas, chegando a quase 140V!! Daí vc tem um surto por alguns instantes, depois de um tempo tem outro surto, e por assim vai, até a hora que o aparelho queima lol

jigo__
Veterano
# out/11
· votar


up

Ramsay
Veterano
# out/11
· votar


jigo__

O problema possivelmente é em uma ou mais de uma válvula das quatro de saída (6L6) que pode estar defeituosa.

Pra verificar, coloque um fusível novo, ligue o amp, e espera ele aquecer por 5 a 10 minutos.
Então, num ambiente com pouca ou nenhuma luz, olhe fixamente na traseira do amp para as 4 válvulas 6L6 e então tire o amp do stand-by.

Uma ou mais de uma válvula vai avermelhar o corpo (aquela parte cinzenta da válvula) e logo depois deve queimar o fusível de novo.
Essa(s) válvula(s) que avermelhou é a causadora do defeito.

Só que como as válvulas são casadas, pro som do amp ficar bom, vc vai ter que trocar as quatro 6L6.

Antes de fazer o teste coloque a chave traseira de comutação pra "Diodo". Assim, se exclue do teste as duas válvulas retificadoras 5U4 que ficam a direita.

Como não existe cheiro de queimado, a princípio, o trafo de saída não deve estar queimado.

jigo__
Veterano
# out/11
· votar


Ramsay
estou meio receoso de acabar "danificando" mais o amp, mas se tiver coragem faço o teste sim...

tb tenho medo de levar numa especializada e eles enfiarem a faca msm o problema sendo simples, vc sabe de alguma em q eu possa confiar, como moro longe de sampa o orçamento vai ser feito sem eu estar lá...


abçs

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


jigo__
Buenas.Pra vc não ficar com medo, tire as 4 6L6 e as duas retificadoras.Coloque fusível novo, e ligue o ampli na posição diodo.Se nada de mais acontecer, não aparecer ruido, não queimar fusivel de novo, o circuito deve estar bem.Depois, instale duas 6L6(dos soquetes do meio) e uma das retificadoras.Ligue novamente.Se nada acontecer e der som essas estão boas.Retire-as novamente e agora coloque as outras duas 6L6 e a outra retificadora no mesmo lugar.Se escutar o hummm, desligue imediatamente. Com isso vc isola parte das válvulas sem forçar o circuito.O problema está no primeiro ou segundo set de valvulas, quem der o problema, sacou?Um abraço!

jigo__
Veterano
# out/11
· votar


carlos adolphs
vlw carlos, o q pega msm é o receio de ligar o amp novamente, é 100% garantido essa tecnica??

abçs

Ramsay
Veterano
# out/11
· votar


jigo__

É garantido, pode ligar, mas assim que perceber o avermelhado desligue imediatamente, antes que queime o fusível.

Se o seu amp já tem tempo de uso, seria interessante fazer uma resoldagem nos soquetes das válvulas de potência.

jigo__
Veterano
# out/11
· votar


Ramsay
carlos adolphs
todo o pessoal q conhece de amp's pediu pra eu tirar as válvulas e testas...

no caso é só as válvulas do power, correto??

abçs

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


jigo__
Power e retificadoras.Abcs.

jigo__
Veterano
# out/11
· votar


carlos adolphs
mais uma duvida eu ligo ele no standby e depois ligo ele ou só ligo no standby??

se eu ligar ele no on, tem q sair som?? como vou saber q esta td bem, no caso se não queimar o fusivel, certo???

abçs e desculpa o mundo de perguntas...

Ramsay
Veterano
# out/11
· votar


jigo__

Faça o procedimento normal de ligar o amp, ou seja, liga só o power, espera uns minutos pra aquecer e de olho nas válvulas acione o interruptor de stand-by.

jigo__
Veterano
# out/11
· votar


pessoal encontrei um tecnico em eletronica na minha cidade q mexe com em valvulados, ele tem bastante experiencia pois trabalhou em SP consertando esses amp's qdo era novo, o kra parece ser bem confiavel...

o preço me assustou um pouco, ele me passou um orçamento cobrando R$ 780,00!

mas como não estou afim de mandar o amp por sedex pelo frete ser mto caro e o transporte relativamente "perigoso" resolvi fazer aqui msm...

segundo ele minhas valvulas retificadoras estão queimadas, a "fonte" tb, e uma placa perto do pré (ele me explicou td certinho mas não lembro td agora, só lembro q eram 3 coisas queimadas)

o q vcs acham do preço??

fiz isso pois só de sedex ia ter um gasto de 300 reais!!! fiz o certo??

abçs

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


jigo__
Cara, segundo seu relatório, foi muito rápido para ter feito toda essa lenha, mas se o cara entende...Meio salgado...Mas...Abcs.

MauricioGT
Veterano
# out/11
· votar


carlos adolphs

se 780 ta meio salgado.. uns 550 ~ 600 serial o ideal?

jigo__
Veterano
# out/11
· votar


carlos adolphs
MauricioGT
é aquele lance se em sp o camarada cobrasse 480 reais eu iria morrer no msm preço com o frete com o risco do transporte, apesar do preço axo q compensa pois a tecnica fica a 5 quarteiroes de casa...

conforme for evoluindo vou passando pra vcs!!
obrigado!!!
abçs

tatus
Veterano
# out/11
· votar


conforme for evoluindo vou passando pra vcs!!, rsrs
... acho bom mesmo, se não vai matar todo mundo, inclusive eu, de curiosidade!!!
Boa sorte!

edalko
Veterano
# out/11
· votar


jigo__

A minha experiência com cara que disse ser técnico em eletrônica e sabia mexer em amp valvulado foi péssima.

Ou o cara só mexe com amps ou o cara nao entende nada (geralmente é assim!).

Então, ou vc manda numa autorizada da marca, ou vc manda em quem realmente entende de valvulado: pedrone, Jorge, etc.

Eu nao colocaria um amp desse naipe na mao de qualquer um...

jigo__
Veterano
# out/11
· votar


edalko
tambem penso desse jeito...

só q nessa situação levei o amp e o kra de primeira ja testou o amp me passou um orçamento em um dia, deu prazo de duas semanas pra entrega mostrou pro meu pai o q ia fazer e os problemas q o amp tinha tido, garantiu o serviço

o kra num é nenhum pé de porco, faz consertos de valvulados aqui na região mexe com restauração e tals... tomara q ele saiba o q ele ta fazendo senão vou ser obrigado a processar ele kkkkkkkkkk

to rezando pra q de certo, apesar do pé atras...

abçs

Jg Destroyer
Veterano
# out/11
· votar


jigo__
300 de Sedex? Isso só enviando Chassis, trafos e valvulas no máximo?
Sei não ein...

carlos adolphs
Veterano
# out/11
· votar


Jg Destroyer
Concordo com vc, mandei um Apollo 200, com 24Kg pelo PAC e deu R$ 75,00, aqui de Porto Alegre, para o interior do Estado do Rio.O PAC tem a mesma segurança do Sedex, só não é tão prioritário.

jigo__
Veterano
# out/11
· votar


Jg Destroyer
carlos adolphs
eu comprei ele faz um tempo trouxe via sedex, paguei R$ 152,00, de SP até o interior, poderia mandar via jadlog, mas não confio pois ja tive problemas com uma caixa q furou e não me reembolsaram... 300 seria ida e volta chutando alto, ja q axo q o serviço de sp ficaria mais ou menos na msma faixa de preço q o daqui.

o head pesa cerca de 25 Kg e tenho urgencia em utiliza-lo de novo, não mandaria via pac de maneira nenhuma...

na vdd a unica coisa q me importa é meu amp ficar bom de novo, se o kra daqui conseguir, maravilha, senão vou pegar minha grana de votla e mandar pra alguem q realmente de conta do recado!!!

abçs

Calime
Veterano
# out/11
· votar


jigo__

Meu amp a qse um ano, um Carvin MTS 3200, que pesa por volta dos 22 kg ficou por menos de R$ 150,00. Só não sei como o cara conseguiu a proeza de envia-lo pelos correios (por conta das limitações que eles tem de tamanho e peso).

jigo__
Veterano
# out/11
· votar


Calime
tb não sei como o meu amp tb veio pelo correio... mas td bem...


a discussão na real não é o preço do frete e sim os problemas q meu amp teve, valor cobrado pelo kra e etc...

gostaria de saber se algum usuario de mesa boogie ou de algum amp "de marca", ja teve alguma experiencia traumatizante como essa??

abçs

jigo__
Veterano
# nov/11
· votar


aew galera depois de um mes com o amp parado e duas semanas no conserto botei ele pra funcionar hj!!!

td mais q perfeito, os técnicos foram bem profissionais e entregaram o amp com uma garantia de 1 ano

o dano segundo eles foi causado pela energia, algum raio ou algo do tipo....

abçs

carlos adolphs
Veterano
# nov/11
· votar


jigo__
Use-o com estabilizador de voltagem,pois se os técnicos disseram isso e no dia que a pane aconteceu não chovia, provávelmente a rede deve ter chegado a aquele valores absurdos que verificamos dia a dia, causando seu problema.Abcs.

jigo__
Veterano
# nov/11
· votar


carlos adolphs
pois é, devia cobrar da empresa q cuida da energia da minha cidade o $$$ do conserto, mas o q importa é q o amp agora ta fmz...

vc poderia me dar um exemplo de estabilizador de voltagem??

abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas tecnicos com Mesa Boogie Dual Rectifier