Dúvida sobre watts! explorar o amp por completo!

Autor Mensagem
    Binohendrix
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Binohendrix

Bom, pessoal...Eu tenho pesquisado muito nos últimos meses, sobre qual amp pegar. Em matéria de timbre , acho que cada um tem o seu gosto, então não vou pedir opniões sobre quem gosta do quê , qual o melhor , etc...Minha questão é : Potência ideal para a minha situação! Já com 32 anos, servidor público, casado e com fiote no forno, eu tenho certeza que meus rock n roll days are pretty much over...O que me resta são jams , pequenos gigs, ensaios e gravações caseiras. Eu queria um amp pra poder saturar o power nestas situações (apesar de ser fã de algumas dist. de pré) para utilizar o amp por completo. Eu acompanhei o tópico da luta do Mauríco Bahia pra satura o Blues Jr dele mesmo tocando com a banda. E com o Tiny Terror (valvulado que tive mais contato) mesmo em 7,5 w, saturar o power é muuuuuito difícil, mesmo com banda. Eu li vários relatos de gente que pra saturar um amp de 40w teve que levar prum sítio e abrir o volume. Pensando nisso, eu comecei a procurar amps bem menos potentes, ou que tenham chaves de redução de potência. Mas, nos últimos tempos, pensei em pegar algo bem simples, tipo o Marshall Class 5 pra poder explorar o amp ao máximo. Eu pergunto: esse é mesmo o caminho? É o melhor a se fazer na minha atual situação?Quem tem um amp com essas características conseguiu se virar bem ,quando surgiu uma oportuniade de tocar um lugar um pouco maior , microfonando ou plugando numa 4x12? Quero relatos da galera que tem utilizado esse tipo de amp. Não quero torrar uma grana num amp de 40 , 50w pra ficar tocando como volume no 1 , tirando toda a característica sonora do amp .

*estou falando de valvulados pra quem não pescou.

Gabriel Laymann
    Veterano
    # out/11
    · votar

Up.

MMI
    Veterano
    # out/11
    · votar

Binohendrix

Essa questão de dimuir a potência, o volume, mas manter características do som de válvula é uma tendência nova nas empresas. Muitas tem lançado amplis menores nesse sentido, ainda bem para nós que compartilhamos esse tipo de problema.
    Uma solução, como você deve ter lido naquele tópico, é usar atenuadores, agora tem até um falante para isso.
    Um amp bem legal neste sentido (pelo menos eu achei um dos melhores que vi para isso) é o novo Hughes & Kettner Tubemeister 18. É legal conhecer ao menos para se ter ideias nesse sentido.

Binohendrix
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Binohendrix
    · votar

Opa! Deram up no meu tópico hehehe..
    MMI
    Então cara...São tantas opções de low watts hoje em dia que eu nem sei qual escolher mais. De um ano pra cá já mudei de idéia tantas vezes que nem sei o que vou comprar quando chegar lá nos EUA...
    Esse tubemeister é bem legal. Me confundiu mais ainda...Aliás, tem muito amp bacana desse estilo hoje.
    Eu estou entre :
    Egnater Rebel 20 ( pra mim o mais versátil e com mais opções)
    Marshall Haze MhZ15
    Orange Tiny Terror
    Orange Dark Terror
    Mesa Transatlantic 25w
    Blackstar ht 20
    Marshall Class 5
    E tem mais uma penca aí que eu vou ter que testar lá. Vou passar vários dias lá, soltar o cartão na mão da muié, largar ela em um shopping e ficar o dia inteiro nas lojas testando os amps. Só assim vai ser possível decidir.

Ainda bem que as empresas abriram os olhos pra esse mercado que é a realidade de 95% da galera. Ensaios, pequenos shows, gravações em casa e estúdio. Tem gente fazendo apresentação pra 300 pessoas com 5w microfonado. E o timbre fica mais bonito, abertão, saturado.

pOkiz
    Veterano
    # out/11
    · votar

To com meu Alien Rocket 30 aqui e atenuado pra 3W nao toco com o Master no MAX porque da pra tremer a janela aqui

Binohendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar

pOkiz
    To com meu Alien Rocket 30 aqui e atenuado pra 3W nao toco com o Master no MAX porque da pra tremer a janela aqui

Pois é ..meu negócio é usar o master já distorcendo o power ou bem ali , no limite, pra ser empurrado por um drive ou distortion. O timbre é outro. Até meu SS aberto no volume muda drasticamente.

MMI
    Veterano
    # out/11
    · votar

Binohendrix

O duro é que mesmo por lá muito provavelmente você não irá achar todos esses amplificadores numa loja para testar e comparar. E se for encomendar para testar numa Guitar Center, só comprando e demora para chegar.
    É gosto, mas o Egnater não me convence muito, ficaria fácil com o H&K. O problema é que ele é alemão, mesmo nos EUA é difícil de achar.

MauricioBahia
    Moderador
    # out/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar

Binohendrix

Olha, no final das contas eu achei mais prático usar pedais de distorção! Hehh

Quase não uso o falante atenuador.

Abs

informal
    Veterano
    # out/11
    · votar

Binohendrix
    Eu tenho lidado com amps valvulados e tirado umas conclusões: Estou atualmente com 3: Vox Night Train - 15/7,5 w, Laney VC30 - 30w e um hand made de 5w clone do Fender Champ. Fiz o pedido do 4°, um Viralata da Gato Preto de 10w single ended. Toco em duas bandas de rock e te digo que o que se sai melhor na questão de saturação de power é o de 5w. Abro todos os controles no max e pronto: ensaio sem microfone e fica só devendo um pouquinho de nada no volume. Já fiz show aberto e microfonei e rolou legal. Além da praticidade de transportar um combo de menos de 5kg e ter seu timbre em todos os lugares que for. Pra otimizar essa deficiência mínima de volume final é que estou apostando no Viralata de 10w. Inclusive os single ended minha opinião falam melhor pro som que eu faço. Então minha opinião nesse sentido que vc expôs cairia no Marshall de 5w. Não tem erro. O Vox em 7,5w perde timbre, fica fechado. Curto demais os single ended.

Binohendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar

MMI
    O duro é que mesmo por lá muito provavelmente você não irá achar todos esses amplificadores numa loja para testar e comparar.
    A Sam Ash de Miami costuma ter bastante coisa em estoque. Eu já testei alguns e tenho já uma certa idéia do que quero.

MauricioBahia
    Olha, no final das contas eu achei mais prático usar pedais de distorção! Hehh
    Quase não uso o falante atenuador.

Vc deixa clean e usa a distorção ou deixa quase saturando e empurra com um o pedal boostando?

informal
    Abro todos os controles no max e pronto: ensaio sem microfone e fica só devendo um pouquinho de nada no volume. Já fiz show aberto e microfonei e rolou legal.
    Isso é que eu queria saber. Se rola shows microfonando ou até mesmo ligado numa 4x12 e se rola de se ouvir no palco com um single ended de 5w.

Inclusive os single ended minha opinião falam melhor pro som que eu faço. Então minha opinião nesse sentido que vc expôs cairia no Marshall de 5w. Não tem erro
    A questão é que o Marshall , pelos vídeos da net, me pareceu um fuzz quando o power satura. Ele tinha problemas na primeira versão e agora já está na terceira versão com várias melhorias. Quero saber se controlaram o grave do bicho que era muito pronunciado. Além do combo ter falante de 10"... Eu pensei numa saída pra cleans mais altos caso eu compre um 5w: ligaria um sansamp da vida em linha com um cabinet simulator. É uma boa , não? Uso pouco cleans de verdade mesmo. A maioria do set list é Led, AC/DC, Purple, Hendrix e Sabbath.

MMI
    É gosto, mas o Egnater não me convence muito, ficaria fácil com o H&K.
    Cara, eu toquei bem pouquinho nesse amp.Me baseei mais em vídeos. O vídeo que me convenceu mais foi esse aqui. O cara acerta os timbres do Led só mexendo nos controles da guita...Olha só o arsenal de amps do cara. Acho que a opnião dele é válida. Até faz uma comparação com o Tiny Terror no final.

MMI
    Veterano
    # out/11
    · votar

Binohendrix

Sim, Miami tem boas Samash e Guitar Center. Mas como eu disse, tem bastante coisa mas não tem tudo. Atualmente eu vou nas Guitar Center e me dá a sensação que não tem muita coisa... hehehe

Este vídeo eu achei que o cara gravou direitinho e até soou bem. Mas ele botu o amp num drivezinho e não mostrou muitos timbres nem mexeu no amplificador. Arrisco dizer que todos os amps dessa lista fazem isso, além dele estar usando uma R9 que parece ser com burstbuckers.

É até covardia comparar o Tiny Terror esses Egnater, H&K, Mesa Boogie... Tudo bem, vai muito de gosto pessoal e mesmo preço, o Mesa chega a custar o dobro do Tiny Terror.

Todos esses amps vem com EL-84 no power, aí entra o ponto legal do Egnater que é poder misturar a EL84 com 6V6, diz o site deles que no pré vem com Sovtek (russas iguais ao que a Mesa usa) e as de power são JJ (mais agudas, padrão Marshall). Eu acho que a grande diferença (e algo que eu não gosto muito) é que eu não gosto muito de amplificadores de um só canal, como o Egnater e o Tiny Terror. E aí entram o H&K, os 2 Mesa ( Transatlantic TA-15 e Mini-Rectifier) e um que me parece bem legal, o ENGL 15 Head E315. Eu sou suspeito para falar porque adoro os Mesa e por isso são meus amplificadores principais, já experimentei o Transatlantic algumas vezes e achei muito legal, 1 mês atrás quase comprei, só não trouxe por causa que já tinha extrapolado para passar na alfândega. Mas há quem critique e diga que os Mesa não se caracterizam muito pela distorção de power, o que concordo e é uma das razões de eu usar o pré Rectifier num power de 20W, apesar que a distorção dele ser famosa e cavalar, sem forçar o power. Nisso entram o H&K e o ENGL, ambos com 2 canais, mas não posso falar muito deles.
    Vai muito também da regulagem do bias do power e do falante. Um mesmo amplificador pode ter mais ou menos volume, mais ou menos distorção de power...

Binohendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar

MMI
    Acho 1 canal mais meu estilo. Só no pot de volume e tone. Mas tem o egnater rebel 30 combo, pelo mesmo preço do mini half stack do Rebel 20, que já vem com 2 canais, reverb independente. Eu estou procurando aquele amp com menos controles possíveis. Nada de 3 canais com seis modos, etc..Até o transaltalntic tem uma pá de configuração típica dos mesa. Como vc falou, tem uma puta distorção de pré. O blackstar também é bom nesse sentido. O pré dele é poderoso mas assim como os mesa, o power já não satura tanto e não dá tando corpo. Acho que é a caractéristicas desses amps hi gain modernos. O negócio que a galera aqui se apega demais nos detalhes. Quer levar mais por menos. Às vezes um Egnater com fx loop, 2 canais, reverb, chaves bright e tight, tube mix e mais um monte de coisa não vai te dar aquele som de um single ended de 5w sem loop sem nada . Mas é aquele som que vc estava procurando a vida toda.

jimmy vandrake
    Veterano
    # out/11
    · votar

Binohendrix

Acho que vou conseguir te ajudar. Comprei meu Class 5 ha 3 meses.
    Utilizando as seguintes guitarras acontece o seguinte:
    Gibson Les Paul Standard com encordoamento 0,10:
    A saturação que podemos chamar de crunch inicia no volume 3,5, até o volume 5 vc ainda consegue manter o som limpo usando apenas o controle de volume do captador, que a esta altura ja deverá ser reduzido para em torno de 3. Class 5 no volume 5 e captador variando do 3 ao 10 te levam do crunch ao Angus Young.
    Daí para cima fica difícil controlar, do 6 para cima não existe mais som limpo, é so distorção mesmo com timbres impressionantes e iguais a todos os clássicos do hard rock, regulando apenas o Agudo, médio e grave, ou trocando as guitarras.
    Yamaha SG 500 com encordoamento 0,9
    Muito parecido com os resultados da Gibson porém com um clean mais alto, até o 4,5 de volume que já esta também no crunch devendo ser controlado pelo volume e tone da guitarra.
    Giannini Stratocaster Supersonic com encordoamento 0,9
    Som clean até o volume 5 sem saturação nenhuma. Alto e perfeito com todos os estalados típicos do modelo muito destacados.
    Se tratando de uma Giannini para distorcer legal precisa um pedal, Od ou Distorcion. Neste caso as regulagens ficam por conta do seu gosto pessoal.
    Considerações gerais.
    Para ensaio e performances ao vivo.
    O volume máximo que consegui usar com a banda em ensaio em estúdio foi 4. Ou seja bem abaixo da deliciosa saturação das válvulas que ficam perfeitas a partir do volume 5 do ampli. Neste caso o volume fica excessivo e cobre completamente (entenda-se enterra )os demais musicos.
    Solução: coloquei um pedal Jackhammer para conseguir manter o volume ideal com timbres hard e clean.
    A característica principal de timbres que o Class 5 proporciona é o típico som entre os anos de 1967 a 1975. Puro Hard Rock, com médios cremosos e distorção muito equilibrada. Jimmy Page do Led Zeppelin II até o Houses of the Holly, Angus Young então ? Status Quo e aqueles médios estalados saem como mágica pelo falante.
    As respostas de som ficam muito claras de acordo com as características de cada guitarra e modelo, mesmo na distorção.
    Diferenças de encordoamento também ficam claramente perceptíveis.
    Atende com sobra tanto em volume como timbres. Impossível liga-lo no 10 dentro de casa, aliás do 4 para cima e vc já será expulso apenas com a roupa do corpo e seu ampli.
    Precisa Pedal distorção para volumes " aceitáveis " e reverb para quem gosta uma vez que não tem.
    Vale cada centavo

Binohendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar

jimmy vandrake
    O seu é daquele novo com a traseira com 3 partes? Tem o atenuador? Porque se tiver, acho que rola de saturar em casa. Nos vídeos me pareceu bem baixo mas alterou bem o timbre.
    Ele segura a onda então pra umas apresentaçãoes? Vc não acha o som dele grave demais? Desculpa as perguntas aí é porque eu estou pensando em trazer 2 Class 5. Tô lendo muito sobre ele. Já vi uns vídeos com uns timbres fantásticos e outros que pareceiam um fuzz de segunda linha. O timbre dele é bom mesmo?

jimmy vandrake
    Veterano
    # out/11
    · votar

Binohendrix

É excepcional. Com todas as letras " É um amplificador com timbres prontos "
    O meu não tem atenuador, e nem de longe é grave demais.
    Ainda não tive a oportunidade de usa-lo ao vivo.
    O timbre é nervoso. Todos meus amigos musicos que vieram matar a curiosidade de um 5 Wats confessaram que pelas características não comprariam. Todos dizem a mesma coisa " Nem Fud#$% que este monstrinho tem só 5 Wats "
    Com uma Fender Strato 50 anos ficou sensacional. Inclusive o pessoal que usa Fender me comentou que gostariam de ter mais uma oportunidade de testa-lo antes de comprar o Blues Junior, face a qualidade da distorção.
    O vídeo que me motivou a copra-lo foi este aqui:

Binohendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar

O falante de 10" não te incomoda? O pessoal lá fora não costuma reclamar não...Talvez o head mais uma 1x12 seria mais jogo...Mas o combo é bonito pacarai...O branco então...putz.. Várias dúvidas..hehehe.

informal
    Veterano
    # out/11
    · votar

Binohendrix
    Rapaz, essas dúvidas só vc mesmo deve tirar. O cara tá dizendo que tem um e aprovou. Pra que vc quer um SE de 5w e falante de 12? Porque te disseram que só assim presta ou vc testou isso? O meu tem um de 6" e me deixa muito satisfeito. Não se apegue a devaneios: vá e teste.

MauricioBahia
    Moderador
    # out/11
    · votar

Binohendrix: Vc deixa clean e usa a distorção ou deixa quase saturando e empurra com um o pedal boostando?

Eu tenho deixado o amp clean e usando pedais de distorção. Mais prático e eu adoro latinhas! hehe

Abs

Binohendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar

informal
    Rapaz, essas dúvidas só vc mesmo deve tirar. O cara tá dizendo que tem um e aprovou. Pra que vc quer um SE de 5w e falante de 12? Porque te disseram que só assim presta ou vc testou isso? O meu tem um de 6" e me deixa muito satisfeito. Não se apegue a devaneios: vá e teste.

Entendo o que vc quis dizer. Vou testar mesmo. Sempre fiz isso. Queria saber se ele sente falta de peso no som. Porque se ele achar que o combo é fraco por causa do falante apenas, eu pego o head .

jimmy vandrake
    Veterano
    # out/11
    · votar

Binohendrix

Aquela ressonância do 12 "ainda não posso avaliar uma vez que acho que ela é mais perceptível em apresentações e espaços maiores do que salas de 25m² onde aparentemente não fez falta o falante maior.
    Ainda não tive a oportunidade de liga-lo numa caixa com 1 12", uma vez que o Ampli pede falante de 16 ohms, o que ainda não encontrei para teste.
    Vi alguém aqui no fórum comentar que o amplificador simplesmente se transforma quando ligado num 12". Assim que conseguir algo, posto aqui.

Binohendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar

jimmy vandrake
    Vi alguém aqui no fórum comentar que o amplificador simplesmente se transforma quando ligado num 12". Assim que conseguir algo, posto aqui.

Nesse vídeo aqui, o Rob Chappers liga ele numa 4x12 e fica de cara...

Lu_Soares
    Veterano
    # out/11
    · votar

Binohendrix
    Blz ai !! Comprei um Egnater Rebel 30 , faz uns 40 dias que ele chegou e ainda estou aprendendo a lidar com esse esquema potenciaXvolume. Ele tem 2 canais e já vem com atenuador para cada canal separado que vai de 1W até 30W . No começo eu estava deixando os canais em 30W pra ensaiar com a banda. No clean beleza não te problema, porém no drive não chegava no som, fui diminuindo e hoje pra ensaio deixo o canal drive com 7W e aí sim , consigo um bom drive pra ensaio sem ninguém ficar surdo, e mesmo assim o volume não passa do 3 . Vamos ter uma apresentação semana que vem, aí que vou ver como se comporta "ao vivo".

Abç!

Binohendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar

Lu_Soares
    fui diminuindo e hoje pra ensaio deixo o canal drive com 7W e aí sim , consigo um bom drive pra ensaio sem ninguém ficar surdo, e mesmo assim o volume não passa do 3 .
    Cara, tenho chegado a essa conclusão que vc tirou. Pra drive, na maioria das situações, o esquema é 5 a 7w. Timbra melhor. A seleção de watts no seu egnater te dá apenas mais headroom, né? O volume é praticamente o mesmo ou estou errado? Posta um videozinho demo quando puder só explicando o funcionamento dessa chave seletora de watts quando puder . E boa sorte aí na apresentação! Crank that shit up!

pOkiz
    Veterano
    # out/11
    · votar

Pra ser sincero, amp pra o que você quer, tem que ser de até 5W, um amp de grande porte com um atenuador separado, ou senão, algum que ja tenha atenuador embutido, no caso o meu Alien tem, e é minha salvação.

Você ja viu o Alien e seu atenuador em ação? Quer que eu coloque um video aqui pra você ver? Acho uma coisa bem funcional.

Binohendrix
    Veterano
    # out/11
    · votar

pOkiz
    Você ja viu o Alien e seu atenuador em ação? Quer que eu coloque um video aqui pra você ver? Acho uma coisa bem funcional.

Cara, já vi em vídeo. Achei que diminui realmente, diferente do Egnater que me pareceu apenas amumentar/diminuir o headroom, masi ou menos tipo o Tiny Terror. Já o Alien, pelo que eu pude perceber, realmente dá uma abaixada drástica no volume mas altera um pouco o timbre. Não digo que fica ruim nem pior do que o modo 30w mas fica diferente. Pelo menos tive essa impressão.

Pra ser sincero, amp pra o que você quer, tem que ser de até 5W,
    É ...tô chegando a essa conclusão... Para os cleans em altos volumes caso venha a precisar, vou usar um pedal simulador ou até mesmo uma pedaleira tipo a Vox Tonelab ST. Vi uma lá por 95 dólares. De uns tempos pra cá tenho ensaiado num lugar praticamente na beira do mar. Dá pra abrir o volume legal com qualquer amp e fiquei de cara com a mudança de timbre percebida nos amps que toquei. Só o Meteoro 100w do meu brother que não melhora. Tem um agudo insurpotável. Aliás, quanto mais baixo melhor, hehehe. Tô pensando até em trazer 2 Class 5 e vender um pra ele. Vai melhoraro timbre geral da bandinha, que ainda tá bem meia boca hehehe...Vc já botou seu Alien no modo 30w no talo. Deve ter um puta som.

jimmy vandrake
    Veterano
    # out/11
    · votar

Binohendrix

Pela risada do cara na hora que foi ligado na 4 12, ficou bem claro que o bixo pega mesmo.
    E legal que o cara toca um estilo diferente do hard rock classico mostrando a versatilidade do ampli.

Magrinho123
    Veterano
    # out/11
    · votar

Binohendrix
    Não lí o tópico td pq to com preguiça e tenho que estudar ainda hj, mas se vc ainda está preocupado com a potência, saiba que eu tenho um Blackstar HT-40 (40w, valvulado, Celestion Seventy 80's, 1x12), e sempre que vou na casa do meu pai eu toco no talo dentro do quarto. Apesar de não ser recomendável pq fica alto pa caralho, eu acho que não é nada insuportável, mas na sua situação só seria viável se vc tiver um espaço só seu pra tocar guitarra, do mesmo jeito que eu tenho na casa do meu pai (uma edícula). Mas mesmo assim 40w ainda é muito, sabendo que vc provavelmente está pensando em pegar o seu amplificador definitivo (ou quase) e está quase nos 40 (faltam 8 anos né? 8 anos não é nada pra um bom amplificador...). Caso tenha algum lugar em casa onde possa tocar mas que não seja 'separado' do resto da cara (tipo um quarto que não seja de parede com a sala ou cozinha) basta selar bem os vãos das portas e janelas com borracha que ainda dá pra tocar com 40w sem atrapalhar demais o resto da casa.

Enfim, eu acho que o caminho ideal é esse mesmo: Head single ended + pedal de EQ + boost. porque preferencialmente mente head? se por acaso entrar numa banda e precisar de mais volume em um show ou outro que for maior, vc pode pegar uma caixa com mais falantes, em casa vc usa uma caixa com um falante só, e de quebra vc pode aidna ter várias caixas com vários falantes diferentes (se o dinheiro permitir, não sei seu estado financeiro).

Na boa, colega meu usa um tiny terror, outro dia fomos no estúdio do produtor da banda do meu primo, e ele plugou o monstrinho numa 4x12, e falou MUITO mais alto que os 40w 1x12 do meu blackstar, lembrando que o volume final também depende muito da sensibilidade dos falantes, então qualquer potência a partir de 7w dá pra fazer shows de qualquer porte tendo uma caixa ideal para isso.

Vlw!

pOkiz
    Veterano
    # out/11
    · votar

Binohendrix

Cara, o atenuador como você viu fica atrás do amp, com o knob em 7h fica sem atenuação, e vai diminuindo gradativamente (8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 1h... até 5h onde é o máximo de atenuação, 3W RMS.

No meu ultimo ensaio coloquei o Master no max e o Gain quase no máximo e a atenuação estava em 12h, na metade da potência máxima.

E olha, vou te falar, que som! O que se ouve no youtube não é 10% do que se ouve ao vivo. O falante se comporta muito bem também.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Dúvida sobre watts! explorar o amp por completo!