Ligar um ampli em outro menor

    Autor Mensagem
    Lasanha
    Veterano
    # set/11


    Caríssimos,

    Tenho dois amplis, um de 65w e outro de 10w. Nenhum deles é valvulado.

    Será que se eu ligar o ampli de 65w e depois, em linha, plugar o de 10w para dar mais um "up" no volume pode dar algum problema no meu ampli menor?

    Obrigado

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Lasanha
    Sim. Vc tem que fazer ao contrário.
    Abç

    Lasanha
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Obrigado, Maurício.

    Mas porque tenho que fazer o contrário? Dá algum defeito se eu ligar primeiro o mais potente? Ou é apenas menos eficiente?

    Digo isso porque, em princípio, eu prefiro usar o ampli maior primeiro, por conta da equalização...

    Bog
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Lasanha

    Pergunta: como você vai ligar um amp no outro?

    Lembre-se que se você usar algo do tipo um line out, o segundo amp não vai receber o sinal da guitarra, e sim o sinal já modificado pelo primeiro amp. Na prática, é como ter dois preamps alterando o som. Além disso, tem uns amps que cortam o som dos falantes quando você usa o line out.

    Isso imaginando que o "up" no volume seria por ter dois amps trabalhando ao mesmo tempo. Se o teu objetivo é simplesmente fazer o amp de 10w falar mais alto, sugiro esquecer a idéia, hehe.

    Lasanha
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Então Bog,

    Vc acertou, a idéia é usar o line out, tendo dois preamps alterando o som... Meus amplis não cortam o som dos falantes quando uso essa saída... Outra coisa, na verdade, esse ampli menor tem 15w...

    Fiz o seguinte cálculo: 65w + 15w dará um ampli de 80w, o que ficaria bem razoável...

    Mas a minha preocupação é apenas saber se corro o risco de danificar o equipamento. Porque eu tendo a certeza de que não tenho esse risco eu mesmo testo e vejo se vale a pena ou não...

    Nem dá para eu ligar primeiro no ampli menor porque este não tem saída para isso...

    Brunoweb
    Veterano
    # set/11
    · votar


    O problema de ligar o amp maior no menor é que você vai colocar muita potencia na entrada de um amp que não produz tudo isso!! Você estaria jogando 65w em um amp que só "aguenta" 15w, ou seja, você destruiria o amp menor!!
    Nunca se deve ligar um aparelho mais potente em um mais fraco!!!

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Quando eu tinha amp SS eu fazia isso. No inicio ligava o out de um no line do outro, mais pra frente comprei um A\B Box pois eu tava ligando o out do mais potente do in do mais fraco (fiz isso por quase 1 ano, nunca tive nenhum problemas, mas também nunca usava volume muito alto). Fica legal pela grande variação de regulagens e equalizações e pela "enchida" que dá no som mesmo. Depois que a gente usa fica ruim pra se acostumar com um amp só rsrsrs

    Lasanha
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Brunoweb,

    Mas isso eu não consigo controlar simplesmente usando o botão de volume do ampli menor?

    Brunoweb
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Lasanha

    Você consegue controlar a intensidade que você ouvirá o som, mas é um sinal muito alto na entrada de um amp pequeno.
    Pra você ter uma ideia do que estou falando, o sinal que sai da sua guitarra e vai pro amp, não chega a 1w se bobear. Isso o amplificador aguenta normal. Agora, imagine 65w na entrada onde geralmente se tem apenas 1w?? A chance de você estragar o seu amplificador menor é grande!!!

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Lasanha
    Usando o line out, não há grande problema.O line out tem nivel de sinal padrão, 1V pp/600 ohms, não queima nada.Agora, para valer a pena, e ter alguma diferença,use o menor em uma regulagem bem aguda e o maior, mais grave e com mais peso.Assim vc tem uma ganho maior de graves e agudos e evita possíveis cancelamentos.O pequeno deve ser usado sobre o grande para haver a soma sonora, se usar longe um do outro, não vai servir em muito.Abcs.

    Lasanha
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eita, o Brunoweb está falando uma coisa e o carlos adolphs está dizendo exatamente o contrário... E agora?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Lasanha
    Sem desmerecer o Brunoweb; vai pelo que disse o
    carlos adolphs.
    Abç

    Bog
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Brunoweb

    O que você disse não confere. A saída de linha do amp tem nível de linha. 65w é o que é mandado direto para o falante. Saída de linha SEMPRE tem muito menos que isso.

    Lasanha

    Pode ligar sim cara, só não tente de cara com o volume no talo. Outra coisa que pode funcionar melhor é você usar um pedal como o Boss LS-2, ou um daqueles cabos em Y, para mandar o sinal independentemente para cada amp. Obviamente, o custo aí pode não valer a pena.

    Lasanha
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bog,

    Quando vc diz para não tentar ligar no talo, vc se refere ao ampli maior, ao menor ou aos dois?

    PS: muito obrigado a todos pelas respostas.

    Bog
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Lasanha

    Ambos. É apenas uma precaução comum, você começa com o volume moderado e vai amentando. Se ouvir estalos e coisas do tipo, já sabe o limite.

    Mas não se preocupe com essa coisa de potência, a saída line out tem nível de linha mesmo, não 65w.

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Lasanha
    O nosso correspondente da Terra do Sol Nascente já falou(o Bog), e eu também.Agora vê se liga logo essa gambiarra e posta os resultados...KKKKK!

    Brunoweb
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bog
    Mauricio Luiz Bertola
    Lasanha

    Me desculpem caras, mas eu não sabia disso!! Achei que o line out tivesse a mesma potencia do falante!! Me desculpem mesmo!!!

    Lasanha
    Veterano
    # set/11
    · votar


    O nosso correspondente da Terra do Sol Nascente já falou(o Bog), e eu também.Agora vê se liga logo essa gambiarra e posta os resultados...KKKKK!

    Boa! Provavelmente farei isso ao vivo... Vamos gravar e ver que bicho que vai dar...

    tpgslash
    Veterano
    # set/11
    · votar


    eu faço a mesma coisa só que tenho um nitrous drive de 15w e ligo em uma caixa amplificada de 30w da oneal. mas o nitrous fala muito mais alto , ai eu pego os 2 amplis e deixo em flat e só equaliso a pedaleira mas não uso volumes extremos . uso um pouco mais da metade dos 2

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligar um ampli em outro menor