Projeto novo caixa 1x12

    Autor Mensagem
    Blonde Hammet
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Blonde Hammet


    Ae pessoal, como a banda que eu estou tocando não está mais ensaiando em estudio estou tendo que levar toda vez meu head e minha caixa 2x12 o que é um tanto cansativo.
    Aí encomendei um Electro harmonix Magnum 44 pra não precisar levar o head, só que a caixa 2x12 ainda é meio grande, aí resolvi montar uma 1x12 pra carregar pra lá e pra cá junto com o EHX magnum 44.
    As medidas da caixa serão 50x40x25cm
    Conforme eu for fazendo vou colocando fotos do andamento da caixa.

    A principio a caixa vai ser branca igual o head e a 2x12 que eu fiz ( http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/244605/ ) pq sobrou bastante courvin branco, mas se o courvin não der acho que vou fazer preta mesmo pq dá trabalho deixar limpo o courvin branco... hahaha

    Abraços!

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Blonde Hammet
    Diego!
    Beleza meu velho?
    Ou, ta vendendo o outro falante??
    Qual marca que é??

    Abraço!

    Blonde Hammet
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz

    Opa!
    Tranquilo cara! e vc?
    Na verdade eu até to vendendo o outro falante sim, pq nessa 2x12 eu deixei ela só com um falante Alien Ace e tirei os 2 antigos que estavam nela. Mas acho que não vai te interessar esse que vou usar na 1x12 e o que ta sobrando são Seleniuns 12pw3.

    Abraços!

    Blonde Hammet
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ae pessoal, comecei a construção da caixa, agora falta lixar as rebarbas dos cortes na madeira e abaular os cantos pra encaixar as cantoneiras.

    seguem as fotos

    https://picasaweb.google.com/106503821710199470186/ConstruindoCaixa1x1 2

    Abraços!

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Blonde Hammet
    Diego, quando fizer caixa aberta, procura dar um angulo de 5% em relação à profundidade, no tampo da frente, parte superior.Quando a caixa é aberta, e o tampo é reto,vertical, a onda gerada pela parte traseira do cone do alto-falante acaba ficando fora de fase e dando cancelamento de frequencias.Isso faz a caixa perder timbre.Tampo reto só em caixa selada, onde o efeito não ocorre.Da uma olhada aqui.
    www.somaovivo.mus.br/downloads/caixas.pdf
    Agora quanto ao aspecto e construção, tuas caixas são muito bem feitas, parabéns!
    Observe o shape lateral dos Combos Fender, todos observam essa regra, são levemente inclinados na parte de cima.Abcs.

    Blonde Hammet
    Veterano
    # set/11
    · votar


    carlos adolphs

    Opa Mestre!
    Muito Obrigado pela dica da angulação da parte da frente da caixa! Não sabia disso! acho que dá pra deixar aquela parte que segura o falante inclinada sem precisar mecher na parte externa da caixa. Vou aproveitar e ver se consigo fazer isso na minha 2x12 que tb está reta.

    Abraços!

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Blonde Hammet
    Isso aí, pelas fotos, acho que dá fácil pra angular.É tipo assim, se vc em baixo deixou 25 cm entre o tampo e o fundo, em cima vc deixa 23 cm, é diferença de 5% mais ou menos.Vc não acredita a diferença que faz!É o que faz muito cubo por aí, apesar de boa marca, não soar bem, porque está reto!A Fender sacou isso faz tempo!Abcs.

    Blonde Hammet
    Veterano
    # set/11
    · votar


    carlos adolphs

    Valeu Mestre! Fiz uns testes aqui e tá facil deixar inclinado a parte do falante! hj a noite vou ver se consigo colocar a madeira por dentro pra fixar a parte que segura o falante e as partes de tras da caixa e já abaular os cantos da caixa pra colocar as cantoneiras.

    Abraços!

    Blonde Hammet
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Já abaulei os cantos e já preguei os suportes da parte frontal e traseira da caixa.
    Agora é só lixar as rebarbas pintar de preto por dentro e aplicar o courvin.
    Segui os conselhos do Mestre Carlos Adolphs e deixei o baffle com 5% de inclinação.

    https://picasaweb.google.com/106503821710199470186/ConstruindoCaixa1x1 2

    Abraços!

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Blonde Hammet
    Perfeito!Parabéns!

    Bonnerfl
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Blonde Hammet

    Cara ficou show, tanto q vou usar de guia pra montar a minha caixa 1x12 pro meu Blackstar HT-5R q vou mandar trazer lá dos eua, só q eu to com uma duvida: o falante.
    tava pensando em aproveitar e trazer de lá um Celestion Vintage 30, só q nas especificações dele fala q o mesmo tem 60w, então seria demais para o meu amp de 5w empurrar ou a sensibilidade de 100db compensa isso ???
    ah, caso não seja suficiente vcs poderiam de indicar outro falante q possa me atender? (toco heavy metal e hard rock)

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Bonnerfl
    O V30 é ideal para seu caso.Compre sem susto!Abcs.

    Blonde Hammet
    Veterano
    # set/11
    · votar


    carlos adolphs

    Valeu Mestre!
    Acredito que esse FDS eu já termino a caixa!

    Abraços!

    Bonnerfl

    Valeu Cara!
    Se vc tem a possibilidade de Trazer o Vintage 30 traz ele mesmo, mas se vc não conseguir eu recomendo dar uma olhada no Alien Ace do Ronaldo, o falante é muito legal por um preço bacana, tenho um e recomendo.

    Abraços!

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    Blonde Hammet
    Escreve pra mim, que vou te mandar um projeto bem legal de 2X12
    Abcs.

    Blonde Hammet
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Blonde Hammet
    · votar


    carlos adolphs

    Opa mestre!
    Já te enviei o email, se vc quiser editar o seu email pode editar já.

    Abraços!

    JetDean
    Veterano
    # set/11
    · votar


    carlos adolphs
    Po, coloca o projeto ai pra gente. Sempre é bom hehehe...

    Blonde Hammet
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Caixa praticamente pronta, só falta terminar as tampas traseiras do amp.

    https://picasaweb.google.com/106503821710199470186/ConstruindoCaixa1x1 2

    Abraços!

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Blonde Hammet
    Muito bacana!Pô, tem um professor de guitarra, na escola próxima a minha casa, que me pediu para fazer uma de 1X12 pra ele, e eu mostrei as tuas fotos.O cara gamou na hora e pediu uma igual!Tem futuro...!Bom domingo!

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    JetDean
    Só via e-mail, que está no meu perfil!Abcs.

    Blonde Hammet
    Veterano
    # set/11
    · votar


    carlos adolphs

    Valeu mesmo mestre!
    Bom domingo pra vc tb!

    Abraços!

    Ae pessoal!
    Caixa finalizada!

    https://picasaweb.google.com/106503821710199470186/ConstruindoCaixa1x1 2

    Filipe Reis
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Filipe Reis
    · votar


    carlos adolphs

    Mestre poderia explicar com mais detalhes o que essa angulação em caixas abertas faz na reprodução do som ? E em caixas totalmente fechadas tem algum macete também ?

    carlos adolphs
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Filipe Reis
    Esse caso só ocorre em caixas abertas, seladas não, pois a onda traseira está enclausurada.Quando é emitida a onda dianteira, a traseira também é feita no mesmo tempo, porém com fase invertida, usa-se o baffle então para fazer com que essa onda não encontre a dianteira de imediato, senão haveria o cancelamento de fase(toque a guitarra com alto-falante sem caixa para ver o efeito, parece que não rende nada nem dá peso).Quando vc monta na caixa, de imediato o som encorpa pois vc retarda o encontro das ondas + e - .Se vc angular o tampo frontal esse efeito se pronuncia mais pois quando as ondas se encontrarem esse angulo vai produzir um vetor resultante menor que o vetor reto.Com isso vc diminue ainda mais o cancelamento de fase, dando a sensação de maior rendimento do conjunto(e é).Abcs.

    Filipe Reis
    Veterano
    # set/11
    · votar


    carlos adolphs

    Tudo que posso fazer é agradecer por mais essa aula mestre!

    Jackmout
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Aproveitando o espaço para fazer umas perguntas e poupar a criação de mais um tópico...

    1) Alguém poderia me explicar em que consiste uma caixa, além das madeiras? Digo, o que há entre o falante e a entrada do cabo do amp?

    2) Em relação a caixas abertas ou fechadas... O que dizer sobre uma caixa que tem a opção de ser aberta? Como a caixa do Viralata, da Gato Preto Classics, que tem uma abertura atrás, colada com velcro (foto: http://www.gatopretoclassics.com/images/gallery/viralata/09.jpg) Neste caso, o que dizer sobre a angulação que o Carlos Adolphs inteligentemente citou? hehe


    Agradeço!

    tatus
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Jackmout, normalmente tem dois fios que saem do falante e vão para o jack fêmea, onde liga o cabo. As vezes um circuitinho que separa os falantes para fazer estéreo ou fazer chaveamento entre série e paralelo.
    Putz, acabei de fazer uma caixa (1x15) com esse mesmo tecido!
    Xique no úrtimo! ...mais caro porém de melhor qualidade, não estica nem a porrete e é fácil de trabalhar!
    Esse lance do tampo é com o mestre.
    Sei que da pra fazer esse esquema de tampo removível usando neodímio. Fica show também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Projeto novo caixa 1x12