Retro Channel RR1

    Autor Mensagem
    diego souza
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: diego souza


    Olá pessoal!!

    Gostaria de compartilhar com vocês alguns videos que encontrei no youtube sobre este espetacular amplificador, o Retro channel Retro Rect 1.

    Fiquei sabendo deste amp pela primeira vez ano passado na comunidade do orkut amplificadores valvulados.

    Confesso que fiquei surpreso como o som, digo ainda que vários membros de lá ficaram igualmente surpresos e acharam o som muito bom, ou como dizem aqui, fodástico.

    Ele é 100% transistorizado, ou em inglês , solid state. Possui 100 watts de potência, controles de grave, médios, agudos e presença, ganho e volume master, além de loop de efeitos, saída de linha, controle de ressonância e sáida para caixa acústica com impendância maior que 8 ohms.

    O mais interessante é o som que ele possui e também a dinâmica que o amp apresenta ao mexer no knob de volume da guitarra ou ao palhetar fraco ou forte, limpando ou saturando o som.

    Pelos fóruns estrangeiros da vida, li que ele aceita muito bem pedais de drive , além de pedais de modulação e ambiência.

    Video de apresentação:

    [url=null]null[/url]


    Aqui o criador Lance Keltner e sua criatura:









    Gostaria que este tópico seja usado para discutirmos sobre as tecnologias em semicondutores que visam reproduzir o funcionamento e o delicioso som das válvulas.

    Pode até ser que o som dele não seja 100% igual se comparado a um valvulado, mas tenho certeza que ele se aproximou de 95 a 98 %.

    Magrinho123
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    é só questão de tempo para sumirem as válvulas... do jeito que a coisa está evoluindo rápido, daqui uns 50-80 anos os transístores/bagulhos digitais já terão superado as válvulas, mas lógico que valvulados ainda serão vendidos, já que sempre tem o velho rabugento ultra vintage pra dar murro em ponta de faca e dizer que "gibson de 10 toneladas + marshall jcm 800 > slash > all"

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    diego souza
    Não tem nenhum mistério, o ampli usa o bom e velho(conhecido desde 1932)controle de volume com loudness.Já escreví um post aqui faz tempo.Ninguém deu muita bola...Como é conhecido que o brasileiro não dá bola pra o que é discutido em casa, é preciso um gringo fabricar um treco usando o loudness para todo mundo achar que é o ovo de Colombo...Abcs.
    Magrinho123
    Não se trata de ser velho rabugento ou não, já falaram isso quando surgiram os primeiros transistores de alta potencia, os valvulados sumiram e depois voltaram quando os "novinhos" da época envelheceram, estudaram e aprenderam que o dispositivo amplificador dá som diferente pela maneira como ele amplifica o som, como o componente amplifica dentro.Agora vc também pode chamar o Malmsteen, o Vai, o Santana, o Guilmour, o Slash, o Satriani e outros que "não tocam nada" e são "rabugentos" e que afirmam que Gibson de 10 toneladas e JCM800 são o bicho, de mentirosos, e dizer que eles não sabem nada.Eu participei de toda essa evolução, desde o primeiro transistor até agora, e ainda não ví amplificador SS que batesse um valvulado(eu fui o primeiro na minha cidade a construir amplis transistorizados, sempre fui aberto às novas tecnologias, cheguei a defender os SS, mas me arrependí).Me refiro ao som e não aspectos tipo temperatura, peso, durabilidade, etc.A maneira como o fluxo de corrente eletronica se processa na válvula(nuvem eletronica atraída por eletrodo positivo)é diferente do processo no semicondutor, em que o electron do doador precisa encontrar a lacuna no receptor, que precisa encontrar a correta polarização e potencial de barreira.O resultado sonoro será sempre diferente.O bom de tudo é que um dia Vc irá engrossar as fileiras dos velhos rabugentos...Vai certo disso...Abcs.

    diego souza
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: diego souza
    · votar


    Interessante carlos adolphs, vou dar uma procurada no fórum par me inteirar sobre o assunto.

    Vc acha que esse recurso cairia bem em um amp com estágio de pré jfet ou mosfet e potência mosfet usando transitores ou CIs?

    edalko
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    carlos adolphs

    É bem isso.
    Tava participando de uma conversa sobre timbres, etc e um amigo comentou que seu colega, Doutor em acústica, disse que amplificador SS não serve para instrumento musical, pois as valvulas seriam as que mais produziriam com fidelidade o som dos instrumentos, devido a proximidade da relação da frequencia de atuação (Hz).

    Bom, foi mais ou menos isso que entendi (sem o linguagem técnica por eles desenvolvida haha).
    Mas acho que isso faz sentido, e talvez explique porque achamos o som de um amp valvulado tão musical e orgânico.

    diego souza
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    O assunto é interesante e os caras não dão a mínima.

    diego souza
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Magrinho123

    é só questão de tempo para sumirem as válvulas... do jeito que a coisa está evoluindo rápido, daqui uns 50-80 anos os transístores/bagulhos digitais já terão superado as válvulas,

    O problema é que a engenheira microletronica precisa evoluir muito para que os componentes semicondutores possam trabalhar de forma análoga a das válvulas e mesmo assim pode ser que não trabalhem do mesmo jeito. As características e os materias são diferentes mas cumprem o mesmo papel.

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    diego souza
    Diego, o loudness trabalha bem com qualquer espécie de pré, valvulado ou não.Tem até CI de pré que já vem com a opção dele, é só pesquisar que acha.Antigamente todo amplificador de áudio vinha com o dispositivo, menos os de instrumentos.

    diego souza
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: diego souza
    · votar


    Ontem eu pesquisei sobre o loudness e achei interessante o funcionamento. Depois vou fazer um para ver como fica.

    Porém eu esqueci de dizer que o que mais me chamou a atenção foi o som do amp. O cara usou algumas guitarras que posuiam captadores simples e também humbuckers e o drive ficou maneiro, lembrou válvulas (lembrou, não ficou 100% igual). Não ficou feio como outros transitorizados que já ouvi. Gosto de válvulas pois elas dão um som orgânico e "quente".

    Já testei, usei e ouvi amps transitorizados normais e com dispositivos DPS e confesso que sempre achei o som uma droga (para mim). O som limpo é legal mas o drive é ruim.

    Esse amp deve ser mosfet e acho que ele é bom, viria a calhar quando se vai tocar em lugares "derrubados" e que não vale a pena usar um amp alltube. O amp valvulado seria usado só em casa ou em locais mais refinados, se é que você me entende.

    diego souza
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Mudando um pouco o assunto e aproveitando a oportunidade e sua proficiência sobre amplificadores gostaria de te perguntar se existe ou se você já ouviu falar de potência híbrida.

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    diego souza
    Sim, existe, tanto de um lado como de outro, ou seja, pre SS e saida valvulada e pre valvulado com saida SS(Mosfet).São mais comuns no mercado de HI-End.Abcs.

    diego souza
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Dei uma pesquisada no google e vi algumas coisas sobre "hydrid power amplifier".

    Teve um cara do Canadá que fez um amp desse mas para a guitarra, o som é legal mas faltou algumas coisinhas que pense ser devido ao lm xxx ( não lembro o modelo) que le usou.

    Mas não achei nada que se alinhasse com o meu pensamento, por isso eu pergunto: Será que é possivel ligar o estágio de potência do firefly , com trafo ou de preferência sem trafo, num único Ci de potência tipo lm3886, tda 2050 ou de preferência tda 7294 (mosfet)?

    Eu vi um amp chamado aikido usando uma 12au7 ligada a dois lm3886, um em cada borne de um alto falante (mas ainda não é do jeito que eu pensei).

    Vi ainda um diagrama de blocos da vox e seus modelos valvetronix tem um funcionamento parecido. valvetronix- valve reactor

    diego souza
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Humm... O que mais se aproximou foi a esse sistema valvetronix que achei (por acaso) o manual de serviço da tonelab TT.

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    diego souza
    Esse Vox é basicamente o mesmo AIKIDO que vc viu.A versão de 16W do AIKIDO, com mosfet na saída, não os LM, nem TDA, funciona muito bem.Já fiz experimentos com o esquema.Abcs.

    diego souza
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Pois é mestre, mas minha ideia seria usar somente o estágio de saida do firefly - ax84 firefly- aproveitando assim a distorção da 12au7 em self split que ele desenvolve e ligar em um dispositivo semicondutor só para dar um incremento de potência (elevar o volume) mas sem saturar.

    Seria um amplificador híbrido de dois estágios. O primeiro estágio é valvulado (12aut em self split), que geraria o som de válvulas de estágio de potência.

    O segundo estágio seria transitorizado, de alta fidelidade, usado só para reproduzir o som das válvulas do primeiro estágio com um volume maior, mas como disse anteriormente, sem distorcer.

    O problema é que o firefly usa um transformador de saída com 22000 ohms de impendância, e eu não quero usar trafo de saída, o acoplamento seriar de outra forma, a mas como a válvula trabalha em self split e o trafo tem tap central, como vc já sabe, uma etapa do triodo reproduz o semiciclio positivo e a outra o semiciclo negativo. Aí já não sei o que fazer.

    Muitos podem até pensar que estou tentando reinventar a "roda", mas se a "roda" "reinventada" for tão boa quanto a original, melhor.

    diego souza
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Fazendo mais algumas pesquisas descobri que a randall desenvolveu algo que segue meu raciocínio: valve dynamic series

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    diego souza
    Vc pode fazer um estágio de saida com mosfets de alta voltagem tipo IRFP460+IRFP9460, com seu estágio impulsor de corrente constante, alimentando com os 190V que o Firefly precisa(só que vai precisar de uns amperes a mais, eheheh), e fazendo o acoplamento tirando o sinal do catodo da 12AX7(sobre o resistor de 820 ohms) e não da placa.Fica mais fácil de acoplar.Abcs.

    macaco veio
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Esse amplificador ai de especial tem mais é o preço, transistorizado com com preço de valvulado, 900 e tantos dolares, ja vi valvulado (e com reverb e tremulo) por menos de 800 (e fender). Me engana que eu gosto, na demonstração do cara tem um ligeiro reverb no fundo (que no ampli não tem).
    é só questão de tempo para sumirem as válvulas... do jeito que a coisa está evoluindo rápido, daqui uns 50-80 anos os transístores/bagulhos digitais já terão superado as válvulas,
    Espero que em menos tempo do que isso, algum engenheiro acorde e projete valvulas e trafos pequenininhos da mesma forma que todos os outros componentes eletronicos foram diminuindo de tamanho.
    É que a ilusão engana, da mesma forma que a ilusão da psicoacustica engana os ouvidos, a forma física engana, amplificadores brutamontes dão ideia que têm mais potencia do que amplis pequenos (que os diga as bigornas do Soldano), reparem o ampli em questão que é transistorizado mas é alto (no tamanho) e no formato de ampli a valvula (alto no TAMANHO bem grande para aqueles que adoram distorsser as palavras e entender diferente e afirmar depois que foi dito outra coisa) como que se tivesse valvulas dentro.
    Acho que esse ai só é mais um ampli bem feitinho tentando se situar entre as marca consagradas.

    diego souza
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    carlos adolphs

    "...só que vai precisar de uns amperes a mais..."

    Ow louco meu!! Mestre, seriam muitos amperes para essa dupla de transistores IRFP. Deve ser mais de 6A, certo?

    Mais uma coisa: Mestre acho que o senhor confundiu as coisas.

    Eu só usaria o estágio de potência do firefly ( com 12au7) que daria o som de valvulas de pontêcia.

    Ela seria ligada no estágio transistor que teria a a função de aumentar o volume.

    Entre os dois ( pontência do firefly e potência SS) teria um potenciometro duplo para controlar o sinal senoidal que vai para a entrada do(s) semicondutor(es) masi alguns outros componentes para acoplar o sinal.

    O pré seria duplo: Pré do jcm800 2204 pré mais o pré do fender twin black face,só que independentes. O pré do firefly não seria usado.

    Esse resistor de 820 ohms fica no cátodo do no pré do firefly ( que eu não usaria e terei de fazer outra placa pci)

    è maiso u menso o que a vox fez com seus amps da série ADxxxVT (só que eu não quero usar trafo de saída para acoplar o sinal da valvula no componente SS) ou as pedaleiras tonelab xx ( o acoplamento é só com capacitores e resitores mais uma porradas de transistores). O amps randall T2 usam um pré valvulado e potência híbrida (válvula 12at7 + MOSFET)

    Veja os esquemáticos:vox AD120VT

    Vox Tonelab

    E como como é esse estágio impulsor de corrente constante?

    diego souza
    Veterano
    # ago/11
    · votar



    macaco veio


    Esse amplificador ai de especial tem mais é o preço, transistorizado com com preço de valvulado, 900 e tantos dolares...

    ...Espero que em menos tempo do que isso, algum engenheiro acorde e projete valvulas e trafos pequenininhos da mesma forma que todos os outros componentes eletronicos foram diminuindo de tamanho...

    ...Acho que esse ai só é mais um ampli bem feitinho tentando se situar entre as marca consagradas...



    Salve Olds Monkey!!

    É isso mesmo mestre. Você sintetizou tudo que eu queria dizer. Penso da mesma forma: é um amp SS com preço de amp alltube, só que mais bem construido.

    Talvez seja barato para os americanos, mas não para nós brasileiros.

    Quanto a miniaturização de válvulas, acho que seria possível mas não sei se é devido a preguiça ou falta de inteligência que esses engenheiros eletrônicos não fazem isso.

    Confesso que muitas vezes já pensei na possibilidade real da miniaturização de válvulas mas acho que pouquíssimos permitiriam que isso se tornasse real.

    Pode ser também porque as empresas querem obter muito lucro e não querem (ou podem) fabricar amps com uma tecnologia "ultrapassada demais" que daria "mais dor de cabeça" para produzir.

    carlos adolphs
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    diego souza
    Na realidade existem válvulas miniatura, tanto em vidro como cerâmica, porém o custo de produção é alto, sendo destinadas ao uso militar sómente.Abcs.

    diego souza
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    carlos adolphs

    Na realidade existem válvulas miniatura, tanto em vidro como cerâmica, porém o custo de produção é alto, sendo destinadas ao uso militar sómente

    Vivendo e aprendendo. Aí está algo que eu não sabia. Já Existem válvulas miniaturas!!!??

    Mas justamente por ser de uso exclusivo é que são caras e as fábricas de amps não vão querer usá-las ( aí o preço iria cair), pois é mais fácil usar as válvulas "normais" e transistores.

    Mestre, será que o senhor pode continuar tirando minhas as dúvidas a respeito do power híbrido que falei alguns posts antes??

    Pois não tem ninguém que eu conheça aqui na minha cidade para socializar sobre o assunto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Retro Channel RR1