Projeto Marshall 20W valvulado com channel-switch

    Autor Mensagem
    Chucro
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Chucro


    Fala galera.

    Eu e um amigo, que já montou um amp valvulado de 10W simples mas muito bacana, estamos planejando partir para um amp mais completo. Só que temos algumas dúvidas sobre o circuito e construção do handmade que queremos nos basear.

    O projeto (Marshall 20W switch 50W) é uma mistura de marshall 20W para sons clean com um marshall 50W para o som com drive, e tem um foot-switch pra trocar os 2 canais. O trafo e fonte são do modelo de 18W da Marshall.

    O problema é que o dono do projeto não deixou muito claro algumas partes do circuito, e eu e meu amigo não temos uma experiência tão boa para sair inventando coisas.

    Alguem conhece esse projeto ou semelhante e já testou?
    Olhando o circuito, ele funciona realmente como foi proposto?
    Quem tem conhecimento, pode dar uma ajuda a nós?
    Valeu galera!
    Aí vão as dúvidas:

    - onde são ligados os resistores de 100k que eu circulei em vermelho na figura? Vão para a linha de alta tensão (aprox. 290V)? Esquema_Pre-amp

    - na mesma figura acima está o relay (circulo azul; foot-swich, pelo que entendi). O criador do monstro fez um circuito especial para o switch, que está aqui: (Relay_Circuit).

    Alguem sabe como liga isso no Jack do foot-switch?

    Onde são ligadas as duas pontas do circuito que são de 6,3VAC (cícrulos azuis)? No transformador? Como é feita essa ligação?

    Qual a função daquela bobina (círculo vermelho da segunda imagem)? Qual a melhor especificação para ela? Número de espiras, etc, alguem manja disso? Ou é ligada no transformador?

    Aqui está o circuito das válvulas de potência: http://1.bp.blogspot.com/_16lay_eKXbA/SviTRNLGhbI/AAAAAAAAAIo/dFaheILs mQ0/s1600-h/powerampshem.jpg

    Agora a parte de aperfeiçoamento que buscamos.
    - Como adicionar uma chave stand-by nesse circuito?
    - Qual seria a melhor maneira de adicionar um loop (send/receive) para podermos ligar uns pedais bacanas?

    Sei que é muita coisa, mas agradeço muito se alguem puder ajudar.

    Valeu galera!
    Abraço!

    tatus
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: tatus
    · votar


    Chucro,

    Sim cara, dos resistores de 100k para a alta tensão!
    Os círculos azuis vão para o enrolamento dos filamentos do transformador que normalmente são de 6.3V. Pode encontrar também 3.15V-0V-3.15V(3 fios), nesse caso faria a retificação com 2 diodos somente.
    Para adicionar Standby basta pegar o fio unico que sai dos diodos UF4007 e jogar numa boa chave de 3 polos, e outro fio indo para o resistor de 30ohms, então liga e desliga a alta tensão quando quiser.
    Esse loop aqui já testaram:
    loop

    http://www.blueguitar.org/new/schem/misc_mod/fx_loop.gif

    Chucro
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Chucro,

    Sim cara, dos resistores de 100k para a alta tensão!
    Os círculos azuis vão para o enrolamento dos filamentos do transformador que normalmente são de 6.3V. Pode encontrar também 3.15V-0V-3.15V(3 fios), nesse caso faria a retificação com 2 diodos somente.
    Para adicionar Standby basta pegar o fio unico que sai dos diodos UF4007 e jogar numa boa chave de 3 polos, e outro fio indo para o resistor de 30ohms, então liga e desliga a alta tensão quando quiser.
    Esse loop aqui já testaram:
    http://galileo.spaceports.com/~fishbake/gamp/fx_loop.gif


    Fala Tatus!!!

    Valeu pelas dicas, cara. Muito úteis mesmo! Tirou várias dúvidas minhas.

    Mas ainda ficaram algumas:

    - tem um problema no link que tu me passaste, sobre o loop. Tem como mandar por outro link pra eu dar uma olhada?

    - Esse "módulo" de 20W do circuito vai me dar um som clean mesmo, para por exemplo tocar um blues?

    - E aquela bobina do circuito do switch, como funciona? Como é feita a ligação desse circuitinho no jack? Pelas fotos do projeto eu consegui ter uma idéia, mas fica difícil identificar muita coisa.

    Galera. Aguardo mais dicas.
    E muito obrigado mesmo!!!
    Quando eu me certificar de que entendi tudo do circuito, daí começarei a montar esse amp. Tentarei postar os resultados aqui pra gente conversar a respeito.

    Um abraço!

    tatus
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Chucro,
    Loop corrigido(editado)((edite o seu post também))se der problema procurem pelo nome do loop no google images.

    Se não der um som clean vocês podem mudar a polarização a válvula, mudar o capacitor de bypass do catodo ou até tirá-lo do circuito, e moldar o som do jeito que quiser.

    Essa bobina é do próprio relay.

    De qual jack você esta falando?

    Chucro
    Veterano
    # fev/11
    · votar



    Chucro,
    Loop corrigido(editado)((edite o seu post também))se der problema procurem pelo nome do loop no google images.

    Se não der um som clean vocês podem mudar a polarização a válvula, mudar o capacitor de bypass do catodo ou até tirá-lo do circuito, e moldar o som do jeito que quiser.

    Essa bobina é do próprio relay.

    De qual jack você esta falando?


    E daí Tatus!!! Na boa?
    Valeu mais uma vez pelas dicas.

    Cara. Ainda não consigo abrir teu link. E os meus eu consigo abrir na boa aqui no pc abrindo em uma nova aba. O que está errado será? Me avisa qualquer coisa.

    Então. Legal essa alternativa de poder moldar o som. Eu tenho medo de mexer nisso e estragar o circuito, queimar algo, mas pelo visto é possível fazer isso com segurança seguindo tuas dicas.

    - Bobina do relay: qual especificação mais correta dela? Existe ela pronta no mercado?

    - O jack que falo é o jack no qual eu vou plugar o meu pedal de foot-switch, entende?
    Quais as pontas daquele circuito do relay que vão para o jack fêmea na carcaça do amp?

    - tem inúmeros esquemas de fx loop no google, o problema é o circuito estar de acordo com esse projeto. Daí falta conhecimento técnico de minha parte e de meu amigo...hehehe. Será que tu tens uma idéia de como seria?

    Com ou sem loop, acho que se eu solucionar essas dúvidas, vou encomendar os componentes e montar com calma.

    Valeu! Abraço!

    tatus
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Então, eu to conseguindo abrir na boa o link e postei mais um lá pra garantir.
    Esse loop é genérico e projetado por um técnico bastante experiente, pode fazer na boa.
    Depois que ficar pronto eu posto aqui como polarizar as válvulas de pré.
    Essa bobina fica dentro do rele cara, não precisa comprar!
    Eu não tenho experiência com reles e vou ficar te devendo informações mas outras pessoas poderão te ajudar melhor do que eu.
    Mas não parece ser nada muito difícil. A bobina que tem dentro do rele é responsável pela comutação, ou seja, quando tiver alimentada vai ter um canal funcionando e quando não tiver vai ter o outro canal funcionando. Em tese, para fazer essa troca por foot, precisa fazer um esquema que simplesmente interrompa a alimentação da bobina do rele.
    Tem vários esquemas de foot no google images que podem fazer isso.
    Provavelmente se você também pegar o datasheet de um rele no google vai saber qual perna é qual.
    O jack fêmea é fácil.
    Você pega qualquer um dos dois fios que alimenta a bobina do rele(tanto faz) e corta ele, interrompendo o circuito.
    Quando você cortar vai ter duas pontas na sua mão, uma que vai para a bobina e a outra que vai para o circuíto de alimentação certo.
    Então você pega elas e joga uma no + e a outra no - do jack fêmea.
    Quando você plugar um cabo ali poderá fazer a comutação através da ponta desse cabo!
    Pode fazer um pedal com aquelas chaves de pisar, acho que é dp/dt. Ela vai interromper ou fechar o circuíto conforme você pisa.

    Chucro
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Fala Tatus!

    Cara. Valeu de novo.
    Vou conversar com o meu amigo e vamos planejar as compras de componentes. Ele manja mais do que eu de circuitaria, então pra ele vai ser fácil seguir tuas dicas.

    Quando tivermos dúvidas, vou postar por aqui de novo!
    Peço o favor de ficar de olho nesse post...hehehe.

    Grande abraço!
    Até!

    Ratamero
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Oi tatus ! Muito obrigado pelas valiosas dicas !
    Uma pergunta: precisamos mesmo fazer um circuitinho para o footswitch ? Não dá pra comutar com uma DPDT (buscando mais mais simplicidade) ???

    tatus
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Ratamero,

    Eu não tenho muita experiência com comutação de canais, mas da para entender +/- como funciona esse circuito com rele.
    Tem gente que faz a comutação somente com dp/dt mas reclamam de estalos e chiados.
    Tem pessoas que fazem com LDR, mas precisam de corrente estabilizada do mesmo jeito para o LED durar.
    A meu ver é meio crítico pegar o sinal e jogar num cabo que vai levar no foot com a DP/DT de não sei quantos metros e trazer de volta para o circuíto do ampli.
    Estaríamos colocando no caminho do sinal um jack fêmea, um macho, + alguns metros de cabos e uma chave comutadora.
    Se usar LDR ou rele, o que vai no foot é a alimentação desses circuítos, deixando o sinal dentro do ampli e sem esse monte de coisas no caminho.
    Como disse, pode ser que alguém seja bem sucedido fazendo só com a chave e tomara que apareçam para dividir a experiência.
    Acho que se a comutação fosse feita no painel do ampli facilitaria essa sua ideia, mas preciso dar uma estudada de como o pessoal faz para evitar estalos.
    Se descobrir alguma coisa boa posta aí!

    Chucro
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Fala Tatus. Tudo certo?

    Cara. Minha única dúvida antes de começar este projeto ou trocar por outro (provavelmente um Fender Blues Junior) é o timbre do canal Clean que ele pode me proporcionar.

    Eu, assim como o Ratamero, curtimos muito o som clean do Fender pra levar bases de músicas e blues. Mas na hora do solo, um overdrive rasgado de Marshall é o som que os nossos ouvidos gostam.

    As perguntas que não querem calar:
    - Por sua experiência, existe a possibilidade do canal clean desse projeto que postei soar como os cleans dos Fenders valvulados?
    - Se não, quais modificações tu recomendaria? Circuito? Valor de capacitores, resistores, etc?

    Se com esse projeto não conseguirmos um bom timbre clean, partiremos para o projeto de um Blues Junior de 15W que parece até mais simples, se retirarmos o circuito de Reverb.

    É isso aí!
    Muito obrigado!

    tatus
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: tatus
    · votar


    Chucro,

    Veja bem, a polarização das válvulas de pré dependem "basicamente" da tensão nas placas, dos resistores nas placas (como os de 100k que vc perguntou antes), e do resistor de catodo.
    No entanto muitas outras coisas influem no timbre como o casamento de impedância entre estágios, capacitor de bypass e de desacoplamento, configuração do tonestack, e ainda dependem muito do estágio de potência e inversora.
    O transformador de saída também conta bastante, e o alto falante também!
    Essa missão de ter dois amplis em um é muito difícil, tem handmade que consegue fazer dois canais com comutação, mas daí a ficar igualzinho a determinados amplis já é uma tarefa mais complicada pois se trata de todo o conjunto.
    Eu poderia falar para você trocar um resistor ali e outro aqui mas mesmo assim não poderia garantir nada.
    Em resumo, se você quer um som do Fender Blues Jr. constrói o Fender blues Jr.
    Depois pode comprar um pedal de qualidade e moldar a distorção do jeito que você quiser. Putz, hoje em dia tem cada pedal do caralho.
    Ou pode também fazer um boost de sinal a válvulas com chave de pé para alternar entre som limpo e alto ganho.
    Ou pode também fazer um estágio extra para dar mais ganho no mesmo canal.
    Ou pode também fazer um canal extra com mais ganho.
    São várias as possibilidades.
    Pesquise bastante, simplifique, construa um protótipo, e depois que tiver saindo som no alto falante você molda o ampli, é muito mais fácil!

    macaco veio
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    vou tentar ajudar um pouco. O esquema do pre é bem legal, so tenho minhas duvidas neste relé se não vai dar estalos ou clicks na hora da mudança de canal. E porque da tensao estabilizada apenas pra um relé (porque não uma simples?).
    Não acho legal o power ampli, a tensao negativa sair direto da fonte e reduz com resistor de 150k, isso esquenta pra cacete (de torrar resistor), deveria ter um enrolamento separado pra a tensão negativa ja que devera mandar enrolar o trafo. Essas sugestoes talvez o tatus podera ajudar a desenhar, so entrei aqui pra dar uma força.

    tatus
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Blz macaco veio!
    Já vi muita gente reclamando de reles por causa disso; como você costuma fazer a comutação?
    Nessa área de reguladores eu to longe; já fiz qualquer coisa com os LM337 mas nada sofisticado. Em resumo, não entendi o que você falou.
    Essa simples que você falou seria só com diodo e dois resistores?

    Chucro
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Opa! Valeu galera!
    O pessoal aqui é bem prestativo.

    Bom. Estou quase convencido em fazer um Blues Junior mesmo. O circuito parece mais simples de montar e tem um mods bacanas pra dar um timbrada legal nele.

    A alternativa para o distortion me parece um pedal mesmo. Gosto muito do som "british" e um pedalzinho bacana que encontrei foi o Crunch, da EFX pedais. Mas também gosto do distortion rasgado dos marshall JCM, daí ainda não sei qual que se encaixaria pra esse estilo.

    De qualquer forma, valeu muito a ajuda galera.
    Um abraço!

    macaco veio
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    isso mesmo, sem o 7805, o problema é que daria uns 8v (o relé é 5), mas se retificar meia onda, ou pegar apenas 3,15v (so um lado dos fios do filamento) daria 4v e pouco o que talvez acione o relé. Relés não são criticos quanto a tensão. De qualquer forma não ha nada de errado com o circuito ali, so está sofisticado demais. As vezes uma economia pouca tambem não vale a pena.
    Quanto ao estalo, so testando o circuito montado pra saber, mas analizando, ali acontece o corte brusco do sinal completamente desconectado e conectado, quando se usa por exemplo LDR ou FETs a atuação é como se fosse um potenciometro de volume abaixado e levantando o volume rapidamente de uma vez so, sem haver a desconecção do circuito, então a chance de click é minima. So vejo circuito chaveado desse jeito (não com relé mas com chave mesmo) em amplis de baixo custo e pequena potencia.
    Pra quem vai montar a primeira vez um circuito mais simples de um canal só seria mais facil. Com 3 placas separadas, pre, power e fonte. Por exemplo o desenho do power (o do blog) ta misturado a fonte e o power num esquema so, fica dificil de enxergar o que que vai em qual placa.

    tatus
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Valeu macaco veio,
    Eu também sempre fui mais simpático aos LDR.
    Essa do FET para mim é nova, vou estudar!

    MELANCIAFRITA
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Uso de LDR nisso nunca prestei atenção ! Interessante ! Valeu gente !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Projeto Marshall 20W valvulado com channel-switch