Autor |
Mensagem |
Junae Veterano |
# jul/11
Galera, tenho um Marshall 15 MG DFX e liguei sem querer no 220. Não saiu fumaça, não fez barulho, só parou de funcionar e percebi o vacilo. Bom, levei em uma loja aqui na minha cidade e o cara falou que este ampli não tem fusível e que queimou a fonte, ficando em 120 reais o concerto. Falou q amanhã fica pronto. Fico meio cabrero, pq sei que esse povo de loja é meio pilantra e mala. A gente não entende, o cara troca um fusível e leva o din din. Alguém pode me dizer se tá no preço, se é isso mesmo, etc. Abço.
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Junae: Bom, levei em uma loja aqui na minha cidade e o cara falou que este ampli não tem fusível
Estranho é que no manual fala em fusível. Você leu o manual?
Abs
|
Junae Veterano |
# jul/11
· votar
Não cara, não tenho mais ele, mas vou olhar...
|
# jul/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Existe amp de marca famosa que não tem fusível?
|
Junae Veterano |
# jul/11
· votar
Não entendo mto de ampli, por isso tô perguntando.
|
Rodrigo_30horas Veterano |
# jul/11
· votar
Cara, eu tenho o mesmo Amp, e ele tem fusível, ao menos, o meu tem.. rsrs..
O ponto é que isso não é o suficiente para proteger a fonte contra tensão errada.
Quanto a tensão aumenta (de 127v para 220v), o esperado é que a corrente caia, já que a carga (o ampl) é a mesma. E fusíveis protegem equipamentos contra picos de corrente, (como um curto, por exemplo, onde a tensão tende a zero e a corrente ao infinito)...
O aumento da Tensão pode colar a bobina que faz a conversão na sua fonte, portanto, eu acredito que seu fusível estava ok, mesmo em 220v.
Se é a fonte mesmo, é outra história, mas não acho que você ia resolver só trocando o fusível...
|
carlos adolphs Veterano
|
# jul/11
· votar
Junae Tem fusível sim, porém o mesmo só estoura depois que o integrado de saída queima, nesses casos de ligar em 220V.Na real a fonte não queimou, senão ele cobraria no mínimo uns 200 contos de réis.O integrado custa em torno de R$20,00, mas todo técnico, para dar garantia, acrescenta um multiplicador de 2,2 X, que vai ser lançado na conta por R$44,00.A maioria cobra entre R$ 30 e 50,00 a hora de trabalho, e a troca do integrado leva em torno 1:30 hrs a 2:00 hrs de trabalho.Portanto o preço está dentro dos parâmetros.Abcs.
|
carlos adolphs Veterano
|
# jul/11
· votar
Rodrigo_30horas Quanto a tensão aumenta (de 127v para 220v), o esperado é que a corrente caia, já que a carga (o ampl) é a mesma. Seu raciocínio não está correto, no caso.Esses amplis usam fontes lineares e não chaveadas.No caso ao aplicar a voltagem de 220V na entrada, a fonte dobrou a voltagem e se a resistencia interna do integrado é a mesma, a corrente dobra, causando a queima dos transistores internos, que entram em curto devido sobrecorrente.O fusível só queima depois disso.Abcs
|
Junae Veterano |
# jul/11
· votar
Então dependendo nem compensa arrumar...Um usado no ML tá uns 400 reais. Pagar 200 ou mais pra arrumar...Sei não... Enfim, já mandei arrumar e vou pegar amanhã... O grilo fica por conta do Brazilian way of life... É revisão que concessionária não faz... É o fio solto na lavadeira de roupa que o cara diz que tem que enrolar o motor de novo.... É o fusível interno queimado que o cara da loja diz que queimou tudo e tem que trocar tudo... É o brasileiro malandro que engana irmão, pq a gente nunca vai sacar de tudo.... Já cansei de ver malandragem de tudo quanto é jeito... Enfim, já era....agora é pegar, pagar e não vacilar de novo...rs
|
# jul/11
· votar
Junae: Então dependendo nem compensa arrumar...Um usado no ML tá uns 400 reais. Pagar 200 ou mais pra arrumar...Sei não.
Que R$200,00??
Não cara... Se eu entendi bem o que o Carlos disse:
"R$44,00" + "R$ 30 e 50,00 a hora de trabalho"
Abs
|
Rodrigo_30horas Veterano |
# jul/11 · Editado por: Rodrigo_30horas
· votar
Oi carlos adolphs
Posso ter errado a aplicação do triangulo de RUI, pela questão linear/integrado que eu não conhecia (obrigado, vou querer saber sobre isso)... Mas que ele não ia arrumar o ampl, trocando um fusível, isso ele não ia né? :-)
PS: Pergunta extra - Essas fontes lineares de ampl, são, normalmente, estabilizadas ou não? Tem um link da Yamaha que me assustou com as mudanças de tensão: http://www.hayama.com.br/produtos_fontes.asp
|
carlos adolphs Veterano
|
# jul/11
· votar
Rodrigo_30horas É, provávelmente não arrumaria com o fusível.As fontes que vc viu são Hayama e não Yamaha.As fontes de amplis geralmente não são estabilizadas para o power e em alguns, de melhor qualidade, tem a alimentação do pré estabilizada.Fontes lineares são todas que usam transformador e retificador convencionais, não sendo SMPS(chaveadas).Quanto ao lance do triangulo da lei de Ohm, o importante é ter sempre o enunciado na cabeça"-A corrente é diretamente proporcional à voltagem e inversamente proporcional à resistência."Então de acordo com o que preconiza a lei, se vc dobrou a voltagem, a corrente também dobrou, pois os elementos resistivos internos do integrado não se alteraram(pelo menos até entrarem em curto).Abcs.
|