Autor |
Mensagem |
rocknroll1234 Veterano |
# jul/11 · Editado por: rocknroll1234
olha,pelo que andei pesquisando,o pessoal acha que clipar,é algo exclusivo de amplificadores transistorizados,e que é sempre feio. ________________________ eu gostaria de esclarecer,que clipping,é qualquer tipo de saturação do amplificador,não necessariamente transistorizado,nem necessariamente um timbre ruim.
essa distorção que vem junto com o amplificador ou no pedal/pedaleira(qualquer nível,seja overdrive ou metal zone) é clipping,mesmo que seja uma pedaleira/pedal ou amplificador valvulado.
espero que de agora endiante as coisas estejam esclarecidas.
ps:.antes que digam algo sobre não existir pedaleira analogia,eu acho que existe,só que deve ser um trambolhão para ter aquele monte de efeito.
ps2:.e tambem esclareço que nem todos os amplificadores transistorizados são ruins.
|
Bog Veterano
|
# jul/11 · Editado por: Bog
· votar
rocknroll1234
O ponto não é se clipa ou não. É COMO clipa. Hard clipping no seu sentido mais estrito é um negócio feio sim, sempre. Os picos e vales da onda ficam totalmente retos. Em curtos períodos, você ouve estalos, em longos períodos, você escuta o ataque de abelhas assassinas.
Você pode ouvir hard clipping saturando a entrada de um conversor AD, por exemplo. O power de amplificadores transistorados tradicionais clipa mais ou menos próximo disso - um jeito fácil de ouvir é colocando certas caixinhas de PC no talo. Uma coisa curiosa é que hard clipping é abarrotado de componentes de alta frequência, que muitos falantes de amplificadores de guitarra não reproduzem, atenuando o que de outra forma soaria como aquilo que costumamos chamar de "abelhudo" - ou seja, dependendo de para onde esse hard clipping vai, você nem ouve (mas se ouvisse, acharia feio).
PS - Minha única brincadeira escrevendo VSTs foi exatamente um compressor/clipador linear, total e completamente sem graça.
|
carlos adolphs Veterano
|
# jul/11
· votar
Bog O ponto não é se clipa ou não. É COMO clipa. Hard clipping no seu sentido mais estrito é um negócio feio sim, sempre. Boa!É isso aí! rocknroll1234 espero que de agora endiante as coisas estejam esclarecidas Ok, estamos aguardando os esclarecimentos definitivos, vc só citou o óbvio.Gostaria de uma explicação mais técnica, para que o pessoal não tenha, realmente, dúvidas.Grato.
|
ogner Veterano
|
# jul/11
· votar
Bog O ponto não é se clipa ou não. É COMO clipa
Sem mais. Caso encerrado!
hehe!!
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar
rocknroll1234: ps:.antes que digam algo sobre não existir pedaleira analogia,eu acho que existe,só que deve ser um trambolhão para ter aquele monte de efeito.
Existe, e pode ser compacta!
http://www.tcelectronic.com/novasystem.asp
Abs
|
Bog Veterano
|
# jul/11
· votar
MauricioBahia
Mas a Nova não é analógica, só os drives são. Mas mesmo assim, que eu saiba, isso aqui é uma pedaleira. Acho que esse tipo de coisa já era chamado de pedaleira mesmo antes dos multi-efeitos, até...
|
MauricioBahia Moderador |
# jul/11
· votar
Bog: isso aqui é uma pedaleira.
Eu uso o temo multiFx pra denominar uma unidade com muitos efeitos, mas o pessoal usa pedaleira pra tudo...
Mas a Nova não é analógica, só os drives são.
Não sabia. Achei que fosse toda analógica.
Valeu!
|