Modificação para amplificadores valvulados

    Autor Mensagem
    fabiotropia
    Veterano
    # jul/11


    E ai galera..


    Tenho um amplificador Laney GH100L, e gostaria de saber se é possível modificá-lo....

    Assim eu digo, alterar o timbre, distorção, ganho, etc....

    Eu sei que é possível alterar as válvulas, mas enfim, qual seria melhor?? eu toco de tudo, mas basicamente, metal.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    fabiotropia
    Pra que?O timbre é vc quem faz, com ajustes, pesquisa, mas modificar ampli, me desculpe, é meio demais.Experimente caixas diferentes, guitarras diferentes, ajustes diferentes.Não se modifica amplis na razão que vc pensa.Dá uma estudada sobre amplis, vc tá falando uma coisa meio absurda.Tem astros do rock que mandam fazer um ampli, com sua assinatura, e levam em média 6 meses pesquisando, junto com os engenheiros da fábrica escolhida, uma característica própria.Então é publicado um ampli "by fulano", mas não partindo de um pronto e querer mexer.Vai jogar dinheiro fora e estragar o ampli.Abcs.

    fabiotropia
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Eu quis dizer, que se eu consigo algumas melhorias, aumentando o ganho, agudos, valvulas, etc....

    felipelfln
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    fabiotropia

    Compra um pedal de EQ.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    fabiotropia
    Eu entendo o que vc quer dizer, mas em primeiro, o que é para vc "mais ganho"(o do G100L já está acima do que precisa normalmente). Se vc sente falta de agudos, isso é causado por 3 tipos de coisa:Seu ouvido não responde corretamente à frequencia(muito comum, sem sacanagem, meu pai passou por isso...), sua caixa não responde e/ou seu set está mal ajustado no conjunto , pois os agudos do G100L são perfeitos.O que me preocupa é sua afirmativa"toco básicamente metal", pois devido minha experiência em sonorização de diversas vertentes do Rock, e sabendo que botão de volume em metal é coisa que não existe, está sempre no talo, leva a crer que vc esteja com problemas de audibilidade, cujo primeiro sintoma é a falta de agudos e com isso a sensação de timbre ruim.Posso afirmar que o seu ampli é muito bom, perfeito no tone stack, e com caixas adequadas é um belo set.O G100L admite a troca das válvulas de saída, mediante acionamento da chave bias que ele possui, alternando entre EL34(timbre Marshall) e 6L6(timbre Fender).Faça um teste de audimetria, na boa, antes de gastar dinheiro no ampli.Caso esteja tudo bem com vc, então o ampli pode estar com as vávulas de power muito fracas, o que acontece depois de 2 anos usando todos os dias por umas 8 horas.Se não for esse seu caso, vale a recomendação de audiometria.Por favor não me leve a mal, pois por exemplo, durante 2008 fiquei por 6 meses gravando o cd de um cantor nativista, aqui da área, e notei certo "raspar" na voz dele.Aconselhei-o a fazer exame médico e o mesmo estava com 3 nódulos nas cordas vocais, precisou operar.Uma banda de metaleiros que ensaiava comigo, tinha um guitarrista que reclamava que o canal esquerdo do fone estava dando um som chocho, mais baixo que o direito.Fez exame e tinha perfuração de tímpano, segundo o médico, devido à exposição a níveis altíssimos de ruido.Em um show, medí o nível de som no palco, à partir da mesa de monitor que eu operava, deu 132 dB!!!!Um Boeing decolando!!!Tome cuidado!

    fabiotropia
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    carlos adolphs
    valeu pelas dicas, vou procurar a realizar esse teste que vc me disse, meu problema é que eu sempre acho que o som não da muita continuidade, além de que não sai assim tao ´´rasgado``, quanto aos Mesa.. =[

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    fabiotropia
    Hummm!Pode ser então que teu ampli esteja com problemas mesmo.Dá uma olhada nas válvulas de saída e verifique se a chave do bias está na posição correta.Abcs.

    fabiotropia
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    carlos adolphs a chave bias ta no ´´meio``, na posição em que eu a encontrei, quando comprei o amp, so me resta verificar as válvulas

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    fabiotropia
    No meio????A chave só tem duas posições, esquerda e direita.A esquerda está marcado 5881/6L6 e a direita EL34.Verifique o nº impresso nas válvulas de saída e coloque a chave bias para o nº que coincida com o das válvulas de power.Em geral é 6L6(chave para a esquerda).Confirme.

    fabiotropia
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Eu devo estar doidoo entao cara, hahahaha, eu jurava que ficava no meio, as válvulas de power eu tenho certeza, EL34!! nao acredito que esteja errado, mas irei conferir.

    RodLemes777
    Membro Novato
    # 06/mar/19 14:04
    · votar


    As pessoas nunca respondem o que eh preciso neh...

    cara tem como modificar sim e torna o ampli muito mais versátil...
    por exemplo a começar pelo tipo de clipagem que se encontra no pré..não sei desse ampli mas eh bem provável que seja de (diodo) led e vc pode colocar uma chave de várias posições mudando os tipos de diodos e configurações...

    https://maquinasdemusica.com/pedals/01/os-tipos-de-clipagem-e-suas-dif erencas/

    e também mudar os filtros da saída do pré que também podem ser comutados por chave e assim obtendo mais agudos ou hi-cut.

    se vc manjar de eletrônica só das umas pesquisadas nos assuntos e depois analisar o esquema do seu ampli e vc insere os mod

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modificação para amplificadores valvulados