duovox 150b com kt88

    Autor Mensagem
    fraalex
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: fraalex


    Oi,

    meu duovox 150b ainda está com as válvulas RCA e GE, que já estão cansadas, embora ainda perfeitas.

    Já pensando em sua substituiçao tenho visto que as novas marcas vão sofrer com os cerca de 700 v no plate que este ampli, pelo que dizem, joga.

    Pelo que vi a que mais se aproxima é a Winged C (Svetlana) SED Russian 6L6 GC

    Antes de comprar no e-bay o quarteto casado dessa válvula, que vai sair a 132 dolares + 16 de frete, bem mais caro que as outras, mas ainda bem em conta se comparado aos absurdos cobrados aqui, gostaria de saber se realmente elas aguentam como as antigas RCA e GE.

    Tb peço ajuda aos experts se eu posso pôr 4 kt88, já que a voltagem é alta mesmo, e o que preciso fazer de adaptação pa isso. Vale a pena? é muito caro? vai descaracterizar?

    a propósito o timbre dele é muito bom e queria manter pelo menos sua essência.


    agradeço desde já

    Filipe Reis
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Cara você não vai poder simplesmente por KT88 num amplificador que originalmente foi desenhado pra funcionar com 6L6 existem algumas alterações a serem feitas . Oque dá pra fazer é usar com somente duas dessas KT88, porque essas necessitam de uma corrente de filamento maior do que a 6L6 e o trafo de força vai abrir o bico, fora a questão do transformador de saída...

    Sobre o timbre claro que é diferente o timbre de 6L6 pra KT88 agora se você vai gostar "são outros quinhentos".

    macaco veio
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    se seu amplificador está em bom estado de conservação que valha apena gastar uma grana, coisa mais censata a fazer é trocar, ou reformar o trafo passando ele pra 127v (ao invés do original 110v). Não e tão complicado reformar um trafo de força, visto que o enrolamento destinado a receber a tensão da rede (neste tipo de trafo) é enrolado por cima e uma boa conversa e boa vontade do enrolador não justificaria meter a faca. É so adicionar umas expiras a mais, no caso ate aconselharia 131v invés de 127 (Em BH por exemplo cancei de medir está voltagem nas tomadas). Isso jogaria toda tensão pra baixo (filamentos, placa e o que mais tiver) para limites mais aceitaveis, embora ainda um pouco alto no que diz respeito ao limite dos componentes (o projetista devia ta puto no dia e resolveu botar pra fude projetando essa aberração que é o 150b). Se for encomendar algum trafo de companias de SP por exemplo, explique a situação e peça um com tensão decente para as valvulas. So depois pensaria em valvulas novas, valvulas novas ai agora poderia é começar a queimar fusivel direto. Tem outros artificios mexendo na fonte, que apesar de talves sair mais barato, eu não faria. Boa sorte.

    wiskeria
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    o melhor a vc fazer é mandar num handmade ou técnico conceituado para ver a melhor opção para o amp, acredito que seja usar somente duas kt88.
    Agora se vc ja comprou um jogo de 6l6 svetlana, mande regular e use.

    Ramsay
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Ramsay
    · votar


    fraalex

    Cada KT88 consome de filamento 1.6 amperes.
    Cada 6L6 consome de filamento 0.9 amperes.
    Isso multiplicado por 4 válvulas dá 3.8 amperes para as 6L6 e 6.4 amperes para as KT88.
    Então, o trafo de força teria que ser trocado, pois não acredito que o trafo do 150B aguente todo esse acréscimo de corrente para os filamentos.
    Se fosse só pelas voltagens de placa, as KT88 apesar de suportarem até 800V, trabalham numa boa a 300 ou 400V.
    Além disso, o bias teria que ser reajustado para ficar de acordo com as KT88.

    Então mais vale 4x6L6 Svetlana SED na mão que 4xKT88 voando... quando o amp explodir!! (brincadeira) ...

    fraalex
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Poxa, valeu pelas explicaçòes. Mas vamos lá:

    o problema dos 127 v eu resolvi simplesmente usando um trafo de 220 v, que joga - medidos - 221 v. Assim não esmerilho as valvulas. Troquei o fuse de 5 a por 2.5, já que uso em 220v

    Sobre o erro de projeto, n devia ser tão grave antigamente pois ainda estou com as RCA e GE da década de 80, usando o ampli frequentemente. Se as SED forem do msm nível, por 20 anos estou calmo. Ademais tenho medo de perder o timbre diminuindo a voltagem na placa. Ele é bem agressivo.


    Por outro lado, tb n vou mais de KT88, por questào de timbre. Já tenho um ampli com 4 kt e acho legal diversificar com timbres de 6l6 e kt 88. Assim, tb n mexo no Douvox, mantendo ele como está. Experimentaria uma KT no duovox se tivesse apenas que regular o bias. Não vou trocar os trafos watkinson nem mexer neles.


    Então minha questão agora é só uma: as Winged C (Svetlana) SED 6L6 GC vão segurar a corrente de placa do duovox, levando em conta que uso em 220 v sem alterar a voltagem adequada de funcionamento?

    Para efetuar a trocca, gostaria de mandar meu ampli pro Pedrone, mas ele é de Sampa e eu do Rio. Tem alguém por aqui do nível do Pedrone?


    abç

    fraalex
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Sobre a pergunta do estado de conservaçao do duovox, adianto que vale qualquer investimento: muito conservado, principalmente dentro, sem ferrugem, sem ruído, resistores e capacitores chegam a brilhar.

    Agora, quero tirar o botào ground, colocar terceiro pino terra e de repente colocar uma chave 4-8 OHMS na traseira e uma saída do pré para plugar na mesa.

    Filipe Reis
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Filipe Reis
    · votar


    Cara analisei o datasheet da 6L6GC da Silvanya ( porque não encontrei o datasheet da winged C e essa é válvula a qual a 6L6GC Svetlana foi baseada) e pelo datasheet diz que a tensão máxima de placa que essas aguentam é de 500 volts ou seja se vc puser elas no seu amplificador que pelo que dizem ai manda mais do que 500 volts nas placas e queimar o prejuízo é todo seu. Mas digo por experiência que as svetlanas são ótimas válvulas !

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Filipe Reis
    fraalex
    O fato de aguentar ou não uma voltagem maior de placa, está na impedância do primário do trafo de saída.Se vcs tomarem a EL34 como exemplo, vão ver que ela suporta 700V na placa, se a impedância de placa a placa for 11K. O mesmo ocorre com a 6L6GC(e só com ela), aumentando a impedância PP eu posso aumentar a voltagem de placa, pois a corrente vai cair e possibilitar manter dentro da dissipação de placa nominal(porém no esbarro), desde que se mantenha uma voltagem de segunda grade com a metade do valor.Esse recurso foi usado nos modelos A100/102 e A200/201, com EL34.No projeto dos Duovox, foi usado esse artifício, baseado nas curvas da 5881, que é a versão de luxo das 6L6GC.Se vc pegar as curvas da 5881(Tung-Sol), verá que tem demonstrado até 700V de placa.Na realidade, os Duovox chegam até 650V de placa.De maneira alguma devem ser usados sem regulador de voltagem, se o trafo de 110V for original.Se vc ligar na nossa bela rede de 127(sempre 133V), inicie a contagem regressiva, pois após os 11 segundos de aquecimento, as válvulas entrarão em curto.Abcs.

    fraalex
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: fraalex
    · votar


    Mais uma vez obrigado a todos.

    Então, Carlos, a tung sol é mais apropriada que a SED, no meu caso?

    Outra coisa: como falei uso em 220v, p n ter sobrecarga.

    Alguém conhece um cara do nível do Pdrone aqui no Rio, para eu fazer uma revisão do ampli e a troca de válvulas?

    vlw

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    fraalex
    Não, não é isso o que falei, nas 5881 da Tung-Sol, aparece o gráfico até 700V, apenas isso.Tung-Sol original só em NOS.Use as Svetlanas, sem susto.

    Filipe Reis
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    carlos adolphs
    Mestre então em tese quanto maior a impedância de placa a placa maior pode ser a tensão nas placas das válvulas certo ? (Claro que respeitando o datasheet das mesmas)

    E oque de fato nos impede de por exemplo usar um par de EL34 com impedância de 3k8 e 700 volts nas placas ? Sei que vai dar problemas nas válvulas mas quero entender o porque extamente isso ocorre.

    E outra pergunta as válvulas funcionando 3k8 ohms /450volts e 11kohms/700 volts tanto faz pra elas ? Oque leva a serem usadas uma ou outra configuração ?

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Filipe Reis
    O que leva a usar uma ou outra configuração é vida útil, principalmente.Usando a lei de um tal de OHM, se vc baixa a voltagem, para manter a mesma potência(no caso dissipação de placa), vc precisa mais corrente.Já com voltagem maior, a corrente circulante é menor para mesma potência, o que permite avançar um pouco mais na curva da válvula e extrair watts extras.Assim, a válvula desgasta mais lentamente seu catodo.Não é tão difundido o uso porque as voltagens maiores acarretam o uso de capacitores mais caros, trafos com isolação maior e portanto, mais caros também, além do perigo maior em trabalhar com voltagens mais altas.Para mim não há o menor problema, mas para o pessoal mais curioso que adora fuçar, fica meio letal.Isso aí.Repare que com 3,8K e 500V na placa, tem 125mA por válvula e 70W de potência.Com 11K, 750V na placa, 375 na grade, tem 85 mA por válvula, 90W.Quanto maior a corrente de catodo, mais rápido se forma o óxido que acaba por impedir o funcionamento da válvula(catodo não gasta, oxida e isola a corrente), devido ás poucas moléculas de ar ainda existentes na válvula.Quanto mais perfeito o vácuo da ampola, mais qualidade tem a válvula.Os 11K é para fazer funcionar o 3º elemento da lei de ohm.O grande cuidado é que com voltagens tão críticas o circuito deve ter certas sofisticações, senão passa do ponto e pifa.Abcs.

    Filipe Reis
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    carlos adolphs
    Muito Obrigado por mais uma aula mestre ! Entendi perfeitamente.

    fraalex
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    po até eu entendi

    Ramsay
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Filipe Reis
    fraalex

    Só que, em se tratando de amps valvulados, o que é mais é menos e vice-versa, ou seja, um trafo de saída de 3.8K favorece os médios e agudos, tipo Marshall, enquanto que os de 8K ou mais favorecem os graves tipo Mesa Boogie, Soldano e afins.

    Entretanto, existem trafos de saída desde 1.8K até 10K e aí é que ninguém entende mais nada, inclusive eu.
    Como pode haver essa diferença tão grande de impedâncias no primário dos trafos de saída??
    Notem que eles servem para várias válvulas!!
    http://valvestate.fateback.com/output.htm

    Que responda o prezado Carlos Adolphs!!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Ramsay
    Buenas!Depende da potência, Nº de válvulas em paralelo e frequencia mínima de corte inferior.Os trafos de saída são planejados em função disso.Considerando que quanto mais válvulas vc coloca em paralelo, mais cai a resistência de placa, então a impedância necessária cai junto.Por exemplo, para 2X 6L6 vc precisa 6600 ohms PP, para 4 X 6L6 3800 ohms PP e para 6 X 6L6, 2200 ohmsPP, considerando 450V de alimentação, 45 Hz de frequencia mínima, 150W de potencia no trafo, com rendimento de 85%.Novamente a lei do tal de OHM entra em jogo.Considerem cada válvula como uma resistência, pra entender.Abcs.

    fraalex
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Carlos, vc trabalha com valvlados ? Mora aqui no rio? Caso, não, teria uma indicação?


    obrigado

    Filipe Reis
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Filipe Reis
    · votar


    Carlos, vc trabalha com valvlados ? Mora aqui no rio? Caso, não, teria uma indicação?

    Quem dera o mestre fosse do Rio, eu já teria ido fazer uma visita faz tempo! Como diz no perfil dele ele é do Rio sim mas do Rio Grande do Sul tchê.

    Rapaz aqui no Rio em geral é difícil achar quem mexa com valvulado e seja de confiança. Depois que o Pedrone foi embora e nos deixou orfãos de bons profissionais dessa área.

    fraalex
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Filipe, já vi qe vc é do Rio. Quer dizer que estamos fritos aqui nesta cidade pobre de serviços e produtos? O Rio tá cada vez mais roça.


    Filipe, como vc faz para revisar seu equipamento?

    Filipe Reis
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Filipe Reis
    · votar


    Sim mas eu não especificamente da cidade do Rio de Janeiro sou do interiorrrrr. Como você pode perceber nesse tópico mesmo quando eu tenho que revisar meus equipamentos e gosto muito de eletrônica analógica uno o útil ao agradável e eu mesmo o faço. Claro que sempre pintam umas dúvidas ai eu recorro a batuta do mestre Carlos e tem dado certo até hoje.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duovox 150b com kt88