Amplificadores Valvulados (qual o melhor?)

Autor Mensagem
-King
Veterano
# mai/11
· votar


fabiotropia
O atenuador serve pra você conseguir saturar num volume mais baixo. Mas como disse antes eu não entendo muito de valvulados, espera alguém que sabe melhor pra responder...

Drive30
Veterano
# mai/11
· votar


-King

Vamos lá, tenho atenuador e uso com meus valvulados.

1) Direct Box não tem nada haver com atenuador, o direct box é um equipamento para atenuar sinais da guitarra e converter em um sinal de audio compativel com os de uma mesa de mixagem, pc e etc...

2) Atenuador tem 2 entradas, uma para voce espetar na saida do seu ampli, outro para espetar no falante. Ou seja, ele esta entre o ampli e o falante, ele simplesmente pega o sinal do ampli e joga para um resistor (existem outras formas de atenuação, mas essa é a mais comum) , ou em outras palavras , ele joga 'fora' parte da energia da valvula e o resto vai para o falante em volumes mais 'aceitaveis' digamos assim porem com o mesmo nivel de saturacao.

Resumindo, valvulado a graça é saturar as valvulas de power, porem para isso é necessario puxar no volume master, na maioria dos amplis valvulados isso é acima do volume 4 ou 5 mais ou menos. Isso ai tambem para a maioria dos amplis já é alto pra cacete, o atenuador faz com que o volume de som que saia das caixas seja um pouco menor mesmo com o knob de master volume nessa faixa. Ou seja, as valvulas estarao trabalhando na mesma intensidade, porem o volume auditivo que sai nas suas caixas é menor .

Mas lembre-se atenuador nao faz milagre, a atenuacao come parte do timbre tambem, tira agudos e graves, 'abafa' um pouco o som, mas de qualquer forma , o som de um 'varva' atenuado ainda é BEM melhor do que um 'varva' em volume baixo. Existem atenuadores que amenizam isso com opcoes de treble boost, etc THD, Weber,etc..)... eu tenho um weber e te digo que foi uma das melhores aquisicoes que fiz nos ultimos anos, tem opcao de aumento de agudos, só os graves que ficam um pouco mortos na minha opniao, mas enfim, é o que dá para fazer. Existem ate alguns novos com re-amplificacao que dizem nao perder timbre etc, mas ai já é coisa de 500 US$ pra cima. Atenuadores praticamente nao existem em lojas brasileiras, só na gringa ou usado no ML. Outra atenção é para impedância, alguns atenuadores só trabalham com certa impedancia (THD por exemplo tem de 4, 8, 16 ohms ,etc..) já o weber tem uma chavinha para mudar de 4,8 e 16 ohms, o que eu considero vantagem de versatilidade.

fabiotropia
Veterano
# jul/11
· votar


Valeu pelas dicas Drive30 , esses atenuadores diminuem bastante ou apenas um pouco do volume do amp??? Eu me interesso por um desses, o atenuado que vc disse que tem e gostour, custa em torno de quantos R$?? e ultima pergunta, haha, aonde vc comprou? =D

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/11 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


Eu, se fosse pros EUA, iria comprar uma Axe-FX.

O meu motivo é porque uso muitos efeitos.

Acho que no seu caso a Axe-FX também seria uma boa, principalmente porque as simulações de amp da axe-fx são absurdamente reais, muito superiores a de qualquer pedaleira ou software que eu já ouvi, sem falar que com ela dá pra tocar em qualquer volume.

Outra vantagem é a praticidade, a Axe-FX é um rack, muito mais fácil de levar do que um amp!

Agora, se você detesta pedaleiras e afins, então é melhor o amp mesmo.

[]'s

Drive30
Veterano
# jul/11
· votar


fabiotropia

Então cara, em loja novo não tem, nem em sao paulo, muito dificil achar, no ML as vezes tem, eu comprei la, o meu é o Weber mini mass 50W (para amps até 50w) , foi 450 R$. A dica sempre é tentar trazer da gringa. Esse weber é bom pois tem uma chavinha que aumenta os agudos, deixando o som menos 'abafado' vamos dizer assim, o THD hotplate tambem é bom. Quanto a atenucao do volume cara em amplis até um 25w da para deixar ele a um nivel que da para tocar até a noite sem incomodar ninguem praticamente.

fabiotropia
Veterano
# jul/11
· votar


Drive30 Esse atenuador nao serviria pra mim entao, o meu é 100W, alguma outra sugestão?? poderia me dizer se eu perco algo significativo do meu timbre original?? gostaria de saber os preços em media também.. =)

P.U.L.S.E Eu ví alguns vídeos de Axe Fx, ou, doidooo demais viu, só o preço dele aqui no mercado livre que eu nao gostei ! hahaha

Uma dúvida sobre ele, como eu configuro os amps, efeitos e pedais nesse Axe??? o rack possui um software?? =D

Me da um ideia basica sobre ele.

agradeço. falouu

P.U.L.S.E
Veterano
# jul/11 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


fabiotropia

Pelo pouco que sei da parte técnica, existem duas maneiras de se configurar ela:

No próprio rack, o que é um pouco mais chato, porque a tela num é muito grande e é meio desconfortável, obviamente.

Ou conectando o axe-fx no pc com um cabo MIDI (USB na nova versão da axe fx, a axe-fx 2), e configurá-la com o software disponível lá no site deles, o Axe-Edit.

Para usar ao vivo, tem também um foot controller, chamado mfc-101, que me parece ser bem completo. Claro, é vendido separadamente.

Mas cara, vê aí o que se adapta melhor a sua realidade.

Se a sua tendência é tocar em lugares menores e com limitações de volume, acho que comprar um mesa boogie será, como os americanos dizem, "overkill" hehe.

E acho que pra tirar aquele som animal que os mesa boogie têm, com aquele "punch" violento no alto falante, acho que só dá abrindo o volume mesmo. Agora se você for abrir o volume de um mesa boogie num apartamento por exemplo, você poderá acabar apanhando dos vizinhos ao sair de casa uahuahua.

Acho que se você realmente quer um amp, vá atrás de um amp então, pesquise por mais modelos/alternativas no youtube, no fórum, google e tudo mais, porque você precisa ver o que se encaixa melhor na sua necessidade, se você precisa de praticidade, de bons timbres em volumes baixos, ou se você precisa de mais volume, equipamento de grande porte etc., nenhum dos equipamentos cogitados nesse tópico são ruins, é tudo coisa de alta qualidade, depende da sua necessidade apenas.

[]'s

Drive30
Veterano
# jul/11 · Editado por: Drive30
· votar


fabiotropia

Realmente, cara, mas para que você tem um valvulado de 100W? esse laney que voce tem é muito bom mas poxa, 100 W voce nunca vai usar nem na metade, a nao ser que vá tocar num estádio ou para muita gente. Eu tenho um single rectifier de 50 W e ja acho um exagero (só peguei porque sou fanatico pelo som dos rectifiers) e a unica vez que cheguei na metade do volume (digo metade) foi quando levei o ampli para tocar num sitio de zoacao com a banda , era um lugar aberto e isolado hehe, nunca cheguei na metade do volume tocando em ensaios de banda, e sempre tenho que escutar a velha reclamacao de todos : a guitarra ta muito alta, e tal. Ele com atenuacao no maximo no weber dá para tocar em ape com o volume no 4 de dia de boa (sem incomodar), a noite ja teria que ficar em algo perto do 3. Existem atenuadores da weber de 100w tambem , procura na internet , mas não significa que ele ira reduzir mais o volume, vai ser a mesma proporcao de um de 50 w num amp de 50. Eu acho que ao inves disso voce poderia pegar um amp com menos potencia.

Quanto a perda de timbre, o que acontece com a atenuacao é a perde de agudos, o som fica mais abafado e distante, nao fica tao 'na cara' que é justamente a graca dos valvulados, porem , como eu disse essa chave de agudos funciona muito bem, compensa quase que na totalidade, deixando um som muito bom. Outra coisa que acontece , mas ai nao é por causa da atenuacao e sim por tocar mais baixo, sao os graves que ficam menos presentes, isso tem a ver com percepção sonora , curva de frequencias, etc.. tem um material sobre isso aqui no FCC

jimmy vandrake
Veterano
# jul/11
· votar


Não sei que tipo de som vc procura nem que guitarra vc tem, mas de uma olhada no Marshall Bluesbraker, aquilo é máquina.

fabiotropia
Veterano
# jul/11
· votar


Eu procuro um som parecido com as distorções do Mesa Boogie, mesmo sendo difícil ,eu procuro.

Uso uma Epiphone Les Paul

Drive30
Veterano
# jul/11 · Editado por: Drive30
· votar


fabiotropia

Cara ,entao porque nao compra um mesa? eu tambem sou fanatico por mesa , realizei o meu sonho de ter um atraves de um vendedor que tá praticamente se tornando um representante de mesa boogie no brasil , hehe . saca só.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-187165435-mesa-boogie-single-re ctifier-solo-head-series-2-dual-triple-_JM

Ele tem um site tambem.

Tudo bem, voce pode falar que é caro , mas aonde voce vai achar um mesa rectifier por 4000 pau no Brasil? só trazendo de fora pessoalmente. O nome dele é Andre, se quiser me passa seu e-mail que eu mando o tel dele, o cara é de super confiança

fabiotropia
Veterano
# jul/11
· votar


Interessante o anuncio, mas o problema é que, continua caro do mesmo jeito, eu tava procurando um de dois canais, pois o meu laney também é de um canal, e com isso eu sofro, pois quando desligo o drive e uso o clean, o mesmo fica prejudicado devido as configurações que eu faço no drive...

Se ele aceitar o meu amp como parte do pagamento, pode ser possivel a compra, mas caso contrario, fica meioo dificil! haha

Drive30
Veterano
# jul/11 · Editado por: Drive30
· votar


fabiotropia

Cara logico que ele aceita, é por isso que to falando, eu fiz um rolo com ele tambem dando um em troco, nao tenho 4 pau facil assim tb nao. Ele so aceita com amplis bons e o seu é o caso. se tiver assim te mando o tel do cara. Esse single rect tem na verdade 5 modos, sao 2 canais, 1 com clean / pushed, e o 2 com raw, vintage e modern que é porrada pura

fabiotropia
Veterano
# jul/11
· votar


Irei negociar com ele pelo ML e ver o que ele pode fazer neh, eu so tenho que analisar o lance do meu amp ainda ter 50w a mais que o dele, ai que entra a duvida sabe?!

Drive30
Veterano
# jul/11
· votar


fabiotropia

Beleza, voce que sabe, só para lembrar que fora do ML é mais facil pro cara, dar desconto e tal. E outra em troca é obvio que ele vai descer um pouco o valor do seu amp, mas tambem porque o preco do mesa dele anunciado ta bem barato.

nao entendi o lance dos watts.

fabiotropia
Veterano
# jul/11
· votar


Drive30´o lance é que eu to ´´trocando`` um 100w por um 50w eu fico um pouco em dúvida..

Drive30
Veterano
# jul/11
· votar


fabiotropia

ah entendi, bom se tem duvida nao faz nada ainda, pesquisa melhor. se for por achar que nao vai fazer tanta diferenca e vai continuar alto, blz. mas se for por achar que 50W nao da conta do recado, fica tranquilo pois dá sim

fabiotropia
Veterano
# jul/11
· votar


Eu fico com medo do 50w nao aguentar, em lugares maiores.... porque o 100w concerteza aguenta, e o triple rect 150w..... kkkkkkk nem se fala neh!

Drive30
Veterano
# jul/11 · Editado por: Drive30
· votar


fabiotropia

ah cara fala serio, nao viu o que eu postei ai, 50 w aguenta facil, é alto pra c... o que vc chama de lugar maior ? ja fiz um showzinho amador com ele , Mesmo no clean, ah nao ser que voce queira ter um clean muito bom e muito alto, ai pode ser que nao compense, mas mesmo assim. Eu duvido que voce ja tenha passado da metade do volume do seu ampli, outra, os mesas costumam ser mais altos que os laney.

fabiotropia
Veterano
# jul/11
· votar


Drive30
poisé cara, eu vou olhar direito aqui se compensa mesmo ou nao..

fabiotropia
Veterano
# jul/11
· votar


Drive30 valeu ai pelas dicas ai, mas vou contiuar com meu amp mesmo, eu o testei em um estúdio, com o volume total, e posso dizer, que aguenta mesmo! hahaha

Os meus problemas estavam, provavelmente, relacionados a falta de saturação das válvulas, já que o Laney nao tem os mesmo esquemas de distorção do Mesa Boogie, em baixos volumes.....

DINO EK
Veterano
# jul/11
· votar


fabiotropia
EU TE RECOMENDO UMA COISA MUITO MELHOR ($)...


Alien Amps, conhece?
Pede para os caras lá, para te mostrarem o amplificador deles, o evolution... E o cara que faz os amps lá é muito foda, se vc pedir, eles fazem mod's no amp até ele ficar como vc quer, colocando um canal super limpo, um do rocket (amplificador deles) e um do megadeth por exemplo...

fabiotropia
Veterano
# jul/11
· votar


DINO EK nem conheco, mas vou dar uma olhada, eles sao handmaker neh??!!

Eu estou mais satisfeito com meu amp, depois que passei do volume 6 - 7, haha, mas se for uma alternativa boa e relativamente barata.. quem sabe.

rodrigoborg87
Veterano
# jun/14
· votar


Uma dúvida. Qual a diferença dos dois amplificadores Marshall JCM 2000 TSL 122 Combo sendo que existe um amplificador com 6 valvulas, 2 no power e 4 12ax7 mo pré de 60 watts e com a equalização dos drives sendo uma só. O outro são 8 valvulas 4 no power e 4 12ax7 no pré e de 100 watts?
qual seria o melhor?
tem diferença?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Amplificadores Valvulados (qual o melhor?)