Queimou o fusivel ou o Ampli?

    Autor Mensagem
    erick_guitar
    Veterano
    # mar/11


    E ae galera preciso de uma ajuda urgente!

    Hoje vou tocar em um evento em uma chacara, mas aconteceu algo ontem quando fui ensaiar... Levei o amplificador do meu amigo MArshall MG DFX30 e quando cheguei la tinha a principio só tomadas 220, no ampli marca 230 ou seja 220, mas eu sempre liguei em 110, por isso pensei ''bom ele deve ser 220 se está marcado e sempre ligou em 110 porque a voltagem é um pouco menor, vou ligar e ter o desempenho total dele em 220'' quando eu liguei o cubo apagou! Ai liguei em 110 também apagado!

    Abri o cubo e tirei o fusivel e estava queimado, tinha um rapaz com um fusivil la que dizia ser igual, colocamos e nada, hoje vou levar o fusivel original em uma loja e pegar um igual....

    Um detalhe importante é que mediram a voltagem daquela tomada depois e estava em 251v... Não entendo muito de elétrica =/

    Bom será que o cubo ja eras?

    Alguém me da uma luz por favor, assim que conseguir umas respostas fecho o tópico, e me perdoe se ja existe um assim, estou com muita pressa.

    Desde já muito obrigado!

    Abraços

    DotCom
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    bom ele deve ser 220 se está marcado e sempre ligou em 110 porque a voltagem é um pouco menor, vou ligar e ter o desempenho total dele em 220
    Parabéns... kkkkkkkkkkkkk

    Abri o cubo e tirei o fusivel e estava queimado, tinha um rapaz com um fusivil la que dizia ser igual, colocamos e nada, hoje vou levar o fusivel original em uma loja e pegar um igual....
    Pode botar o fusível novo no lugar, não vai ligar.

    Bom será que o cubo ja eras?
    Não, o falante tá inteiro, a carcaça também... :P

    É maninho, pode levar esse daí pra uma eletrônica pra trocar as peças que queimou. Provavelmente o capacitor da fonte foi pro saco, talvez o retificador, muito possivelmente o CI de saída foi pro saco também...

    erick_guitar
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    DotCom

    Valeu brother!

    Então tenho outra pergunta!

    Consegui 2 alternativas de amplificadores para usar! Um staner de 30w e um marshall mg de 15 da mesma serie do que queimou de 30. Eles vão microfonar o ampli, e o cubo vai ser so um retorno para mim mesmo, eu tenho uma LP e meu timbre fica muito bom com marshall, eis a questão, uso o staner pela potencia ou o marshall de 15 pela qualidade?

    O som desse evento foi alugado é de linha profissional.

    Abraços

    DotCom
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    uso o staner pela potencia ou o marshall de 15 pela qualidade?
    Aí a opção é sua ... Eu acho que na hora que o marshall "rachar" você vai perder toda a qualidade do seu som, infelizmente.

    BJAofficial
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    entao, to numa situaçao parecida.. digo aqui pra nao abrir outro...

    tenho um blackstar ht-20 aqui, que é 120v.. e sem querer, por um descuido liguei em 220v.. bom, na hora eu nem percebi, nao fez barulho, e como eu ia deixar esquentando as valvulas, sai de perto.. quando voltei, uns 3/4 minutos depois, tava apagada a luzinha, só ai me dei conta da m*rda...
    dai desliguei, liguei certinho em 110/120, e nao ligou mais..
    enfim, fui ver os fusiveis, o que diz fuzivel principal ta queimado, o outro que diz fuzivel 'ht' nao..
    adianta só comprar outro fusivel igual e trocar, ou tenho que levar em um tecnico de qualquer jeito?

    BJAofficial
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    UP

    Ramsay
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    BJAofficial

    Como o HT-20 tem saída valvulada, que é menos sensível a esse tipo de situação, pode ser que vc tenha dado sorte e queimado só o fusível.
    Por isso, troque o fusível, ligue e fique atento a qualquer cheiro de queimado ou fumaça.
    Se isso não ocorrer e o amp funcionar, tudo bem.

    Se não funcionar, pode ter havido queima de algum(s) componente(s) da parte solid-state, e aí, só levando num técnico de eletrônica.

    BJAofficial
    Veterano
    # set/12
    · votar


    entao, só agr consegui o fusível, só que é o seguinte, nao tinha fusivel 100/120 como é originalmente o do HT20...
    mas pelo que diz atras parece que da pra usar 220 tb..

    Atras do HT20
    (o fúsivel é o beem da direita.. a parte que nao da pra ler diz 230 encima e 100 embaixo)

    bom, pra começar achei estranho o fato de dizer 230/240, pode significar que nao daria certo com 220..
    outra, a amperagem é diferente, ou seja, se eu colocar um fusivel 220 teria que ser menor..

    enfim, tenho aqui 2 fusíveis, ambos para 220... um deles com 1.5AL 250v e outro com 1A 250v...
    acredito eu que por ser 220 eu teria que usar o de 1A, que é menor e mais perto do que diz ali, nao é?
    mas a minha dúvida maior é, pra ligar um 220, é só colocar o fúsivel e sair tocando, ou pelo fato de que eu estava usando 110 antes tem algo que precisa ser regulado ou coisa assim antes de usar 220?

    Deco_ufrj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    BJAofficial
    entao, só agr consegui o fusível, só que é o seguinte, nao tinha fusivel 100/120 como é originalmente o do HT20...
    isso não existe.... fúsivel não mede volt, só amperagem... você precisa usar os valores que o manual recomenda... valor abaixo, vai queimar antes da hora... valores acima não vai proteger...

    você podia pelo menos ter tirado o fio pra gente ver o que ta escrito né?
    usando minha visão de raio x, pelo que entendi o fusivel para ligar em 220 é de 630mA e pra ligar em 110 é de 1,25A... se você só tem de 1,0A e 1,5A,

    usando o de 1A você vai estar protegido quando ligar em 110, mas não estará protegido ligando em 220....

    se usar o de 1,5A não vai proteger nada em nenhum dos casos...

    BJAofficial
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Deco_ufrj

    a foto nao é minha, peguei no google.. se nao eu iria mostrar bem né ! haha

    ou seja, se eu colocar esse fusivel que eu tenho aqui, de 1A e ligar em 110 nao tem problema?

    Deco_ufrj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    a foto nao é minha, peguei no google.. se nao eu iria mostrar bem né ! haha
    kkkkkkkkkkkkk ah tah!

    ou seja, se eu colocar esse fusivel que eu tenho aqui, de 1A e ligar em 110 nao tem problema?
    o unico problema que você pode ter é se aumentar o volume, o fusivel vai queimar antes da hora entende? pq o valor dele é menor do que o recomendado... é como se estivesse "protegendo demais" o ampli...

    BJAofficial
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Deco_ufrj

    o de 1.5 em 110 nao aguentaria mais do que o de 1A? pq voce diz que nao protegeria?

    Deco_ufrj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    BJAofficial
    o fusivel serve pra proteger o equipamento... se tiver uma sobrecarga, o fusivel queima no lugar do ampli entendeu? se você usar um fusivel de 1,5A, ele só vai queimar se tiver uma sobrecarga maior do que 1,5A... mas o fusivel recomendado para o ampli é de 1,25... então é possivel que se chegar uma corrente entre 1,25 e 1,5, o ampli queime e o fusivel vai ficar intacto...

    usando um fusivel de 1A, se tiver uma corrente maior do que 1A o fusivel vai queimar, protegendo o ampli... o "problema" nesse caso é que o ampli no volume maximo pode usar, por exemplo 1A... então o fusivel vai queimar "antes da hora"... porem, o fusivel queimar não é problema... vc compra um fusivel novo por centavos e troca...

    Deco_ufrj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    BJAofficial
    o problema do erick_guitar provavelmente foi ter ligado o ampli em 220 sem mudar o fusivel, aí queimou o amplificador pq o valor do fusivel era muito "alto", pq era o fusível usado pra ligar em 110....

    se ele tivesse trocado por um fusivel de metade do valor, provavelmente só teria queimado o fusível...

    BJAofficial
    Veterano
    # set/12 · Editado por: BJAofficial
    · votar


    Deco_ufrj

    ou seja, ligo com o de 1A em 110 entao, mas nao posso abrir muito o volume?
    faz idéia de até quando vou poder abrir?

    Deco_ufrj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    BJAofficial
    isso só da pra saber testando... pode ser que consiga abrir todo o volume... só testando...

    BJAofficial
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Deco_ufrj

    obrigado cara, já testei aqui, e ta funcionando tranquilo..
    até quase a metade pelo menos foi! (:

    valeu mesmo, abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Queimou o fusivel ou o Ampli?