Jet City Picovalve 5W

Autor Mensagem
edalko
Veterano
# fev/11


Po... assim que vi o JetCity Picovalve 5W fiquei louco!!
http://www.jetcityamplification.com/2009/09/18/pico-valve/

Ele tem tecnologia da THD (aliás ele é a cara do Univalve) que vc pode trocar as valvulas do power por qualquer outra sem precisar mexer no bias.
Isso para gravação é muito bom!!!

E eu tava precisando de um ampezinho menor.
Afinal, toco mais no quarto do que no estudio, e ele chave de potencia de 5W e 2W.

O negócio agora é esperar, já que não está mais vindo pela Sedex mas pela DHL.
......

Meu JETCITY Pìcovalve 5W chegou dia 22/02.
Desde a compra (Guitar Center) até chegar em casa foram exatos 5 dias.

E o som do ampezinho é fantástico.
Drive gordão.
Quem gostou do Tiny Terror vai adorar o Picovalve.

O ponto forte do produto é a possibilidade de colocar qualquer valvula de power e não precisar mexer no bias. É colocar e pau!!!
Fantástico para experimentações musicais e gravações.
E o melhor, ele já vem com uma 6L6 e não 6V6.

Pelo preço, é uma puta aquisição!!!

Quem puder, pode comprar que eu assino embaixo [musiquinha do Beto Carreiro] hahahaha

Vamos lá, um mini review:

Esteticamente, o amp é um tanque de guerra.
Gabinete com chapa de aço de +/- 1,5/2mm
As valvulas (2x12ax7) vem bem presas.
A 6L6 vem com um prededor, de modo que não tem como a valvula sair dali.
O amp tem 3 trafos, creio que dois sejam para a troca de valvulas de power sem alteração do bias (suponho!).

O amp é pesadinho, creio que um pouco maior e mais pesado que o Tinny Terror.

Não vem bag!

Tem:
Input
Gain
Treble
Middle
Bass
Volume
Chave de brilho
chave de potência 5W/2W
Standby
Power

Eu diria que o som do amp vai na linha do tiny Terror/Soldano, e muito parecido com a regulagem que tenho no meu Mesa Mark3.
Aliás, achei isso fantastico, porque posso agora ter o som de power no gás, com apenas 5W ao contrário de 100W
Som gordo, meio dark.
Mas isso tudo depende da regulagem e do volume.

Se vc deixar em 2W:
o som fica levemente mais fechado.
Bom acionar a chave de brilho.
O som vai até um volume suportável. Com volume no talo, o som ganha outra coloração, ficando um pouco mais aberto.

Com a chave nos 5W:
O som fica masi aberto, e com a chave de brilho eu notei que os agudos ficam meio "demais", e o drive dá uma chiadinha que nao gosto.
Nesse modo vc consegue trabalhar melhor o som, podendo ter regulagens mais diversificadas. Não que nos 2W vc não consiga, mas como alios agudos ficam um tanto limitados, não há tanta diferença entre um som a lá Marshall e um arrotado de Mesa.
Com o volume no talo, a sensação é indescritível.
Pura valvula fritando. Som lindo.
Nessas horas que vc ve o quanto os pedais te deixam na mão...
Rola uma felicidade espontânea hahahaha

Importante: a chave de brilho tem uma atuação melhor com caps singles. Toquei ontem com a Tom Anderson e com a chave acionada o som fica bem mais quak-quak, na linha Fender mesmo.

Os controles de agudo/medio/grave atuam bem.
O de médios acrescenta um punch bem legal no som.
Quem gosta de palhetadas abafadas com tung/tung bem acentuado vai delirar.

Detalhe: to usando um Celestion V30!

Ele possui saídas de 4/8/16 ohms.
Creio que usar um falante com uma sensibilidade acima de 100 fique bótemo.

Quem quer um amp com drive poderoso, som gordo, esse é "O" cara... e o preço tá uma pechincha.

Ontem usei o amp com atenuador e o resultado ficou muito bom. Com chave em 5W e volume no talo, ficou no mesmo volume que com a chave 2W no talo sem atenuador.

To querendo agora colocar uma EL34, e ver como o amp se comporta.

Ah, e sim... o amp tem clean!!!
Por isso de ter knobs de volume e gain separado.
No modo 5W vc consegue mais headroom, mas lógico, qnto mais vc diminui o ganho, menos volume final vc tem.
O legal é deixar o ganho em 40% e limpar o som no pot de volume da guita.
Eu, particularmente, nao gosto de clean cristalinos nesses amps menores, gosto de um clean com uma sujeirinha.
Daí que nesse quesito ele ficou perfeito.

Mas se quer clean cristalino, ele tbém te proporciona.
Fica frio que o desempenho dele não é igual a esses mini-amps da fender ou Marshall (de cinta) aonde vc nao tem um clean satisfatório, ou muitas vezes nem clean tem.

marcelotzh
Veterano
# fev/11
· votar


edalko,

Ele é um Single-Ended. Em amps com uma unica valvula na seção de power, nao ha necessidade de ajuste de bias.

Entao, a unica coisa que pega é a tensao e pinagem. Batendo, é tranquilo (e isso em qq SE). Basta tirar uma, colocar outra. Nada de outro mundo... hehehe

De qq forma, me pareceu um otimo amp.
Quanto custou?

maxbqi
Veterano
# fev/11
· votar


edalko

Vc acha que este amp aguentaria ensaios? Vi algumas pessoas comentando que sim, mas sei la, acho 5w meio pouco para isto.

Para reconstruir meu set estou bem inclinado a pegar este amp, ja que tenho tocado apenas em ksa. Estou decidindo a guitarra tb, mas o que esta mais pegando e que queria uma caixa definitiva. Queria muito uma Orange PPC112, mas ta uma facada. Penso em pegar a caixa da JetCity para este amp, mas ouvi uns reviews falando bem e outros nao.

Preciso decidir logo e tirar os escorpioes do bolso....kkkkkkk

Abs

T-Rodman
Veterano
# fev/11
· votar


maxbqi
A caixa seria essa?
http://www.jetcityamplification.com/2009/09/19/jca-20h/

Tá em casa uma dessas desde sexta-feira.
Mexi muito pouco nela, pois a caixa não chegou ainda (talvez chegue hoje).
Liguei ela nos falantes de um Bugera V22, e o clean é legal. Mas não tem loop, não tem reverb, só um bom clean, e pelo visto, um pequeno crunch.
Toquei muito pouco com ela, mas a primeira impressão foi essa. Vamos rever essas impressões depois de testar com a caixa original dela, que deve ter falantes melhores do que a que vem no Bugera.

SteveRayMorse
Veterano
# fev/11
· votar


edalko

Carvalho! O amp chegou em 5 dias?! Como pode?...tu foi tachado? Pagou quanto no total?

Você disse que tem aquela sujeirinha no clean, então pra um blues ou rock mais clássico ele vai bem não vai não?

To pra pegar um amp menorzinho pra tocar em casa/apê...to quase me decidindo pelo Acedo 276 com 12", mas esse parece uma boa idéia.

Abçs

marcelotzh
Veterano
# fev/11
· votar


Steve, outro que acho legal voce ver é o viralata (http://www.gatopretoclassics.com/arte.php) . 10 watts, valvulado, EL-34

Depois de pesquisar bastante e ver muitos reviews, comprei o meu hoje por 899,00 (o head). Deve chegar em 3 dias. Aí falo mais....

maxbqi
Veterano
# fev/11
· votar


T-Rodman

Quanto a caixa, estava me referindo a esta AQUI. Parece que ela tem o mesmo falante da que acompanha o head que vc comprou, mas ela e menor e mais portatil.

Vc colocou o link do head JCA20H. Pelo que andei vendo dos reviews gringos, este amp e muito bem falado. Ele tem um som muito bom. O que desanima um pouco e 20w para tocar em ksa. E muito, pois qdo tinha o BJr nao dava pra abrir o volume do bichinho sem o AP tremer. Veja abaixo um video do seu amp. Tudo bem o cara nao saturou direito as valvulas, mas ta muito legal.

Abs



edalko
Veterano
# mar/11
· votar


maxbqi

Olha, ainda nao testei ele com banda, mas em casa, e no talo, garanto que rola um ensaio.
Mas tudo depende do tipo de musica que vc toca, e a altura, principalmente.
Depende do baterista, etc.

Ontem usei usei um pedal de drive, e consegui aumentar bem o volume dele, mesmo com os controles do amp no talo.

T-Rodman
Liguei ela nos falantes de um Bugera V22, e o clean é legal. Mas não tem loop, não tem reverb, só um bom clean, e pelo visto, um pequeno crunch

Esse amp tem design Soldano.
Soldano, é amp cru o fodão.
O meu era um canal (entrada low e high) um loop esquisito (servia bem só pra rack), sem reverb e distorção fodona.
Soldano é isso. Se bem que depois lançaram os modelos com 2 canais, etc.
Mas a finalidade do amp é te dar um crunch matador e uma distorção muito porrada.

SteveRayMorse

Sem os embaços da Receita o amp vem rapidinho.
Nao fui eu o taxado! Quem pagou tudo foi a DHL que deve cobrar depois da 51.

Esse amp é uma excelente opção para tocar em casa.

T-Rodman
Veterano
# mar/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


maxbqi
Então. Fender potente, sim, é fogo tocar em casa, porque eles abrem muito.
Em tese, a melhor solução seria ter como os Vox (tenho um VT50), que tem um atenuador embutido (toco no quarto em 50%, ou seja 25w), mas tanto o Bugera quanto o Jetcity de 20w ambos, no clean, tocando com volume baixo, não atrapalha em pequenos ambientes não. Basta diminuir o volume, que eles obedecem - o que não é o caso dos Fender (tenho um Princeton 112+ de 65w), que no vol. 1 já abrem e arrebentam com o lugar.

edalko
Veterano
# mar/11
· votar


T-Rodman

Já tive o Fender Princeton 112 Plus... e o seu volume é 8 ou 80, uma droga isso...
Mas é um amp muito bacana!!!

SteveRayMorse
Veterano
# mar/11
· votar


edalko

Sem os embaços da Receita o amp vem rapidinho.
Nao fui eu o taxado! Quem pagou tudo foi a DHL que deve cobrar depois da 51


Então tu pagou exatamente o que tá no site da Guitar Center? Aí é show mesmo.

Então, pra um blusão ou um timbre mais crunch ele vai bem né? é que como uso pedais e gosto, queria um amp que tivesse estas características acentuadas, assim como um som limpo decente. Pela tua experiência parece ótimo não?

ha...tu experimentou um delay nele?

Abçs

edalko
Veterano
# mar/11
· votar


SteveRayMorse

Sim... como ainda tem um clean presente, vc pode variar legal no ganho.
Desde blues mais modestos a uns bem nervosos.

Testei com delay sim, mas como vai no input é aquela merda:
as repetições ficam muito altas de modo que tem que regular o volume da repetição no mín.
O tempo daí varia... é bem diferente do que usar num loop.
Mas até que dá pra usar.

Com meu delay (Vintage Delay da Tc Electronics) consegui um resultado bem satisfatório.

SteveRayMorse
Veterano
# mar/11
· votar


edalko

Hehe...sempre me bati com delays no input! Mas considerando amps de 5w single-ended acho que vou ter que superar isso hehe...

Muito bom saber cara, acho que esse é o candidato número 1 agora!

Abçs

edalko
Veterano
# mar/11
· votar


Levei o head para o estudio para ensaiar com a banda.

Pluguei o head numa caixa Peavey 4x12", e o amp segurou legal o som.
Consegue-se em clean sujinho, e o volume ficou entre 80% e 100%, no modo 5W.

Por precaução, levei o Mesa Mark3 junto, e foi muito legal usar os dois ao mesmo tempo ou alternando-os.

Como o JetCity com crunch leve, eu variava o som do Mesa entre clean e drive fodão, e o conjunto das duas sonoridades foi bem interessante.

ps: pior que agora fiquei curioso em usar sempre dois amps variando e conjugando suas sonoridades. Agora sim minhas costas vao chiar de vez!

Acho que para um ensaio despretensioso, o picovalve faz o serviço, mas vc não terá muitas opções sonoras. Se vc varia entre crunch e drive no talo, ele se encaixa legal. Mas se vc precisa de clean puro, nao rola.

Acho uma opção bem pratica para quem nao quer levar muita tralha.

Mas acho que é mais um amp para gravação, estudo em casa, ou um churras com os amigos (infernizando os vizinhos).

SteveRayMorse
Veterano
# mai/11
· votar


Pequena contribuição.



RenatoSchoen
Veterano
# jul/14
· votar


Up no tópico...

Estou adquirindo um Jet City Picovalve. Já ouvi dizer que as válvulas que vem nele são ruins e que recomendável trocá-las assim que possível.

Não estou pretendendo trocar de imediato pois a grana vai ficar curta por um tempo... mas pretendo fazer a troca em breve.

Minha intenção é trocar o par de 12AX7 por JJ Tesla ou Sovtek, apenas para incrementar o pré, e trocar a 6L6 também por JJ ou Sovtek e ter uma EL34 para variar o timbre.

E aí, vale a pena... será que vou sentir bastante diferença no timbre trocando as ching-ling por válvulas de qualidade??? E na troca da 6L6 pela EL34... como o ampli se comporta??? Fica mais nervoso e perde headroom???

Outra coisa... vou usar o falante do meu combo Fender Vibro Champ XD.
Ele tem um plug P10 na saída [Imagem], então é só desplugar do Vibro Champ e plugar na saída de 4 Ohms do Picovalve.

É uma falante de 8'', então sei que não vai dar muita pressão sonora, mas não preciso disso no momento. Minha dúvida é se ele aguenta o tranco (ambos possuem 5w, mas o Pico é all tube e o Vibro é híbrido) e se ele possui qualidade para extrair um timbre bacana do Picovalve.

Será que antes de investir em válvulas vale mais a pena investir numa Caixa com falante de 12'', Cellestions, etc...???

Valeu!!!

RenatoSchoen
Veterano
# jul/14
· votar


Ninguém...???

Um último up pra ver se dou sorte dessa vez....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


RenatoSchoen
vale mais a pena investir numa Caixa com falante de 12''
Certamente.
Válvulas vc troca depois...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


RenatoSchoen
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566275651-alto-falante-p-amplif icador-de-guitarra-classic-mod-12-_JM
Pegue o de 30WRMS dessa marca aí
Abç

Van_Lorien
Veterano
# jul/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Esses falantes e essas caixas são bons? Tive olhando eles, mas não achei nenhuma informação com procedência.

Abraços!

RenatoSchoen
Veterano
# jul/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Opa... obrigado pela dica.

Você saberia dizer se o falante do meu Fender Vibro Champ XD dá pra quebrar o galho enquanto não compro meu gabinete???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


Van_Lorien
Cara, eu comprei um desses para instalar no amp de um amigo (o falante original pifou e ele me pagou depois), e achei o resultado bem legal...
RenatoSchoen
Que dá, dá, em volumes baixos. O ideal é fazer o que propus acima.
Abçs

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


RenatoSchoen

Cara, eu vou ser o primeiro a te incentivar a experimentar outras válvulas. Mas isso é perfumaria, algo que não é muito necessário, supérfluo. Se você não tem o básico, não deveria investir em perfumaria. Vai de gabinete antes, como disse o Bertola.

O falante do Fenderzinho até vai fazer som, mas não tem cabimento o que você quer fazer... Pelo menos na minha opinião.

RenatoSchoen
Veterano
# jul/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Que dá, dá, em volumes baixos. O ideal é fazer o que propus acima.

Ótimo... A idéia é só pra quebrar um galho até eu conseguir um gabinete.


MMI

O falante do Fenderzinho até vai fazer som, mas não tem cabimento o que você quer fazer... Pelo menos na minha opinião.

Como coloquei para o Bertola, é só um quebra galho. O orçamento apertou e não vou poder investir num gabinete com um falante decente no momento. Sabe como é.... a patroa estourou o Cartão.

Devo receber o brinquedo ainda essa semana e vou fazer uns testes com o falante do Fenderzinho. Depois posto minhas impressões.



Bom... acho que ficou claro que a prioridade é adquirir um bom gabinete com falante de 12''. Válvulas ficam para uma outra hora.

Obrigado pela ajuda pessoal.

RenatoSchoen
Veterano
# jul/14
· votar


Bom, chegou o ampli e como falei, vou fazer um breve relato com minhas impressões para enriquecer o tópico e ajudar outros usuários.

Estrutura e recursos:

O cabeçote é novo, veio na caixa original, com cabo de força e manual de instruções. A estrutura dele é muito sólida, toda de metal, com a cobertura tipo grade para ajudar a dissipar o calor. Sem dúvida é um tanque de guerra. Possui uma alça para transporte fixada estranhamente na lateral. Realmente não sei porque não fixaram a alça na parte superior... mas de qualquer forma acredito que seja mais uma questão de estética mesmo. No geral, o cabeçote é bem bonito.

Possui apenas 1 canal e tone stack completo, com controles de graves, médio e agudos... todos bastante atuantes. Também possui um knob de ganho e outro com volume master. Os knobs são grandes, firmes e com giro bem suave . Também possui uma chave de brilho, que "abre" um pouco mais o som. A chavinha parece bastante delicada. Tem um seletor de potência 5w/2w, uma chave de standby e uma chave de power.

Na parte de traz temos as saídas para gabinete (3 saídas, 4, 8 e 16 Ohms) um seletor de tensão (120/220v) e o cabo de força.

Ele possui uma 6L6 no power e 2 12AX7 no pré, com a possibilidade de torcar a válvula de power por qualquer outra de base octagonal sem necessidade de ajuste de bias.

Operação:

Nada de extraordinário. Simples de usar. Basta plugar em um gabinete, ligar o power, deixar as válvulas aquecerem um pouco e acionar a chave de Standby para On.

Conectei o falante do meu Fenderzindo (8'', 4 ohms) nele e realmente deixou a desejar... tanto em volume, como em pressão sonora e principalmente em timbre... mas eu não poderia esperar outra coisa.

Operando em 5w ele possui um volume bacana, dá pra brincar com banda se o baterista maneirar. Ele não tem muito headroom, mas dependendo da pegada, do tipo de captador e do volume da guitarra dá pra deixar o som bastante limpo. Aumentando o ganho vem um drive gostoso, bem hard-rock, ótima definição, com bastante médios,...mas passando das 2hrs começa a ficar muito comprimido e granulado. Se a ideia é tirar um som mais pesado, o mais interessante é deixar o ganho em 10hrs e empurrar com um bom distortion.

Em 2w o volume diminui bastante (logicamente) e o lance é socar o master no talo. O drive fica mais nervoso e você sente mais o ataque da paletada. Entretanto o som fica mais fechado (aí é importante a chave de brilho). E mais uma vez ele se sai melhor com o ganho até 2hrs.

O timbre:

Com minha Lespa (Epiphone Custom Black) quase não consegui timbre clean, mesmo usando no modo 5w. Se diminuir muito o master, o volume fica muito baixo (também por culpa do falante) e se aumentar ele cruncha bem cedo. Com o controle de volume da guitarra dá pra resolver o problema, mas se você sentar a mão na paletada não vai ter jeito. Não que isso seja um problema... para quem curte aquele timbre meio crunchado (como eu) fica muito legal, com qualquer combinação de captadores. Bluezão na veia!!!

Já no drive ele se comporta super bem até as 2hrs. Timbrão bem AC/DC. Para um som com mais peso, pluguei meu OCD e fui feliz!!! Ele respondeu muito bem ao pedal. Toda a dinâmica do som pude controlar com o knob de tone do pedal e usando o volume e o tone da guitarra. Dá pra chegar num Van Halen ou um metal anos 80, como Judas Priest, Saxon, Motorhead, etc... Para sons ainda mais pesados, acho que um RAT ou outro pedal Distortion é necessário. Não consegui timbres satisfatórios nessa praia.

Com minha strato (Tagima T-735 Hand Made) a coisa muda bem de figura. Você encontra mais clean e dá pra suingar a vontade com o volume até por volta de 3hrs, só mantendo um ganho no mínimo e fechando um pouco o volume da strato. Mais do que isso ela cruncha lindamente, só que você vai incomodar a vizinhança um pouquinho. Aí basta mudar para 2w.

Para mim o destaque do ampli foi o som chunchado com strato. É possível saborear o que a strato tem de melhor, aquele som característico que só ela possui. Usei meu OCD como boost limpo, apenas para evidenciar o ataque da paletada e o resultado foi muito bom.


Resumo:

Um ampli pequeno, robusto, leve, simples de usar, recomendado para estudo, gravação e pequenas jams. Não é o supra-sumo do timbre mas resolve qualquer parada espetado no pedal certo. Oferece ao músico a possibilidade de explorar toda a dinâmica de um valvulado sem fritar os ouvidos.

Mal posso esperar para usá-lo espetado num gabinete 1x12 com Cellestion V-30 ou Greenback que vou encomendar em breve.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/14
· votar


RenatoSchoen
Bom review!
Com uma caixa de 12 e um bom falante a coisa vai mudar...
Abç

RenatoSchoen
Veterano
# jul/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bom review!

Obrigado.

Com uma caixa de 12 e um bom falante a coisa vai mudar...

Com certeza... vou atras do meu gabinete. Depois posto as diferenças que sentir.

Abs

Van_Lorien
Veterano
# jul/14
· votar


RenatoSchoen
Show, cara! Esse amplificador parece ser MUITO legal, ainda mais para poder conhecer bem as nuances das diferentes válvulas. Por sinal, se um dia tu colocar válvulas diferentes nele, cria um tópico nos contando como foi. Eu queria ver ele com uma KT66 no power.

Sobre o gabinete, eu também tô atrás de um. Meu Blackstar HT-1RH chegou ontem e só tô usando ele com fones de ouvido. Já vi quatro gabinetes até agora: Roxstage, JCS, Classic Luthieria e Landscape, do mais caro (R$800,00) pro mais barato (R$500,00). Acho que vou acabar pegando um JCS com Eminence GB12 ou V12 (também tô em dúvida quanto a isso).

Tu chegou a ver algum outro gabinete?

Abraços!

RenatoSchoen
Veterano
# jul/14
· votar


Van_Lorien


Show, cara! Esse amplificador parece ser MUITO legal, ainda mais para poder conhecer bem as nuances das diferentes válvulas. Por sinal, se um dia tu colocar válvulas diferentes nele, cria um tópico nos contando como foi. Eu queria ver ele com uma KT66 no power.

Ainda não pude extrair dele todo o potencial, mas parece coisa boa mesmo, ainda mais se considerar a faixa de preço. Quando for mexer nas válvulas pretendo primeiro colocar uma EL34, pois dizem que fica com uma característica mais British. Acho que com as KT66 ele vai ficar com mais headrom, mas fico com a pulga atras da orelha, porque elas não tem o mesmo brilho que as 6L6, e esse amp. já tem um timbre meio "fechado"... mas só experimentando mesmo pra ver.

Com certeza vou fazer um tópico comparando os sons.

Tu chegou a ver algum outro gabinete?

Tô cotando com o cara da Classic Luthieria. Ele tem gabinetes prontos num preço bem razoável, mas quero ver se acho um com falante de 12'' com no máximo 30w. O ideal seria 15w, considerando que o amplificador tem 5w. Pelo que o Bertola falou os falantes desse cara são bons.

Abs

Van_Lorien
Veterano
# jul/14
· votar


RenatoSchoen
Eu pensei também nesse da Classic Luthieria e, mais pra frente caso fosse necessário, eu trocaria o falante, mas ainda fico na dúvida se vale a pena a diferença entre ele e o JCS com Eminence (R$200,00).

Uma dúvida: por que no máximo 30w para o falante? Tenho pesquisado muito sobre isso mas ainda não entendi direito essa relação. Sei que a potência do amplificador deve ser igual ou menor a do amplificador, mas não sei o quanto ela pode ser maior. No meu caso, com um amplificador de 1w, qualquer falante vai ser extremamente mais potente que ele.

Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jet City Picovalve 5W