Saiba como deixar sua guitarra com som de violão apenas com amplificador !

    Autor Mensagem
    Kingeer
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Kingeer


    Bom, essa dica funciona geralmente nas "Strato", é bem simples, não necessita de nem uma pedaleira, apenas um aplificador.
    Procedimentos: Deixe os potenciômetros "Tone" da guitarra que geralmente são dois potenciômetros no 0.
    Já no seu amplificador é bem simples, basta deixar os potenciometros: Midle e Bass quase no máximo (não no máximo, aproximadamente) e o Treble quase no mínimo. Se no seu AMP não há esses potenciômetros, basta aumentar os graves e diminuir os agudos (não almente todos graves e abaixe todos agudos, apenas deixe graves mais altos e agudos mais baixos.
    E pra finalizar, a chave seletora da sua guitarra (a dos captadores) deve estar no máximo (mais grave).

    E então poderá desfrutar de um som mais violeiro na sua guitarra sem gastar 1 tostão !!!

    Guitar_hell
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Kingeer
    Parece ser legal vou dar uma testada aqui depois! haha

    Kingeer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    O som não será de um violão acústico, fica parecendo um de um violão elétrico com som bem encorpado.

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Uma dica interessante neste sentido é para os usuários de telecaster. Lembro que eu tocava com um colega que tinha uma e eu, no início da minha vida musical, achava o som da guitarra dele muito semelhante a um violão. Creio que com uma teleca dá pra conseguir algo do tipo, mais ou menos como rola neste vídeo:



    Kingeer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    erico.ascencao

    Mesmo esse som parecendo de violão, ele ainda é um som de guitarra, o principal do som da guitarra é esse "blem, blem..." e no som do vídeo continua, o lance e tirar isso e deixar o som mais oco, que como eu disse é deixar no captador mais grave e os "Tone" no 0

    Jg Destroyer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Kingeer
    Só uma dica: "Chave na posição máxima" = Selecionar o captador do braço.

    Tutorial bem legal, valeu!

    Kingeer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Valew aew a galera apoiando !

    kiki
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    Kingeer
    tem um erro no seu tutorial: voce nao consegue isso apenas com o amplificador, voce ta mexendo mais na guitarra que no ampli.

    voce jogou o captador probraço (mais pro meio da corda, som mais grave), e fechou os tones da guitarra e do ampli.
    ou seja, regulou 2 coisas da guitarra e 1 do ampli.
    =p

    no fim, voce deixou tudo mais grave.

    o que ajuda tambem é mudar a pegada, de acordo com o estilo da musica. fazer mais batidas, usar mais abafados.

    erico.ascencao
    o mestre bertola me falou, logo que minha teleca ficou pronta, que o legal do cap do braço dela é que soa meio violão.
    ele tem um som bem diferente de outros caps, não sei bem explicar, um som mais macio, um pouco menos estalado, sei lá. realmente pra tocar coisas mais tipo violão ele cai bem.

    Bog
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Kingeer

    Desculpa cara, mas a tua "dica" faz muito pouco sentido. Depende muito - e MUITO MESMO - da guitarra e do amplificador. Guitarras diferentes, captadores diferentes, amps diferentes, todos têm colorações diferentes. Uma Telecaster em um transistorado sabor Jazz Chorus soa completamente diferente de uma Les Paul em um Blackstar.

    Além do mais, seguindo a tua dica à risca, eu teria o tone da guitarra zerado e o treble do amp extremamente baixo, o que deixaria o som muito pouco brilhante. Não sei bem como isso se pareceria com um violão, visto que captadores de guitarras comuns produzem sinais em uma faixa de frequência muito mais estreita que um violão (qualquer análise de espectro mostra isso claramente), e ao zerar o tone você consegue deixar essa faixa ainda mais estreita.

    Gostaria de ouvir uma gravação dessa tua "técnica". Confesso que fiquei com muitas pulgas atrás da orelha. (não leve isso como uma ofensa pessoal)

    Kingeer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    O som do violão é isso mesmo, caracterizado por um som com menos brilho, devido às cordas de nylon, a idéia é deixar a guitarra com menos brilho, mais grave e com som mais abafado, não seria um som de um violão acústico, seria de um violão elétrico.
    Essa dica serve principalmente para os que querem tocar uma música que era pra ser tocada no violão, mas não têm um.

    Tentem tocar a música "To be with you - Mr.Big" com e sem a minha dica de igualar o som ao de um violão, se seguir minha dica, verá que o som ficará parecido com o do vídeo.

    Kingeer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Quem aprovou meu tutorial e a idéia dê um:

    UP !

    Kingeer
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Kingeer
    · votar


    Gravei uma base que eu fiz aqui com o efeito, quem quiser ouvir basta baixar o arquivo.

    Link do Arquivo: http://www.4shared.com/audio/hBkpUE4K/EFEITO_VIOLAO.html


    Bog

    Meu amigo ouça e tire suas conclusões, testei nas minhas 3 guitarras: Um SG, Strato e uma Floyd Rose.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    Kingeer: Gravei uma base que eu fiz aqui com o efeito, quem quiser ouvir basta baixar o arquivo.

    Ficou parecido mesmo!

    Abs

    DanielHammett
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/250064/
    hehe
    ja tinha visto esse topico mas tava sem tempo de testar e postar.
    tentei numa explorer e numa strato, como vc disse Kingeer, strato parece mais xD

    Bog
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Kingeer
    O som do violão é isso mesmo, caracterizado por um som com menos brilho, devido às cordas de nylon

    Eu juro que estava pensando em cordas de aço (que são caracterizadas exatamente por ter muito MAIS brilho).

    Meu amigo ouça e tire suas conclusões, testei nas minhas 3 guitarras: Um SG, Strato e uma Floyd Rose.

    Desculpa cara, mas na gravação não dá para saber o que é o som que sai do amplificador e o que é o som acústico das cordas da guitarra, que naturalmente lembra um violão com menos volume. Você poderia gravar de novo se posicionando bem longe do microfone, e com o amp em um volume relativamente alto, de forma a capturar exclusivamente o som que sai do amp?

    Kingeer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Bog

    Vou fazer o que você me pediu, mas dpois quem sabe amanhã ?
    Não posso ligar meu AMP agora (Minha mãe me mata !)

    11 Horas da noite !

    Dia 29 ou dia 30 o upload do som estará aew prontinho pra vc baixar !

    Kingeer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Acabei de tocar outra música utilizando a técnica, dessa vez com o pedido do Bog

    Don't Cry - Guns N' Roses

    Download: http://www.4shared.com/audio/CR_T1GVg/Dont_Cry_EFEITO.html

    Bog
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Kingeer

    Sinceramente, eu achei muito pouco parecido com um violão. O som que aparece mais, especialmente na gravação anterior, é o som das cordas vibrando, não o som que sai do amp.

    E já que você se deu o trabalho (e para você não dizer que é pura birra minha), vou fazer o seguinte: seguir as tuas instruções e colocar a MINHA gravação aqui.

    http://www.4shared.com/audio/P9DjmxwS/foo2.html


    Captador do braço (humbucker, mas você disse que "funciona" com a tua SG), começo com o tone no máximo e os controles do amp todos no meio. Depois aumento o bass para 80%. Depois o mid para 80%. Depois reduzo o treble para 20%. E então zero o tone da guitarra - o que resulta em um som total e completamente abafado, como seria de se esperar. No finzinho, volto o tone da guitarra para o máximo e consigo, novamente como seria de se esperar, um clean jazzy para dedilhados, mas mesmo assim bem distante do som de um violão (seja com cordas de nylon ou aço).

    Bog
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Para referência: uma gravação que eu fiz usando um violão de nylon plugado (não é microfonado).



    Infelizmente, eu realmente acho que a tua "técnica" não produz um nem remotamente parecido com o de um violão de nylon (muito menos de aço). O som que você consegue é simplesmente um som limpo de guitarra bem fechado, um tipo de timbre que aparece bastante em jazz, mas nada muito diferente disso.

    Kingeer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Bog como eu disse: essa dica funciona geralmente nas "Strato"

    Alex guitar man
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Quem aprovou meu tutorial e a idéia dê um:

    UP


    Eu uso essa técnica pra tocar bossa/mpb, deixo os tone bem fechados, o amp com poucos agudos e fica muito bom :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Saiba como deixar sua guitarra com som de violão apenas com amplificador !