Realizando performances acústicas

    Autor Mensagem
    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # dez/10


    Boa tarde galera do cifras, é o seguinte eu realizarei umas performances acústicas ao vivo por ai em MG, e então estou precisando me equipar. O bicho da pegando porque não sei o que comprar, eu só tenho o violão, as músicas na cabeça e a arte no coração e pronto. Para vocês terem uma idéia as performances acontecerão em lugares abertos (palco) com um público de aproximadamente 100 pessoas. Nela terá somente um violão, 2 microfones (um pra mim fazer a segunda voz, e um para a vocalista), agora é que são elas:

    Para tal evento eu devo comprar que tipo de microfone?
    Jogo os microfones e o violão em uma mesa e depois no amplificador e depois em caixas amplificadas?
    Será preciso retornos?
    Plugo tudo no amplificador e depois nos retornos?
    Caixas ativas ou passivas?

    Não levar em conta o preço de nada, por enquanto só me ajudem com o que será necessário para a realização das performances blz.

    Daniel Orp.
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Bem, para ao vivo, não tem outra HAHA, vai de Shure SM58 na cabeça.
     
    Violão > DI > Mesa > Caixas
     
    Microfone > Mesa > Caixas
     
     
    é uma opção.

    Bog
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Alexandre Lavignoso

    Vou deixar a parte dos microfones para os outros responderem (eu sempre usei o que havia disponível no barzinho). Quanto ao resto:

    Você não precisa necessariamente de um amplificador. Se você vai ligar o violão em linha E ele tiver preamp embutido, pode jogar direto na mesa. Se a mesa ficar muito longe, a ponto de você precisar de mais de uns 5 metros de cabo, talvez seja bom usar um DI box com saídas balanceadas. Da mesa vai para as caixas do PA.

    Quanto ao retorno, eu acho bem complicado de tocar, e principalmente cantar, sem. Mesmo em lugares relativamente pequenos, é muito fácil de se perder. Principalmente quando o pessoal está lá para beber e conversar, e não para te ouvir, hahaha.

    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Bog

    O meu violão tem pré amplificador sim tem controle de volume e equalizador, provalvelmente não ficará tão longe assim a mesa. Só não entendi a parte "da mesa vai para as caixas do PA", o que seria as caixas PA?

    E os retornos saem da mesa também né?

    Igormusic
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Alexandre Lavignoso
    Public Address. É a "saída principal" do som, a que vai para o público =)

    Bog
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Alexandre Lavignoso

    o que seria as caixas PA?

    É a "saída principal" do som, a que vai para o público, como disse o Igormusic.

    E os retornos saem da mesa também né?

    A princípio, sim. O que você vai usar como retorno?

    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    E confundiu meu cabeção, vamos com caltela e organizar um pouquinho, se não depois eu vou sair comprando tudo e até coisa que não precisa né.

    Então a mesa vai receber o violão e os dois microfones, os microfones vão ser plugados na mesa com o cabo XLR, e o violão também pode? porque no meu violão tem a saída, ai ela pode ajudar no caso de haver alguma microfonia né?

    Agora da mesa vai sair para os PAs e para os retornos. Mas só que eu ainda não to ligado nesse lance, de como que vai ser pra distribuir as saídas da mesa. Eu pensei que da mesa iria para uma caixa amplificada e para o retorno, que serviria para mim ouvir tudo o que tá rolando. É isso?

    Bog
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Alexandre Lavignoso

    Então a mesa vai receber o violão e os dois microfones, os microfones vão ser plugados na mesa com o cabo XLR

    De acordo...

    e o violão também pode? porque no meu violão tem a saída

    Uia, nunca vi violão com XLR! O.o

    ai ela pode ajudar no caso de haver alguma microfonia né?

    Não, XLR não previne microfonia. Serve para evitar interferências que causam ruído e perda de sinal, que aparecem principalmente quando você usa cabos longos.

    da mesa vai sair para os PAs e para os retornos

    Mais ou menos. Não vai da mesa para o PA, porque a mesa (mixer) já É parte do PA. Da mesa vai para as caixas que, junto com ela, compõem o sistema do PA. Existem até certas caixas ativas que já têm um mixer simples embutido, e dependendo da aplicação, você nem precisa de mesa para usar com eles.

    Eu uso um mini-PA Yamaha Stagepas (recomendo!), que consiste em uma mesa com power e uma caixa passiva. Como ele já tem a mesa, nas poucas vezes que precisei, eu fiz assim: deixei o mixer do Stagepas perto de mim, liguei o violão e o mic nele, usei a caixa dele como retorno, e mandei a saída do mixer para o PA "da casa", que no caso tinha um OUTRO mixer.

    Em lugares menores, eu posso fazer uma ligação ainda mais mínima: ligo o violão e o mic no Stagepas, viro a caixa dele para o outro lado, e ligo a saída dele num mini-amp de 3w que fica sendo o meu retorno, só para eu conseguir me escutar.

    Eu confesso que não sei bem como ficaria uma ligação mais "profissional", mas nas minhas pequenas aventuras, eu fiz assim...

    Eu pensei que da mesa iria para uma caixa amplificada e para o retorno, que serviria para mim ouvir tudo o que tá rolando. É isso?


    Pode ser, também. Depende da caixa, do tipo de ligação que você vai fazer... Uma ligação profissional pode exigir um monte de coisas, mas para amadores que tocam em lugares pequenos, dá para se virar com menos. Por exemplo, se a caixa amplificada tiver várias entradas e pelo menos uma saída, pode dispensar até a mesa. O retorno pode ser uma caixinha pequena em um stand de microfone, ou até fones de ouvido. Amplificadores de violão também podem ser usados para simplificar as coisas, deixar tudo em um pacotinho compacto, com alguns efeitos úteis, e entradas e saídas o suficiente. No fundo, eles são como PAs bem pequenininhos.

    Enfim, dá sempre para improvisar aqui e ali, especialmente quando não estamos falando de mega-shows, e sim de performances de rua, apresentações de 3a-feira em barzinhos minúsculos, festa de fim de ano da empresa...

    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Este é meu Folk:
    Violão

    Uia, nunca vi violão com XLR! O.o
    Saídas do violão

    Agora clariou aqui, então para reduzir a microfonia usa os redutores, aquele que se coloca na boca do violão.
    Como o violão tem captação ativa, seria melhor então usar também caixas ativas correto?
    A mesa seria uma analógica ou digital?

    Bog
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Alexandre Lavignoso

    Saídas do violão

    Doido! Bem interessante.

    então para reduzir a microfonia usa os redutores, aquele que se coloca na boca do violão

    Eu chamo aquilo de Black Bug. Ajuda bastante com a microfonia.

    Como o violão tem captação ativa, seria melhor então usar também caixas ativas correto?

    Não há relação.

    Captação ativa quer dizer que o sinal que sai do output do violão já vem pré-amplificado, em nível de linha. Na verdade, o que um violão com preamp embutido (= captação ativa) te permite fazer é extamente ligar direto na mesa. Se você usasse captação passiva, a saída teria impedância e nível inapropriados para ligar direto em linha, e você precisaria de um preamp/DI box externo.

    Já o "ativa" das caixas ativas e passivas tem um significado completamente diferente. Uma caixa ativa é basicamente uma caixa acústica com um power amp embutido. Uma caixa passiva é só a caixa com o falante, que precisa ser alimentado por um power amp externo (que pode fazer parte de um "kit PA" que inclui mixer, power amp e uma ou duas caixas passivas).

    Apesar do termo "ativa" ser usado nos dois casos, eles significam coisas diferentes em contextos diferentes, e não têm relação.

    A mesa seria uma analógica ou digital?

    Tanto faz. Claro, os mais puristas dirão que você "precisa" de uma mesa analógica, handmade, com componentes montados por gnomos das montanhas mágicas. Mas para os outros 99.9% das pessoas, existem questões muito mais fundamentais do que a mesa ser digital ou analógica (nível de ruído, posicionamento das caixas, equalização, etc, etc, etc).

    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Blz até aqui, agora falta saber sobre os microfones, os condensadores de diafragma grande são os mais indicados para apresentações acústicas? Porém eles precisam de um phantom power o que seria isso?

    Bog
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Alexandre Lavignoso

    Não tenho muita experiência com microfones, mas que eu saiba, condensadores são mais caros, mais frágeis e muito mais sensíveis, pegam tudo quanto é ruído do ambiente, não sendo indicados para apresentações ao vivo, e sim para gravações feitas em estúdio. Como você também parece não ter muita experiência, e como vai ligar o violão em linha, eu não me preocuparia muito com isso, e pegaria para o vocal logo um bom microfone dinâmico, robusto e confiável.

    phantom power

    Microfones condensadores precisam de alimentação contínua para funcionarem. Ela é fornecida pelo cabo XLR. As especificações da mesa dizem se ela fornece phantom power (se não tiver nada sobre isso nas especificações, ela não fornece).

    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Uma outra coisa que tem que olhar é violão, porque não adianta nada ter tudo bacana e justamente aonde irá ser produzido o som não estiver de boa né. O violão tá beleza a captação a afinação e tudo mais, o grande problema são as cordas mais precisamente o encordoamento. Porque ele não dura muito, ultimamente eu tenho feito testes e o que ficou melhor até hoje é o Giannini série acústico 0.11 liga 65/35 ele confere um timbre e uma pegada bacana para o meu folk. Eu testei vários encordoamentos só não testei ELIXIR, D'dario, Martin. O que tu me diz, qual você me aconselha?

    Bog
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Alexandre Lavignoso
    Uma outra coisa que tem que olhar é violão, porque não adianta nada ter tudo bacana e justamente aonde irá ser produzido o som não estiver de boa né.

    Na verdade, ainda mais fundamental que o violão é a mão que toca o mesmo, e o cérebro que diz para a mão o que tocar, né? =P

    O que tu me diz, qual você me aconselha?

    Aconselhar ACONSELHAR mesmo eu não aconselho nenhum, mas de aço eu só uso Elixir. O motivo é a durabilidade: eu suo bastante e tenho mais instrumentos do que deveria. Como cordas normais (mesmo as boas) eventualmente oxidam, eu teria que trocar algum encordoamento toda semana! As Elixir duram uma eternidade, apesar de algumas pessoas acharem o som delas muito "de plástico". Elas são meio caras, mesmo para o padrão japonês, mas a durabilidade acaba compensando o preço.

    Curiosamente, antigamente eu usava umas cordas baratinhas, as Canário (acho que um jogo custava 5 reau!), que ficam com o som apagado em uns 2 dias, mas depois disso elas duravam meses!!!

    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Na verdade, ainda mais fundamental que o violão é a mão que toca o mesmo, e o cérebro que diz para a mão o que tocar, né? =P

    Claro!

    Mas aqui na cidade é uma merda total, porque não tem loja de instrumentos, e eu tenho que ficar comprando pela net ou então encomendando. A minha situação também é parecida só que não é por causa do suor eu até não suo quase nada, é por causa que eu toco MUITO, eu realizo muitas técnicas slides, pull off, muita batida percursiva (palm mute), ritmos fortes ai já viu né ele dura umas 2 semanas com o timbre original do encordoamento, mas por insistência minha eu fico com ele até chegar um mês, ai eu troco, mas isso irrita meus ouvidos.

    Eu sempre ouvir falar dessa ELIXIR, e também já ouvi muitos violões com esse encordoamento e não tem nada de "som de plástico" eu até adoro a liga 80/20 da elixir, só não compro por causa desse preço um tanto quanto salgado, mas a situação está pedindo né, eu vou testar essa também vai saber talver fique fino.

    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Voltando aos equipamentos, vamos colocar agora o dinheiro em jogo, vamos em busca de uma mesa primeiro blz. Sobre marcas, e principalmente o que tem nela, entradas saídas alimentação etc...

    Bog
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Alexandre Lavignoso

    Eu não conheço muito marcas de mesas. Sempre usei o que tinha disponível no barzinho, e nunca me dei o trabalho de olhar o que era. =P

    Minha mesmo eu tenho a que veio do conjunto do Yamaha Stagepas (boa) e uma beeem pequenininha da Behringer (muito barulhenta), comprada simplesmente por ser a mais barata que eu encontrei.

    Mas como eu disse, dependendo da caixa que você usar, a mesa é dispensável. Em especial, certas caixas ativas e kits-PA. Por exemplo:

    (caixa ativa com alguns controles embutidos)
    http://usa.yamaha.com/products/live_sound/speakers/active_speakers/msr 250/msr250/?mode=model

    (kit-PA com mixer incluso)
    http://usa.yamaha.com/products/live_sound/pa_systems/stagepas_500/?mod e=series

    (mini-PA com controles embutidos)
    http://www.rolandus.com/products/productdetails.php?ProductId=698&Pare ntId=420

    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Hum, com um desses ai não precisa de mais nada, mas e o preço disso tudo?

    Eu tenho no momento 1000 prata pra gastar com equipamentos.

    kiki
    Moderador
    # dez/10
    · votar


    Alexandre Lavignoso
    Hum, com um desses ai não precisa de mais nada, mas e o preço disso tudo?
    google!

    eu optaria pelos kits mais compactos possivel, nessa linha que o mano Bog tá sugerindo. menos parafernalia pra carregar e ligar.

    um bem legalzinho que eu vi uma vez é esse da fender, chama Fender Passport
    http://www.teclacenter.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo _produto=454
    só que nunca tinha visto o preço, é caro pra dedéu. 3 paus pra um PAzinho de 150watts que vira uma maleta.

    é uma série da fender de mini PAs
    http://www.fender.com/products/search.php?series=Passport%C2%AE&sectio n=fenderaudio

    Bog
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Alexandre Lavignoso
    e o preço disso tudo

    No Brasil eu sinceramente não faço a menor idéia... Mas se você tem restriçõe$, quanto menos invencionice tiver, melhor. Provavelmente, uma caixa ativa com um ou outro controle vai te custar menos do que um PA completo, com mesa, power e duas caixas.

    kiki

    Eu já vi esses kits da Fender, e confesso que eles são meio decepcionantes, assim como o amp acústico deles. Todos sofrem do mesmo mal: são pouco transparentes, mexem no som. A fama que a Fender tem com guitarras e amps de guitarra meio que não vale quando o assunto é violão e sistemas de áudio mais gerais. Neste ponto, a Roland, e principalmente a Yamaha se saem melhor (isso sem contar os Bose e AER da vida, mas aí já é outra faixa de preço).

    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mas será que um combo desses daria conta do recado?

    VOX

    Bog
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Alexandre Lavignoso

    Amps acústicos são basicamente mini-PAs com certas funções (supostamente) úteis embutidas. Normalmente, inclui efeitos como reverb e chorus, talvez um notch filter (anti-feedback) e um "colorizador" que procura amenizar o "quack" da captação piezo. Você paga um pouco mais para ter isso tudo em um pacote compacto.

    Você tinha comentado que precisa de entradas para 2 microfones mais o violão. A maior parte desses amps acústicos têm apenas 2 canais. Você aí precisaria fazer algum malabarismo, comprando por exemplo um mixer só para poder ligar 2 coisas no mesmo canal.

    Vale lembrar também que em lugares maiores, ter 2 falantes separados por um certo espaço dá uma boa melhorada na abrangência do som, e você pode por exemplo colocar as vozes ligeiramente deslocadas do centro, para dar um efeito stereo. Com uma única caixa ou um amp acústico, você fica com todo o som saindo de um único ponto.

    Quando fui comprar o MEU amp, testei várias opções, e achei que pelo custo E pelo resultado final, valeu mais a pena comprar um kit-PA mesmo. Por um lado, não ganhei os efeitinhos (dispensáveis no meu caso - meu violão tem uma ótima captação, com o tampão é resistente a feedback, e eu não uso chorus), por outro paguei menos para ter mais potência, muito mais canais, e um falante maior. Eu acho que esse tipo de amp acústico vale mais a pena quando você realmente faz questão das funções extras, e principalmente quando portabilidade é absolutamente fundamental e indispensável. Do contrário, um PAzinho convencional pode oferecer pelo mesmo preço mais potência, mais canais, e mais punch.

    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Bog

    Por que ligar 2 coisas no mesmo canal?

    Eu acho que fica melhor o violão e o meu microfone no mesmo canal, porque farei só o back e tocarei e o outro que no caso vai ser o principal da vocalista em um canal separado não?

    Bog
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Alexandre Lavignoso
    Por que ligar 2 coisas no mesmo canal?

    Porque você disse que precisava ligar 2 microfones e um violão. Você precisa de 3 canais. Se resolver usar um amp que só tem 2 canais, vai precisar fazer algum truque, não?

    Alexandre Lavignoso
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    A é, então terei que fazer uma análise e ver o que fica melhor pra mim.
    Valeu KiKi, Igormusic, Daniel Orp. e principalmente Bog. O papo aqui foi de grande ajuda, e desculpa ter tomado o tempo de vocês!

    Feliz ano novo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Realizando performances acústicas