1° Amplificador de guitarra sem transformador de força

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# dez/10
· votar


macaco veio

Tu tá viajando cara!!
Os filamentos são os que menos consomem!!
A alta tensão é que dá a potência do amp.

MauricioBahia
Moderador
# dez/10
· votar


Max W.Fillies

Pede pro ogner fazer um test-drive com vídeo no Youtube. Melhor que mil palavras! :)

Abs

Ramsay
Veterano
# dez/10
· votar


O fato é que sempre existem alternativas que propõem o mesmo efeito, ou seja, o de não se utilizar mais um trafo de força em um amp valvulado, como comprova o link abaixo:
http://jwtubes.blogspot.com/2010/12/projeto-de-fonte-chaveada-para.htm l

Só que o cara tá escondendo o jogo e não mostra, o que é um direito dele.

Isso prova que tem gente no nosso país altamente gabaritada e que não deixa nada a desejar em relação aos pesquisadores do tio Sam e demais pesquisadores europeus e asiáticos!!

macaco veio
Veterano
# dez/10
· votar


to viajando não. Os filamentos são para aquecer e qualquer sistema de aquecimento eletrico consome pacas, o enrolamento para filamentos de 4 EL34 é de fio 12 AWG, fica um caiau de trafo. De qualquer forma uma fonte chaveada diminuiria o tamanho do trafo para umas 6 vezes menor (mesmo que o consumo seja de qualquer lugar do ampli). Sempre me perguntei porque ate agora não utilizaram um, parece que finalmente alguem se deu conta.

tatus
Veterano
# dez/10 · Editado por: tatus
· votar


Macaco, eu também estou me perguntando a mesma coisa, se é bem mais barato e eficiente porque a Fender ainda não fez isso, a Marshall, Mesa Boogie, Meteoro, etc...?
Eu não entendo nada dessas fontes mais sofisticadas(pra mim elas são, rsrs) então me animei quando lí sobre essas pela primeira vez, correção de fator de potência e talz, mas como tem gente que fala bem também tem gente que fala mal(no caso de valvulados) e eu só queria construir um SE na época então nem fui atrás.
O que mais me interessa nesse projeto do Max é esse lance de sistema óptico da segurança que pode ser válido mesmo se eu usar transformador.
Vou aproveitar que estou voltando a estudar e aprender isso também.
abç

DotCom
Veterano
# dez/10
· votar


Bom, deixa ele lançar o ampli pra poder me manifestar. Ele disse que não usou fonte chaveada, então vou esperar pra ver qual a mágica que foi... rsrsrs

Acho que ninguém fez valvulado com fonte chaveada porque o povo enjoado (leia GUITARRISTA) ia chiar. Tem gente que se souber que tem UM CI no ampli, fala que é uma bosta, que "valvulado bom só tem válvula... e resistor de fio", imagina trocar o trafo por uma fonte chaveada...?

Igormusic
Veterano
# dez/10
· votar


DotCom
Tem gente que nem sabe a diferença...
Dependendo do guitarrista, é só deixar por debaixo dos panos que o cara nem vai desconfiar... é psicológo, pode apostar hehehe

Depois se ele descobre, ou vai quebrar um tabu ou ele vai começar a odiar o amp =p

marcioguita
Veterano
# dez/10
· votar


Optoacoplamento ja e usado na partida de motores industriais,ha mt
tempo,para minimizar a corrente de partida,entre outras vantagens. Enfim,vamos aguardar.

Igormusic
Veterano
# dez/10
· votar


GET IT UP!!!

Não vamos esquecer desse tópico =D

E ai Max, tem previsão???


Abraço!!!

tatus
Veterano
# dez/10 · Editado por: tatus
· votar


Eu to dando uma pesquisada, mas só começando, e percebi que se trata de uma tecnologia que ainda esta em crescimento, digo, hoje se tem isoladores e acopladores óticos muito mais rápidos do que antigamente, mais lineares(seria bom linear levando em conta que a variação linear é diferente da nossa percepção auditiva?), etc... e a cada dia se tem novidade, o que pode justificar o fato de ninguém ter usado antes.
Li que em sinal pode ocorrer distorção, penso se é possível projetar um circuíto onde a distorção fique fora das frequências audíveis mais críticas ou não.
O Max vai poder falar melhor disso já que esta estudando faz tempo.

MauricioBahia
Moderador
# dez/10
· votar


Igormusic: Dependendo do guitarrista, é só deixar por debaixo dos panos que o cara nem vai desconfiar... é psicológo, pode apostar hehehe

E se contar a verdade, muito não vão acreditar em você! hehe

Abs

Max W.Fillies
Veterano
# dez/10 · Editado por: Max W.Fillies
· votar


Igormusic
Tulio Estevam
PAltafim

estou percebendo estremo brilho e pureza no som,
ainda não pensei nessa questão de clones,
meus projetos iniciais estão sendo focados mais em sons limpos.

Curly
cheguei a ver isso naqueles rádios antigos e o nome era esse mesmo, um perigo aquilo !
isso é inseguro
chave 127/220 volts que geralmente todos os amplificadores possuem,,
essa chave HH bivolt é feita geralmente com material bastante simples e não muito seguro, sendo geralmente feito em fenolite,,tendo extrema facilidade de quebrar,,até mesmo se alguém apertar com muita força.

isso abaixo é realmente inseguro
http://www.netserv19.com/ecommerce_site/arquivos2298/arquivos/0__17323 0dsc00095.jpg

repare que pontos vivos da rede nessa chave ficam muito próximos da carcaça.(chassis do amp)
com alguns terminais de rede quase enconstando na carcaça da chave.(repare que esse componente é quase um curto circuito entre chassis e rede elétrica)

segundo ponto sobre segurança,
forma de transformador,
a energia da rede elétrica está isolada apenas por uma forma de transformador,,
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:z7r5n3ibRfcKSM:http://img35.imagesh ack.us/img35/8100/img2051um.jpg&t=1
essa forma possui tipo 1 ou 2 mm de plástico,,
ou seja,,embaixo da forma de transformador está as lâminas em contato com o chassis,,
logo o isolamento de segurança está apenas nessa camada plástica mínima que em determinados casos pode derreter e a fiação do primário entrar em contato com as lâminas do transformador.

Max W.Fillies
Veterano
# dez/10 · Editado por: Max W.Fillies
· votar


optoisolador
é um componente de elevado uso indústrial que chega até a ser mais seguro que um transformador de força,,
resiste a altas temperaturas sem fechar curto circuito devido a distância entre emissor e receptor e resistência térmica do encapsulamento,possui corrente de fuga mínima,,a capacitância entre emissor e receptor geralmente é menor até que 1,5 pF e ainda possui fugas de campo elétrico muito reduzido,

já o transformador apresenta alguns problemas.
como elevadas fugas de tensão entre lâminas e bobinas.
na grande maioria dos amplificadores comerciais se encontram tensões superiores a 100 volts no chassis dos amplificadores,,basta medir a tensão AC entre o chão(terra) e chassis do amplificador.

faça o teste de segurança
coloque 4000 volts enrolado na forma do transformador e verifique se essa tensão vaza por baixo do isolamento da forma,

agora um optoacoplador,
coloque 4000 volts no receptor e meça a fuga para o emissor.

essa história lembra muito isso,a dificuldade de aceitar novas idéias,mesmo que as vezes por interesses,,pois novas tecnologias sempre atrapalham alguns empresários que já estão lucrando com tecnologias tradicionais.
http://www.youtube.com/watch?v=A1EKoP_mIBQ&feature=related


Russetwolf
obrigado!

Ramsay
circuito desacoplado e distante não oferece grandes perigos,
caso um diodo entre em curto um fusível desarma,,e mesmo se todo o power tiver problemas o circuito é separado,distante e desacoplado completamente e não haverá contato com preamp e chassis.

no caso um amplificador tradicional oferece muitos riscos e mesmo assim todos usam,,conferme eu falei sobre problemas de transformadores,,
a confiabilidade de um circuito normal é até menor vendo em detalhes.

existe o ponto importante,,não há relação do circuito de potência com o preamp e chassis nesse meu sistema,,

Max W.Fillies
Veterano
# dez/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Dark Fallen Angel
registrar uma aptente não é tão simples,,é necessário um bom dinheiro e bastante burocracia,

Ramsay
Nem sempre dá pra registrar. Talvez ele tenha copiado de alguém lá fora, e tá lançando aqui, nunca se sabe...
tenho certeza que nunca encontrei nada parecido.

macaco veio
não é necessário nenhum transformador para conseguir alta tensão,
eu trabalhei um certo tempo em pesquisas de multiplicação de voltagem com alta eficiência,
sem utilizar fontes chaveadas com transformador,,
também desenvolvi um sistema de multiplicação de corrente elétrica sem uso de transformador ou fonte chaveada.
onde eu consigo aumentar a corrente e diminuir a tensão de forma simples sem transformador nenhum.

Ramsay
macaco veio

a EL34 trabalha com 6,3v x 1,5A = 9,45 watts de filamento

dissipação de placa chega em 25 watts e screen 8 Watts = 25w+8 w = 33 watts
logo a potência reservada para a alimentação de alta tensão para placa e screen é maior em torno de 3,5 vezes.
porém em algumas vezes a corrente real de filamento é superior a do manual.

MauricioBahia
Pede pro ogner fazer um test-drive com vídeo no Youtube. Melhor que mil palavras! :)
eu tenho que ver com calma,,pois não é um assunto simples enviar um protótipo com tecnologias diferentes

eu consegui descobrir coisas muito estranhas em minhas pesquisas,,
um tipo regulador de corrente sem perdas térmicas,,algumas coisas que violam até a lei de OHM como um tipo de voltagem fantasma.,,
se eu contasse a respeito de alguns experimentos ninguém acreditaria,,então prefito deixar pra lá,porém tenho certeza e afirmo que existem muitas coisas na eletrônica que ninguém conhece ainda.

Max W.Fillies
Veterano
# dez/10
· votar


Ramsay
eu não estou utilizando modelos de fontes chaveadas tradicionais,,
trabalhei no desenvolvimento de multiplicadores de voltagens e multiplicadores de correntes.

minha idéia principal foi no desenvolvimento do substituto do transformador,,
um circuito que pode dividir ou multiplicar a tensão mantendo a potência,,
eu não utilizo transformadores na fonte,,nem mesmo pequeno.

Tatus
existem muitas coisas boas que não são utilizadas e depois de muito tempo são procuradas
http://www.youtube.com/watch?v=l0ifMZ2O4SY
energia sem fio é muito velha,,é do tempo de Nikola Tesla,,isso é mais velho que minha avó.


DotCom
ainda eu digo mais,imagina um amplificador transistorizado com qualidade igual ou superior de um valvulado,,quantas pessoas iriam aceitar,

marcioguita
transistores de alta voltagem são utilizados a décadas em diversos tipos de equipamentos,,
porém ninguém utiliza amplificadores com alta voltagem utilizando transistores especiais de alta tensão para fazer amplificadores,
o comercio é assim,,as válvulas brilham,,esquentam,,é fácil dizer que o som é quente, olhando o filamento acesso,existe uma mágia psicológica em tudo isso,,
eu pessoalmente não acho a válvula melhor em nada em relação ao trasistor,,
acho que a sociedade vulgariza esse componente com projetos ruins,
existe muito coisa boa que é ofuscada e escondida pela indústria,,pois muito gente ganha milhões mantendo isso como está, e eles vão sempre fazer tudo para continuar como é,criando impecilhos mesmo que sem razão!

isso é ruim,,é perigoso,,vai dar defeito,etc,,etc,,tipo Alva Edison com Nikola Tesla,

tipo eu sei que existe muita conspiração nesse mercado,porém faz parte do jogo.
muitas pessoas são pagas para prejudicar outros,etc.
até empresas milionárias com nome de Amplificadores Y ou Z.

uma pessoa normal não vai ver certas coisas,
se um conjuntos de máquinas CNC fizer um amplificador com alta precisão em segundos,,ainda assim alguém vai dizer que é feito à mão,handmade,etc.
basta alguém dizer.

Max W.Fillies
Veterano
# dez/10
· votar


Igormusic
tive um problema de conexão esses dias,,porém voltou hoje.

tatus
existem acopladores óticos lineares,,tipo IL300 ,TIL300 etc,,
como também existem alguns menos lineares que possuem sonoridade agradável aos ouvidos.

o resultado final não depende exclusivamente do componentes e sim do projeto,
tudo depende muito de como o componentes é usado,,das voltagens escolhidas,do ponto de atuação,,as vezes o componente distorce,mais de forma interessante.

existem métodos até de cancelar distorções,,métodos de realimentações multiplas etc...


um forte abraço
Max

tatus
Veterano
# dez/10
· votar


Max,
é uma tecnologia bem antiga e pelo que eu estava lendo a capacitância por exemplo que vc citou, de 1.5 pF, um dia foi de 15pF ou mais, logo mais eles acham uma nova liga, isolação interna ou algo qualquer que melhore o desempenho dos componentes.
Sobre o sinal foi justamente o que pensei, se outras coisas introduzem distorção e fica bom com guitarra porque não esse tipo de componente né não!
Não há cancelamento de frequências, atenuação ou reforço com o uso disso?

rafael_cpu
Veterano
# dez/10
· votar


Max W.Fillies

Parabéns, Max.
Espero realmente muito sucesso no seu projeto.
Vou continuar acompanhando seu tópico.
Abraço.

Ramsay
Veterano
# dez/10
· votar


Max W.Fillies

Se o seu circuito também possibilita dividir a tensão, ele pode ser útil na redução da potência de saída do amp, através da diminuição do +B.

Se vc nunca encontrou nada parecido, então entra com um pedido de patente no INPI.

danielmioni
Veterano
# dez/10
· votar


Muito interessante.
Só uma coisa jovem. Entendo de eletronica de potencia, porem nao das descobertas, como a sua, do ultimo ano.
Só peço que tome cuidado e tenha muita certeza do que está fazendo para não prejudicar ninguem.
Abraço e boa sorte

danielmioni
Veterano
# dez/10
· votar


Com o meu conhecimento posso dizer que voce poderia utilizar um optoacoplador para separar o estagio de entrada e o de saida. Ai vc isola o terra do pre. Entao o power seria o famoso rabo quente. Porem como precisa do chassi do amp para blindar contra intereferencia externa está com ruido, já que o mesmo deve ligar no terra estrela. É algo parecido com isso ?

Igormusic
Veterano
# dez/10
· votar


Up básico com algumas informações relevantes rs

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=55545373&tid=554844008391191 8250&start=1

Paul.Gilbert
Veterano
# dez/10
· votar


Max W.Fillies

Cara, só posso te dar meus mais sinceros parabéns, já pude atestar a qualidade dos teus produtos, e essa informação me surpreendeu bastante.

eu consegui descobrir coisas muito estranhas em minhas pesquisas,,
um tipo regulador de corrente sem perdas térmicas,,algumas coisas que violam até a lei de OHM


Você me lembrou o tesla falando daqueles projetos ambiciosos dele... Gostaria muito de testar um amp. desses...

2Humbucker
Veterano
# jan/11
· votar


Max W.Fillies
eu consegui descobrir coisas muito estranhas em minhas pesquisas,,
um tipo regulador de corrente sem perdas térmicas,,algumas coisas que violam até a lei de OHM como um tipo de voltagem fantasma.,,
se eu contasse a respeito de alguns experimentos ninguém acreditaria,,então prefito deixar pra lá,porém tenho certeza e afirmo que existem muitas coisas na eletrônica que ninguém conhece ainda.


Que tipo de coisas? Você é formado em engenharia elétrica/eletrônica?

marcioguita
Veterano
# jan/11
· votar


Fantasmas existem em circuitos, como os capacitores Stray, que podem ser trilhas muito proximas e com o circuito oscilando favoravelmente, estao presentes assombrando, mt embora nao
constem no diagrama,eheh. Vai fundo Max.
Acidentes devem ser evitados, e ,
eletricidade mata.
O resto e lucro.

harpsychord
Veterano
# jan/11
· votar


Max W.Fillies

"tenho certeza que é possível fazer bons amplificadores por menos de 1000 reais"

Fazer por R$1000,00 ou vender por R$1000,00???

Lord-g
Veterano
# jan/11 · Editado por: Lord-g
· votar


Max W.Fillies

Parabéns de novo Max!
Registre o circuito, ok...
Abç(2)


Como falado se for derivado de outros projetos ao menos patentie seus modelos.

T-Rodman
Veterano
# jan/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


Num aguentei e até liguei há pouco para o Max, rs.
Ele tá reticente em fazer encomenda desse modelo, até que o registro tenha sido feito, e o mesmo está mais que certo.
Pior do que ter alguém copiando a idéia dele, é ele ser impedido de fabricar o que ele mesmo inventou. Eu entendo quase nada de eletrônica, mas pelo menos direito, eu entendo um pouquinho, já que é minha área.

Então apesar de interessante o processo, creio que vá demorar um pouco para o modelo chegar à nós, consumidores, mas qualquer precaução nessa hora é válida.

Vou acabar encomendando uma caixa e algum modelo simples de 6w, e esperar o universe echoes ficar disponível (supondo que ele entre na semana que vem com a papelada, chutaria algo em torno de 4 meses para o registro ficar em ordem). Até lá eu vou acabar me divertindo com o outro modelinho.
E espero que saia algo transistorizado também.

O que eu posso falar: parabéns pelo trabalho.

amplexos

T.

igor.schecter
Veterano
# jan/11
· votar


é tipo mp3? uso acabo a bateria bota pra carrega? KPAOKAPOKA daora ein

PabloVieira
Veterano
# jan/11
· votar


Maravilhosa inicativa!
Mas registra isso logo, meu amigo, conhecimento é o bem mais valioso do mundo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 1° Amplificador de guitarra sem transformador de força